Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Arrojado's Reef! 400L

Arrojado's Reef! 400L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Brunoarrojado Escreveu:
Tantas visualizações e tão poucos comentários? :)

Vá lá pessoal! Quero ler mais opiniões...

Bem...entraram 2 ocellaris b&w no aquario de quarentena, e parece-me que não vão sair de lá... !
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Entao Bruno? Não me digas que achas que esta doentes :|
Abraço
Nuno Silva

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Brunoarrojado Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:

Bem...entraram 2 ocellaris b&w no aquario de quarentena, e parece-me que não vão sair de lá... !

Bruno,

Que salinidade tens no aquário de quarentena?

Chamo a atenção que em algumas lojas, a salinidade está a 1.015/1.016, o que torna quase impossivel, mesmo com uma aclimatização prolongada a introdução dos peixes num aquário a 1.024/1.025; aquilo que a literatura diz é que não se deve aumentar a salinidade aos peixes, mais que 0.003 por dia (para baixo pode e deve fazer-se mudanças grandes).

Penso que para além dos parasitas que muitas vezes trazem, uma das razões para as cada vez mais frequentes dificuldades aqui referidas no fórum, em introduzir palhaços nos aquários (que até são peixes resistentes), tem a ver com as mudanças bruscas de salinidade a que estão a ser sujeitos.

Se tens aquário de quarentena, quando comprares peixes, aclimata-os com o aquário de quarentena a 1.014, dá-lhes um banho de água doce (10 min. ,para palhaços 15 minutos), no dia seguinte baixa para 1.012/1.011 (com refratómetro) e deixa-os assim durante 2 semanas; depois vai aumentando a salinidade, no máximo 0.003 por dia, até estarem à mesma salinidade que o aquário principal e vais ver que o esforço compensa.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Bruno boa sorte com os novos habitantes ;) . Já notas-te algo de anormal ? ou dizes que vão permanecer no aquário de quarentena apenas por motivos de percaução ?

Nuno Miguel Silva Escreveu:
Entao Bruno? Não me digas que achas que esta doentes :|

Boas Nuno,

Um já seguiu para o Céu, o outro vamos ver.... sim, provavelmente brookynella...
Imagem

César Silvério Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:

Bruno,

Chamo a atenção que em algumas lojas, a salinidade está a 1.015/1.016, o que torna quase impossivel, mesmo com uma aclimatização prolongada a introdução dos peixes num aquário a 1.024/1.025; aquilo que a literatura diz é que não se deve aumentar a salinidade aos peixes, mais que 0.003 por dia (para baixo pode e deve fazer-se mudanças grandes).

Penso que para além dos parasitas que muitas vezes trazem, uma das razões para as cada vez mais frequentes dificuldades aqui referidas no fórum, em introduzir palhaços nos aquários (que até são peixes resistentes), tem a ver com as mudanças bruscas de salinidade a que estão a ser sujeitos.

Se tens aquário de quarentena, quando comprares peixes, aclimata-os com o aquário de quarentena a 1.014, dá-lhes um banho de água doce (10 min. ,para palhaços 15 minutos), no dia seguinte baixa para 1.012/1.011 (com refratómetro) e deixa-os assim durante 2 semanas; depois vai aumentando a salinidade, no máximo 0.003 por dia, até estarem à mesma salinidade que o aquário principal e vais ver que o esforço compensa.

Abraço

Boas a salinidade é de 1024. A quarentena não deve ter esse tipo de salinidade, isso que estás a falar é o metodo de hiposalinidade. A quarentena deve ser igual á agua do aquário principal.

A Aclimatização do peixe foi feita de forma bastante lenta, só depois entrou na quarentena.

Obrigado

BA
Imagem

Hugo Rafael Escreveu:
Bruno boa sorte com os novos habitantes ;) . Já notas-te algo de anormal ? ou dizes que vão permanecer no aquário de quarentena apenas por motivos de percaução ?

Olá Hugo,

Todos os peixes devem passar pela quarentena, e devido ao facto dos primeiros palhaços me terem morrido, investi um pouco na quarentena.

Sim, desde o primeiro dia que nao comiam, quando reparei que estavam doentes converti a quarentena para hospital. Infelizmente um já seguiu para o céu...vamos ver o próximo.

Se fosse a primeira que vez que tivesse peixes...até podia desconfiar de não perceber nada disto, mas infelizmente já não sei o que fazer, tenho de ir à bruxa...fdx...
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Ja tentas-te comprar peixes noutra loja? Não digo que a loja onde vais seja má, mas pode haver qualquer coisa na agua dos aquários deles que não esta bem :-?
Abraço
Nuno Silva

Bruno realmente os palhaços andam com uns problemas e não se pode dizer que seja falta de cuidado dos donos na aclimatização.

Os meus ao inicio tambem recusavam comida tambem comecei a ficar aflito. Ao segundo dia la pegaram na ração mas mesmo assim até fazer os 15 dias que me disseram não ando descansado.... mas quando os comprei já tinha conhecimento da situação mas mesmo assim a familia quis trazer os peixes.

Penso que o defeito não é da loja todas as lojas mantem salinidades baixas e basicamente hoje em dia veem todos da mesmo importador.

Segundo me disseram a doença em salinidades baixas não se pronuncia. só depois com altas salinidades dos aquários de recife e que se torna evidente.

Bruno espero que o que sobrou se consiga safar. Depois a ver se combinamos e nos encontramos pelo sitio do "costume".

Boa sorte.

Nuno Miguel Silva Escreveu:
Ja tentas-te comprar peixes noutra loja? Não digo que a loja onde vais seja má, mas pode haver qualquer coisa na agua dos aquários deles que não esta bem :-?

Olá Nuno,

Pois, tenho de ver como vou resolver isto, já lá vai uma guita valente para morrer. Isto não anda facil. :|
Imagem

Hugo Rafael Escreveu:
Bruno realmente os palhaços andam com uns problemas e não se pode dizer que seja falta de cuidado dos donos na aclimatização.

Os meus ao inicio tambem recusavam comida tambem comecei a ficar aflito. Ao segundo dia la pegaram na ração mas mesmo assim até fazer os 15 dias que me disseram não ando descansado.... mas quando os comprei já tinha conhecimento da situação mas mesmo assim a familia quis trazer os peixes.

Penso que o defeito não é da loja todas as lojas mantem salinidades baixas e basicamente hoje em dia veem todos da mesmo importador.

Segundo me disseram a doença em salinidades baixas não se pronuncia. só depois com altas salinidades dos aquários de recife e que se torna evidente.

Bruno espero que o que sobrou se consiga safar. Depois a ver se combinamos e nos encontramos pelo sitio do "costume".

Boa sorte.

Olá Hugo, sim, parece que os palhaços andam com bastante problemas. Para mim, o problema é de ambos, se o importador sabe deste problema não deveria vender os palhaços, ou então fazer uns testes com salinidade a 1025/24. Em relação ao lojista deveria desinfectar as baterias dos aquários e arranjar um aquário com 1025/24 para perceber quais dos palhaços estão bons para serem vendidos.

Isto é um negócio intragato, se o cliente gasta uma pipa de massa, e depois os peixes morrem, a culpa nunca é de ninguem, alguma coisa não está certa, deveria haver uma certa garantia neste caso. Se for um caso isolado é uma coisa, mas quando são em quase todos os palhaços as coisas mudam de figura e é preciso agir correctamente neste caso.

Até porque a confiança vai desparecendo....

Vamos ver como isto se vai desenrolar.

Obrigado,

BA
Imagem

Sem duvida, nisso tens toda a razão a confiança vai se perdendo. Para mim isto deveria de ser logo no impotador a manter uma salinidade alta mas infelizmente os custos que isso trás não faz com que eles o façam... Os palhaços já a muitos nascidos em cativeiro não sei da proveniencia dos do grande importador nacional mas secalhar ate são de cativeiro e sempre viviram com salinidades muito baixas. Talvez por isso estejam a desenvolver essa bactéria.

Só espero que esse melhore porque alem do dinheiro que não e pouco ainda se perde um ser vivo o que e sempre de lamentar.

Mais uma vez boa sorte Bruno.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
César Silvério Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:
[quote="Brunoarrojado"

Bruno,

Abraço

Boas a salinidade é de 1024. A quarentena não deve ter esse tipo de salinidade, isso que estás a falar é o metodo de hiposalinidade. A quarentena deve ser igual á agua do aquário principal.

A Aclimatização do peixe foi feita de forma bastante lenta, só depois entrou na quarentena.

Obrigado

BA

Olá Bruno,

Chegaste há pouco tempo, mas já sabes tudo...
Boa sorte!
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

César Silvério Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:
[quote="Brunoarrojado"

Bruno,

Abraço

Obrigado

BA

Olá Bruno,

Chegaste há pouco tempo, mas já sabes tudo...
Boa sorte!
Abraço

César, a tua ultima afirmação foi totalmente fora de contexto.

Eu não sei tudo, alias estou sempre a aprender, senão não estava aqui.

Mas o que te diz dizer na resposta anterior, está aqui.

http://www.advancedaquarist.com/blog/qu ... ade-simple
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Brunoarrojado Escreveu:

Obrigado

BA

Bruno, não estás a ler os comentários que te fazem.

O que o César está a dizer é que na loja os aquários geralmente estão a 1.015/1.016 (comprovado por mim também)

Se aclimatas a 1.024 estás a subir a salinidade para o peixe em .008/.009 ppm o que é imenso dado que não deverá subir mais que .003 por dia ...

Ou seja ... se a salinidade de origem é 1.015 então tu é que estás a cometer o erro e a matar os peixes ... e não o lojista que te esteja a enganar.

O César está a dar-te a solução dado que tu tens um aquário de quarentena. Monta-o a 1.014 (medido com refractrómetro) e vai subindo gradualmente.

Uma das minhas citações preferidas "Existe uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria" ...

Abraços e vai com calma.
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:

Obrigado

BA

O que o César está a dizer é que na loja os aquários geralmente estão a 1.015/1.016 (comprovado por mim também)

Se aclimatas a 1.024 estás a subir a salinidade para o peixe em .008/.009 ppm o que é imenso dado que não deverá subir mais que .003 por dia ...

Ou seja ... se a salinidade de origem é 1.015 então tu é que estás a cometer o erro e a matar os peixes ... e não o lojista que te esteja a enganar.

O César está a dar-te a solução dado que tu tens um aquário de quarentena. Monta-o a 1.014 (medido com refractrómetro) e vai subindo gradualmente.

Uma das minhas citações preferidas "Existe uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria" ...

Abraços e vai com calma.
Rui

Rui, eu percebi o que o César que diz dizer.

Mas normalmente uma aclimatização de 2 horas, e fazendo testes à agua, não é suficiente?

Abc.
Imagem

Brunoarrojado Escreveu:

Epá ... mais uma vez cuidado ...

Esse tipo de artigos é muito engraçado mas a quarentena tem muito mais que se lhe diga.

Experimenta o contrário e garanto-te sucesso.

Monta a quarentena com os mesmo parâmetros da água de origem. Densidade, temperatura, pH.

E depois ao longo de uma semana vais ajustando os parâmetros até coincidirem com o aquário principal.

Abraços,
Rui

Brunoarrojado Escreveu:
Brunoarrojado Escreveu:

Obrigado

BA

Abraços e vai com calma.
Rui

Rui, eu percebi o que o César que diz dizer.

Mas normalmente uma aclimatização de 2 horas, e fazendo testes à agua, não é suficiente?

Abc.

Dependendo dos parâmetros do aquário origem ... não. duas horas não é suficiente. Aliás. até pode ser demais ...

nunca saberás sem medir os parâmetros de origem e também depende do specimen que estás a aclimatizar. há uns que toleram mudanças mais que outros.

Aproveita o que tens de bom (quarentena) e vais ver sucesso garantido.

Abraços,

Brunoarrojado Escreveu:

Epá ... mais uma vez cuidado ...

Esse tipo de artigos é muito engraçado mas a quarentena tem muito mais que se lhe diga.

Experimenta o contrário e garanto-te sucesso.

Monta a quarentena com os mesmo parâmetros da água de origem. Densidade, temperatura, pH.

E depois ao longo de uma semana vais ajustando os parâmetros até coincidirem com o aquário principal.

Abraços,
Rui

Rui, ok, próxima quarentena vai ser com salinidade igual à da loja e depois vou subindo, espero que funcione desta vez.

Nunca foi tão difícil ter uns Ocellaris...., no aquário antigo tive dois sem problemas, e fiz a aclimatização durante 2 horas.

Não anda facil...

Obrigado!!
Imagem

Dependendo dos parâmetros do aquário origem ... não. duas horas não é suficiente. Aliás. até pode ser demais ...

nunca saberás sem medir os parâmetros de origem e também depende do specimen que estás a aclimatizar. há uns que toleram mudanças mais que outros.

Aproveita o que tens de bom (quarentena) e vais ver sucesso garantido.

Abraços,

Rui,

Os Ocellaris não são peixes resistentes? O problema é que morrem com brookynella... ;)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros