Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Nova anémona

Nova anémona

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 25/mai/2015, 10:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos!

o meu aquário está praticamente com 1 ano e meio e assim sendo já me senti confiante o suficiente para adicionar uma anémona para ver se os palhacitos iam para lá cuidar dela. Está à cerca de 3 dias o aquário. 1º comecei por colocá-a em cima de uma pedra afastada da estrutura principal mas a sacaninha moveu-se para o sítio onde ela esta neste momento (não fazia ideia que elas andavam assim tão depressa) e acabei por passar a rocha que tinha colocado para o refúgio. Pelo que tenho lido elas vão para onde elas quiserem.. Tenho 0 experiência com anémonas :)

A minha pergunta é: eu gostaria que ela não estivesse ali tão escondida como está pois não apanha muita luz e não está muito visível. Mas tb nao queria mexer-lhe pq parece que não é bom estando ela com o pé agarrado à rocha. O que vos parece tanto da localização por ela escolhida como da minha.. preocupação?

Fica a foto dela:

Imagem

e a localização dela no aqua:

Imagem

Desculpem a qualidade horrível das fotografias.


Agradeço os comentários!

PG

Mensagem 25/mai/2015, 11:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Eu experiência prática com anémonas também não tenho, mas pelo que tenho lido se a qualidade da água fôr boa não te chateies muito com isso. Se ela se pôs ali é porque gosta.

Podes sempre avaliar a circulação pois pode ser que onde a quiseste pôr tenha circulação a mais!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/mai/2015, 11:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Bom dia,

Se estiver de saúde, ela vai procurar o melhor sitio, até se fixar. Normalmente gostam de sítios com corrente para poderem "filtrar" (comer). Um truque normalmente usado, é tentar que ela se fixe numa rocha e depois move-la para onde desejarmos, no teu caso já com o layout muito definido, vai ser difícil, é esperar que ela se mova, quando estiver num local que gostes alimenta-a bem para ela não se mover mais.

Pela foto parece-me que ela ainda se vai estender e até não vai ficar mal aí. Eu alimento a minha com comida congela, descongelo e dou com uma seringa xxl. Uma vez por semana e está enorme.

Cumprimentos

Mensagem 25/mai/2015, 16:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Obrigado a ambos! Se calhar qdo ela se expandir já não vou achar q ela está ali mal :)

Mensagem 25/mai/2015, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Pedro,
Também não tenho experiência mas leio bastante, e é comum falar-se um pouco sobre anêmonas e de facto, tal como os colegas disseram, o ideal é deixar ela se fixar e depois alimentar bem, que vai crescendo e ganha visibilidade :-)

Depois podes sem fragar já li que também não é difícil apenas tem uns truques.

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 25/mai/2015, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro.
Pela minha experiencia elas gostam de corrente moderada.
Se a corrente for demasiada, elas soltam por forma a abrigarem se um pouco.
Se for muito lenta, o mesmo, aqui penso que devido a procurarem um local por passe mais comida com a corrente.
As minha dou pedaços de camarao, mexilhao, etc... Do tamanho de uma unha...depende das maos:) imagina um quarto ou um terço de um cubo de comida congelada.
Se tiveres camaroes, estes vao ser uns chatos e tentar roubar a comida.
O que costuma fazer é desligar as bombas, dar uns pedaços pequenos aos camaroes e depois uns maiores as anenomas e mesmo assim fica à espreita. Quanto a uma eventual mudanca de local, sim o melhor é deixa-la agarrar-se a um pedaco de rocha que se possa mover. Para as soltar de locais mais complicados, vais chateando-a que ela acaba por se soltar.
Mas mais tarde ou mais cedo elas, resolvem passear um pouco.
Aí resta-te rezar pelos outros corais.

Abc

Mensagem 26/mai/2015, 08:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
:) Bolas temperamentais estas sacaninhas heim!
Obrg a todos!

Mensagem 26/mai/2015, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro Gama Escreveu:
:) Bolas temperamentais estas sacaninhas heim!
Obrg a todos!



Nem de propósito, hoje de manhã vi que me faltava uma anenoma, resolver passear cerca de 1,50mt e ir fazer cocegas a uma staghorn. :)

Mensagem 28/mai/2015, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias!

Update de situação: a sacaninha da anémona subiu para cima dos zoas, talvez para procurar mais luz.. o que vale é que é tudo família :)

Eles mantêm-se abertos. a colónia tb tem algum tamanho. A ver..


PG

Mensagem 28/mai/2015, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Pedro Gama Escreveu:
Bons dias!

Update de situação: a sacaninha da anémona subiu para cima dos zoas, talvez para procurar mais luz.. o que vale é que é tudo família :)

Eles mantêm-se abertos. a colónia tb tem algum tamanho. A ver..


PG


Viva Pedro,
Como já disse não tenho grande experiência com elas, mas tens mesmo de dar tempo. Sendo uma anémona recente vai mudar muitas vezes e no futuro provavelmente também.

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 28/mai/2015, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro Gama Escreveu:
Bons dias!

Update de situação: a sacaninha da anémona subiu para cima dos zoas, talvez para procurar mais luz.. o que vale é que é tudo família :)

Eles mantêm-se abertos. a colónia tb tem algum tamanho. A ver..


PG


Pela minha experiência, ela vai procurar corrente moderada e luz intensa.
Não sei se com outros users se passa o mesmo, há alguém mais para opinar?
Como tenho leds OR, as minhas fica-se pelo fundo, mas quando tinha T5 começavam a subir pela rocha acima.

Abc

Mensagem 28/mai/2015, 16:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Idade: 43
Localização: Lisboa, Penha de França
Eu tenho 4 anémonas no meu aquário.

Se as alimentar regularmente não saem do sitio onde estão...
Nenhuma delas passeia pelo aquário há já muito tempo...felizmente!!!

Como diz o Nuno, gostam de circulação moderada. Quanto a Luz, num aquário com SPS's acho que têm luz mais que suficiente em qualquer sitio do aquário... As minhas gostam de esconder o pé num buraco ou debaixo de alguma rocha...
Imagem

Mensagem 05/jun/2015, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Bons dias! Foto update da dita anémona. Já não se mexe à uns bons dias.. deve gostar daquele sítio :)

Imagem

Huggies
PG

Mensagem 05/jun/2015, 10:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Boas Pedro,

Eu tenho 3 anémonas no meu aquário e até ontem estiveram sempre no mesmo sitio, mesmo após a remodelação :)
Julgo que 1 delas terá saído do sitio dada a subida de temperatura.

Grande abraço

Mensagem 05/jun/2015, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Olá Carlos,

Podes partilhar foto das tuas anêmonas?

Abc
//Nuno Ferreira


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron