Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Alimentação de Goniopora

Alimentação de Goniopora

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 05/set/2012, 11:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Bom dia,

Tenho uma Goniopora há algum tempo mas ultimamente tem estado cada vez mais fechada.
Já sei que o coral tem que ser alimentado e até já tenho um tubo para o fazer sem ser incomodada pelos outros peixes e invertebrados.
O que gostaria de saber era qual o tipo de comida que lhe devo dar?
Já tentei Mysis e não me pareceu que o coral tivesse ingerido alguma coisa.

Muito Obrigado,
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 05/set/2012, 11:54

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Bom dia André,

A Goniopora é um coral que de facto precisa ser alimentada, um conselho se gostas deste coral para a próxima compra uma Alveopora e não Goniopora, como é óbvio é um conselho, as Gonioporas são muito mais difícil de se manter, poderia talvez arriscar que a taxa de sucesso nesse coral seja quase 10% (isto na base do meu conhecimento e por também ter tido algumas...) a não ser que tenhas como há hoje em dia sistemas que se dedicam a corais não fotossintéticos e passam o dia a alimentas os corais, mas isso é outro assunto...

A respeito da alimentação o que eu fazia era com um garrafão de 5lt cortava a parte de baixo e com a tampa para cima assim conseguia por a comida la e fechar a tampa, a comida era rotifers ou red plankton ambos congelados.
Como disse só tive sucesso foi com Alveopora (esta era a minha)

Boa sorte
Cump.
Anthony

Mensagem 05/set/2012, 12:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Anthony Neto Escreveu:
Bom dia André,

A Goniopora é um coral que de facto precisa ser alimentada, um conselho se gostas deste coral para a próxima compra uma Alveopora e não Goniopora, como é óbvio é um conselho, as Gonioporas são muito mais difícil de se manter, poderia talvez arriscar que a taxa de sucesso nesse coral seja quase 10% (isto na base do meu conhecimento e por também ter tido algumas...) a não ser que tenhas como há hoje em dia sistemas que se dedicam a corais não fotossintéticos e passam o dia a alimentas os corais, mas isso é outro assunto...

A respeito da alimentação o que eu fazia era com um garrafão de 5lt cortava a parte de baixo e com a tampa para cima assim conseguia por a comida la e fechar a tampa, a comida era rotifers ou red plankton ambos congelados.
Como disse só tive sucesso foi com Alveopora (esta era a minha)

Boa sorte

Olá Anthony,
Muito obrigado pela resposta.
Este coral foi uma daquelas compras que a senhora lá de casa faz sem dar cavaco a ninguém numa daquelas lojas onde todos os corais são perfeitos e lindos e fáceis de manter em qualquer aquário :)
O que é facto é que o tenho há quase um ano e sempre se manteve com bom aspecto e bastante aberto.
Ainda há pouco parei nessa foto da tua Alveopora e fiquei embasbacado com o tamanho dos "braços" :)
Para alimenta-la já tenho uma garrafa de 1,5l da forma que indicas, o que neste momento é suficiente porque o coral está pequeno.
Vou então comprar Rotifers e Red plankton congelado para tentar ajudar o coral.
Abraço!
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 05/set/2012, 12:53

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Sim de facto esta gigante, neste momento já não é minha é do Quim dono do aquário dessa foto.

Já agora e se não me levares a mal tens a certeza que é Goniopora certo?
Cump.
Anthony

Mensagem 05/set/2012, 14:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Anthony Neto Escreveu:
Sim de facto esta gigante, neste momento já não é minha é do Quim dono do aquário dessa foto.

Já agora e se não me levares a mal tens a certeza que é Goniopora certo?

Certezas claro que não :) Sou muito novo nestas andanças dos Salgados para saber diferenciar entre algumas especies.
Foi assim que a loja vendeu mas de qualquer das maneiras aqui ficam algumas fotos do coral:
No dia que entrou no aquário:
Imagem

Quando esteve com melhor aspecto:
Imagem

No final de Julho:
Imagem

Abraço,
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 05/set/2012, 14:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ola André,

Sim é uma Goniopora, a goniopora tem 24 tentáculos em cada "braço" enquanto a Alveopora tem 12.

;)
Cump.
Anthony

Mensagem 05/set/2012, 14:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Anthony Neto Escreveu:
Ola André,

Sim é uma Goniopora, a goniopora tem 24 tentáculos em cada "braço" enquanto a Alveopora tem 12.

;)

Estamos sempre a aprender mesmo :)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados