Bom dia a todos,
iniciei-me nos salgados há cerca de 2 anos com uma adaptação de um aquário de agua doce de 90l.
Cedo vi que se queria ter corais com cores vibrantes tinha que mudar de iluminação, adicionar uma sump, comprar escumador, reactor, doseadora, etc, etc, tudo isto para ter um "aquário de sonho"...
Ainda consegui aguentar-me durante 1 aninho com o aquário que tinha, mas durante todo esse tempo estive sempre a "magicar" como seria fazer o aquário perfeito (para mim), sempre com ideias e com um caderninho de apontamento para tomar notas e fazer esquiços com medidas, equipamentos a comprar, espécies de coral e peixes a considerar.., enfim acho que percebem bem a ideia que quero transmitir pois todos já passámos por isso.
Ao fim de um ano lá decidi que ir fazer o upgrade. Este upgrade ia ter um grande impacto em casa pois idealizei substituir uma parede que divide a sala do hall pelo aquário.
Bem e assim foi, a 1ª fase foi 1 semana de inferno com as obras (deitar parede abaixo, pó, pó, mais pó, limpar, e depois foi limpar e limpar), mas lá ficou feito o trabalho.
A 2ª fase consistiu na colocação da estrutura onde assenta o aquário, a colocação do aquário e também na colocação de uma estrutura agarrada ao tecto para tapar a iluminação e tudo o resto.
O aquário tem uma dimensões de 110x50x60, leva cerca de 300l, a a sump leva cerca de 100l.
A verdade é que ficou excelente e tem um efeito lindíssimo lá em casa.
Como uma imagem vale por mil palavras, aqui vão umas fotografias do que foi feito e do resultado final.