Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Natural Island Reef

Natural Island Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 12/jun/2013, 10:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Armando,

Não queres partilhar connosco as alterações que vais fazer na Sump e nas tubagens?
Já percebi que foi tema de debate entre muitos entendidos, por isso de certeza que sairam boas ideias :)

Abraço.
AJS
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/jun/2013, 11:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá André,

Basicamente a SUMP vai ter de ser reestruturada, a que está actualmente vai para os depositos de Osmose e TPA com SAL / Agua Natural.

Isto lá está... é tudo uma festa ao inicio, mas quando se fala com quem sabe as coisas voltam a estaca zero infelizmente.

A questão da sump prende-se com o facto de ter sido mal desenhada (culpa minha), a zona de descarga esta no sitio errado e quando ia para virar a sump ao contrario para colocar a bomba onde está a descarga, a gaja não cabe la dentro (problema das DC's) são consideravelmente maiores que as normais.

E como tal decidi fazer uma SUMP idêntica a do Paulo Oliveira, com um vidro a nivelar a altura do escumador e uma divisória um pouco maior para levar a bomba de retorno.

Isto também implica mexer nas tubagens, a descarga fica onde está, mas o retorno e as tubagens dos reactores vão ser alteradas e possívelmente irei adicionar uma outra bomba.

DC10000 - Irá alimentar os reactores + Retorno
DC5000 - Será usada para TPA e aspirar a SUMP e outra coisa qualquer...

É um gasto de dinheiro extra, mas fico mais bem servido.

Quinta e Sexta já vou começar a trabalhar apenas nas tubagens, visto que a SUMP ainda não a mandei fazer e estou em vias de vender o Escumador, o que vai atrasar um pouco o projecto, mas até prefiro assim... fazer as coisas com calma e paciência do que fazer tudo a maluca e ficar uma granda porcaria (era o que ia ficar e ouvi as pessoas no tempo ideal).

1 Abraço,
Armando

Mensagem 12/jun/2013, 11:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Também vou colocar uma DC10.000 mas espero que seja suficiente para tudo. Reactores TPA, movimentação do sump e retorno. Tenho também que refazer a tubagem toda em PVC :D
Que escumador estás a pensar colocar?

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/jun/2013, 11:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá André,

Estou a pensar colocar um Vertex 200 ou 250 (já a pensar no futuro....) :P
A ver vamos... logo me decido. Tenho tempo.

Mensagem 12/jun/2013, 11:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Olá André,

Basicamente a SUMP vai ter de ser reestruturada, a que está actualmente vai para os depositos de Osmose e TPA com SAL / Agua Natural.

Isto lá está... é tudo uma festa ao inicio, mas quando se fala com quem sabe as coisas voltam a estaca zero infelizmente.

A questão da sump prende-se com o facto de ter sido mal desenhada (culpa minha), a zona de descarga esta no sitio errado e quando ia para virar a sump ao contrario para colocar a bomba onde está a descarga, a gaja não cabe la dentro (problema das DC's) são consideravelmente maiores que as normais.

E como tal decidi fazer uma SUMP idêntica a do Paulo Oliveira, com um vidro a nivelar a altura do escumador e uma divisória um pouco maior para levar a bomba de retorno.

Isto também implica mexer nas tubagens, a descarga fica onde está, mas o retorno e as tubagens dos reactores vão ser alteradas e possívelmente irei adicionar uma outra bomba.

DC10000 - Irá alimentar os reactores + Retorno
DC5000 - Será usada para TPA e aspirar a SUMP e outra coisa qualquer...

É um gasto de dinheiro extra, mas fico mais bem servido.

Quinta e Sexta já vou começar a trabalhar apenas nas tubagens, visto que a SUMP ainda não a mandei fazer e estou em vias de vender o Escumador, o que vai atrasar um pouco o projecto, mas até prefiro assim... fazer as coisas com calma e paciência do que fazer tudo a maluca e ficar uma granda porcaria (era o que ia ficar e ouvi as pessoas no tempo ideal).

1 Abraço,
Armando


Boas Armando ...

Esquece a DC5000 para aspirar sump e TPA.
Muito grande para mexer ...

Usa uma pequena eheim de 600 ou 1000 litros que é um autêntico mimo. Encaixas mangueira de 16 directo e como é lisa podes aspirar nas calmas a SUMP.


ahhhh e custa um décimo do preço! :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/jun/2013, 11:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Armando Fernandes Escreveu:
Olá André,

Estou a pensar colocar um Vertex 200 ou 250 (já a pensar no futuro....) :P
A ver vamos... logo me decido. Tenho tempo.


Grande escolha.
Foi a minha melhor compra até agora :ymapplause:
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/jun/2013, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Armando Fernandes Escreveu:
Olá André,

Estou a pensar colocar um Vertex 200 ou 250 (já a pensar no futuro....) :P
A ver vamos... logo me decido. Tenho tempo.


Ja sabes onde está um 200 e sempre foi bem tratado ;) ;) ....

Quanto a sump penso que fazes Bem , como te disse Armando KIS é do melhor .... :D :D


Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/jun/2013, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Armando Fernandes Escreveu:
Olá André,

Estou a pensar colocar um Vertex 200 ou 250 (já a pensar no futuro....) :P
A ver vamos... logo me decido. Tenho tempo.


Ja sabes onde está um 200 e sempre foi bem tratado ;) ;) ....

Quanto a sump penso que fazes Bem , como te disse Armando KIS é do melhor .... :D :D


Abração

A Minha Sump também sempre foi totalmente ampla e nunca tive problemas de nivel, nem bolhas, nem nada!
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/jun/2013, 09:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Paulo Oliveira Escreveu:
Armando Fernandes Escreveu:
Olá André,

Estou a pensar colocar um Vertex 200 ou 250 (já a pensar no futuro....) :P
A ver vamos... logo me decido. Tenho tempo.


Ja sabes onde está um 200 e sempre foi bem tratado ;) ;) ....

Quanto a sump penso que fazes Bem , como te disse Armando KIS é do melhor .... :D :D


Abração


Yap, já pedi ao Rui da vidromoldura para tratar de refazer a SUMP do género da tua.

Mensagem 27/jun/2013, 10:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Armando Fernandes Escreveu:
Olá André,

Estou a pensar colocar um Vertex 200 ou 250 (já a pensar no futuro....) :P
A ver vamos... logo me decido. Tenho tempo.


Ja sabes onde está um 200 e sempre foi bem tratado ;) ;) ....

Quanto a sump penso que fazes Bem , como te disse Armando KIS é do melhor .... :D :D


Abração

A Minha Sump também sempre foi totalmente ampla e nunca tive problemas de nivel, nem bolhas, nem nada!
Abraço.


Boas André,

Pois, o projecto agora levou uma volta.. por motivos de força maior e espaço... tive de alterar o móvel para uma estrutura em Inox... acho que já devia ter partido logo por isto no inicio, mas aqui o casmurro não ouvi a mulher ao inicio... enfim são erros que são ultrapassados com o tempo, tenho pena porque o meu móvel (não é por ser meu) está muito bonito, mas o espaço lá dentro não é a totalidade dos 1500mm e resolvi trocar as voltas ao projecto.

Daqui a 2 semanas já vou trazer novidades (assim espero), entretanto consegui despachar o escumador e a bomba da vortech para colocar as Tunze (modelo ainda a definir), e estou a aproveitar também para desenhar a caixa do Arduino e continuar a programação.

1 Abraço a todos =)

Mensagem 27/jun/2013, 10:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:

Boas André,

Pois, o projecto agora levou uma volta.. por motivos de força maior e espaço... tive de alterar o móvel para uma estrutura em Inox... acho que já devia ter partido logo por isto no inicio, mas aqui o casmurro não ouvi a mulher ao inicio... enfim são erros que são ultrapassados com o tempo, tenho pena porque o meu móvel (não é por ser meu) está muito bonito, mas o espaço lá dentro não é a totalidade dos 1500mm e resolvi trocar as voltas ao projecto.

Daqui a 2 semanas já vou trazer novidades (assim espero), entretanto consegui despachar o escumador e a bomba da vortech para colocar as Tunze (modelo ainda a definir), e estou a aproveitar também para desenhar a caixa do Arduino e continuar a programação.

1 Abraço a todos =)


Não percebo. Espaço onde? fora do aquário?

Isso se estás constantemente a alterar coisas nunca mais vai ter água.

Mantêm simples as coisas Armando. SUMP aberta e não precisas de mandar para o Rui fazer nada (retiras só tu o vidro)

Abraços e se precisares já sabes.
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/jun/2013, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas Rui,

Espaço no interior do móvel, não me expliquei correctamente. Não tenho o aproveitamento do espaço na totalidade dos 1500mm.

Obrigado pela tua disponibilidade ;)
1 Abraço.

Mensagem 27/jun/2013, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Armando,

No principio do Tópico estavas a pensar colocar uma iluminação em Leds "Vertex Ilumina SR260 120cm".
Porque razão mudaste para as T5?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 27/jun/2013, 11:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Miguel,

O tópico inicial não está actualizado, e agradeço-te teres relembrado isso =)

A partida irei partir para as Novas Kessil, não estou a pensar colocar T5 neste momento.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 25/Oct/2013, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Ora boas,

Após alguma paragem para reflexão no que fazer em relação ao projecto NaturalReef, optei por fazer algo diferente... o móvel branco irá sair e vai dar lugar a uma estrutura em inox desenhada de forma a que possa levar todo o sistema electrico e aguas do aquário.

Tambem estou a pensar usar um sistema de calhas para a sump, para poder puxar a mesma para melhor limpeza. Alguma sugestão?

O setup do aquário também vai ser alterado, logo mais irei actualizar o topico inicial com as novidades dos equipamentos.

Quero agradecer aos que me deram força para levar isto para a frente novamente.

É tudo por agora.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 25/Oct/2013, 19:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Armando

Grande volta que isso vai dar...
Devo ter-me perdido no tempo...

Quanto à sump, calhas?
Porque não uma fita (strip) de 5m de leds...?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 25/Oct/2013, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Oi Pedro,

Sim, vai dar uma volta grande...

Sistema de calhas era para puxar a sump (Tipo Reef in The Sky), não estava a falar de iluminação =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 25/Oct/2013, 23:27

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Armando Fernandes Escreveu:
Oi Pedro,

Sim, vai dar uma volta grande...

Sistema de calhas era para puxar a sump (Tipo Reef in The Sky), não estava a falar de iluminação =)

1 Abraço,
Armando


Boas Armando. Bem vindo de volta ... Isso é para meter água ou quê?

Lê o tópico dele. Ele diz que deixou de usar que não era nada prático.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/Oct/2013, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite

Para limpar a sump, nada como ter 1 nível de ~25cm para facilmente a limpar/aspirar...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 26/Oct/2013, 03:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Armando. Bem vindo de volta ... Isso é para meter água ou quê?

Lê o tópico dele. Ele diz que deixou de usar que não era nada prático.

Abraços,
Rui


Viva Rui,

Obrigado, e sim é para meter água até ao final do ano... as encomendas do material vão começar a ser feitas... a questão das obras já está quase resolvida também... muitos problemas com a construção da casa (que tive mesmo para vender e sair), mas lá consegui resolver o problema.

Já estive a dar uma olhadela no tópico, e de facto é € deitado fora...

1 Abraço,
Armando

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros