Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua do Pippo

Aqua do Pippo

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 31/dez/2013, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 03/jan/2014, 11:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia e Bom Ano para todos

Apercebi-me que com a bomba de retorno desligada, o nível da sump ia aumentando lentamente... talvez 0.5cm por hora...
Pensei que fosse da válvula anti-retorno... até fazia sentido pois não tinha colocado Teflon com grande rigor... desmontei a válvula, apliquei Teflon e problema mantinha-se...
Foi então que reparei que saía 1 lágrima continua na junção vidro/Locline...

Imagem

Tirei ambas as peças Locline, coloquei Teflon e ao contrário do que tinha feito anteriormente, apertei as peças com 1 chave, sempre com receio de estar a forçar demais.
Tudo correu pelo melhor e parece-me que é mais 1 problema ultrapassado, visto que as peças já não choram.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 03/jan/2014, 17:24

Boa tarde

Pedro Ferrer Escreveu:

Assim sendo, para ter ruído zero no sistema, é rifar o skimmer... a bomba continua a fazer demasiado barulho e não satisfaz as minhas necessidades de ruído diminuto ou mesmo zero.

A minha bomba de retorno é uma Sicce Syncra 3.0 e esta Sicce do skimmer está muito longe da insonoridade da irmã.

Decidi contactar a Vertex via formulário do próprio site.
Após trocas de e-mail com fotos, filmes, links e depoimentos para melhor percepção do problema...

Dear Pedro,
in this case we might have to change the Pump or the Bearing Plate.
I will CC the Support Department in this. And they will contact you for an exchange or supply of a spare part. Maybe it is only necessary to exchange the Bearing palate in the front.
They will check and come back on this lately on Monday.

De referir também que:

Dear Pedro,
thanks for the quick reply.
I think the fastest solution to solve this is to cut the Red tube which is located between the pump and the body and place there a silicone tube piece. This should solve this Issue immediately.
We will have this soon ready for all new Omegas. If you want to wait we can send you one later, if you do it yourself you have fix this immediately.
Sorry for any inconvenience.

Let me know if you want us to send this.

O tubo de silicone que ele fala, vê-se neste vídeo aos 3:36

E algo que já vem de fábrica nos novos skimmers… Já a ATI PSK-2500 vinha com esse tubo… não é nada de novo…
Atenua e muito as vibrações.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 04/jan/2014, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Como já te tinha dito na página 8 deste tópico:

"Outra coisa que deverás ter em atenção, já que prezas o silêncio é verificar se o escumador que te vão vender já vem com um tubo de silicone entre a bomba e o corpo do escumador (como os restantes Vertex).
As imagens dos primeiros Vertex Omega não tinham esta ligação em silicone, apenas o tubo vermelho de pvc entre a bomba e o corpo do escumador. Vi nos videos da Macna 2013 (colocados pelo Artur aqui no forum) que agora já colocam este tubo de silicone (acredita que fará toda a diferença em termos de barulho).

Força nisso e quando tiveres o escumador faz um review com fotos."

Agora podias fazer uma review do escumador....

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 04/jan/2014, 16:54

Boa tarde Adérito

Só depois desses pormenores estarem resolvidos, que também só recentemente fui procurar, é que poderei realizar 1 review, pois apenas na 2a feira é que o suporte técnico vai finalizar a assistência.

(...)

Confirma-se que a válvula anti-retorno e o loc-line estão agora bem isolados.
O nível da sump manteve-se inalterável diversas horas até ter reiniciado o sistema.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 04/jan/2014, 23:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pedro, pessoalmente eu não ficava confiante nessa válvula de retorno, sobretudo alterada, mas isso sou eu... :-B

De resto quando enchemos isso? :ymparty:

Mensagem 04/jan/2014, 23:58

Boa noite Hugo

Porque não confias na válvula?
A única coisa mecânica que existe é a esfera.
A alteração que fiz foi no sentido ascendente de forma a absorver a agitação da esfera, eliminado assim o ruído.
No sentido descendente, a esfera assenta na borracha assinalada vedando assim o fluxo de água.
E um sistema que não tem molas... muito sintéctico.

Imagem 2511

Quanto ao encher, talvez para a semana, não sei, mesmo que exista disponibilidade para tal, o tempo anda feinho.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 05/jan/2014, 20:36

Boa tarde

Após vários adiamentos, decidi adquirir um contador de consumo (http://www.chacon.be/index.php/eco-ener ... 50-fr.html)

Aqui ficam os dados obtidos. Peço ajuda para me ajudarem a perceber, por favor.

Individualmente:
Bomba retorno Sicce Syncra 3.0
Consumo: 24-25W (45W anunciados);
Power factor:73-75;

Skimmer Vertex Omega 150
Consumo: ~22W (22W anunciados);
Power factor: 99;

Em conjunto, Bomba retorno + skimmer:
Consumo = 46-47W
Power factor = 88-90

(...)

Aquilo que eu entendo, é que o Power factor, quanto mais próximo dos 100, melhor...
A bomba de retorno, ter 73-75 de power factor, tem a ver com a altura a que tem que elevar a água?

Assim sendo, estes 46-47W de consumo total, serão falsos... visto que não temos 100 de power factor... certo?
Como descobrir então o consumo real?

Obrigado
Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 05/jan/2014, 20:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Do eu percebo disso, acho k o power factor de 99 é próximo do consumo máximo, logo tens 22/22W para valor medido/anunciado....o da bomba de ser devido a ela não estar a trabalhar no máximo esforço logo tem um power factor inferior e um consumo inferior....assim sendo um power factor de 100 é pior, pois será o consumo máximo do aparelho medido....penso eu de k!!!!

cumps

Mensagem 05/jan/2014, 21:19

Obrigado Pedro

Pesquisei e encontrei uma calculadora.
http://www.rapidtables.com/calc/electri ... ulator.htm

A Sicce Syncra 3.0, tem como intensidade de corrente 0.21A (está na tabela do link que passei no post anterior)
Com 230V de tensão e 0.9 de power factor, significa que a bomba está efectivamente a consumir 43.5W, portanto muito próximo dos 45W anunciados.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 05/jan/2014, 21:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Só precisas de saber que P=UxI, ou seja Potencia(W)=Tensao(V)xIntesidade da Corrente(A).

Cumps

Mensagem 05/jan/2014, 23:29

Pedro, não confio nessas válvulas porque já tive uma e tive problemas. Com o tempo acaba por não vedar totalmente porque com o sobe/desce a esfera acaba sempre por ganhar pequenas "ranhuras", e prefiro sempre uma solução mais "natural" que mecânia.

Se bem percebi essa válvula é para quando falha a luz não haver sifão entre o aquário e a sump, é isso?
Para isso basta colocar uma mangueirinha de bomba de ar algures no tubo/mangueira de retorno que com a entrada de ar o sifão "perde-se"...

Quanto à questão do power factor essa calculadora dá uma ajuda e o calculo que fizeste está correto! Basicamente a ideia é que o consumo que aparece referenciado nesses aparelhos é o consumo instantâneo e o consumo de um aparelho tem oscilações pelo que o power factor é como que um "alisador" se é que se pode assim dizer... :-B

Mensagem 05/jan/2014, 23:52

Boa noite Hugo

Obrigado uma vez mais pelo alerta. Neste caso, essas ranhuras não se devem colocar, visto que no sentido ascendente coloquei os 3 bocados de mangueira de forma a anular o ruído e no sentido descendente tem a borracha de origem, portanto o contacto é sempre feito com borrachas e estas não ferem a esfera...

Mas, atendendo que estamos a falar de água, inundações... em conjunto com o Rui M. Gaspar iremos em devido tempo adoptar a tua solução, visto que também ele partilha da tua opinião.

Para já, fica a válvula que é bem melhor do que ter que levantar o loc-line de forma a desferrá-lo manualmente...

Obrigado uma vez mais.
Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 06/jan/2014, 13:13

Parece-me a decisão mais sensata! :ymapplause:

Já agora, e porque também tive esse problema, eu só consegui que funcionasse 100%, fazendo o furo no tubo de retorno, e colocando a outra ponta da mangueirinha dentro de água na coluna seca (quando a luz desliga a água na coluna seca desce e destapa essa ponta da mangueirinha, deixando entrar o ar e "desferrando" o sifão.

Só com a mangueirinha no ar, fazia efeito venturi e tinha montes de microbolhas no aquário! ;)

Mensagem 06/jan/2014, 20:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Não sei se é disto que estão a falar mas eu resolvo assim.
Faço 2 ou 3 furos na saida do tubo para o aquário, 1 é arriscado por causa de poder entupir.
Os furos são feitos com a bomba desligada e próximo do nível de agua, quando a bomba liga o nível sobe e os furos
ficam tapados.
Ao desligar a bomba o nivel desce entra ar pelos furos e o tubo desferra.
É só ir limpando de vez em quando por causa do sal algas etc...
Imagem
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 06/jan/2014, 21:09

Sim Ricardo essa é outra solução para quem tem o tubo de retorno dentro de agua!

O meu por exemplo não está!!! ;)

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 07/jan/2014, 11:39

Bom dia

Obrigado pelas dicas dos furos.

(...)

Resolução da Vertex para o meu problema.

Dear Pedro,

the soft silicone update is not yet available.
We will send you an updated bearing plate.
Please change this on your pump.
This might already solve your problem.
Please let us know and also send us some pics of your mounted pump that we can see if there's any further Problem.

To which adress can we send the bearing plate?

Best regards

Agora é aguardar.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 08/jan/2014, 20:41

Boa noite

Mail recebido no dia de ontem:

Dear Pedro,

to your questions:
1. As soon as we will receive the soft silicone update we can send you one, when the new bearing plate is NOT fixing your problem totally.
2. the new bearing plate has a notch for the impeller, maybe it fixes your problem totally

We will send the new bearing plate tomorrow.
Please let us know how your system works with it and if your problem is fixed totally.
Thanks.

Best regards,

O novo 'Beating plate' já vem a caminho... tem como data prevista de chegada, 14-15/Jan.
Esperemos que resolva, pelo menos foi fácil a identificação do problema e a respectiva tomada de decisão de envio do novo 'Bearing plate'

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 14/jan/2014, 00:39

Boa noite

Já recebi o novo 'Bearing plate'!

Imagem 2520

Imagem 2521

O rebaixo no 'Bearing plate' faz toda a diferença! Impressionante!

O sistema parece outro! Apesar de não ser bem ainda o que pretendia.

Falta o tubo de silicone entre a bomba e o corpo do escumador.
Pelo que li, também o trabalho em água salgada melhora substancialmente o seu comportamento.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 14/jan/2014, 00:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros