Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Wrasses // Bodiões - O que deves saber...

Wrasses // Bodiões - O que deves saber...

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Boas,

Decidi criar este tópico para falar do quanto é importante ter wrasses num aquário de recife.

Os wrasses podem ser divididos em vários géneros, sendo que os tipos mais comuns no hobbie, são :

  • Labroides
  • Macropharyngodon
  • Paracheilinus
  • Cirrhilabrus
  • Anampses
  • Choerodon
  • Coris
  • Halichoeres
  • Pseudocheilinus
  • Thalassoma
  • Wetmorella

O primeiro genero da lista, Labroides, é um dos géneros mais conhecido e vendido no nosso hobbie, conhecido por desparasitar os nossos peixes quando apresentam sintomas de flukes, peles mortas. Muitas vezes compramos a pensar que irá curar o ictio, infelizmente não é totalmente verdade, visto que o ictio reside dentro da camada de muco do peixe e não na camada externa onde estes peixes actuam. É um peixe difícil de manter a longo prazo.

Labroides Dimidiatus
Imagem

O genero Macropharyngodon é também conhecido por exemplares bastante bonitos e completamente reef safe, alimentam-se sobretudo de amphipods, isopods (macro-fauna) que se encontra na nossa rocha/areia, habituando-se mais tarde a comer flocos.
Não requerem um grande espaço, um aquário com cerca de 150 litros, já é um espaço razoável para um casal destes peixes.

Adquirindo dois exemplares pequenos, mais tarde existirá sempre um deles que ira transitar para macho, sendo que os restante ficarão como fêmea, até que o macho morra.

Macropharyngodon marisrubri
Imagem

O Genero Paracheilinus, conhecido nosso pelos flasher wrasses, são peixes bastante bonitos e que se adequam facilmente a um aquário de recife. E que apresentam excelentes cores quando vendidos em casal.

Paracheilinus bellae
Imagem

O Genero Cirrhilabrus, também apresentam peixes com cores brutais, contudo alguns deles são agressivos para os da mesma espécie.
Ao colocar wrasses num aquário onde já existam peixes do mesmo género, é sempre aconselhável utilizar uma caixa de aclimatização, para a agressividade seja diminuída, e não haja dissabores em encontrar alguns deles no chão...

cirrhilabrus bathyphilus (as suas várias variantes)
Imagem

O Género Anampses, é um género também de peixes com cores e personalidade brutal, contudo é um género que normalmente não se adequa facilmente ao nossos aquários devido à má exportação dos mesmo e à dificuldade que estes apresentam.

Anampses Femininus
Imagem

O Género Choerodon, não é um género tão conhecido por muitos de nós, este tipo contem peixes de maior porte e mais agressivos, requerendo um aquário com maiores dimensões, não são totalmente reef safe, alguns podem comer a nossa equipa de limpeza e peixes..- :)

Choerodon Fasciatus (variante da australia, dente azul)
Imagem

O Genero Coris, contem cores brutais, contudo são peixes que crescem bastante, tornando-se bastante agressivos.

Coris Gaimard
Imagem

O Genero Halichoeres, são dos wrasses mais brutais, e com personalidade que existem no hobbie, são uns do grandes responsáveis por desparazitarem os nosso corais, sendo que alguns quando juvenis também desparasitam peixes de porte grande.
Não são considerados totalmente reef safe, pelo facto de poderem comer alguns membros da equipa de limpeza e feather dusters. Contudo é uma excelente aposta para boas cores nos nossos aquários.
A maior parte deles são pacíficos, podendo-se misturar com outras espécies

Halichoeres Melanurus
Imagem

O Genero Pseudocheilinus, contem um nosso conhecido peixe, o Sixline wrasse.
É um género com peixes bastantes coloridos e tem um papel importante em desparasitar os nossos corais, tridacnas, contudo podem-se tornar num terror quando inserimos novos peixes no aquário sendo eles wrasses ou não.

Pseudocheilinus tetrataenia
Imagem

O Género Thalassoma, é um um dos géneros menos reef safe para ter nos nossos aquários de recife, podem alimentam-se de peixes mais pequenos, e tornam-se muito agressivos. Contudo as suas cores exuberantes dão vontade de obter um pequeno exemplar.

Thalassoma lutescens
Imagem

Por fim o Género Wetmorella, é um género que não aparece tantas vezes no hobbie, sendo são peixes tímidos que muitas vezes só os voltamos a ver passado alguns dias depois de inseridos no aquário.

Não deixam de ser um género excelente para o nosso aquário de recife.

Wetmorellawetmorella albofasciata
Imagem

Atenção,
Todos os wrasses, são peixes que requerem o seu espaço (litros), e quando misturados com outros, é necessário ler, poderá existir incompatibilidades.

Devemos sempre efectuar quarentena deste tipo de peixes, visto que muitos deles transportam parasitas (flukes), infelizmente são bastante sensíveis a cobre, hipo salinidade, e cloriquina de sulfato, sendo que muita vezes o tratamento mais adequado é o TTM.
Editado pela última vez por Bruno Arrojado em 08/mar/2015, 00:21, num total de 1 vez.
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
:ymapplause:
Excelente artigo
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade: 13
Localização: Povos, Vila Franca de Xira

Bom dia a todos,

Uma pequena amostra dos Wrass que pode adquirir com cores fabulosas..

Imagem
Helder Sardinha
OCEANLAND


Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Boa partilha.
Vejo muitas vezes nos fóruns americanos fairy warsses dizem eles que tem comportamentos diferentes das flasher. Elas enquadram-se em que grupo?
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa


Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Idade: 13
Localização: Povos, Vila Franca de Xira

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Boa partilha.
Vejo muitas vezes nos fóruns americanos fairy warsses dizem eles que tem comportamentos diferentes das flasher. Elas enquadram-se em que grupo?



Boa tarde,
Os flasher wrass e os fairy wrass são ambos da familia dos Labridae, a maior diferença e que os flasher são pacificos, coisa que os fairy podem não ser.
Os flashers são do grupo Paracheilinus .

Mas aguardemos pelo comentario do Bruno Arrojado pois e mais entendido na questão dos wrass.
Helder Sardinha
OCEANLAND


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Oceanland Escreveu:
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Boa partilha.
Vejo muitas vezes nos fóruns americanos fairy warsses dizem eles que tem comportamentos diferentes das flasher. Elas enquadram-se em que grupo?



Boa tarde,
Os flasher wrass e os fairy wrass são ambos da familia dos Labridae, a maior diferença e que os flasher são pacificos, coisa que os fairy podem não ser.
Os flashers são do grupo Paracheilinus .

Mas aguardemos pelo comentario do Bruno Arrojado pois e mais entendido na questão dos wrass.



Boas, os Fairy Wrasse são do Género dos Cirrhilabrus , os flasher são do Género Paracheilinus.

Tanto os Cirrhilabrus ou Paracheilinus contem peixes igualmente agressivos.

Cirrhilabrus pylei (macho)
Imagem


paracheilinus octotaenia (Macho)
Imagem
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Pedro Tavares Escreveu:
:ymapplause:
Excelente artigo


Obrigado Pedro
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Boa partilha.
Vejo muitas vezes nos fóruns americanos fairy warsses dizem eles que tem comportamentos diferentes das flasher. Elas enquadram-se em que grupo?


Olá Ana, o grupo é sempre possível, contudo é necessário ter o espaço correcto em Litros para que cada espécie possa coexistir.

Existem uns mais pacíficos que outros, mas cada peixe é um peixe.
Já tive um Wetmorella tanakai que me comeu toda a equipa de limpeza...

Imagem
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Artigo fantástico!
Ando à procura de um wrass para o meu cubo de 50cm, para ajudar na limpeza de pragas.
Alguma sugestão?

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Tiago Constantino Escreveu:
Artigo fantástico!
Ando à procura de um wrass para o meu cubo de 50cm, para ajudar na limpeza de pragas.
Alguma sugestão?

Abraço


Olá Tiago, preciso de saber, que corais/ peixes tens ?

O aquário tem 125 Litros, certo?
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Bruno Arrojado Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
Artigo fantástico!
Ando à procura de um wrass para o meu cubo de 50cm, para ajudar na limpeza de pragas.
Alguma sugestão?

Abraço


Olá Tiago, preciso de saber, que corais/ peixes tens ?

O aquário tem 125 Litros, certo?


Boas Bruno, no total tenho 150L de água, mas o cubo alberga cerca de 120L +/-
Como peixes tenho um casal de palhaços e um ctenochaetus strigosus pequeno, de futuro irá entrar um wrass e uma Valencienna em principio.

Abraço


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Excelente tópico.
Os wrasses são de facto peixes fantásticos. Pessoalmente gosto muito.

Bruno,
Posso desafiar-te a dares alguns exemplos ?
Na tua opinião quantos e quais wrasses colocarias nos seguintes aquários:
200 L
400 L
1000L

Uns exemplos de selecção de espécies equilibrada para o pessoal aqui do fórum que esteja interessado em povoar o aquário com este tipo de peixes.

Um abraço
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Tiago Constantino Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
Artigo fantástico!
Ando à procura de um wrass para o meu cubo de 50cm, para ajudar na limpeza de pragas.
Alguma sugestão?

Abraço


Olá Tiago, preciso de saber, que corais/ peixes tens ?

O aquário tem 125 Litros, certo?


Boas Bruno, no total tenho 150L de água, mas o cubo alberga cerca de 120L +/-
Como peixes tenho um casal de palhaços e um ctenochaetus strigosus pequeno, de futuro irá entrar um wrass e uma Valencienna em principio.

Abraço


Olá Tiago, Não tenho tido muito tempo para responder.

Na minha opinião, para um aquário do teu tamanho apostava num casal de Macropharyngodon meleagris
ou Macropharyngodon bipartidus

Meleagris
Imagem

Bipartidus
Imagem

Estes peixes comem algumas pragas, e tem excelentes cores. Não são difíceis de manter, desde que comam comida congelada na loja, tornam-se bastante fáceis.

Na loja é sempre necessário ver senão tem problemas, sendo que um dos mais comuns é terem a boca partida devido ao mau transporte.

Imagem

Ao comprares dois juvenis, irá existir sempre um que irá transitar para macho :)
Imagem


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabéns pelo artigo Bruno!
Muito obrigado pela partilha!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Ricardo Pinto Escreveu:
Excelente tópico.
Os wrasses são de facto peixes fantásticos. Pessoalmente gosto muito.

Bruno,
Posso desafiar-te a dares alguns exemplos ?
Na tua opinião quantos e quais wrasses colocarias nos seguintes aquários:
200 L
400 L
1000L

Uns exemplos de selecção de espécies equilibrada para o pessoal aqui do fórum que esteja interessado em povoar o aquário com este tipo de peixes.

Um abraço


Olá Ricardo,

Partindo do pressuposto que todos esses sistemas são compostos por sps /lps / equipa de limpeza... peixes mais pequenos outros maiores, ou seja um verdadeiro aquário de recife.

Vou tentar ser o mais sucinto em relação a cada litragem que questionaste.

200 Litros

Estamos a falar de um sistema pequeno , ou seja um espaço sem grande manobra no caso algum caso de alguma "briga" ocorra.

Neste caso, ou punha um casal de Macropharyngodon sejam estes meleagris, bipartidos ou outros do mesmo género, juntamente com um flasher wrasse ou um fairy wrasse que não fosse agressivo. Nunca iria por um sixline wrasse.

400 Litros

É um sistema parecido com o que tenho actualmente. Neste momento tenho vários géneros juntos. Sem grandes problemas entre eles, apesar de ter inserido um Cirrhilabrus Pylei que me trouxe alguma agressividade, contudo noto que tem vindo a decrescer.

Cirrhilabrus Pylei
Imagem

Num aquário deste volume, apostaria em casais (máximo 1) de Cirrhilabrus (não agressivos) , isto porque é a melhor forma de obter as grandes cores que estes peixes nos podem trazer.

Tenho também alguns peixes do género Halichoeres, não sendo totalmente reef safe com a equipa de limpeza, acho que o risco compensa, mas claro neste caso escolhi os mais calmos, Halichoeres Claudia (casal) , Halichoeres richmondi.

Halichoeres richmondi
Imagem

Halichoeres Claudia
Imagem

E claro, o género Macropharyngodon.

E um Labroides dimidiatus

Todos eles, coexistem sem haver "brigas".

Qualquer das formas, caso volte a inserir mais wrasses no sistema, já irei usar a chamada "acclimation box" , para que o risco de agressividade seja ainda mais diminuto.

Imagem

1000 Litros

Não iria fugir muito ao que tenho no aquário de 400 Litros, poderia inserir um Choerodon fasciatus, mas seria o ultimo a entrar :)

Acho que neste caso, iria aumentar a quantidade de wrasses pela mesma escolha que fiz no aquário de 400 Litros.

Choerodon fasciatus
Imagem


Resumindo,

Fiz-te este apanhado, pela quantidade que poderia em cada aquário.
Mas seria totalmente possível inserir 1 Choerodon fasciatus num aquário de 400 litros, mais 2 Macropharyngodon, a ideia é conseguir ter um equilíbrio a nível de peixes.

Penso que os gostos de cada um fazem o seu aquário, há quem goste de ter mais peixes, existem outros que preferem ter "O tal peixe" e dispensar outros peixes que sabem que há partida irão trazer problemas para o sistema.

Qualquer das formas, esta é a minha opinião, sendo que qualquer um é livre para inserir no aquário aquilo que mais gostar.

Espero ter ajudado,
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Pedro N Torres Escreveu:
Parabéns pelo artigo Bruno!
Muito obrigado pela partilha!


Olá Pedro,

Estamos cá para ajudar :)

Obrigado
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
São brutais, já ando à pesquisar preços e assim...
Logo vejo se compro um casal destes ou outro tipo o Halichoeres chrysus.

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Tiago Constantino Escreveu:
São brutais, já ando à pesquisar preços e assim...
Logo vejo se compro um casal destes ou outro tipo o Halichoeres chrysus.

Abraço


Olá Tiago, o Halichoeres chrysus, é um dos peixes que considero "overrated" neste hobby, tendo como função a limpeza de pragas, existem muitos outros Halichoeres que desempenham a mesma função. Mas sem duvida, um excelente peixe.

Boa sorte
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade:
Localização: Portugal
Bruno Arrojado Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
São brutais, já ando à pesquisar preços e assim...
Logo vejo se compro um casal destes ou outro tipo o Halichoeres chrysus.

Abraço


Olá Tiago, o Halichoeres chrysus, é um dos peixes que considero "overrated" neste hobby, tendo como função a limpeza de pragas, existem muitos outros Halichoeres que desempenham a mesma função. Mas sem duvida, um excelente peixe.

Boa sorte


Eu gosto bastante deste

Halichoeres cosmetus

Halichoeres melanurus

Halichoeres leucurus

Halichoeres chrysotaenia

Muito sinceramente preferia colocar apenas um destes Halichoeres no aquário, mas não é fácil de encontrá-los...

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 385
Idade: 40
Localização: Lisboa

Tiago Constantino Escreveu:
Bruno Arrojado Escreveu:
Tiago Constantino Escreveu:
São brutais, já ando à pesquisar preços e assim...
Logo vejo se compro um casal destes ou outro tipo o Halichoeres chrysus.

Abraço


Olá Tiago, o Halichoeres chrysus, é um dos peixes que considero "overrated" neste hobby, tendo como função a limpeza de pragas, existem muitos outros Halichoeres que desempenham a mesma função. Mas sem duvida, um excelente peixe.

Boa sorte


Eu gosto bastante deste

Halichoeres cosmetus

Halichoeres melanurus

Halichoeres leucurus

Halichoeres chrysotaenia

Muito sinceramente preferia colocar apenas um destes Halichoeres no aquário, mas não é fácil de encontrá-los...

Abraço


Olá Tiago,

Da tua lista, retiro o Halichoeres cosmetus...alguns podem tornar-se muito agressivos.

O Halichoeres melanurus ou Halichoeres chrysotaenia (sendo mesmo peixe - http://www.marinespecies.org/aphia.php? ... &id=308608 ) é uma excelente escolha.

Boa sorte :)
Imagem

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron