Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef In Heaven

Reef In Heaven

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/jun/2013, 14:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70

Tinha a ideia que o Naso atingia +/- o tamanho do Hepatus, a optar pelo Naso seria obviamente em detrimento do YT e do BT. Desculpa a minha ignorância mas não tenho um conhecimento muito aprofundado de peixes e pensava que um pudesse compensar os outros 2 e não ser tão critico para o sistema.
Relativamente ainda a este assunto, já me foi dito por um lojista que os peixes atingirão o seu tamanho máximo se lhes proporcionarmos essas condições e que uma delas seria o tamanho do aquário, desconheço a sua veracidade! :-?

Fico-te muito grato pelo convite e é claro que aceito. Nesta altura tento esquecer que tenho o aqua, assim evito tentações e tudo o que puder aprender e/ou trocar ideias para mim será optimo.

Diz-me por favor quando for mais oportuno para a minha visita. Moro em Odivelas e cálculo que não devas ser de muito longe dos arredores de Lisboa pois já ouvi falar (bem) de ti na Aquahobby.

1 Abraço e obrigado.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
António qualquer tang fica sempre grande (penso eu), é da sua natureza. Claro que ficam maiores ainda em sistemas que lhe proporcionem o seu crescimento e bem estar.
Eu já fiz um erro desses e levei muito na cabeça de muita gente e depois acabei por me desfazer do peixe, e foi o melhor que fiz.
Mas tens outros peixes bonitos para introdução,por exemplo os peixes da família Ctenochaetus são parecidos com os tangs no aspecto, também são alguivoros e não crescem tanto como os cirurgiões, mas mais uma vez te aconselho a esperares pelos conselhos mais experientes.

Em relação a visita é quando quiseres, basta combinar com alguma antecedência devido aos meus turnos, e também podes vir cá a casa sempre que quiseres.
A tua esposa está melhor?

Beijo

Mensagem 17/jun/2013, 15:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Isso é que não! [-x
Nem deve considerar essa hipotese.
Então mais vale ficar com um Hepatus e um YT bem pequeninos e depois mais tarde fazer um upgrade ao aquario!!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 17/jun/2013, 15:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Se queres mesmo dois, num aqua relativamente curto como o teu a minha escolha seria um YT e um Strigosus... são os mais compativeis e os que crescem menos. Dois desses em 300 litros na minha opinião é razoavél...

O mal dos hepatus é que se arranjam bastante pequenos mas em menos de nada ficam enormes e tendem a ficar "estupidificados" com a idade e tamanho com que ficam. A partir dai, só fazem asneiras inclusive comer corais, atirar tridacnas e frags pelo ar ou embiram com um peixe qualquer levando-o a saltar do aqua. São peixes lindos mas precisam de muito espaço, tipo Sohal ou Lineatus e na maior parte das vezes estão confinados a pequenos aquários.

Mensagem 17/jun/2013, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704

em termos de peixes , eu tinha um parecido com o teu sendo que o meu tinha 70x60x60 e tinha la 4 cirurgioes . passei agora para 130 cm x 60x60. posso te dixer se os comprares pequenos antes de eles chegarem ao tamanho de guerra ainda trocas tu primeiro para um aqua maior... lol
tenho la um japonicos , binotatus , hepatus , nigrifuscos.

se ´´e so para 2 tangs d´´a na boa ate que eles crescam demora boe. o meu hepatus tem 2 anos e so vai com uns 10 cm quando comprei tinha uns 3 cms. eles crecem consoante o tamanho do aquario e os peixes que la estam pelo menos foi o que verifiquei...

Mensagem 17/jun/2013, 15:53

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Marco Madeira Escreveu:
Se queres mesmo dois, num aqua relativamente curto como o teu a minha escolha seria um YT e um Strigosus... são os mais compativeis e os que crescem menos. Dois desses em 300 litros na minha opinião é razoavél...

O mal dos hepatus é que se arranjam bastante pequenos mas em menos de nada ficam enormes e tendem a ficar "estupidificados" com a idade e tamanho com que ficam. A partir dai, só fazem asneiras inclusive comer corais, atirar tridacnas e frags pelo ar ou embiram com um peixe qualquer levando-o a saltar do aqua. São peixes lindos mas precisam de muito espaço, tipo Sohal ou Lineatus e na maior parte das vezes estão confinados a pequenos aquários.

Bem oh Marco ainda bem que não gostamos todos do azul senão o verde tava lixado ... :D

Detesto o hepatus. Não consigo achar piada absolutamente nenhuma ao peixe.

Concordando contigo e sendo um pouco suspeito eu trocaria o Yellow Tang (YT) por um Triostegus ou um Tristis

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jun/2013, 16:44

António qualquer tang fica sempre grande (penso eu), é da sua natureza. Claro que ficam maiores ainda em sistemas que lhe proporcionem o seu crescimento e bem estar.
Eu já fiz um erro desses e levei muito na cabeça de muita gente e depois acabei por me desfazer do peixe, e foi o melhor que fiz.
Mas tens outros peixes bonitos para introdução,por exemplo os peixes da família Ctenochaetus são parecidos com os tangs no aspecto, também são alguivoros e não crescem tanto como os cirurgiões, mas mais uma vez te aconselho a esperares pelos conselhos mais experientes.

Em relação a visita é quando quiseres, basta combinar com alguma antecedência devido aos meus turnos, e também podes vir cá a casa sempre que quiseres.
A tua esposa está melhor?

Beijo

Olá Ana,
Sabes que me está a custar ouvir a razão quando o coração me leva a optar pelo YT e pelo BT? É que são logo os peixes que mais gostamos! Acho que muitos de nós já deve ter passado por algo semelhante...

Daqui a umas semaninhas, se quiserem e vos der jeito podemos combinar alguma coisa.
A minha mulher está um pouco melhor, mas já sabes que isto quando envolve companhias de seguro, o tratamento por vezes não é o mais adequado. Enfim...

Beijinho.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 16:51

Isso é que não! [-x
Nem deve considerar essa hipotese.
Então mais vale ficar com um Hepatus e um YT bem pequeninos e depois mais tarde fazer um upgrade ao aquario!!

Pedro, consigo passar bem sem o Naso, apesar de ser o meu preferido. Agora não colocar nenhum destes 3 tangs seria muito deloroso. O YT e BT seriam o mais pequeninos que se pode arranjar.

Abraço.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 16:58

muito bom material... e bom começo

em termos de peixes , eu tinha um parecido com o teu sendo que o meu tinha 70x60x60 e tinha la 4 cirurgioes . passei agora para 130 cm x 60x60. posso te dixer se os comprares pequenos antes de eles chegarem ao tamanho de guerra ainda trocas tu primeiro para um aqua maior... lol
tenho la um japonicos , binotatus , hepatus , nigrifuscos.

se ´´e so para 2 tangs d´´a na boa ate que eles crescam demora boe. o meu hepatus tem 2 anos e so vai com uns 10 cm quando comprei tinha uns 3 cms. eles crecem consoante o tamanho do aquario e os peixes que la estam pelo menos foi o que verifiquei...

Olá Bruno,

Obrigado pelas tuas palavras.
Desculpa a minha sinceridade mas 4 cirurgiões nesse primeiro aqua é um abuso! Eu não tinha coragem para tal...
Falta-me esse Know-how sobre o crescimento e comportamento dos peixes. Vou averiguar melhor este tema.

Obrigado.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 18:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Marco Madeira Escreveu:
Se queres mesmo dois, num aqua relativamente curto como o teu a minha escolha seria um YT e um Strigosus... são os mais compativeis e os que crescem menos.

Subscrevo a 100%. Tenho um Hepatus e já estou arrependido, é um peixe bruto, estouvado (levanta pedaços de rocha, Tridacnas, frags, etc.) e pouco útil, raramente se vê a comer algas da rocha. Por outro lado, o Ctenochaetus Strigosus tem um comportamento único, magnífico a nadar, come algas, porta-se bem e é lindo! E o Yellow Tang também bonito, bem comportado e útil para as algas. :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 17/jun/2013, 18:04

nao se trata de ter coragem mas qundo se fala em 300 litros por cirurgiao estamos a falar de fase adulta. ou seja uns 30 cm de peixe. em juvenis apenas tem 2 a 3 cm se fores a ver ha porpoçao eles nao se chateiam tem muito por onde nadar e ate que ficam mesmo grandes de modo a que ja seja impossivel os ter no aqua ainda demora uns anitos. claro que ha cirurgioes que crescem mais rapido que outros. basta olhares para o aquario da aquahobby quantos cirurgioes ´´e k nao estao la dentro...
alem que os YT sao boe pacificos nao se chateam com nada... se disses colocar um sohal e um hepatus ou japonicos era o primeiro a dizer k nao pois nao sao mesmo compativeis agora um YT que ´´e boe pacifico mais um hepatus ... nao ha prob nenhum..

eu tambem so os coloquei la porque sabia que mais tarde iria trocar de aquario mas neste momento estao la os 4 e nao se chateam com nada... e tem muito por onde nadar...

daki a um mes ou 2 ja vao para a casa nova...

Mensagem 17/jun/2013, 18:17

Marco Madeira Escreveu:

Bem oh Marco ainda bem que não gostamos todos do azul senão o verde tava lixado ... :D

Detesto o hepatus. Não consigo achar piada absolutamente nenhuma ao peixe.

Concordando contigo e sendo um pouco suspeito eu trocaria o Yellow Tang (YT) por um Triostegus ou um Tristis

Abraços,
Rui

Olá Rui,
Obrigado pela tua opinião, claro que gostos não se discutem e ainda bem que não gostamos todos do mesmo... :)
Mas raio, a minha mulher foi logo simpatizar com o Hepatus e eu gosto imenso do YT. Por exemplo também acho piada ao Chelmon mas devido a tudo o que já sabemos sobre ele é um peixe que excluí logo à partida pois não tenho "skills" para tentar manter um.

Abraço.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 18:25

Marco Madeira Escreveu:
Se queres mesmo dois, num aqua relativamente curto como o teu a minha escolha seria um YT e um Strigosus... são os mais compativeis e os que crescem menos.

Subscrevo a 100%. Tenho um Hepatus e já estou arrependido, é um peixe bruto, estouvado (levanta pedaços de rocha, Tridacnas, frags, etc.) e pouco útil, raramente se vê a comer algas da rocha. Por outro lado, o Ctenochaetus Strigosus tem um comportamento único, magnífico a nadar, come algas, porta-se bem e é lindo! E o Yellow Tang também bonito, bem comportado e útil para as algas. :-bd

Artur,

Não tinha ideia desse comportamento do Hepatus. Alguém já me disse que já teve problemas em ele bicar alguns corais de um momento para o outro, mas de resto, pacifico...
Acho que isto dos peixes é uma sorte na personalidade de cada peixe. Por exemplo, um Centropyge Loricula tem fama de bicar corais, há diversos relatos deste facto mas depois também há quem os tenham e não se passe nada... roleta russa :) E eu que também engracei com este... :))

Abraços.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 18:29

nao se trata de ter coragem mas qundo se fala em 300 litros por cirurgiao estamos a falar de fase adulta. ou seja uns 30 cm de peixe. em juvenis apenas tem 2 a 3 cm se fores a ver ha porpoçao eles nao se chateiam tem muito por onde nadar e ate que ficam mesmo grandes de modo a que ja seja impossivel os ter no aqua ainda demora uns anitos. claro que ha cirurgioes que crescem mais rapido que outros. basta olhares para o aquario da aquahobby quantos cirurgioes ´´e k nao estao la dentro...
alem que os YT sao boe pacificos nao se chateam com nada... se disses colocar um sohal e um hepatus ou japonicos era o primeiro a dizer k nao pois nao sao mesmo compativeis agora um YT que ´´e boe pacifico mais um hepatus ... nao ha prob nenhum..

eu tambem so os coloquei la porque sabia que mais tarde iria trocar de aquario mas neste momento estao la os 4 e nao se chateam com nada... e tem muito por onde nadar...

Bruno, o aquário da Aquahobby não pode servir de exemplo para mim, além de ser bastante maior, quem o trata sabe mais disto a dormir que eu com o manual de instruções á frente :)

Ps. ainda não tenho o aqua cheio há uma semana e já me falam em upgrade! :))

Abraço.
António Durães

Mensagem 18/jun/2013, 07:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
António Durães Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:

Bruno, o aquário da Aquahobby não pode servir de exemplo para mim, além de ser bastante maior, quem o trata sabe mais disto a dormir que eu com o manual de instruções á frente :)

Ps. ainda não tenho o aqua cheio há uma semana e já me falam em upgrade! :))

Abraço.
António Durães

Bruno...
concordo contigo que se comprares um hepatus pequeno com 3cm demora um pouco a crescer mas a longo prazo tens que contar que os peixes crescem. Até podes mudar de aquario é certo mas e se não mudares? Devolves o peixe ou deixas ficar? O mais certo é deixar ficar... e é isso que acontece a maior parte das vezes.

Atenção que o aquário da Aquahobby em termos de numeros de peixes não é exemplo para ninguem... e o próprio Luis sabe disso! Eu e outros amigos próximos já lhe dissémos isso :- ...
O Luis sabe muito daquilo e tem muita experiencia. Como disse o António não se pode comparar com ele que está agora a começar, mas ainda assim está com peixes e tangs a mais. Lá porque ele tem lá "10 tangs" a conviver, não se torna um exemplo e a longo prazo não é o mais correcto para um aquário saudável e estável.

É bastante facil colocar um escumador oversized e espetar lá montes de peixes mas isso torna o ambiente bom para os peixes?... e é o mais corecto da nossa parte enquanto aquariofilista? :-?

Mensagem 18/jun/2013, 08:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas

Antes de mais deixa-me felicitar pelo aquário , está muito porreiro e com o layout muito bem feito , ja para nao falar da escolha de equipamento , e tem Aquela magia que quem já teve sabe do que falo , a Magia CUBO :D :D :D

Tenho acompanhado o tópico , mas não tenho tido tempo para de responder, vou acompanhando pelo telemóvel e lendo o que se tem escrito ...
Posso-te dizer uma coisa NAso em 60 cm como disse o Marco é Crime , YT e blue tang , vai acabar por ser também a médio/longo prazo , porque como foi dito eles crescem ,se bem que se os comprares pequenos também pode ser verdade que trocas de aquário Antes de os peixes crescerem , mas vão crescer acredita que vão ..

Quanto aos Tang , posso-te dizer que tenho Shoal / Lineatus / Acanthurus aianus / Leucostern / YT / BT / Tristis / Velifero em 630 litros de aquário , sem contar com a sump porque eles nao se escondem na sum , e posso-te dizer que normalmente está tudo bem , até um se lembrar de dar uma mocada ao outro e aquilo vira quase um ring de bicadas, até a Salaria se junta a festa ... Como disse Normalmente está tudo bem , porque no dia que não nao estiver tudo bem normalmente e passe a haver porrada constantemente , sou o primeiro a começar a tirar tangs ... Eu ainda tenho o "handicap" de não ter buracos para eles se esconderem , ou seja quando toca a porrada é mesmo sem esconder :D :D :D

Pensa bem no que queres do aquário , eu num cubo de 50 tive um velifero do tamanho de uma moeda de 2€ e um BT , mas acredita que em 1 ano ja estavam grandes para o aquário ...

Abraço e vai postando novidades , e Calma com os impulsos amigo ... :ymdevil: :ymdevil:
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 18/jun/2013, 09:38

Pessoal, ilucidem-me lá então por favor quanto ao crescimento do YT e do BT!

Se eu comprar ambos do tamanho "S" com cerca de 3cm cada, ao fim de quanto tempo é que atingem por exemplo os 10cm? Acham que ambos com 10cm já é "massacrar" os peixes?

Já que falo de peixes, a lista dos que penso colocar será: 1 Ocellaris, 1 YT, 1 BT, 1 Gramma Loretto e 1 Nemateleotris Magnifica. Já sei da discórdia em relação aos tangs, e em relação aos outros mais pequenos? Ou para ter os tangs com mais "condições" é melhor prescindir dos outros mais pequenos? E já agora 1 ou 2 Ocellaris? Costumo ver estes peixes sempre aos pares, serão mais felizes dessa forma?

Obrigado.
António Durães

Mensagem 18/jun/2013, 09:48

Boas

Antes de mais deixa-me felicitar pelo aquário , está muito porreiro e com o layout muito bem feito , ja para nao falar da escolha de equipamento , e tem Aquela magia que quem já teve sabe do que falo , a Magia CUBO :D :D :D

Tenho acompanhado o tópico , mas não tenho tido tempo para de responder, vou acompanhando pelo telemóvel e lendo o que se tem escrito ...
Posso-te dizer uma coisa NAso em 60 cm como disse o Marco é Crime , YT e blue tang , vai acabar por ser também a médio/longo prazo , porque como foi dito eles crescem ,se bem que se os comprares pequenos também pode ser verdade que trocas de aquário Antes de os peixes crescerem , mas vão crescer acredita que vão ..

Quanto aos Tang , posso-te dizer que tenho Shoal / Lineatus / Acanthurus aianus / Leucostern / YT / BT / Tristis / Velifero em 630 litros de aquário , sem contar com a sump porque eles nao se escondem na sum , e posso-te dizer que normalmente está tudo bem , até um se lembrar de dar uma mocada ao outro e aquilo vira quase um ring de bicadas, até a Salaria se junta a festa ... Como disse Normalmente está tudo bem , porque no dia que não nao estiver tudo bem normalmente e passe a haver porrada constantemente , sou o primeiro a começar a tirar tangs ... Eu ainda tenho o "handicap" de não ter buracos para eles se esconderem , ou seja quando toca a porrada é mesmo sem esconder :D :D :D

Pensa bem no que queres do aquário , eu num cubo de 50 tive um velifero do tamanho de uma moeda de 2€ e um BT , mas acredita que em 1 ano ja estavam grandes para o aquário ...

Abraço e vai postando novidades , e Calma com os impulsos amigo ... :ymdevil: :ymdevil:

Boas Paulo,
Muito obrigado pelas tuas palavras de incentivo.

O naso está fora de questão ;)

Não tenho experiência neste hobby mas não quero lutas dentro do aqua, o desordeiro salta fora... :))

Vou colocando aqui a evolução e novidades, sei que vou precisar imenso da vossa ajuda. Calma, acho que é coisa que vou ter, não o digo só por dizer... tenho tido mesmo imensa paciência na preparação desta aventura!

Ps. apesar de nunca ter postado nada sobre os aquários dos membros, pois não tenho conhecimentos para tal, apenas posso dizer se gosto mais ou menos... o teu é um daqueles que gosto muiiiitooooo! E já anotei algumas dicas que mencionas no teu tópico que vou seguir, uma delas é o acerto dos parametros da agua antes de cada tpa.

1 abraço e obrigado.
António Durães

Mensagem 18/jun/2013, 09:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
António Durães Escreveu:
Pessoal, ilucidem-me lá então por favor quanto ao crescimento do YT e do BT!

Se eu comprar ambos do tamanho "S" com cerca de 3cm cada, ao fim de quanto tempo é que atingem por exemplo os 10cm? Acham que ambos com 10cm já é "massacrar" os peixes?

Já que falo de peixes, a lista dos que penso colocar será: 1 Ocellaris, 1 YT, 1 BT, 1 Gramma Loretto e 1 Nemateleotris Magnifica. Já sei da discórdia em relação aos tangs, e em relação aos outros mais pequenos? Ou para ter os tangs com mais "condições" é melhor prescindir dos outros mais pequenos? E já agora 1 ou 2 Ocellaris? Costumo ver estes peixes sempre aos pares, serão mais felizes dessa forma?

Obrigado.
António Durães

Viva António,

Pelo que ando a ler no ReefCentral, o grau de crescimento do YT é 2,5cm a cada 2 anos, mas isso é um pouco subjectivo.

Um abraço.

Mensagem 18/jun/2013, 10:30

marco quando falo no aquario da aquahobby falo em termos de quantidade e nao de experiencia da pessoa. claro que sabemos que ele tem peixe a mais tendo o escumador. mas tens de concodar que para a quantidade de cirurgioes que ele tem aquilo esta tudo muito pacifico . na minha opiniao trata-se um pouco em escolher bem os peixes e o tipo de personalidade que eles custumam ter. mas tambem digo que cada peixe ´´e um peixe.
claro que concordo ctg que se um peixe estiver sobredimensionado ja ao aquario sera de o trocar. ou entao upgrade para aquario maior. lol

Antonio
a comprar tens de comprar o Hepatus a tamanho tinnie , ou seja abaixo do S. parecem moedas de 1 ou 2 euros. o S ja ´´e um bocadinho grande. o YT ´´e que tem de ser S acho que ´´e o mais pequeno que existe.
eu comprei o meu assim e em tinha o tamanho de uma moeda de 2 euros , passado um ano estava com 5 cm quase que nao tinha crescido isto por era o unico tang no aquario . quando adicionei um binotatos o comecou a crescer que era uma coisa parva isto por o binotatus ser maior que ele. neste momento vai com 2 anos e tem cerca de 12 cm sendo o maior do aquario.
nunca se passou com os outros e esta tudo bem neste momento , com o tamanho que tem nada na boa no aquario em que esta.
esta ´´e a minha experiencia com o meu hepatus.

em relaçao ao outros peixes.
magnifica ´´e muito fixe.
gramma loretto custuma ser um pouco territorial. mas ai o marco que se pronuncie que ele tem um.
os ocellaris custuma se ter aos pares porque eles formam casal macho e femea.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros