Boas malta da pesada.
Há muito que não escrevia aqui, mas decidi tentar (outra vez) que o forum mexa um pouco e tentar guardar o histórico de mais um aquário meu.
Vai ser a oitava montagem de um salgado e desta vez vai ter (uma vez mais) de ser algo ligeiramente diferente para puxar por mais aprendizagem e mais conhecimento e experimentar uma outra maneira de fazer um aquario marinho.
Bem, após algum tempo parado, até porque troquei de casa, comecei novamente a planear um novo aquário mas desta vez vou voltar ao "old school" em termos de iluminação, vou voltar ás HQI, a minha luz favorita. Depois de passar por todas as outras disponiveis acho que esta é a que melhor transmite a iluminação do mar.
Neste aquario vou voltar um pouco á filosofia do meu ultimo aquario mas com mais uma nuance que vai acontecer pela primeira vez nos meus aquarios, que é a ausencia de areia .
Sem areia, sem sump, sem escumador, muita corrente, muita luz, confiar na natureza, na biodiversidade de organismos, pouca maquinaria e pouca manutenção.
Especificações:
Aqua - 72cm * 82cm * 50cm - 295L / 220L uteis, outro CUBO!
Os ultimos 12cm no fim do aquario são do sexto vidro onde vou esconder o termostato e algumas outras coisas, tipo rocha ou mesmo material filtrante tipo Siporax ou algo parecido (ainda não me decidi).
Reservatorio de água doce: 50 * 35 * 35 - 60L
Termostatos: 2 eHeim 200W (Redundancia)
Controlador de Temperatura da Deltec
Bomba de Retorno: Tunze 1600 l/h
Bomba de Circulação: 2 Nero 5 e 1 Jebao MLW 30
Iluminação: 1 HQI 250W com lampada 20.000 Radium + 1 barra da GNC actinica + 1 Barra RapidLed 20w custom 22K
Doseadora D&D com Kalk nas horas fora de fotosintese com a totalidade da evaporação doseada nessas horas.
Controle de PH com controlador Milwaukee.
Sensor de Nivel - Não tem.
TPA - 10% Semana
Assim que possivel coloco fotos, estou á espera do aquario e de alguns equipamentos .