Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/ago/2013, 19:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Artur 120x70x55. Potência dos LEDS actualmente: 260W

Acho que isso chega e sobra ;) Podes sempre colocar os corais que necessitem de maior intensidade de luz na fila do centro do aquário e essa iluminação actual estará muito boa.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/ago/2013, 20:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas Rui.
Bem entendo o que sentes, depois de tanto trabalho dedicação e dinheiro,
mas isto dos diy é mesmo assim... umas coisas correm bem outras menos bem.
Por outro lado acho que te estas a exceder um pouco não leves a mal mas acho que
deves comprovar primeiro sem medidor. Quero eu dizer que os corais é que te vão
dizer e não o medidor de PAR se valeu o esforço. Tem calma e cá para mim tens
ai mais luz do que a necessária embora tecnicamente te tenha desiludido, objetivamente
pode dar conta do recado e até surpreender.
Eu só alterava um pouco a cor e colocaria mais azuis, mesmo perdendo +PAR.
Não será nada do outro mundo, mas tem potencial (coloca as lentes).
Sps mais para o topo e o resto é fácil ;)
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 06/ago/2013, 22:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :) ,

Joao Alves Escreveu:
Só não entendo a vossa aversão a lentes, dizer que se é preciso por lentes para um led ser bom é mau, é o mesmo que dizer que por um reflector numa T5 tb é mau.

Lentes de 45º para cima não criam zonas de sombra desde que os led's estejam mais proximos, que é o teu caso.

O led tem uma lente de 120º/140º, embora o torne melhor que qq lampada em termos de foco de luz, continua a ser mau para o nosso objectivo, mt luz vai para o vidro e até para fora caso a calha esteja alta. As lentes são escolhidas de acordo com a utilização, e são uma mais valia para colocar a luz onde é precisa e desta forma minimizar desperdicios de energia.
Se as colocares, vais aproximadamente duplicar os valores que medis-te.

Na calha que montei com Cree aqui no bules, só não montei as lentes pq não as consigo encaixar por causa das soldaduras, senão estavam montadas.

E na verdade, dado os 33cm de altura do aquario, e irrelevante em termos de performance, já que os led's facilmente superam esta altura de àgua, mas se o tivesse feito, para esta calha teria certamente os XM-L a 700mA em vez de 1.4 e os blue e RB a 400 ou 500mA em vez dos actuais 900mA.

A ver se consigo ver isso de perto e se combinamos, como sabes tenho um teste pendente com prolight. Tenho os led's e dissipador em casa á espera que eu avance. Claro que dado a configuração de cluster que vou testar, facilmente duplico os valores que obtes-te, mas não interessa para o caso, o importante é o PAR obtido versus energia gasta.

Arranja lá forma de fixar os suportes e as lentes, que vais ver que muda radicalmente os resultados! ;)

Embora os 180 no areão, sejam mt bons e acima da media do que é disponibilizado no mercado.

Pronto ... já percebi ... Vou meter lentes. Esperar que cheguem os PCB que tenho que tirar a calha do sítio e faço tudo. Monto os PCB com os drivers, substituo o led azul queimado e meto as lentes ... (assim como assim estou à espera de um tudo de silicone para isso mesmo).

Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

Ter 180 de par no fundo do teu aquario, não é mau não....!
todo o coral cresce com essa intensidade, podes perder um pouco é na vibração das cores mas funciona ....garanto!

eu deixava ficar um tempo e talvez fizesse o que te sugerem "lentes"!

Pensa....!

Plano B ja sabes qual é!!!!

Boas Mestre. Sim plano B está na algibeira se fôr preciso,

Mas o meu problema não são os 180 PAR no areão. São mesmo os 360 a 10 cm da superfície.

Mas pronto vou meter as lentes e ver o que é que dá!

Artur Fonseca Escreveu:
Acho que isso chega e sobra ;) Podes sempre colocar os corais que necessitem de maior intensidade de luz na fila do centro do aquário e essa iluminação actual estará muito boa.

Sim Artur, tenho a ilha do lado esquerdo com maior altura e PAR e estou a colocar os mais exigentes nesse lugar.

Ricardo Oliveira Escreveu:
Boas Rui.
Bem entendo o que sentes, depois de tanto trabalho dedicação e dinheiro,
mas isto dos diy é mesmo assim... umas coisas correm bem outras menos bem.
Por outro lado acho que te estas a exceder um pouco não leves a mal mas acho que
deves comprovar primeiro sem medidor. Quero eu dizer que os corais é que te vão
dizer e não o medidor de PAR se valeu o esforço. Tem calma e cá para mim tens
ai mais luz do que a necessária embora tecnicamente te tenha desiludido, objetivamente
pode dar conta do recado e até surpreender.
Eu só alterava um pouco a cor e colocaria mais azuis, mesmo perdendo +PAR.
Não será nada do outro mundo, mas tem potencial (coloca as lentes).
Sps mais para o topo e o resto é fácil ;)

A realidade é que assim que meti a calha a funcionar os corais começaram a meter os pólipos para fora como nunca.

Vamos ver a reacção dos corais e sim, vou meter lentes e depois logo se vê.

Metendo mais azuis não perdes PAR, pelo contrário ... perdes luz visivel mas ganhas par.
Estes leds no azul são como ter um RB e um Blue da CREE portanto é como se tivesse o dobro dos azuis.

Espero que sim, que tenhas razão e que surpreenda. Também não tenho muitas alternativas agora nem me vou chatear mais com o assunto.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2013, 00:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Vai com calma... dá tempo Rui. 180 no areao não é nada mau como disse I Ricardo.
Eu nem lentes colocaria e deixava isso assim até teres feedback dos corais como o Ricardo Oliveira também já disse.
Deixa eles falarem, até porque 180 de par em leds, não é o mesmo que 180 de par de T5 e os próprios fabricantes dos medidores o dizem. Eu teria calma e deixava isso andar uns tempos.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Mensagem 07/ago/2013, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Epa fiquei a matutar, e isto não faz sentido.

Estes valores que apresentas, não são coerentes com os datasheet.

Imagem

Onde medis-te a corrente?

Já agora, os drivers que tás a usar, são os LDD-700 ou os LDD-700H ?
Imagem

Mensagem 07/ago/2013, 15:27

Joao Alves Escreveu:
Boas Rui.

Imagem

Boas,

Mau ... Porque é que dizes que não faz sentido?
As specs pelo que me é dado a ver dizem 7V a 700mA. Dado que tenho um LDD-700H por cada 5 leds, 700mA a 33V não me parece mau.

Sei que o LDD-700H precisa de 3V entre a entrada e a saída mas mesmo puxando a fonte para os 38V o valor lido à saída do LDD é sempre o mesmo pelo que neste momento (por questões de eficácia energética) tenho a fonte a 36V

Sei que tenho algumas perdas nas ligações que espero que sejam minimizadas com os PCB. actualmente a perda é de 2,1V por cada 5 leds.

Ou tou a ver tudo mal?

Abraços,
Rui

Mensagem 07/ago/2013, 15:30

Marco Madeira Escreveu:
Vai com calma... dá tempo Rui. 180 no areao não é nada mau como disse I Ricardo.
Eu nem lentes colocaria e deixava isso assim até teres feedback dos corais como o Ricardo Oliveira também já disse.
Deixa eles falarem, até porque 180 de par em leds, não é o mesmo que 180 de par de T5 e os próprios fabricantes dos medidores o dizem. Eu teria calma e deixava isso andar uns tempos.

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Boas,

Mais uma vez não são os 180PAR no areão que me chateiam. São os 360 a 10cm da superfície, mas de qualquer maneira vou medir tudo mais calmamente que o João deixou-me cá o seneye.

Além disso para já vou deixar sem lentes e ver as reacções dos corais. Se vir que precisam de mais ponho as lentes.
Sou capaz até de pôr as lentes só para testar ou para ajudar a tirar-me o encadeamento enquanto trabalho.

Agora estou em modo de observação e nada mais. Os corais que me digam se é pouca luz ou não!

Abraços,
Rui

Mensagem 07/ago/2013, 23:15

Joao Alves Escreveu:
Boas Rui.

Imagem

Boas,

Mau ... Porque é que dizes que não faz sentido?
As specs pelo que me é dado a ver dizem 7V a 700mA. Dado que tenho um LDD-700H por cada 5 leds, 700mA a 33V não me parece mau.

Sei que o LDD-700H precisa de 3V entre a entrada e a saída mas mesmo puxando a fonte para os 38V o valor lido à saída do LDD é sempre o mesmo pelo que neste momento (por questões de eficácia energética) tenho a fonte a 36V

Sei que tenho algumas perdas nas ligações que espero que sejam minimizadas com os PCB. actualmente a perda é de 2,1V por cada 5 leds.

Ou tou a ver tudo mal?

Abraços,
Rui

Hummm epa a 700mA devias ter 35V no led's, +-. E se tens perdas ainda mais em ajudas, a 33V é impossivel os led's tarem no prego.

Alem que estes drivers não dão os 700mA na saida, mas sim à volta dos 670-680mA

Por isso te perguntei, leste a corrente onde? Entre o LDD e os led's, ou entre a fonte e o LDD?
Imagem

Mensagem 08/ago/2013, 09:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

No dia de ontem, tive a oportunidade de visitar as novas instalações do Rui.
Tem falta de luz? Se os aparelhos dizem que sim... o que eu vejo é luz com fartura! Efeito shrimming muito fixe!
O aqua tem dimensões muito agradáveis.
Conversa-se bem naquele espaço, sem barulho...

É curioso as áreas que uma pessoa decide 'tocar' para ter um sistema saudável!

Espero em Setembro :YMPRAY: conseguir implementar algumas coisas no meu novo sistema. :YMPRAY:
Obrigado!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 08/ago/2013, 15:13

Boas ;) ,

Joao Alves Escreveu:
Hummm epa a 700mA devias ter 35V no led's, +-. E se tens perdas ainda mais em ajudas, a 33V é impossivel os led's tarem no prego.

Alem que estes drivers não dão os 700mA na saida, mas sim à volta dos 670-680mA

Por isso te perguntei, leste a corrente onde? Entre o LDD e os led's, ou entre a fonte e o LDD?

Valores à saída do LDD-700H
Imagem

Tá bom para mim. Não vou mexer mais.
Estou a ler o artigo que o Gomes postou (Excelente artigo e recomendo a sua leitura a todos) e as suas conclusões e pelo que percebi até agora e se estou a ler correctamente a maior parte dos corais acima dos 350PAR entram em ponto de saturação.

Dado que 300 é a média que tenho em todo o aquário (com o devido erro do seneye) para mim está bom para já tal como está.

Para já também não vou meter lentes. Vai ficar assim mesmo. Eventualmente se colocar lentes é para depois baixar um pouco a intensidade dos leds (para o que tenho agora) e poupar alguma energia.

Como disse anteriormente não vou mexer mais e vou deixar os corais dizerem-me se tem muita ou pouca luz.

No entanto João o convite mantêm-se quando quiseres vir cá medir e testar. Tenho dois multímetros, montagem e jolas ... para que não falte nada. :))

Abraços,
Rui

Mensagem 08/ago/2013, 15:17

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

No dia de ontem, tive a oportunidade de visitar as novas instalações do Rui.
Tem falta de luz? Se os aparelhos dizem que sim... o que eu vejo é luz com fartura! Efeito shrimming muito fixe!
O aqua tem dimensões muito agradáveis.
Conversa-se bem naquele espaço, sem barulho...

É curioso as áreas que uma pessoa decide 'tocar' para ter um sistema saudável!

Espero em Setembro :YMPRAY: conseguir implementar algumas coisas no meu novo sistema. :YMPRAY:
Obrigado!

Abraço
Pedro Ferrer

Pedro,

Foi um prazer. Tens que vir cá mais vezes. Epá luz ... leiam o artigo que o Pedro Gomes postou ""CORALS, CONIFERS, AND LED’s: A NEW PERSPECTIVE"

Epá não há grande coisa por aqui que valha a pena copiar excepto é claro o bean animal simplificado :D

De resto sabes que todos este DIY foram inspiração tua!

Abraços,
Rui

Mensagem 09/ago/2013, 00:33

Bom, de facto, mt abaixo dos valores do datasheet em termos de tensão, na pcbo... mas 690mA é dentro do esperado.

Epa, luz na te falta, vê lá como reagem os corais.

;)
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 11:50

Joao Alves Escreveu:
Boas.

Bom, de facto, mt abaixo dos valores do datasheet em termos de tensão, na pcbo... mas 690mA é dentro do esperado.

;)

Boas João,

Muito abaixo do valor do datasheet? é isso que não percebo porquê. Explico-te a minha interpretação:

Imagem

Podes ver no gráfico acima (retirado do datasheet do led) que a 700mA cada led deverá trabalhar a 6.8V (tal como diz o datasheet)

A 6.9 deverá ser um bocadinho menos tipo 6.7V por LED mais ou menos. Ora cada série minha são 5 LEDs pelo que 6.7V * 5LEDS = 33.5V.

Ora se eu tenho 6.9mA e os LEDS estão a puxar da fonte (passado pelo LDD-H) 32.6V estamos a falar de uma diferença que não chega a 1V e na realidade por led é mais ou menos 0,18v que estão abaixo do datasheet.

Assumindo que o gráfico acima até tem uma linha bastante grossa e que eu possa estar com alguma coisa com as ligações (o que é normal e será minimizado quando meter tudo no PCB) porque é que dizes que é muito abaixo?

Podes elaborar quando tiveres um bocadinho (sei que andas atrapalhado) para ver se eu aprendo mais qq coisa?

Abraços,
Rui

Mensagem 09/ago/2013, 13:28

Boas :D ,

Entretanto resolvi tirar umas fotos para treinar e para comparar crescimentos.

Não esquecer que entre fotos houve uma mudança de aquário, mudança de rocha, adição de areão e mudança de luz.

vermiculata hoje
Imagem

vermiculata quando a comprei no dia 8.Jun.2013 (almoço do fragário)
Imagem

tenuis verde hoje
Imagem

tenuis verde quando a comprei no dia 8.Jun.2013 (almoço do fragário)
Imagem

gomezzi hoje
Imagem

gomezzi no dia em que a comprei (logo no inicio de Janeiro de 2013 no fragário)
Imagem

digitata laranja pontas verdes
Imagem

echinata verde (adquirida ontem)
Imagem

hyacinthus
Imagem

nana (adquirida ontem - OBRIGADO RICARDO SANTOS)
Imagem

tenuis azul
Imagem

valida (adquirida ontem)
Imagem

Espero que gostem.

Abraços,
Rui

Mensagem 09/ago/2013, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
De facto só olhando para as fotos e fazer a comparação é que vimos o quanto o coral cresceu...se com tanto mudança e os corais cresceram, imagina agora com tudo estabilizado!!! ;)

Mensagem 09/ago/2013, 15:57

Joao Alves Escreveu:
Boas.

;)

Boas João,

Muito abaixo do valor do datasheet? é isso que não percebo porquê. Explico-te a minha interpretação:

Imagem

Podes ver no gráfico acima (retirado do datasheet do led) que a 700mA cada led deverá trabalhar a 6.8V (tal como diz o datasheet)

A 6.9 deverá ser um bocadinho menos tipo 6.7V por LED mais ou menos. Ora cada série minha são 5 LEDs pelo que 6.7V * 5LEDS = 33.5V.

Ora se eu tenho 6.9mA e os LEDS estão a puxar da fonte (passado pelo LDD-H) 32.6V estamos a falar de uma diferença que não chega a 1V e na realidade por led é mais ou menos 0,18v que estão abaixo do datasheet.

Assumindo que o gráfico acima até tem uma linha bastante grossa e que eu possa estar com alguma coisa com as ligações (o que é normal e será minimizado quando meter tudo no PCB) porque é que dizes que é muito abaixo?

Podes elaborar quando tiveres um bocadinho (sei que andas atrapalhado) para ver se eu aprendo mais qq coisa?

Abraços,
Rui

LOL, pois, o datasheet que vi não tinha essa curva!!! a 700mA dava quase 7.2V!!
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 16:01

Joao Alves Escreveu:

Ok. Já percebi. Deves ter visto o datasheet da v3 quando os meus leds são v2 ou então estás a ver outra serie que não os unicorn.

Mas então assim tá bom. Certo?

Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Mensagem 09/ago/2013, 16:08

Pois, já vi, tinha o dtasheet antigo, V2.0.

Tirei o V2.4 do site onde vejo a curva que referes.

Sim, sendo assim, esquece tudo o que disse! :D

Desculpa a confusão, devia ter ido ao site.

Imagem
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 16:14

Joao Alves Escreveu:

Ok. Já percebi. Deves ter visto o datasheet da v3 quando os meus leds são v2 ou então estás a ver outra serie que não os unicorn.

Mas então assim tá bom. Certo?

Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Sim está!

6.8 * 5 =34V a 700mA

há sempre tolerancias e tás a 690mA.

Em todo o caso, mete a fonte no prego, não perdes nada com isso.

Os LDD são drivers switched, não tem desperdicio de energia, ou melhor, tens pouco! :D a efficiencia deles ronda os 97% se na tou em erro para tensões de entrada entre os 36 e os 48V.
Imagem

Mensagem 09/ago/2013, 22:19

Joao Alves Escreveu:

Sim está!

6.8 * 5 =34V a 700mA

há sempre tolerancias e tás a 690mA.

Em todo o caso, mete a fonte no prego, não perdes nada com isso.

Os LDD são drivers switched, não tem desperdicio de energia, ou melhor, tens pouco! :D a efficiencia deles ronda os 97% se na tou em erro para tensões de entrada entre os 36 e os 48V.

Will do. Ponho-a a 38V e pronto isso é tranquilo.

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros