Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Alimentação extra para Peixe-Cirurgião

Alimentação extra para Peixe-Cirurgião

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Completei o tank transfer method ao meu A. leucosternon. O peixe ficou limpo, zero pintas, mas está extremamente magro. Por isso, estou à procura de um alimento ultra-nutritivo.

Confesso que não percebo muito de alimentação.
Habitualmente dou Artémia+Spirulina (gamma), Flocos ricos spirulina (Tropica) e dou as algas verdes secas (Gamma) presas numa mola. Dou comida cerca de 4 a 6x por dia, desde que esteja em casa.

O que recomendam? Alguém usa vitaminas ou afins?

Também tenho cá em casa e também dou uma ou duas vezes por semana, alternadamente, os seguintes alimentos congelados (Gamma):

- Mysis
- Red plankton
- Krill
- Camarão cortado / Finely chopped prawns
- Artémia simples

Ainda tenho mais a Vegetarian Diet congelada da Gamma, mas nenhum dos peixes toca nisso, desisti de dar.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Ainda tens o 'Formula One' e 'Formula Two'. O meu Flavescens gosta, visto que são à base de algas.

http://www.oceannutrition.com/?page_id=58

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Idade:
Olá Ricardo.


Alimentavas o peixe enquanto fazias o TTM? Se sim, ele comia?

Pessoalmente gosto de ir ao mar colher umas quantas algas diferentes para os cirurgiões bicarem. É impressionante como eles comem e engordam. Quando não comem e/ou não engordam, normalmente têm o destino traçado, vai-se lá saber porquê..........

Eu sou adepto confesso das comidas da Tropical. Sinceramente, para mim, é das melhores, mais variadas e com mais qualidade do mercado. Eles têm uma alimentação à base de kril e outra de algas kelp que normalmente os cirurgiões não rejeitam.


Abraço,
VM


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Sim, o peixe alimentou-se bem durante o TTM. Menos um pouco que o habitual porque não tinha sistema de filtragem.

Pois, isso de ele comer e não engordar a gente já sabe o final. Mas foi por isso que adicionei praziquantel ao TTM. Achei que o peixe teria flukes e talvez parasitas internos.

Neste momento o que mais me preocupa é a falta de "muco" no peixe. Como ele estava carregadinho de pontos brancos, agora a "pele" parece-me muito frágil, está um bocado desbotada.
Essa ideia das algas é boa. Há alguma alga toxica que não deva apanhar? Não há perigo de infestar o aquário com alguma alga parasita, pois não?

Obrigado


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Olá Ricardo,

Gosto muito da comida da New life, muito boa mesmo.

Abraço
carlos
Carlos Basaloco


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Ricardo,

E as rodelas (New Era Mini Marine Grazer), o Leucosternon atacava? As minhas acabaram esta semana. Dei em média de dois em dois dias, por vezes mais uns dias entre rodelas. Acho que rendeu bem. :)

Os alguívoros em geral adoram é as algas Nori. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Artur,

Nem me lembrava disso. Como tenho poucos peixes, eles demoram muito tempo a comer a rodela, as vezes só acabam no dia seguinte ou a rodela desprende-se e vai parar ao areao. Por entender que nesta fase poluía demasiado a agua, não tenho colocado. Estava a guardar para quando tivesse mais peixes.

Mas acho que tens razão e durante esta semana vou dar uma rodela dia sim, dia não. Obrigado


Sent from my iPhone using Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo...
Para alem da alimentação normal carrega o sacana de algas... mantem sempre folhas de nori (ou semelhante) disponiveis para ele poder comer. Espero que recupere bem.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade: 39
Localização: Porto
Ricardo,
Estou habituado a comprar hikari e comidas do género mas digo-te que ainda não vi nenhum peixe a resistir a sera spirulina tabs.
A minha falta de conhecimento em salgados não me permite dizer para comprares mas se assim o entenderes investiga.
tanto parto aos bocaditos como colo no vidro. Moro perto se quiseres dou-te algumas para eperimentares


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron