Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Forcipiger Flavissimus ou Chelmon Rostratus ?

Forcipiger Flavissimus ou Chelmon Rostratus ?

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Boas,

Estou actualmente a pensar com muita antecedência na escolha do peixe "dominante" em termos de peixe mais vistoso para o meu aquário que estou a montar.
Será um aquário de 100cm x 60cm x 50cm.

Quem me pode falar sobre estas duas espécies ?
Reef Safe ?
Comportamento ?
Taxa de Mortalidade ?
Dificuldade de alimentação ?

Obrigado :)
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Boas
Já tive os dois e da minha experiencia posso dizer-te:

Chelmon: mais frágil, mais dificil de aceitar comida seca ou mesmo congelada, reefsafe com quase tudo (alguns embirram com determinados tipos de corais ou tridacnas), pouco agressivo. Na minha opinião muitissimo dificil de manter mais do que uns meses. Infelizmente, 9 em cada 10 morrem em poucos meses.

Forcipiger: mais resistente, aceita facilmente comida congelada e seca, reefsafe (como o chelmon) e pouco agressivo. Bem mais resistente que o chelmon.

Tanto um como outro devem ser comprados gordinhos e a comer bem.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Amigo César,

Excelente resposta e muito informativa.
Vou recolher mais algumas informações sobe os meninos, mas o que me sucista mais interesse é mesmo o Forcipiger Flavissimus :ymapplause:
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef


Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Boas João

Da minha experiência pessoal posso falar do Chelmon, consegui ter um durante dois anos e meio adaptou-se bem a comida congelada e até alguns flocos, mas tive outro que só durou 2 semanas. Quanto ao Forcipiger Flavissimus, nunca tive nenhum por isso.... nada posso dizer.

Cumprimentos
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450


Grupo: Utilizadores Mensagens: 48
Idade: 34
Localização: Funchal, Madeira
Obrigado João,

Então constata-se e confirma-se de que é inconstante o menino não é ?
Acho que estou mais pendente para o Forcipiger.
Cumprimentos,
João Fernandes
Paradise NanoReef


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados