Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 03/jan/2013, 22:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Eu estou a pensar numa maluquice que vou por aqui no forum para analisar. Eu estou a pensar em reduzir a areia que tem o meu aquario para 1 cm, é de proposito para eliminarna carga organica que tenho, nao sei se posso fica sem areia.... É aconselhavel? ou posso mudar de areia e por areia viva?
Mauro Pires

Mensagem 04/jan/2013, 00:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá a todos,

Eu estou a pensar numa maluquice que vou por aqui no forum para analisar. Eu estou a pensar em reduzir a areia que tem o meu aquario para 1 cm, é de proposito para eliminarna carga organica que tenho, nao sei se posso fica sem areia.... É aconselhavel? ou posso mudar de areia e por areia viva?


Podes tirar a areia toda.
Não vale a pena substituir por areia viva!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jan/2013, 10:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Se queres trocar por areia viva...lavas bem a tua areia e voltas a colocar!

Mensagem 05/jan/2013, 17:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Rui e João, muito obrigado pela vossa participação e empenho para a consolidação do meu aquário.

Neste momento estou a espera da chegada do meu sal da red sea que encomendei quinta-feira, já que o meu sal da tropic marin acabou. Na quinta-feira que vêm vou fazer uma mudança de agua e aproveito para retirar a areia toda ou quase toda. Alguem me pode dizer quais são os beneficios de tirar a areia do aquario alem de reduzir a materia organica?
Mauro Pires

Mensagem 06/jan/2013, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Como sabem ando numa luta "colossal" para baixar os nitratos(10mg, já que só tenho um peixe e acho inaceitavel que so com um peixe tenha um valor destes), e tambem baixar os PO4 já que este valor está me a fazer crescer as algas, por exemplo o vidro não da frente do aquario mas aquele que está paralelo ao mesmo tem um camada de algas castanhas(agora menos deivdo ao escovadelas que tenho dado) e algas verdes que estao agarradas ao vidro e balançam de trás para frente devido á corrente. Uma das minhas 1ªs medidas era tirar completamente areia toda e deixar umbocado(estética), e por consequencia baixar os niveis de fosfato que se encontram entranhados dentro da areia, já que a minha deixa passar porcaria para baixo. Acho que a minha teoria está correta? Posso implementa-la? Isto vai baixar os fosfatos e os nitratos?

Desculpem tanta pergunta mas preciso urgentemente de uma remodelaçao neste aquario! Mais uma coisa para finalizar, eu tenho um calhau de rocha viva(anteriormente morta) que me ocupa mais de 40% do aquario, estou a pensar em retirá-la, para fazer um novo layout. Estou a pensar em comprar uma cola propria para colar as rochas e fazer uma ilha libertando o espaço no aquario e eliminar completamente pontos mortos e por consequencia ter um aquario bem "arejado" e sem sinal de poluiçao, estarei correto?

Mais uma vez, desculpem este texto megalomano :D
Mauro Pires

Mensagem 08/jan/2013, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boa noite,

Gostaria de anunciar que já começei a restruturação do meu aquario. A mesma já dividida em algumas fases das quais:

1ª Retirar 90% da areia e eliminar a maioria da carga organica contida na mesma(confere)
2ª Melhorar o layout, adicionar mais 1kg de rocha viva(ajuda) Gostaria que me ajudassem ou quem me vende-sse rocha de boa qualidade já que em algumas lojas nao tenho tido muitas alegrias com elas.
3ª Comprar um cola propria para colar as rochas(aconselhem-me).
4ª Colocar uma suspensao na minha calha mais ou menos a 10cm de altura.

E gostaria a vossa opiniao deste poste e do poste anterior, sefasfavor. E claro gostaria de ter mais comentarios.... :(
Mauro Pires

Mensagem 08/jan/2013, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Tantas visualizaçoes e nenhum comentario..... :( Por favor preciso da vossa oritentação! Podem ler os 2 topicos antes deste e dar a vossa opinião.
Mauro Pires

Mensagem 08/jan/2013, 14:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Boa noite,

Gostaria de anunciar que já começei a restruturação do meu aquario. A mesma já dividida em algumas fases das quais:

1ª Retirar 90% da areia e eliminar a maioria da carga organica contida na mesma(confere)
2ª Melhorar o layout, adicionar mais 1kg de rocha viva(ajuda) Gostaria que me ajudassem ou quem me vende-sse rocha de boa qualidade já que em algumas lojas nao tenho tido muitas alegrias com elas.
3ª Comprar um cola propria para colar as rochas(aconselhem-me).
4ª Colocar uma suspensao na minha calha mais ou menos a 10cm de altura.

E gostaria a vossa opiniao deste poste e do poste anterior, sefasfavor. E claro gostaria de ter mais comentarios.... :(



Boas.

Se tentas fazer tudo ao mesmo tempo vai dar barraca.
Vai com calma. Pode demorar um pouco mais mas vai ao sítio.

Retiraste o areão ... porreiro.
Meter mais um kilo de RV? qual é o objectivo? não vai fazer mossa nenhuma no sistema nem trazer biodiversidade. Mas se queres mesmo tens o Fragário ou a Aquahobby que sei que tem RV de qualidade (as outras lojas que me desculpem mas não conheço. Estas já vi)

Se queres tirar rocha, acho que fazes bem. Eu compraria 1 litro de siporax para por na sump e deixava colonizar durante 15 dias antes de retirar a rocha.

Cola própria para a rocha ... esquece isso. Faz uns furos com berbequim (tens que tirar a rocha fora) e usa abraçadeiras de plástico para fazer isso.

não me lembro que calha tens mas a 10cm da superfície de água parece-me claramente pouco. com t5 lembro-me que usava 20cm e agora com leds mantenho mais ou menos isso tb

depois disto tudo e sempre mantendo as TPAs logo se vê como é que se portam os nitratos e fosfatos.
e depois também se toma a decisão, ou fonte de carbono ou outro método qualquer. Mas com calma .... e devagar ...
Isso para já deve resolver-te o problema sem mais invenções.

Mas de qualquer maneira acho que os deverias medir na água de reposiçlão e de TPA. podem estar a vir daí.

abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jan/2013, 14:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro,

Adicionalmente podemos combinar uma visita para tentar perceber o que se passa! mas no próximo mês estou um pouco entalado.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jan/2013, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Muito Obrigado pela tua participação Rui,

Queria adicionar mais 1kg porque as rochas que eu tenho no aquario nao sao suficientes para formar um bom layout.

Bem eu acho que já sei de onde viram os nitratos e fosfatos! Eu quando levantei o calhau de rocha viva(antigamente morta), levantou uma Rajada de detritos em decomposiçao! Desde nassarius, turbos e comida em decomposição mas felismente logo que levantei o meu filtro externo deu conta do assunto(o meu filtro já tem siporax!) E nao tenho sump! Não sei se é isto que formou os fosfatos nem os nitratos.... será?
Mauro Pires

Mensagem 08/jan/2013, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Filtro externo em sistema de agua salgada??? humm... querias fazer uma fabrica de Nitratos e Fosfatos então!!??? :D

Tou a brincar! não leves a mal...num sistema de agua salgada não é recomendado usares esses filtros pois acumulam muita porcaria e devolvei-na ao sistema. Deves ter uma sump e lá até podes colocar siporax numa zona com bastante circulação para não acumular detritos.

Mensagem 11/jan/2013, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Ontem aconteceu uma coisa que me irritou muito. Eu queria limpar o filtro externo e tirei a cabeça do filtro, de seguida começou a sair agua do fitro e inundo-me o corredor todo! E depois desligei-o e guardei-o numa caixa. Eu estou completamente posse-so com a falta de qualidade que tem o filtro! Ou seja os funcionarios da fish planet nao passam disso meros funcionarios que so querem é vender! Bem.... enfim desculpem o desabafo..... Noticias do aquario! Já começei com a reestruturação do aquário, começei por tirar 90% da areia e eliminei salvo erro 89% da carga organica do aquário. A 1ª fase esta pronta, falta a 2ª que é começar a limpar as algas do vidro com a escova de dentes. 3ª fase introdução de algas consumidoras de fosfatos e nitratos. 4ª fase introdução de um ricordea yuma.

Valores quimicos do meu aquario:

Ph:8,3(O ph têm se mantido constante ao longo do tempo, tendo uma variaçao de 0,1
NO3:5mg(Houve uma descida dos 10mg)
NO2:0mg(Já era de esperar)
NH2NH3:0mg(não era de esperar)
Ca: 400mg
Mg:1230mg
PO4:0,5mg
Mauro Pires

Mensagem 11/jan/2013, 23:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá a todos,

Ontem aconteceu uma coisa que me irritou muito. Eu queria limpar o filtro externo e tirei a cabeça do filtro, de seguida começou a sair agua do fitro e inundo-me o corredor todo! E depois desligei-o e guardei-o numa caixa. Eu estou completamente posse-so com a falta de qualidade que tem o filtro! Ou seja os funcionarios da fish planet nao passam disso meros funcionarios que so querem é vender! Bem.... enfim desculpem o desabafo..... Noticias do aquario! Já começei com a reestruturação do aquário, começei por tirar 90% da areia e eliminei salvo erro 89% da carga organica do aquário. A 1ª fase esta pronta, falta a 2ª que é começar a limpar as algas do vidro com a escova de dentes. 3ª fase introdução de algas consumidoras de fosfatos e nitratos. 4ª fase introdução de um ricordea yuma.

Valores quimicos do meu aquario:

Ph:8,3(O ph têm se mantido constante ao longo do tempo, tendo uma variaçao de 0,1
NO3:5mg(Houve uma descida dos 10mg)
NO2:0mg(Já era de esperar)
NH2NH3:0mg(não era de esperar)
Ca: 400mg
Mg:1230mg
PO4:0,5mg


Tirar algas com escova de dentes???
Nunca mais sais daí. Mete-lhe mas é uma lâmina que isso salta tudo do vidro à primeira passagem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/jan/2013, 00:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Muito Obrigado pela tua ajuda rui,

Sim é verdade! E tambêm doi-me o braço de estar sempre a fazer já que aquilo para sair.... vejo-me grego para tirar aquilo...
Lámina... desculpa se a pergunta seguinte pode ser estupida... mas pode ser lamina de fazer a barba? Já que tenho estas aos milhares!
Mauro Pires

Mensagem 12/jan/2013, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa

Mensagem 13/jan/2013, 01:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola boa noite,

Queria a vossa opinia a cerca do layout apresentado no topico anterior. E tenho uma novidade! Eu hoje comprei pela primeira vez um zoanthus!
Mauro Pires

Mensagem 13/jan/2013, 01:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Ola boa noite,

Queria a vossa opinia a cerca do layout apresentado no topico anterior. E tenho uma novidade! Eu hoje comprei pela primeira vez um zoanthus!



Epá ... sou mesmo pitosga. Não vejo nada!

Mete lá mas é umas fotos de jeito!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/jan/2013, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola rui,

haaha desculpa mas eu tambem nao tenho jeito para isto...

http://imageshack.us/a/img692/2323/foto44uq.jpg

Imagem
Mauro Pires

Mensagem 13/jan/2013, 22:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá amigos,

Eu no sábado há tarde fui à fish planet e comprei o meu primeiro coral que como já disse anteriormente foi um zoanthus. Comprei uma pedra cheio deles e eles adaptaram-se bem! Ficaram fechados umas horas mas depois abriram.
Mauro Pires

Mensagem 14/jan/2013, 00:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Muito Obrigado pela tua ajuda rui,

Sim é verdade! E tambêm doi-me o braço de estar sempre a fazer já que aquilo para sair.... vejo-me grego para tirar aquilo...
Lámina... desculpa se a pergunta seguinte pode ser estupida... mas pode ser lamina de fazer a barba? Já que tenho estas aos milhares!


Só a lamina pode ... era o que usava. Daquelas lâminas da BIC.
Mas se a tiveres num suporte é muito melhor! e sem o risco de te cortares!


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros