Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Estranhamente bonito!!

Estranhamente bonito!!

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 05/ago/2012, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Boa tarde a todos.


Estava a ver o Facebook da Exoticsealife Florida, de um mergulho que eles fizeram em Belize e deparei-me com este coral duro e esponja.


Imagem

Imagem


Alguém sabe do que se trata? Algum tipo de simbiose entre duros e esponjas?


O que quer que seja, é bonito ;)


Abraço,
VM

Mensagem 05/ago/2012, 17:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Olá Vitor ... Estranhamente e Horrivelmente "Bonito" ... ou nada bonito ainda que o possa parecer! :-o
Posso estar enganado e oxalá esteja, mas aquilo que parece nem sempre é bonito ainda que o seja ... o coral em causa parece ser montastrea annularis que está a ser progressivamente destruído por uma esponja incrustante que lhe vai destruindo os tecidos e ocupando o esqueleto como base de suporte.
A esponja poderá ser a Cliona caribbea ou Cliona delitrix ...

Imagem


aqui abaixo vemos uma a destruir um coral Diploria labyrinthiformis

Imagem



Aqui pode-se ver mais exemplos de que coloco as fotografias abaixo ... neste caso a esponja será Scopalina ruetzleriImagem

Imagem



Neste caso trata-se da esponja Diplatrella megastellata que cobriu um coral e vê-se sob o tecido ad esponja as coralites do coral, ou seja, o seu esqueleto agora coberto pelo tecido da esponja que eliminou o tecido do coralImagem


Enfim posso sempre estar enganado e oxalá esteja para bem da saúde desse coral nas imagens que colocaste. Se puderes dar mais dados sobre as imagens, vídeos, o site etc... pode ser que ajude a aprofundar a pesquisa e apurar os factos com mais certezas.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

Mensagem 05/ago/2012, 21:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Olá Pedro.


Infelizmente parece que tens mesmo razão. Desconhecia esta praga, mas tudo indica que seja mesmo isso. A única diferença que vejo é que nas fotos que coloquei a esponja não está em cima do coral, mas nas bordas do mesmo. Pode estar numa fase inicial... Mas que pena :(


Este é o endereço da Exotic Sealife no FB http://www.facebook.com/ESLFlorida

e este é o endereço do álbum onde constam essas fotos http://www.facebook.com/media/set/?set=a.483246058371050.120586.100000569798153&type=1 Curiosamente, o Sanjay Joshi comenteu este album e não referiu nada, talvez não fosse má ideia tentares entrar em contacto com eles e partilhares a informaçao que disponibilizaste aqui... digo eu...


Um abraço e obrigado,
VM


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados