Boas a todos os membros e visitantes.
Sou novo por estas andanças e quero mostrar o meu "reef" para poder partilhar e aprender com as vossas experiências.
Montei o Reef em Fevereiro de 2014 com o seguinte setup;
-Tanque -100Cx40Lx70A (66uteis) - Vidro 8mm Capacidade liquida = 249,40 litros
-Sump - 40Cx30Lx40A (26uteis)- Vidro 8mm Capacidade liquida = 28,35 litros
-Total de água = 277,75 litros sem contar com rochas e equipamentos.
-Rocha viva e pouca morta artificial já maturada na altura da instalação (adquirida em 2ª mão) cerca de 50-60 kg
-Escumador - Actualmente NAC7 (Adquirido à duas semanas e a funcionar bem), anteriormente tive um tunze 9002 (quando aumentei os vivos notei um aumento de fosfatos e nitratos)
-Iluminação - 1 Foco HQI 70watt 14000k; 1 t5 39watt 10000k ; 1 t5 39watt 20000k; led 3watt royal blue (moonlight) - à espera de 10 leds 10watts - 5 cool white + 5 royal blue será esta a configuração inicial para já depois talvez tenha de adicionar alguma cor ao espectro.
-Bomba de retorno - eheim 3000+
-Bombas de circulação - Sun sun 12000 litros e Tunze 6025 - Espero trocar a sun sun em breve pois vibra muito e faz um pouco de barulho.
Vivos - 2 clarkii; 2 amphiprion ocellaris; 1 Zebrasoma scopas; 1 Acanthurus nigricans; Ermitas e nassários vários.
Corais - Xénias; Sarcophyton; e mais dois iguais que não consigo identificar.
Objectivos - Aumentar numero de corais (para já neste aquário apenas moles) e adquirir uma anémona.
Faço TPA 15 em 15 dias 45 litros, às vezes calha só uma por mês .
Sei que o meu layout anda DEMODÊ, não se vê muitos ou mesmo nenhuns mas eu gosto, além disso foi pensado assim na altura dos furos no vidro e é preciso para esconder os tubos de circulação de água entre o tanque e a sump.
Deixo umas fotos para comentarem.