Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Onde arranjar um par de Berghia verrucicornis ( A

Onde arranjar um par de Berghia verrucicornis ( A

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Boas,

Acho que este bbicho é bom para dar cabo das aiptasias ( tenho meia dúzia ), e não quero que aquilo alastre. O pedro Disse que eram boas para comer esta praga, mas que era difícil de arranjar. Alguem sabe onde comprar?


http://www.saltyunderground.com/pages.p ... 4&CDpath=0

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
As Berghia não são fáceis de manter ... por exemplo o Carlos Mota em tempos tentou e inclusive eu fui lá ao Fragário para lhe levar rocha com aiptasia para dar de alimento às Berghia, tentou manter várias mas a coisa não resultou. Um dos problemas são os parâmetros de água ... além disso o tempo de vida é naturalmente reduzido

Tens aqui um artigo sobre as Bergia - Cultura do Nudibrânqueo Aeolido Berghia – Predador da Anémona Praga Aiptasia

Citação do Brian Schaff (Ex Lusoreef actual TMC Iberica):
Brian Schaff Escreveu:
Boas,

É com bastante entusiasmo que vejo um post dedicado ao cultivo de uma espécie de forma táo detalhada em que o Pedro (responsável pela tradução) consegue assim dar a oportunidade a todos de saber como se criam berguias.

De acordo com o texto descrito, realmente parece simples.
Em conversa com o anthony relativamente a este artigo, comentou-se que o artigo simplifica o processo para criação de algumas berghias, mas quando falamos na produção de dezenas ou centenas de berghias os problemas pequenos relatados no artigo tornam-se bastante evidentes.

De forma a tentar explicar algo um pouco complexo, vou tentar explicar as dificuldades que podem encontrar.

1. Consanguinidade - A maioria das berghias existentes no mercado provêm quase sempre de um só criador, pelo que se consegue algumas berghias de um casal mas depois é dificil de mantê-las a produzir larvas viáveis que assentem e prossigam para juvenis. Isto é: A empresa X que produz berghias, manda para a Y (para reprodutores novos) que também produz que manda para a Z (que também produz) e que volta para a X.
Temos um problema, uma vez que não é uma espécie fácil de encontrar no estado selvagem (mesmo para encontrar reprodutores).

2. Quantidade de aiptasias - Este é um problema fundamental. Qualquer pessoa que entra na criação de Berghias não pode deixar este aspecto posto de parte e pensar. "Com a quantidade de aiptasias que tenho faço umas mil berghias". Cada berghia pode comer entre 3-5 aiptasias por dia (se deixarem). Aí se tiverem um casal por 15 dias elas podem comer um máximo de 75 aiptasias (é muita aptasia). A velocidade de crescimento das aiptasias é cerca de 6 vezes inferior à taxa máxima de consumo de uma berghia.
Então como resolver a questão. Até agora, pelo que conheço do mercado das berghias, normalmente é realizado em Batches. Temos 1000 litros carregados de aiptasias em 3 meses (o que é pouco volume de água), produzem-se aí umas 300-500 berghias num espaço de 4-5 meses, com uma pessoa dedicada a esta tarefa durante 2-3 horas por dia, uma vez que estamos a falar de um sistema que não pode ter filtros fortes (para as larvas) e que consiste basicamente em mudas de água (custo elevadíssimo em sistemas grandes).

3. Tempo de vida de uma berghia. Uma berghia tem um tempo de vida útil de 6 meses. Entre em estado reprodutivo aos 2-3 meses. Logo aí temos no máximo 4 meses para por tudo a funcionar, tentando trazer berghias de diversos produtores para não haver problemas de consanguinidade.

4. Nem tudo é mau, e posso dizer que a procura existente no mercado é bastante mais elevada que a oferta (Devido a estes problemas), pelo que ainda é mais complicado de encontrar reprodutores de produtores diferentes.

5. Diria que o problema principal e ter aiptasias suficientes. Este sim é um problema que tentamos contornar, mas mesmo com todas as aiptasias que temos em sistema próprio, revelam-se sempre insuficientes.

6. Quem tiver aiptasias a mais nós aceitamos!!!

7. Relativamente à disponibilidade actual - Não temos em stock berghias para venda, uma vez que estamos neste momento a reiniciar novo batch para venda. Espero em breve dar mais novidades e dizer - já temos!!

Quem quiser criar Berghias, tem todo o nosso apoio pelo que nos disponibilizamos a ajudar a tirar dúvidas e participar na luta de descobrir novas técnicas de cultivo de ornamentais marinhos inovadoras.

Relativamente ao problema comentado pelo Ricardo Calado. Faço das palavras deles as minhas. 21 ºC é baixo para o cultivo e para o apetite vorazdas berghias se demonstrar. sobe para 25-26ºC e vez o que as pequeninas conseguem comer.

Um abraço,

Brian



uma citação do Ricardo Calado
Ricardo Calado Escreveu:
Viva

Penso que a temperatur ade 21ºC é muito baixa. Elas aguentam e bem, chegam a transportar a 15 e a 16ºC.
Se subires para 25-26ºC aumentas o metabolismo dos bichos, logo a taxa de ingestão de aumenta (comem mais Aiptasias), diminuirá o tempo entre posturas e o período de incubação das mesmas.
Incoveninete - aumento da evaporação e logo será necessário um maior controlo com este parâmetro.
Os melhores resultados que já tive com a produção de Berghias foi quando as deixei andar à vontade: um aqua de metro, rocha cheia de Aiptasisas e um filtro de cascata com esponja (apenas para não sugar os adultos pois para proteger as laravs tem de se usar uma rede com malhagem < a 50 micra).
Ao fim de um mês, um mês e meio é ver Berghias pequeninas por todo o lado... O pior mesmo é depois arranjar Aiptasias para tanta Berghia... é que aquilo aos molhos parecem aspiradores de Aiptasia: uma rocha do diâmetro de dois punhos é limpa num dia...
Curiosidades:
1 - As Berghias podem nascer como larvas com reservas vitelinas que fazem a metamorfose para juvenis sem se alimentar (lecitotrofia) ou podem nascer logo como réplicas dos adultos. O mais giro é que este fenómeno pode ocorrer em simultâneo na mesma postura.
2 - As Berghia mudaram de género científico, mas não me lembro do nome do novo género... Mas para não gerar confusão durante muitos anos para nós continuarão a chamar-se Berghia

Cumps
Ricardo Calado


Outra possibilidade - O Ricardo Calado escreveu um artigo sobre os camarões seticaudata - Capacidade do camarão Lysmata seticaudata (Camarão Mónaco) (Decapoda: Hippolytidae) de controlar a anémona de vidro praga, Aiptasia pallida (Actiniaria: Aiptasidae)

Tens outra possibilidade que é o electrocutor de aiptasia ... penso que o Fragário tem lá uns azuis em stock



e aqui podes ler mais sobre o assunto - Eliminar Aiptasia por Electrocussão
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Muito engraçado essa cena da electrocussão. Qual o valor de mercado de uma coisa dessas? Carlos, tens em stock? Penso que a malta dos reefs Madeira comprava uma na boa para fazer a limpeza na região.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Pedro Tavares Escreveu:


Porque dizes "quase" reef-safe?

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Pedro Tavares Escreveu:


Porque dizes "quase" reef-safe?

abraço

Embora eu tenha um que ja me comeu as aptaisas todas e que não bica nos poucos corais que tenho,se reparares no texto do primeiro site que referi diz:(although individuals may nip at duncans, dendros, clams, and plate corals).
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá,

Ok, Pedro. Eu não tenho Aiptasias e tenho dois peixes destes no meu aquário e até à data não observei nenhum deles a comer corais. Curiosamente tenho no mesmo aquário Duncanopsammia e uma Tridacna grande.

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Os peixes são fáceis de encontrar cá em Portugal? a preço acessível?

Se sim se calhar até arriscava meter um a ver, pois até acho alguma piada ao mesmo.

E quanto ao equipamento de electrocutar, onde encontro_?=


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Marco Fernandes Escreveu:
E quanto ao equipamento de electrocutar, onde encontro_?=


Fragário do Norte tem vários em stock e custam se não me engano, 60 euros, o que deve ser tanto quanto custa o peixe.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Marco Fernandes Escreveu:
Os peixes são fáceis de encontrar cá em Portugal? a preço acessível?

Se sim se calhar até arriscava meter um a ver, pois até acho alguma piada ao mesmo.

E quanto ao equipamento de electrocutar, onde encontro_?=

Muito faceis de arranjar e não são caros.
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá,

Ok, Pedro. Eu não tenho Aiptasias e tenho dois peixes destes no meu aquário e até à data não observei nenhum deles a comer corais. Curiosamente tenho no mesmo aquário Duncanopsammia e uma Tridacna grande.

abraço

Ainda bem que são reef safe.Tens dois há muito tempo?Dão-se bem?
Abraço
Pedro Tavares


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Pedro Tavares Escreveu:
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá,

Ok, Pedro. Eu não tenho Aiptasias e tenho dois peixes destes no meu aquário e até à data não observei nenhum deles a comer corais. Curiosamente tenho no mesmo aquário Duncanopsammia e uma Tridacna grande.

abraço

Ainda bem que são reef safe.Tens dois há muito tempo?Dão-se bem?


Tenho-os desde Março, já se notam maiores no aquário. Dão-se óptimamente e ficam com uma barrigada depois de comer... :)

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 376
Idade:
boas

não gostando muito de postar coisas como vendedor a não ser na minha área comercial e a pedido de varias famílias cá fica um video do killer-aptasias em acção

o preço é de 60€ e liga directo a 220w tendo um interruptor que liga desliga

o video não é dos melhores,mas aqui aptasias são poucas para fazer algo melhor
se alguém quiser contribuir com uma pedrinha de aptasias podemos tentar fazer um video melhor

Cumprimentos

Imagem

Visitem-nos em http://www.fragariodonorte.com e no Facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Boas,

Obrigado Carlos pela info.

Será que isso também dá para eliminar uns discos e zoanthus que invadiram zonas proibidas??

Sempre seria melhor que tirar a rocha e andar a raspar.

Que acham?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Idade:
Fragário Do Norte Escreveu:
boas

não gostando muito de postar coisas como vendedor a não ser na minha área comercial e a pedido de varias famílias cá fica um video do killer-aptasias em acção

o preço é de 60€ e liga directo a 220w tendo um interruptor que liga desliga

o video não é dos melhores,mas aqui aptasias são poucas para fazer algo melhor
se alguém quiser contribuir com uma pedrinha de aptasias podemos tentar fazer um video melhor



Bem pensado!!!!
pelo menos é Portuga :D e nao deve ficar atras dos outros :ymapplause:
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Paulo Bravo Escreveu:
Fragário Do Norte Escreveu:
boas

não gostando muito de postar coisas como vendedor a não ser na minha área comercial e a pedido de varias famílias cá fica um video do killer-aptasias em acção

o preço é de 60€ e liga directo a 220w tendo um interruptor que liga desliga

o video não é dos melhores,mas aqui aptasias são poucas para fazer algo melhor
se alguém quiser contribuir com uma pedrinha de aptasias podemos tentar fazer um video melhor



Bem pensado!!!!
pelo menos é Portuga :D e nao deve ficar atras dos outros :ymapplause:


Apoiado a 100% Paulo Bravo - acrescento que Portugal também sabe e é capaz de fazer!!! ... e justamente por isso, eu fui "as várias famílias" (ou uma das várias) a pedir para que fosse anunciado com vídeo! Agora posso ir ao Youtube e procurar por Electrocutor de Aiptasia em vez de ter de escrever em Inglês e obter um vídeo feito noutro país com material fabricado noutro país! Como já fiz anteriormente, continuo a incentivar o engenho e capacidade Portugueses, as marcas próprias, por muitas nacionalidades que possa ter. Portugal deu mundos ao mundo e tem saber e capacidade. Agradeço que o Fragário do Norte me reserve um desses aparelhos!
Aproveito para salientar que embora o aparelho ligue a 220 V ... tem transformador redutor e emite a 12V ... portanto é seguro.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Reservo desde já um por favor para A MALTA dos reefs Madeira


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


Será que isso também dá para eliminar uns discos e zoanthus que invadiram zonas proibidas??


Marco isso mata tudo onde toca,queima mesmo 8-x 8-x 8-x

é com isso que vou dando cabo dos meus actinodiscos verdes que trepam por todo lado :ymdevil: :ymdevil:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Carlos Mota Escreveu:
boas


Será que isso também dá para eliminar uns discos e zoanthus que invadiram zonas proibidas??


Marco isso mata tudo onde toca,queima mesmo 8-x 8-x 8-x

é com isso que vou dando cabo dos meus actinodiscos verdes que trepam por todo lado :ymdevil: :ymdevil:


Ahhhhh então é mesmo isso que preciso. lol . Não faz mal queimar moles dentro do proprio aqua, tipo, não é possivel que libertem qualquer tipo de toxina, etc.. refire-me as discos verdes, zoanthus, etc?

Depois vamos combinar a compra do aparelho, aguardo só que alguem da malta de cá, passe por aí ou mande vir uma encomenda para que os custos de transporte sejam mais brandos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados