Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Manchas negras

Manchas negras

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 18/mar/2016, 17:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Boa tarde a todos.
Estou com um problema(o meu primeiro) com um peixe (ctenochaetus strigosus yellow eye), pois apareceu durante a noite uns pontinhos negros e está com um comportamento anómalo, pois normalmente andava mais no fundo e a comer as algas, e agora procura a parte de cima do aquario encostado a um canto....o que poderá ser?
O meu aquário ainda é recente, tem cerca de um mês e meio e ainda não tenho corais.
Os outros habitantes são os turbos e os eremitas e um trio de ocellaris, e nenhum apresenta qualquer tipo de sinal de que possa estar a sofrer o mesmo.
O que poderá ser isto? Parasitas? Ictio?
Estou em stress....

Desde já obrigado e desculpem o testamento...

Mensagem 18/mar/2016, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Já viste os parâmetros da água??

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 18/mar/2016, 18:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Vi a salinidade, a temperatura, a amonia e os fosfatos, estavam bons

Mensagem 18/mar/2016, 19:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
E o no3?
Não quer dizer k possa ser disso, tb não tenho mt experiência ainda. O peixe tem comido? Tens boa oxigenação na água?? As vezes são pequenas coisas, até pode ser do estado de espírito do peixe...
Talvez seja melhor colocares uma foto onde seja visível as manchas. Poderá ser algum tipo de parasitas.

Aguarda também a opinião de algum pro aqui do fórum, que te deve conseguir ajudar mais do k eu...

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 18/mar/2016, 19:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
No3 não vi...logo vou tentar tirar foto para ver...mas é difícil tirar fotos ao gajo que ele costuma esconder-se....
Ele tem comido, e hoje ja lhe dei artemia com alho assim que vi como ele estava.
Estou nervoso...bahh

Mensagem 18/mar/2016, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gonçalo,

É possível que isso seja Black Ich; pesquisa na net e confirma.

Se for podes tratar com praziquantel, ou com banhos de formalina.

Entretanto e independentemente da confirmação do diagnóstico,dá-lhe de imediato um banho com água doce de 5/7 minutos, pois isso vai aliviá-lo.

Abraço e boa sorte
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/mar/2016, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
César, sou ainda novato nisto, por isso questiono!
Um peixe de água salgada não morre em água doce???
Pergunto por curiosidade e tb pk já li em algum posts deste fórum, mas sempre pensei estar a perceber mal qualquer coisa...

Desculpem o offtopic

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

Mensagem 18/mar/2016, 20:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
So encontro praziquantel em comprimidos de 50 mgs....posso comprar? como administro?
O banho de água doce não o vai stressar em demasia?
Obrigado pela resposta

Mensagem 18/mar/2016, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Gonçalo,

O banho de água doce vai fazer soltarem-se a maioria dos parasitas que ele tem alojados.

Prepara água de osmose à mesma temperatura do aquário, tenta aproximar os phs com um buffer, ou com uma pitada de bicarbonato de sódio e põe lá o peixe durante 5 a 10 minutos; fica a ver e se vires o peixe muito agitado e a vir respirar à superfície retira-o, mas se ele se deitar no fundo, deixa-o estar. A maioria dos peixes aguenta sem problemas este procedimento, que eu recomendo ser feito a todos os peixes (excepto wrasses), antes de os pôr no aquário.
Podes repetir o bando nos dias 3 e 5 se achares necessário, provavelmente não será preciso.

O banho de água doce é o tratamento normalmente mais seguro e eficaz para a maioria das parasitoses.
Se tiveres uma pedra difusora põe-a a funcionar no do aquário em que vais fazer o banho.

Isto provavelmente resolverá a crise, mas senão resolver podes fazer o praziquantel, num aquário à parte, usando a concentração de 10mg/litro em banho curto (3 horas); areja bem com uma bomba ou difusora.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/mar/2016, 22:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Obrigado pelas respostas, já estou a aquecer água de osmose para lhe dar o banho....Daqui a uma horita já devo conseguir dizer mais algo...
Quanto ao praziquantel só tenho em comprimido, posso desfazer o comprimido e aplica-lo na água?
Cumprimentos e obrigado

Mensagem 18/mar/2016, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gonçalo Figueiras Escreveu:
Obrigado pelas respostas, já estou a aquecer água de osmose para lhe dar o banho....Daqui a uma horita já devo conseguir dizer mais algo...
Quanto ao praziquantel só tenho em comprimido, posso desfazer o comprimido e aplica-lo na água?
Cumprimentos e obrigado



Sim, Droncit, ou Tenilvet.

Mas primeiro vamos ver se resulta só com a água doce...
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/mar/2016, 00:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Ponto da situação: o peixe está isolado e a fazer o tenilvet....Após ter dado o banho com água doce não vi qualquer melhoria, então decidi avançar para o tenilvet. Agora é esperar as 3 horas passar e esperar que ele aguente... x_x

Mensagem 19/mar/2016, 02:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
RIP (*)

Mensagem 19/mar/2016, 10:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Esperavas que depois do banho de água doce o peixe ficasse bom instantaneamente?

Arejaste bem a água onde fizeste o Tenilvet? Qual o tamanho de recipiente que usaste para fazer o banho?

Não compreendo... espero que não tenhas feito o banho de 3 horas com água doce.

Não percebi porque fizeste os dois tratamentos seguidos sem deixar o peixe descansar... :ymhug:

Nisto tem que se ter mais calma e não stressar.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/mar/2016, 14:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Não esperava que ficasse bom instantaneamente, mas esperava ver menos manchas.
Usei um recipiente de 30 litros, preparei a água de osmose e juntei o sal, aqueci a água, tudo como o normal....ele não aguentou as 3 horas...penso que para isso contribuiu o factor stress.
Sim sou um noob e stressei. x_x
Já observei os outros peixes e não apresentam anomalia nenhuma...o meu aquário e eu ficámos mais tristes...
E o mais stressante é que aqui em Évora não há nada de nada a que possamos recorrer em caso de duvidas...bahhh
A moral está em baixo....não esperava isto.
Obrigado Carlos Silvério por toda a tua ajuda.
:ymhug:

Mensagem 19/mar/2016, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
acontece a todos, nao desanimes... faz parte do processo de aprendizagem, usaste mais o coraçao que a cabeça na compra do peixe,

Agora e cuidares dos palhaços e continuar a evoluir o aqua!!

Mensagem 19/mar/2016, 16:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gonçalo Figueiras Escreveu:
Não esperava que ficasse bom instantaneamente, mas esperava ver menos manchas.
Usei um recipiente de 30 litros, preparei a água de osmose e juntei o sal, aqueci a água, tudo como o normal....ele não aguentou as 3 horas...penso que para isso contribuiu o factor stress.
Sim sou um noob e stressei. x_x
Já observei os outros peixes e não apresentam anomalia nenhuma...o meu aquário e eu ficámos mais tristes...
E o mais stressante é que aqui em Évora não há nada de nada a que possamos recorrer em caso de duvidas...bahhh
A moral está em baixo....não esperava isto.
Obrigado Carlos Silvério por toda a tua ajuda.
:ymhug:



Pois, isso tem que se deixar relaxar os peixes entre tratamentos.

Outro erro e grave foi o te teres preparado nova água para fazer o tratamento. Devias ter usado água do aquário para fazer o tratamento com praziquantel, pois a água de osmose acabada de fazer, está muito reactiva e com teores muito baiixos de oxigenação.

A água salinada só deve ser utilizada para TPAs (misturada com outra), algumas horas depois de preparada; usá-la de imediato pura para tratar um peixe...

Abraço e boa sorte para a próxima.


Ps: sei que não o vais fazer, mas continuo a insistir na grande vantagem dos banhos de água doce, para todas as novas introduções (menos para alguns wrasses).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 22/mar/2016, 11:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
Amigo Carlos, sim cometi todos esses erros, mas quem não sabe é como quem não vê...só estou nisto à dois meses, não sei nada ainda.
Por enquanto não vou colocar mais peixes...introduzi ontem uns corais para ver o que vai dar.
Fiz também todos os teste que podia fazer para ver os parâmetros da água e estava tudo ok.
Quanto aos banhos de agua doce...estou a pensar em arranjar um outro aquário para os começar a fazer.

Mensagem 22/mar/2016, 12:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Gonçalo Figueiras Escreveu:
Amigo Carlos, sim cometi todos esses erros, mas quem não sabe é como quem não vê...só estou nisto à dois meses, não sei nada ainda.
Por enquanto não vou colocar mais peixes...introduzi ontem uns corais para ver o que vai dar.
Fiz também todos os teste que podia fazer para ver os parâmetros da água e estava tudo ok.
Quanto aos banhos de agua doce...estou a pensar em arranjar um outro aquário para os começar a fazer.



Não vale a pena outro aquário, como é para 5/10min, uma caixa de plástico serve.

Areja bem a água.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron