Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Ajuda com coral - NPS

Ajuda com coral - NPS

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 19/set/2015, 00:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Precisava da vossa ajuda para tentar identificar este coral!!
É uma dendronephthya!? Um NPS? Estou com algumas dúvidas.

Actualmente tenho coral numa zona mais sombria do aquário, mas ele está a migrar para outra zona do aquario.
Há alguma necessidades especial para este tipo de corais?

https://onedrive.live.com/redir?resid=C384B0CFBA5AABF1!463&authkey=!AG8QL82QS4TuNhs&v=3&ithint=photo%2cjpg
Editado pela última vez por Helder Ferreira em 22/set/2015, 19:53, num total de 2 vezes.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 20/set/2015, 23:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Tira uma foto e coloca aqui para percebermos bem do que se trata.

Mensagem 21/set/2015, 09:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não se consegue ver a foto no link que colocaste
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 22/set/2015, 14:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas,

Nova tentativa para colocar a foto ;)
Editado pela última vez por Helder Ferreira em 22/set/2015, 19:41, num total de 2 vezes.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 22/set/2015, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Assim, já dá para ver mais ou menos o que é.
Parece-me que é um com o corpo todo mole e se for há quem chame Dendronephthya outros chamam Scleronephthya. Se pesquisares vais ver que são praticamente iguais. Se for um que tem uns raios de cor diferente e duros aí será um Dendronephthya de certeza.
Esse coral é um NPS e alimenta-se por filtração da água, não necessitando de luz para se alimentar. Sendo NPS não quer dizer que a luz o incomode pelo que não tens de o ter necessariamente à sombra.
Necessita de corrente, de preferência inconstante e indireta.
Sobre a alimentação há quem recomende alimentação directa através de esguicho suave sobre os pólipos ou colocação em suspensão no aquário. Terás de ver como o coral gostará mais.
Há várias alimentações em pó no mercado para corais filtradores, eu nos meus dou uma mistura de várias da varias comidas em pó dissolvidas em água do aquário com um cubo de rotíferos (comida congelada) também dissolvido na água.
Espero ter ajudado, e se tiveres mais dúvidas avisa.

Mensagem 22/set/2015, 19:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Claudio Mendes Escreveu:
Assim, já dá para ver mais ou menos o que é.
Parece-me que é um com o corpo todo mole e se for há quem chame Dendronephthya outros chamam Scleronephthya. Se pesquisares vais ver que são praticamente iguais. Se for um que tem uns raios de cor diferente e duros aí será um Dendronephthya de certeza.
Esse coral é um NPS e alimenta-se por filtração da água, não necessitando de luz para se alimentar. Sendo NPS não quer dizer que a luz o incomode pelo que não tens de o ter necessariamente à sombra.
Necessita de corrente, de preferência inconstante e indireta.
Sobre a alimentação há quem recomende alimentação directa através de esguicho suave sobre os pólipos ou colocação em suspensão no aquário. Terás de ver como o coral gostará mais.
Há várias alimentações em pó no mercado para corais filtradores, eu nos meus dou uma mistura de várias da varias comidas em pó dissolvidas em água do aquário com um cubo de rotíferos (comida congelada) também dissolvido na água.
Espero ter ajudado, e se tiveres mais dúvidas avisa.



Obrigado pelas ajuda Claudio. Tenho seguido o teu aquário e a tua experiência com os NPS., já está a precisar de uma actualização :-bd

Quando trouxe este coral pensei que era da família das Sinularias, mas depois comecei a notar os pólipos mais retraídos durante o fotoperiodo e distendidos no período da noite. Foi por esse motivo que o coloquei numa zona mais sombria do aquário. Mas mesmo assim parece que não está a gostar muito do local que escolhi, porque está a migrar na pequena rocha que o sustenta. Quando "googlei" também fiquei na duvida se era uma Dendronephthya ou uma Scleronephthya.

Deixo aqui mais 1 foto para ver é mais perceptível a imagem para ver se se consegue identificar melhor o coral.
Parece que vou ter de alimentar à pipeta. Lá vão os nitratos subir novamente ~x(

http://1drv.ms/1j7cVhz
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 23/set/2015, 10:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Hélder, realmente o meu já precisa de uma atualização até porque já está muito diferente devido a vários infortúnios que aconteceram devido sobretudo a ausências forçadas minhas, mas quando tiver algum tempo prometo que atualizo.
A última foto que colocas parece haver os tais raios duros que falei e por isso eu diria que é mesmo um Dendronephthya.
Se ele esta a mudar é porque não está com as condições de que gosta, cabe-te a ti tentares ajudar nessa pesquisa pelas melhores condições.
O motivo deste corais abrirem os pólipos com a luz desligada não é por causa da luz mas sim porque quando desliga a luz, todos os seres minúsculos que existem no aqua aproveitam para andar livremente no aquário porque os peixes estão a dormir. E como estes corais alimentam-se destes seres eles abrem os pólipos para comerem. Se os alimentares regularmente à mesma hora com as luzes acesas vais ver que eles vão começar a abrir os pólipos sempre a essa hora para comerem.


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron