Pessoal,
Quando "defendo" o número de peixes em aquário especialmente tangs tem a ver com vários erros que se vem por ai.
São erros aos meus olhos, e podem não o ser aos olhos dos demais... isto é apenas a minha opinião pessoal, não é regra de ouro. Aquilo que eu defendo é aquariofilia responsável e tendo em vista o futuro do hobby e o futuro da pessoa que tem o aquário, e que mais tarde acaba por desistir e isso não é bom para ela nem para o hobby. Já para não falar das especies e organismos em causa.
Existem peixes e peixes, exitem aquarios e aquarios e existem aquariofilistas e aquariofilistas. De uma maeira geral devia-se usar o bom senso na adição de peixes, principalmente a de certas especies... é isto que tento defender a passar conhecimentos. Quem me dera quando comecei, haver alguem que me passase algumas informações básicas de aquariofilia de reef.
Podem-se arranjar mil desculpas para o que corre mal depois dos peixes morrerem mas antes de os acrescentar ao sistema ninguem pensa nelas. Quando abordo isso em conversas entre a malta existem sempre mil desculpas (depois do peixe morrer) mas se calhar nunca pensam que a introdução deste peixe ou daquele é errada e não é aconcelhável para o sistema.
Pensam... vou acrescentar porque é pequeno. Porque é que não pensam ao contrário... não vou acrescentar porque fica grande? Não vou acrescentar, porque é um peixe brigão e vai-me fazer a vida negra em 2 ou 3 anos. Depois dizem... há mas isso depende da "personalidade" de peixe... sim, até pode ser. Mas quais são as probabilidades de um Hepatus em adulto fazer asneira? ou qual a probabilidade de um louriculos ou um anjo morder os sps? Qual é a probabilidade de um Sohal viver bem num aquario de 90 cm?? Talves um aquariofilista responsável pense nisso... nas probabilidades de sucesso em manter, fazer crescer um peixe saudavel e mante-lo por 10 anos. Era a isto que qualquer de nós devia tentar!
Agora pergunto... quantos Tangs com mais de 10 anos conhecem a viver em aquarios e que tivessem entrado em novos para esse aquario ou pelo menos com esse dono? Quantos??
Já pensaram que palhaços com mais de 10 anos até á alguns? Se calhar porque nos preocupamos mais com eles? Ou será porque lhes damos mais condiçoes??
Eu, de uma maneira geral penso nisso antes de colocar peixes num aquario... poque corais, ainda se vai ao vizinho do lado e parte-se um frag, com os peixes não é bem assim. Se até sabemos que os peixes são a principal causa de subida de nutrientes num aquário, porque sobrecarregamos os sistemas? Porque mantemos 6 tangs quando só deviamos ter 2 ou 3?
É por esse caminho que tento levar o meu tipo de aquariofilia mas como já disse isso é aos meus olhos e se calhar para alguns não é bem assim... mas, quando achar que é errado ou que não é muito bom para alguem que está a começar eu vou alertar ou aconcelhar. Acho que todos os mais velhos e mais experientes o deviam fazer, porque sabem imensas histórias e sabem de imensas experiencias que correram mal ou mesmo eles já passaram por esse caminho.
Mais uma vez António, desculpa o off topic, provavelmente é melhor criar um post apenas sobre isto. Até porque gostava de ouvir outras opiniões e debater este assunto pois é importante para todos nós!