Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Esponja azul

Esponja azul

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 28/jan/2016, 01:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Olá,

Comprei uma esponja azul e após ler já muita coisa no Reef central ainda não cheguei a uma conclusão se são ou não fotosintéticas e se é preferível manter à sombra ou numa zona mais iluminada do aquário.
Alguém tem destas esponjas ? Eu coloquei numa zona que apanha alguma sombra mas que fica junto ao areão ( aragonite sugar size ) que teima em se prender à dita esponja. Tenho tirado essa areia usando um turkey baster mas todos os dias começa a cansar...

Obrigado desde já,
António
Imagem

Mensagem 28/jan/2016, 13:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas António

Não conheço esponjas fotossintéticas. Dependem 100% da alimentação por fitração e reagem mal á luz. A não ser que me esteja a escapar alguma espécie que fuja á regra.

Portanto, o ideal será uma zona com circulação de água e com pouca luz. O ideal é arranjares forma de a fixar á rocha, que é onde normalmente se encontram no meio natural.

abraço!

Mensagem 29/jan/2016, 12:34

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Isso que o Gil disse...

existem algumas que toleram e crescem bem com luz. Lembro-me de uma branca (no meu aqua), uma amarela (aqua do João Tomás) e outra roxa-azulada (aqua do César Silvério). Estão tão bem com luz que se tornam endemicas no aqua... ;) .

Mas por regra geral não gostam de luz e preferem estar em sombra.

Mensagem 29/jan/2016, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Marco,

A minha azul (agora cada vez mais azul), está mais bonita desde que aparei o coral que tinha por cima e que a colocava muito à sombra; parece-me foto-sintética, mas não tenho a certeza.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/jan/2016, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas

Para fazerem fotossintese, necessitam de Zooxanthellas ou estar em simbiose com alguma espécie de cyanobactérias, ora não conheço nenhuma espécie que as tenha.

Fui dar uma leitura e encontrei uma que "supostamente" poderá ser fotossintética - Collospongia auris, que é rara no hobby e não sei se é o que tradicionalmente se designa por esponja, pelo aspecto não :).

Por normal, têm as ostias (poros) no revestimento com função de filtração (entradas e saidas de água) e os amebocitos que basicamente levam a comida ás celulas da esponja no interior da mesma.

Quanto muito, podem tolerar mais ou menos luz, a azul que tradicionalmente se encontra à venda nos distribuidores europeus não é fotossintética... Confirma se a tua é a espécie que referi no 1º parágrafo.

Mensagem 29/jan/2016, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gil Miguel Escreveu:
Boas

Para fazerem fotossintese, necessitam de Zooxanthellas ou estar em simbiose com alguma espécie de cyanobactérias, ora não conheço nenhuma espécie que as tenha.

Fui dar uma leitura e encontrei uma que "supostamente" poderá ser fotossintética - Collospongia auris, que é rara no hobby e não sei se é o que tradicionalmente se designa por esponja, pelo aspecto não :).

Por normal, têm as ostias (poros) no revestimento com função de filtração (entradas e saidas de água) e os amebocitos que basicamente levam a comida ás celulas da esponja no interior da mesma.

Quanto muito, podem tolerar mais ou menos luz, a azul que tradicionalmente se encontra à venda nos distribuidores europeus não é fotossintética... Confirma se a tua é a espécie que referi no 1º parágrafo.



Olá Gil,

Não sei se a tua resposta sew dirigia a mim, mas se sim, vou ter que te contrariar e com o apoio do Julian Sprung; como poderás ler no seu livro "Invertebrates", página 17, "algumas esponjas contêm algas simbióticas, ou cianobactérias que as suplementam fotossintétcamente".

A minha penso que será uma "Blue Haliciona sp." (pag.31 do mesmo livro, mas neste livro há muitas outras classificadas como fotossintéticas.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 29/jan/2016, 15:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas César

Sim era para ti. Não tenho esse livro..Mas sempre a aprender! Obrigado!

Mensagem 29/jan/2016, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Olá,

Segundo a factura a minha esponja azul será uma desmacidon tubular sponge. Não encontro quase informação nenhuma sobre esta esponja... no entanto parece-me que é igual a esta:

https://reefcorner.com/product/haliclon ... wysiwyg-2/

semelhante pelos vistos à do César.

António
Imagem

Mensagem 29/jan/2016, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António Paes Escreveu:
Olá,

Segundo a factura a minha esponja azul será uma desmacidon tubular sponge. Não encontro quase informação nenhuma sobre esta esponja... no entanto parece-me que é igual a esta:

https://reefcorner.com/product/haliclon ... wysiwyg-2/

semelhante pelos vistos à do César.

António



Olá António,

Pois a minha é de facto muito parecida a essa, mas é muito melhor, pois veio na rocha viva e portanto foi à borla. :D :D :D

Penso que cresce mais com boa luz, embora exista no meu aquário uma que está à sombra de um coral (caulastrea) e também a crescer.

No tal livro também não há referência a nenhuma desmacidon tubular.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron