Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Bicho estranho!!!? Será Nudibranchs?

Bicho estranho!!!? Será Nudibranchs?

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 46
Localização: Estoril
Boas pessoal, descobri que os meus Zoanthus estão com uns bichos estranhos parece uma lesma mas nos costas pare que tem espinhos.
Não sei como se coloca aqui fotos mas coloquei uma na zona da galeria.
Alguém sabe me dizer o que é e se é perigoso tanto para os peixes como para os corais? Os Zoanthus quase que não abrem não sei se é pelos bichos ou por eu ter mudado recentemente de iluminação.
Tenho andado a pesquisar e talvez seja Nudibranchs, se for isso o que faço?


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Tiago Ramalho Escreveu:
Boas pessoal, descobri que os meus Zoanthus estão com uns bichos estranhos parece uma lesma mas nos costas pare que tem espinhos.
Não sei como se coloca aqui fotos mas coloquei uma na zona da galeria.
Alguém sabe me dizer o que é e se é perigoso tanto para os peixes como para os corais? Os Zoanthus quase que não abrem não sei se é pelos bichos ou por eu ter mudado recentemente de iluminação.
Tenho andado a pesquisar e talvez seja Nudibranchs, se for isso o que faço?


Boas,

Sim, pela descrição parecem nudibranqueos.

Banho de água de osmose. Tiras a pedra com os zoanthus ... esperas que fechem todos e depois mergulhas em água de osmose à mesma temperatura e sacodes um bocado.

Repetes os banhos de 48 em 48h se não me engano.

Mas espera por mais feedback ou procura aqui no fórum que esse assunto já foi amplamente debatido.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 46
Localização: Estoril
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tiago Ramalho Escreveu:
Boas pessoal, descobri que os meus Zoanthus estão com uns bichos estranhos parece uma lesma mas nos costas pare que tem espinhos.
Não sei como se coloca aqui fotos mas coloquei uma na zona da galeria.
Alguém sabe me dizer o que é e se é perigoso tanto para os peixes como para os corais? Os Zoanthus quase que não abrem não sei se é pelos bichos ou por eu ter mudado recentemente de iluminação.
Tenho andado a pesquisar e talvez seja Nudibranchs, se for isso o que faço?


Boas,

Sim, pela descrição parecem nudibranqueos.

Banho de água de osmose. Tiras a pedra com os zoanthus ... esperas que fechem todos e depois mergulhas em água de osmose à mesma temperatura e sacodes um bocado.

Repetes os banhos de 48 em 48h se não me engano.

Mas espera por mais feedback ou procura aqui no fórum que esse assunto já foi amplamente debatido.

Abraços,
Rui


Obrigado, vou esperar mais algumas respostas, eles só atacam os Zoanthus!?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 30
Idade:
Localização: Carnaxide

Não Tiago. Limpam montiporas de um dia para o outro se forem muitos.
Vê por baixo dos pratos de montiporas se tiveres, local preferido.
Boa sorte
Using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Atencao Ramos,bexistem varios tipos de nudibranquios... Pelo menos dos zoanthus e das montiporas, que não são os mesmos.




RF


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Ricardo Fonseca Escreveu:
Atencao Ramos,bexistem varios tipos de nudibranquios... Pelo menos dos zoanthus e das montiporas, que não são os mesmos.




RF



Pois, não são os mesmos e o tratamento, para os dos zoanthus (não para os das montiporas), que o Rui indicou, é o mais indicado (banhos em água doce/osmose).

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 46
Localização: Estoril
César Silvério Escreveu:
Ricardo Fonseca Escreveu:
Atencao Ramos,bexistem varios tipos de nudibranquios... Pelo menos dos zoanthus e das montiporas, que não são os mesmos.




RF



Pois, não são os mesmos e o tratamento, para os dos zoanthus (não para os das montiporas), que o Rui indicou, é o mais indicado (banhos em água doce/osmose).

Abraço


Já vi que tenho então um belo berbicacho!!! nas mantiporas por acaso ainda não tenho nada. Espero que não as ataquem!! :((


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Os das montiporas são diferentes desses; esses só atacam zoanthus e afins.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 46
Localização: Estoril
Bem já fiz o primeiro banho e com uma pinça estive a tirar os Nudibranchs que vi, o que é certo é que os Zoanthus já começaram a abrir e nem vejo nenhum Nudibranchs. :)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sim,

Isso é bom ... mas atenção que podem estar lá ovos que não vês. Ao fim de 48h repete a dose nunca esquecendo de deixar fechar primeiro antes do banho e abanar bem a base onde eles estão!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Com uma escova de cerdas macias, pode esfregar a base não?


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron