Quem me conhece sabe bem como eu encaro de frente o meu aquario!
Por vezes tenho imensas duvidas ....é sério mesmo, não duvidem !!!.
Passo a explicar:
Eu sempre tive falta de nutrientes no sistema, tinha os NO3 em falta e tbm PO4, tudo a zero chegava a ter os corais pálidos "com fome " e olhem que adiciono alguns elementos de nutrição da zeovit desde sempre, vitalizer, AA, stilo possy glow .
E porque a falta? porque a manutenção que faço não deixava realçar/ evidenciar os mesmo, não deixo em falta a respectiva tpas, boa afinação do Skimmer e manutenção do mesmo, colocação de carvão (sempre constante no sistema), poucos peixes tipo: 4 ou 5 .
Até que por fim não tive alternativa, colocação de mais peixes....! apesar de não gostar da colocação de mais peixes fui obrigado a fazer.
passei para 14 peixes obrigaram-me a alimentar mais ainda o sistema, mas continuei sempre com a devida manutenção, depois da adição de mais peixes comecei a notar uma subida de NO3 tipo: comecei a notar cor no teste de nitratos mas muito pouco ainda, nada de PO4, até que comecei a espaçar mais as Tpas , mesnos escumação ( passagem rapida da agua pelo skimmer), acabando tbm por retirar o carvão que estava constantemente no sistema.
Depois disto comecei a notar uma subida de nutrientes como devem calcular...!
Conclusão, não consigo ter estes valores constante de nutrientes no sistema, existe sempre tendência a varias oxcilações, sempre para menos, daí eu ficar contente com a subida de PO4
Se vcs notarem bem, existe varios aquario aqui no forum com valores parecidos os que tenho agora, poderia mencionar mas é preferivel que sejam voces a fazer a nota!!
PS: o jogo de nutrientes no sistema é sempre mt complexo

ou temos demais ou em falta

cabe a nós tentar entende-los um pouco ....
Não sei se ajudei mas espero que sim, penso que não é novidade para todos vcs..... isto!!!
João Gomes, o NO3 e PO4 apesar de estarem interligados eu não concordo quando se diz :
-ou se tem os 2 baixos /ou altos (NO3 e PO4 )!!!!
Obrigado
fica uma foto :
Acropora
Mrs Pacman
Cumprimentos.
Ricardo Prata