Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros FF's REEF

FF's REEF

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/nov/2012, 18:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa tarde a todos,
Venho desta forma partilhar a minha pequena experiencia nos aquários de água salgada bem como o meu novo projecto que completou agora um ano. Iniciado em NOV11

Inicialmente tive um aquário cubo, com 70x70x70, com corais moles, sps e lps. Os corais cresceram e a vontade de introduzir mais peixes está condicionada por razões óbvias.

Assim, resolvi expandir o hobby para um aquário maior. Aqui ficam os dados do aquário atual:



FF´s REEF


Aquário: Aquário 160x60x70 670L brutos, com coluna seca e dois furos, com durso. (SCALARE).
Estrutura: 160x60x80 em aço galvanizado, (manufacturado pela Aquahobby)
Sump: 100x50x30 brutos (Scalare)
Retorno:Eheim 1260 2400l/h
Iluminação: Toda em tecnologia led de última geração.
  • 5 canhões LED 50W (2 brancos 14000K, 1 branco 10000K e 2 azuis 450nm)
  • 4 PAR 38 15W totalizam os vários espetros (420nm, 450nm, 480nm e 660nm)
Escumador: Deltec TC 2560
Circulação: 2 Vorthec MP40 W ES
Substrato: 3/4 cm de Areão de coral de 2mm
Filtragem:
  • 40kg Rocha Viva
  • Reactor com biopellets 400ml
  • Caixa com 4 litros de siporax, futuramente serão 2 caixas totalizando 8 litros
Aquecimento: Termóstato JAGER 300W
Reposição água: Transferência direta a partir de um circuito proveniente da casa de banho com osmose 5 estágios controlado por osmolador da tunze.
Balling: 4 canais GHL com o método da fauna marin
Refrigerador: Hailea HC-150A
Suplementos:
  • Amino Acid Korallen-zucht (4 gotas 3 vezes por semana)
  • Zeostart2 Korallen-zucht (1 ml diário)
  • Zeobak Korallen-zucht (6 gotas duas vezes por semana)
  • Coral vitalizer Korallen-zucht (6 gotas três vezes por semana)
  • Bio-mate Korallen-zucht (4 gotas duas vezes por semana)
  • Pohl's B-balance (4 ml duas vexes por semana)



Algumas fotos do projeto:

Imagem


Sistema de reposição de água de osmose automática

Imagem

Imagem

Imagem



Processo montagem:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Área técnica

Imagem
Escumador alimentado pelo retorno do aquário e saida das pellets

Imagem

Imagem
Caixa suspensa para não acumular detritos, furada em baixo com 4 litros de siporax. Baseado no aquário de Carlos Moreno




Para as fotos do aquário não tenho máquina capaz. Este fim-de-semana um amigo vai-me tirar fotos que depois irei postar.

Espero que gostem, agradeço criticas e comentários.

Abraço
Editado pela última vez por Filipe Valente em 21/ago/2013, 13:28, num total de 1 vez.

Mensagem 06/nov/2012, 03:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boas,

Aqui ficam algumas fotos. O aqua está cheio de frags e alguns corais fora de sitio. Estão há espera de ir para o fragário, por isso não liguem à desarrumação.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Abraço

Mensagem 06/nov/2012, 09:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

bonito aquário e boas fotos,parece ter sido uma montagem bem planeada :ymapplause:

a iluminação é totalmente diferente do que estamos habituados e gostaria de saber a evolução dos corais debaixo desses focos ,nomeadamente os rosas,estou a ver ai alguma Seriatoporas hystrix com bom aspecto,mas nada como nos falares da tua experiência



,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 06/nov/2012, 09:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Muito bem pensado!!!
Grandes fotos!

Bonitas cores!!

Vai-nos mantendo atualizados! ;)

Mensagem 06/nov/2012, 11:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Muito bom. Promete esse aquário..
Agora é ver a evolução com esses leds. Já agora que marca são?

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 06/nov/2012, 15:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa tarde a todos e obrigado pelos comentários,

Carlos Mota Escreveu:
boas

bonito aquário e boas fotos,parece ter sido uma montagem bem planeada

a iluminação é totalmente diferente do que estamos habituados e gostaria de saber a evolução dos corais debaixo desses focos ,nomeadamente os rosas,estou a ver ai alguma Seriatoporas hystrix com bom aspecto,mas nada como nos falares da tua experiência


Obrigado pelo comentário Carlos, mas a verdade é que o aqua ainda está em recuperação depois de uma "insolação" que os pobres corais levaram. No meu período de férias o dispositivo automático para a iluminação avariou e os corais tiveram durante duas semanas 24h sobre 24h com a iluminação ligada. Estava tudo castanho, só tive vontade de jogar tudo fora e arrancar de novo. Aos poucos foi tudo voltando ao normal.

A minha experiencia comparada com a vossa é bastante pequena, no entanto este é o segundo aqua de água salgada. Já tive hqi e confesso que os leds superam em muito em valores de PAR, conjugação de espetros e poupança energética.

Estou bastante satisfeito. Cada canhão tem 50W e os PAR38 têm 15W, que me garantem valores de 150-175 PAR no fundo (com uma coluna de água de 70cm). A meio aquário tenho valores entre os 270-320 PAR. A introdução dos PAR 38 foi para conjugar mais espetros de cor e a verdade é que os corais começaram a crescer muito mais rápido.

Em relação à Histrix as cores estão iguais às de um amigo meu que tem uma calha ati t5.

Mas o mais brutal é o aqua só com o azul dos canhões. Parece que entramos noutro mundo com cores florescentes por todo o aqua.
Aqui vão umas fotos dos mesmos:


5 LEDs branco frio 6500ºK, 2 LEDs red (660nm), 3 LEDs royal blue (450nm), e 2 LEDs blue (480nm) e 3 LEDs violet (420nm).
Imagem


6 LEDs violet (420nm), 5 LEDs royal blue (450nm) e 4 LEDs blue (480nm).
Imagem


Hugo Figueiredo Escreveu:
Muito bem pensado!!!
Grandes fotos!

Bonitas cores!!

Vai-nos mantendo atualizados! ;)


Obrigado pelos comentários Hugo. Confesso que as fotos podiam estar melhores mas tem de ser um hobby de cada vez e a máquina ainda não a trato por tu. :D

César Soares Escreveu:
Muito bom. Promete esse aquário..
Agora é ver a evolução com esses leds. Já agora que marca são?

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2


Obrigado pelos comentários e incentivos. Em relação aos Leds, em breve Portugal terá uma nova marca nacional de iluminação LED para aquariofilia. "ReefLED"

Os PAR 38 já são alguns dos modelos disponíveis.

Os canhões são um protótipo e vieram para o meu aqua para testes de Lumens, PAR e crescimentos.
O modelo final não será o apresentado no meu aqua, mas sim o da foto abaixo:

Imagem

Grande abraço

Cumps
Editado pela última vez por Filipe Valente em 06/nov/2012, 15:35, num total de 1 vez.

Mensagem 06/nov/2012, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Idade:
Eu gostava de saber mais sobre as par38 :)
Imagem

Mensagem 07/nov/2012, 01:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

o que se pode dizer deste aquário ...
está muito bom , muito mesmo , no meu ver so tem um problema , é esses canhões nao estarem em cima do meu aquário :ymdevil: :ymdevil: , sempre adorei aquários com canhões de leds, como ja vi calhas de leds e mais calhas e sempre disse , eu gosto mesmo é de canhões de leds, não me perguntem porquê mas gosto .

Vou ficar atento a evolução do aquário bem como dos fabricantes dos canhões ...

abração e continua a actualizar
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/nov/2012, 02:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Obrigado Paulo pelos comentários,

Cada um nunca está satisfeito com o que tem e o que eu queria mesmo era uma aqua como o teu com quatro frentes para não ter uma parede cheia de coralina... X(

A ideia dos canhões já vêm de um antigo projeto após visualizar alguns aquários por esse mundo fora com esse tipo de sistemas.

Dessa forma transformei o meu novo projeto na cobaia dos mesmos e até agora não tenho razões a apontar.

Quero introduzir sps mais exigentes com cores diferentes que não se vejam por aí, para ver se os mesmos alteram ou mantêm

Mas o principal factor foi o consumo energético. Eu apenas necessitava dos 5 canhões, depois os PAR38 foi para conjugar alguns espetros e cores.Mas se contabilizar só os 5 canhões, equivale a 250W.

Se tivesse de por uma calha t5, necessitava de 8 lampadas t5 de 80W, o que prefaz 640W (não contabilizando a energia dissipada pelos balastros e consumo das ventoinhas de ventilação).

Não esquecer que tenho uma vida útil média nos LEDs de 40.000H - 50.000H não necessitando de trocar de lâmpadas de 6 em 6 meses.

Acredito perfeitamente que tendo em conta os valores praticados pela EDP e o acima referido, em menos de um ano pago o investimento.

Futuramente vou trocar para o modelo apresentado no tópico acima que já possui refletor, não existindo luz dissipada lateralmente.

Fotos da evolução do aqua:
Aqua depois da montagem (14DEZ11)

Imagem



Depois de introduzir alguns corais (04MAR12)

Imagem

Agora NOV12

Imagem

Grande abraço

Mensagem 07/nov/2012, 09:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
:-bd

Uma questão, é da fotografia ou existem ai espaços escuros nas laterais do aquário?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 07/nov/2012, 10:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Normalmente isso acontece , queremos sempre o que não temos, mas é a vida do aquariofilista :ymdevil: :ymdevil:
de qualquer das formas está muito bom o teu aquário , e esses canhões , e ainda bem que falaste em trocar as T5 , tenho que trocar as minhas que já têm um ano e meio :ymdevil: :ymdevil: , acho que está na altura de as começar a trocas uma por Mês :D :D

Abração e continua a atualizar ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/nov/2012, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Armando Fernandes Escreveu:
:-bd

Uma questão, é da fotografia ou existem ai espaços escuros nas laterais do aquário?

1 Abraço,
Armando


Boa tarde Armando, deve ser da foto, se reparares nas fotos tiradas no tópico mais acima em que o aquário se encontra de topo ou perfil isso não acontece. Cada canhão tem uma lente de 60º o que equivale a um diametro de 60cm a 50cm e altura.

Abraço

Mensagem 09/jul/2013, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Bom dia,

Depois de bastante tempo ausente, venho atualizar o tópico.

Os aquários de água salgada, tão de repente nos dão alegrias como nos dão tristezas. Após algumas baixas de acroporas devido a branqueamentos, o aqua finalmente começou a recuperar.

Confesso que não cheguei a perceber a causa, que de certo modo não me deixa confortável.

A verdade é que agora lentamente está a voltar ao normal. :D

Aqui ficam algumas fotos do aquário ainda em recuperação com alguns corais fora de sitio para despachar.

Espero que gostem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Abraço

Mensagem 09/jul/2013, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Isso está com muito bom aspecto!!! Que PAR consegues ter no fundo com essa iluminação?

Força, isso está no caminho certo ;)

Mensagem 09/jul/2013, 10:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Obrigado João,
Sim agora finalmente está a voltar ao normal.

PAR tenho à volta de 200 µmols/m²/s.

Abraço

Mensagem 09/jul/2013, 10:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Filipe Valente Escreveu:
Obrigado João,
Sim agora finalmente está a voltar ao normal.

PAR tenho à volta de 200 µmols/m²/s.

Abraço


200 no fundo já é excelente! mas tiraste as lentes nao foi? quanto tinhas antes de PAR?

Mensagem 09/jul/2013, 10:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Sim, para 60cm de coluna de água não me parece mal.

Os canhões possuem lentes de 60º e refletores para maximizar a penetração na água. Por outro lado, anula a iluminação lateral desnecessária.

Abraço

Mensagem 22/nov/2013, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom aspecto Filipe =)

Tanto canhão :D Tens ai uma artilharia pesada de iluminação.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 23/nov/2013, 03:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Boa noite :) ,

Filipe, o que se passa com a essa tua montipora verde?

cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 13/dez/2013, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Paulo Marinheiro Escreveu:
Boa noite :) ,

Filipe, o que se passa com a essa tua montipora verde?

cump


Bom dia Paulo,

Há algum tempo começaram a aparecer uns granulos salientes de cor branca na base da montipora. Já pesquisei bastante mas não encontro nada relacionado com doenças ou pragas.
Esses granulos são parte da montipora, no entanto o prato deixou de ficar plano e está com essas saliencias de outra cor :(

Se alguém me puder ajudar agradecia.

Abraço

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros