Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef In Heaven

Reef In Heaven

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/jun/2013, 12:19

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Pessoal,
Quando "defendo" o número de peixes em aquário especialmente tangs tem a ver com vários erros que se vem por ai.
São erros aos meus olhos, e podem não o ser aos olhos dos demais... isto é apenas a minha opinião pessoal, não é regra de ouro. Aquilo que eu defendo é aquariofilia responsável e tendo em vista o futuro do hobby e o futuro da pessoa que tem o aquário, e que mais tarde acaba por desistir e isso não é bom para ela nem para o hobby. Já para não falar das especies e organismos em causa.

Existem peixes e peixes, exitem aquarios e aquarios e existem aquariofilistas e aquariofilistas. De uma maeira geral devia-se usar o bom senso na adição de peixes, principalmente a de certas especies... é isto que tento defender a passar conhecimentos. Quem me dera quando comecei, haver alguem que me passase algumas informações básicas de aquariofilia de reef.

Podem-se arranjar mil desculpas para o que corre mal depois dos peixes morrerem mas antes de os acrescentar ao sistema ninguem pensa nelas. Quando abordo isso em conversas entre a malta existem sempre mil desculpas (depois do peixe morrer) mas se calhar nunca pensam que a introdução deste peixe ou daquele é errada e não é aconcelhável para o sistema.

Pensam... vou acrescentar porque é pequeno. Porque é que não pensam ao contrário... não vou acrescentar porque fica grande? Não vou acrescentar, porque é um peixe brigão e vai-me fazer a vida negra em 2 ou 3 anos. Depois dizem... há mas isso depende da "personalidade" de peixe... sim, até pode ser. Mas quais são as probabilidades de um Hepatus em adulto fazer asneira? ou qual a probabilidade de um louriculos ou um anjo morder os sps? Qual é a probabilidade de um Sohal viver bem num aquario de 90 cm?? Talves um aquariofilista responsável pense nisso... nas probabilidades de sucesso em manter, fazer crescer um peixe saudavel e mante-lo por 10 anos. Era a isto que qualquer de nós devia tentar!

Agora pergunto... quantos Tangs com mais de 10 anos conhecem a viver em aquarios e que tivessem entrado em novos para esse aquario ou pelo menos com esse dono? Quantos??
Já pensaram que palhaços com mais de 10 anos até á alguns? Se calhar porque nos preocupamos mais com eles? Ou será porque lhes damos mais condiçoes??
Eu, de uma maneira geral penso nisso antes de colocar peixes num aquario... poque corais, ainda se vai ao vizinho do lado e parte-se um frag, com os peixes não é bem assim. Se até sabemos que os peixes são a principal causa de subida de nutrientes num aquário, porque sobrecarregamos os sistemas? Porque mantemos 6 tangs quando só deviamos ter 2 ou 3?

É por esse caminho que tento levar o meu tipo de aquariofilia mas como já disse isso é aos meus olhos e se calhar para alguns não é bem assim... mas, quando achar que é errado ou que não é muito bom para alguem que está a começar eu vou alertar ou aconcelhar. Acho que todos os mais velhos e mais experientes o deviam fazer, porque sabem imensas histórias e sabem de imensas experiencias que correram mal ou mesmo eles já passaram por esse caminho.

Mais uma vez António, desculpa o off topic, provavelmente é melhor criar um post apenas sobre isto. Até porque gostava de ouvir outras opiniões e debater este assunto pois é importante para todos nós!

Mensagem 18/jun/2013, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 241
Apesar de ser novo nisto dos reefs, sempre foi a minha idelogia. E posso dizer que está expressa este ultimo post do Marco Madeira.
Aquariofilia responsavel.

Secalhar o ideal, era até existir um topico inamovivel, onde tivesse algumas combinações tipo para diferentes litragens/medidas de aquarios. Eu pessoalmente tambem fico um pouco baralho com as medidas que vou por, 80x50x40 (cxLxA)

Queria so saber uma coisa. Todos os cirurgiões são apanhados certo? Não vos preocupa o ritmo de devastação que o oceano está a sofrer?
Eu acho que a aquariofilia marinha tem a sua cota parte nisto

Existe mil e uma teorias para desculpar, eu proprio já tive peixes de agua doce wild. Que dão de comer as populações locais, sim, que têm genes melhores para reprodução sim, que têm melhores cores sim.

Mas se houvesse uma massiva adesão a esta ideologia, de evitar peixes wild, acredito que muita coisa boa seria feita.
Doi-me ver tanto peixe selvagem a ser "morto" com situações que ja foram referidas acima
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 18/jun/2013, 17:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Armando e Bruno, obrigado pelo vosso testemunho. O crescimento do YT não me parece muito exagerado mas o BT deverá crescer mais rápidamente, penso eu.

Marco, essa abordagem e forma de estar no hobby é de salutar. Se me permites, quando tiver o prazer de estar contigo e ver o teu aquario trocamos ideias sobre os tangs.

Tiago, obrigado pela tua opinião. Não faço ideia da proveniência ou forma de captura dos peixes, mas penso que muitos já são de reproduções em cativeiro. Li algures no tempo que por exemplo o Leucosternon é capturado com recurso ao uso de Cianeto com graves consequências para a saúde do peixe. A ser verdade é uma triste realidade. O aumento significativo da temperatura das águas também está a causar danos irreversíveis nos corais, a grande barreira de coral é disso um bom exemplo.

António Durães

Mensagem 19/jun/2013, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
António Durães Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas

Antes de mais deixa-me felicitar pelo aquário , está muito porreiro e com o layout muito bem feito , ja para nao falar da escolha de equipamento , e tem Aquela magia que quem já teve sabe do que falo , a Magia CUBO :D :D :D

Tenho acompanhado o tópico , mas não tenho tido tempo para de responder, vou acompanhando pelo telemóvel e lendo o que se tem escrito ...
Posso-te dizer uma coisa NAso em 60 cm como disse o Marco é Crime , YT e blue tang , vai acabar por ser também a médio/longo prazo , porque como foi dito eles crescem ,se bem que se os comprares pequenos também pode ser verdade que trocas de aquário Antes de os peixes crescerem , mas vão crescer acredita que vão ..

Quanto aos Tang , posso-te dizer que tenho Shoal / Lineatus / Acanthurus aianus / Leucostern / YT / BT / Tristis / Velifero em 630 litros de aquário , sem contar com a sump porque eles nao se escondem na sum , e posso-te dizer que normalmente está tudo bem , até um se lembrar de dar uma mocada ao outro e aquilo vira quase um ring de bicadas, até a Salaria se junta a festa ... Como disse Normalmente está tudo bem , porque no dia que não nao estiver tudo bem normalmente e passe a haver porrada constantemente , sou o primeiro a começar a tirar tangs ... Eu ainda tenho o "handicap" de não ter buracos para eles se esconderem , ou seja quando toca a porrada é mesmo sem esconder :D :D :D

Pensa bem no que queres do aquário , eu num cubo de 50 tive um velifero do tamanho de uma moeda de 2€ e um BT , mas acredita que em 1 ano ja estavam grandes para o aquário ...

Abraço e vai postando novidades , e Calma com os impulsos amigo ... :ymdevil: :ymdevil:

Boas Paulo,
Muito obrigado pelas tuas palavras de incentivo.

O naso está fora de questão ;)

Não tenho experiência neste hobby mas não quero lutas dentro do aqua, o desordeiro salta fora... :))

Vou colocando aqui a evolução e novidades, sei que vou precisar imenso da vossa ajuda. Calma, acho que é coisa que vou ter, não o digo só por dizer... tenho tido mesmo imensa paciência na preparação desta aventura!

Ps. apesar de nunca ter postado nada sobre os aquários dos membros, pois não tenho conhecimentos para tal, apenas posso dizer se gosto mais ou menos... o teu é um daqueles que gosto muiiiitooooo! E já anotei algumas dicas que mencionas no teu tópico que vou seguir, uma delas é o acerto dos parametros da agua antes de cada tpa.

1 abraço e obrigado.
António Durães

Obrigado pela parte que me toca amigo, mas não tenhas medo de comentar o aqua de ninguém , com ou sem conhecimentos sabes ver se está bonito ou não , se bem que pode estar bonito para ti e para outros não :D :D :D ....

Alguma coisa que precises , ja sabes estou sempre por aqui , e vai mantendo o tópico actualizado ;) ;) ...

Abração ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 10/jul/2013, 10:43

Passadas praticamente 4 semanas após a montagem, já apareceram as primeiras algas, penso que sejam diatomáceas.

Alguma informação do que tenho feito:

Tenho feito TPAs semanalmente de 10% com água salinada. As primeiras 2 semanas não liguei a iluminação, está actualmente com 6 horas diárias a 30%. Utilizo desde o primeiro dia carvão activado num saquinho dentro do filterbag na queda da água.

Neste momento os parâmetros da água são os seguintes:

Temp: 27.1
Densidade: 1024
PH: 7.9
Amónia: 0ppm
Nitritos: 0ppm
Nitratos: 2ppm
Fosfatos: 0.12ppm
CA: 430
KH: 9.4
MG: 1360

Agora as minhas dúvidas:

1- Estas algas acastanhadas que apareceram um pouco por toda a rocha serão mesmo diatomáceas? No areão (ainda) não apareceu nada!
2- Caso sejam diatomáceas, uma das fontes para o seu aparecimento é a presença de Silicatos na água, correcto? Se apenas uso água de osmose a única forma que vejo de ter introduzido alguns silicatos será através dos filterbags que são lavados com água corrente. Quem usa, passa por água de osmose antes de introduzirem no aquário?
3- Acham que devo tomar alguma medida para controlar estas algas, por exemplo escovar a rocha ou reduzir o período de iluminação, ou simplesmente deixar evoluir até que estas despareçam dando lugar às algas verdes?
4- Justifica-se a introdução da “equipa de limpeza”?

Agora as fotos para que me possam ajudar:

Geral:

Imagem

Algas:

Imagem

Imagem

Imagem

P.S. Desculpem a qualidade das fotos mas é mesmo difícil fotografar o aquário.

Obrigado.
Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 11/jul/2013, 12:37

Antonio...
equipa de limpeza e deixar andar... nada mais.
O ciclo é normal e tem de acontecer, nao te preocupes. ;)

Mensagem 11/jul/2013, 17:46

Antonio...

Obrigado Marco pela tua ajuda. Se faz parte do ciclo, melhor... tinha receio de ser outra coisa que virasse praga e assim atacava de início.

Abraço.
António Durães

Mensagem 12/jul/2013, 11:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
António Durães Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Antonio...

Obrigado Marco pela tua ajuda. Se faz parte do ciclo, melhor... tinha receio de ser outra coisa que virasse praga e assim atacava de início.

Abraço.
António Durães

Boas,

Epá ... se não fizeres TPAs certinhas e andares a inventar sim, isso pode virar praga.

Agora com TPA de 10% semanal isso passa em menos de nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/jul/2013, 13:47

Obrigado pela tua dica. Irei continuar com as TPAs semanais como até aqui, sem inventar ;)

Já agora, o carvão activado que uso é o Seachem Matrix Carbon que dizem durar uns 3 a 6 meses. O meu fez 1 mês de uso, acham que não confie nesta estimativa e troque por novo?

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 12/jul/2013, 14:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
António Durães Escreveu:
Olá Rui,

Obrigado pela tua dica. Irei continuar com as TPAs semanais como até aqui, sem inventar ;)

Já agora, o carvão activado que uso é o Seachem Matrix Carbon que dizem durar uns 3 a 6 meses. O meu fez 1 mês de uso, acham que não confie nesta estimativa e troque por novo?

Cumprimentos.
António Durães

Boas,

Parabens pela nova montagem, as algas é algo que nao consegues fugir, é o ciclo normal do aquario, quando estabilizar não iras ter mais algas (se as tiveres... aí ja tens de ter um problema para resolver!! mas agora não).
O carvão por norma troco de 6 em 6 semanas, apenas porque é o que todos dizem, que ao fim dessas semanas esgota, se é verdade ou nao, nao sei? sinceramente acho que isso é uma coisa que ninguem sabe!! simplesmento sigo as "regras" gerais da aquariofilia e nunca me dei mal...

2- Caso sejam diatomáceas, uma das fontes para o seu aparecimento é a presença de Silicatos na água, correcto? Se apenas uso água de osmose a única forma que vejo de ter introduzido alguns silicatos será através dos filterbags que são lavados com água corrente. Quem usa, passa por água de osmose antes de introduzirem no aquário?

Até os vidros contém silicatos!!! mas quantidades minimas claro! le este artigo, acho que te vai dar uma ideia clara dos ciclos em aquarios "recém-nascidos":

http://joejaworski.wordpress.com/2008/07/10/the-real-scoop-on-brown-algae/

Mensagem 12/jul/2013, 15:03

Obrigado pelas tuas palavras. Esta é a minha primeira experiência na aquariofilia.

Obrigado pelo artigo sobre a ciclagem dos aquários. Eu já li por aí muita coisa sobre o tema mas o difícil para mim é o saber identificar as coisas :) Eu tinha quase a certeza de se tratar de diatomáceas mas nada como confirmar com o pessoal mais entendido ;)

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 18/jul/2013, 22:25

Gostava que me tirassem umas dúvidas por favor:

As algas acastanhadas que apareceram nas rochas adquiriram umas bolhas de ar que se vão desprendendo com a circulação.
Estas bolhas circulam pela coluna de água mas muitas delas não atingem a superfície. As algas mantêm o mesmo tom acastanhado e parecem sair com bastante facilidade pois toquei com um raspador nelas e soltaram-se logo.

As fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Serão diatomáceas e estas bolhas são o resultado da fotossíntese?
Já li muito na net e uns dizem ser dinoflagelados, outros dizem ser diatomáceas e há ainda quem diga tratar-se de cyanos. O que acham?

Fiz a ultima TPA no passado Sábado, trocando 10% da água e aspirei a sump.

Os valores de nitratos e fosfatos foram medidos à pouco e são os seguintes:

Nitratos: 1.5ppm
Fosfatos: 0.00ppm

Tenho neste momento 7 horas de luz e a Vortech no mode Reef Crest a 90%.

O areão nunca apresentou sinais de algas e aparentemente a circulação abrange todo o aquário pois de 2 em 2 dias tenho que "retocar" a areia que sai do lugar.

Nota: peço desculpa mas se não conseguirem perceber bem as minhas fotos, o que tenho é muito parecido a estas fotos do seguinte link:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1656079

Obrigado.
António Durães

Mensagem 19/jul/2013, 09:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 355
Deverão ser cianos. Não te preocupes muito com o que é ou não é. Ao longo do tempo irão aparecer várias coisas que nunca virás a saber o que eram... :D

Nesta fase é normal como já te disseram. De resto é só controlar a impaciência....

:ympeace:
Imagem

Mensagem 19/jul/2013, 11:14

Deverão ser cianos. Não te preocupes muito com o que é ou não é. Ao longo do tempo irão aparecer várias coisas que nunca virás a saber o que eram... :D

Nesta fase é normal como já te disseram. De resto é só controlar a impaciência....

:ympeace:

Olá Gonçalo,

Obrigado pela tua ajuda. Gostei da parte do "nunca virás a saber o que eram..." :p

Eu não estou impaciente, gostava era de ir percebendo com a vossa ajuda a evolução do aquário.

Penso que o normal seria o aparecimento das primeiras algas (diatomáceas) e depois as algas verdes... mas como há cerca de 4 dias apareceram estas bolhas de ar, pode tratar-se de outra coisa... e no caso de serem cianos, acho que uma das formas para controlar será a paragem de adição de fontes de carbono... e é essa mesma fonte que teria de parar pois desde o inicio da montagem estou a adicionar bactérias (Biodigest) e o alimento/fonte carbono para as mesmas (Bioptim) alternando as ampolas semanalmente.

Ainda não introduzi qualquer vivo no aquário, vou ver se meto neste fim de semana a equipa de limpeza.

Obrigado.
António Durães

Mensagem 19/jul/2013, 11:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Olá,

penso que não ha necessidade de teres um fotoperiodo com tantas horas de luz, eu reduzia para metade do tempo por dia nesta fase
do (ciclo) irá com certeza ajudar-te a controlar essas algas dinos!

Não falhando com as devidas TPAs, boa afinação do Skimmer.....

Bom trabalho!
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 19/jul/2013, 21:58

Obrigado pela tua opinião e dicas.

Vou reduzir um pouco o fotoperíodo para 4 horas, é que neste momento tenho a Radion a funcionar a apenas 30% da potência dela. O escumador está a funcionar mais em modo WET, não consigo escumar mais seco talvez por não ter nenhuma carga orgânica para tal.

Vou aguardar mais uns dias para ver a evolução e se chegar á conclusão que são dinos, vou tentar o método do Rui Manuel Gaspar com o "Peróxido de Hidrogénio". Se forem cianos, paro com a adição de fonte de carbono. Se forem diatomáceas, tanto melhor... deixo andar! ;) Vou continuar com as TPA's semanais como até aqui.

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 20/jul/2013, 00:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

Vou aguardar mais uns dias para ver a evolução e se chegar á conclusão que são dinos, vou tentar o método do Rui Manuel Gaspar com o "Peróxido de Hidrogénio". Se forem cianos, paro com a adição de fonte de carbono. Se forem diatomáceas, tanto melhor...

António

faz lá um grande favor ao aquário e senta-te a frente dele apenas a ver o tempo passar B-)
quando não tiveres mesmo nada para fazer uma troca de agua ajuda sempre a passar a febre de fazer alguma coisa e o aquario agradece

andas a ler demasiadas coisas pelos fóruns,tens um dos melhores equipamentos para ter um grande aquario,mas leva-me a pensar que tens ai um grande defeito que é :)) demasiado tempo livre :D

aproveita o tempo livre para ir passear que o tempo tem estado que é uma maravilha :)

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 20/jul/2013, 07:59

Carlos Mota Escreveu:
boas

Vou aguardar mais uns dias para ver a evolução e se chegar á conclusão que são dinos, vou tentar o método do Rui Manuel Gaspar com o "Peróxido de Hidrogénio". Se forem cianos, paro com a adição de fonte de carbono. Se forem diatomáceas, tanto melhor...

António

faz lá um grande favor ao aquário e senta-te a frente dele apenas a ver o tempo passar B-)
quando não tiveres mesmo nada para fazer uma troca de agua ajuda sempre a passar a febre de fazer alguma coisa e o aquario agradece

andas a ler demasiadas coisas pelos fóruns,tens um dos melhores equipamentos para ter um grande aquario,mas leva-me a pensar que tens ai um grande defeito que é :)) demasiado tempo livre :D

aproveita o tempo livre para ir passear que o tempo tem estado que é uma maravilha :)

.

Isto!!
Deixa isso andar... tens de ter paciencia António. Deixa lá o peróxido quieto.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Mensagem 20/jul/2013, 09:04

Isto!!! :))

São criticas construtivas como estas que nos fazem evoluir.
Obrigado aos dois.

PS. Carlos, és bruxo ou já são muitos anos a virar frangos...? ;)

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 20/jul/2013, 13:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
António Durães Escreveu:

Antonio, tens um produto eficaz para esse tipo de problemas....Paciência!! barato e eficaz!!! ;)

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros