Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/fev/2013, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá amigos,

Depois de 2 mêses de tentativa de consolidação do aquario ou seja baixar os nitratos e os fosfatos para obter uma redução das algas foi conseguido! Já nao tenho algas no areão! Os nassarios sao uns verdadeiros limpadores do areao dos salgados! Os trochus sao otimos! Os meus vidros estao mais limpos que nunca! Os eremitas andam a pastar bem tambem nas rochas! Como estava a dizer eu consegui uma reduçao drastica dos nitratos atraves de trocas de agua semanais(há 2 meses o aquario estava com nitratos acima de 25ppm e nao queriam baixar eu tinha muitos pontos mortos no aquario e coisas mortas por baixo e como obvio tornou-se uma bomba relogio), Atualmente os nitratos estao estabilizados nos 5ppm! E as algas já nao crescem exponencialmente, neste caso eu limpo o vidro mas voltam a nascer mas com muito menos frequencia. Sei que ainda me crescem devido a fosfatos que nao consigo saber de onde vêm(alem da comida que reduzi drasticamente), era aqui queria a voça ajuda!Eu misturei uma soluçao magica do Ricardo Miozzo: Tpas e kalk mas ele tambem refere em carvao ativado, mas se eu nao posso usar filtro externo eu ponho o carvao onde? Por favor ajudem-me!
Mauro Pires

Mensagem 17/fev/2013, 03:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
Podes colocar o carvão activado na sump, numa área com bastante circulação de agua. Eu coloquei no separador depois do escumador e antes do retorno.
Abraço e parabéns pela evolução
Miguel Silva

Mensagem 17/fev/2013, 04:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Miguel! Obrigado pelo teu comentário!

Só há uma problema! Não tenho sump! Um lojista na fish planet aconselhou-me a usar chemi-pure dentro do proprio aquario num sitio onde faça corrente, isso nao vai prejudicar o aquario pondo o chemi pure diretamente neste caso por um saquinho com o mesmo ao pe da bomba?
Mauro Pires

Mensagem 17/fev/2013, 06:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
penso que se usares o chemi pure num filtro externo n faz mal nenhum... desde que no filtro esteja so o chemi pure...
ja agora se comprares aconcelho chemi pure mas o elite!

cumpz

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Mensagem 17/fev/2013, 17:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Paulo! Obrigado pela tua contribuição!

Sim secalhar vou fazer isso, tenho no filtro siporax e umas esponjas e vou tirar isso tudo e por chemi pure e anti fosfatos, nao sei se é o mais correto! Vou esperar por mais respostas!
Mauro Pires

Mensagem 20/fev/2013, 00:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a Migos,

O aquário está de boa saude (quer dizer está a melhorar :D !), eu consegui e sinceramente vou repetir outra vez....sorry.... Consegui domar os nitratos! Eu reduzi a minha areia bastante e quanto aspiro os detritos é bastante mais facil e não se acumulam! O que é bom! Tambêm não tenho pontos mortos no aquário, eu direcionei a bomba e reestruturei o layout para permitir a passagem das correntes por baixo da rocha. Eu sinceramente nunca pensei em amar tanto a aquariofilia marinha! Apaixonei-me por isto! Depois do meu pai e a minha mae e a minha familia isto está a frente! Bem vou deixar de laméchices :D . Bem vamos á duvida alias ás duvidas! Eu quero por no filtro externo chemi-pure e resinas anti fosfatos e assim tirarei o siporax e a lã, assim evito bombas atomicas de nitratos, Posso fazer isto? Ultima duvida :D : Com o aquario já estabilizado eu estou a reforçar a equipa de limpeza, mas estou a começar a ser atraido pelos corais! O que é que acham que posso por alem de moles?

P.S: Peixes ainda fora de questão! (so tenho um que é o ocellaris)
Mauro Pires

Mensagem 20/fev/2013, 10:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Mauro,

a meu ver para já não penses em outro tipo de corais sem ser os moles e de fácil manutenção... o teu aquário ainda esta muito "verde" tens de dar tempo ao tempo para as coisas irem melhorando... não te baseies apenas pelos valores da agua

tenta colocar os fotos (nítidas) para o pessoal ver o aspecto da coisa. tens feito as TPA's semanais?

Cumprimentos
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 20/fev/2013, 13:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Mauro Pires Escreveu:
Olá a Migos,

O aquário está de boa saude (quer dizer está a melhorar :D !), eu consegui e sinceramente vou repetir outra vez....sorry.... Consegui domar os nitratos! Eu reduzi a minha areia bastante e quanto aspiro os detritos é bastante mais facil e não se acumulam! O que é bom! Tambêm não tenho pontos mortos no aquário, eu direcionei a bomba e reestruturei o layout para permitir a passagem das correntes por baixo da rocha. Eu sinceramente nunca pensei em amar tanto a aquariofilia marinha! Apaixonei-me por isto! Depois do meu pai e a minha mae e a minha familia isto está a frente! Bem vou deixar de laméchices :D . Bem vamos á duvida alias ás duvidas! Eu quero por no filtro externo chemi-pure e resinas anti fosfatos e assim tirarei o siporax e a lã, assim evito bombas atomicas de nitratos, Posso fazer isto? Ultima duvida :D : Com o aquario já estabilizado eu estou a reforçar a equipa de limpeza, mas estou a começar a ser atraido pelos corais! O que é que acham que posso por alem de moles?

P.S: Peixes ainda fora de questão! (so tenho um que é o ocellaris)


Olá Mauro,

Embora não intervindo tenho acompanhado o teu aquário desde o principio e fico satisfeito em saber que está a fazer progressos; tens que continuar a ser paciente e não andares a fazer permanentes mudanças no funcionamento do aquário.

A estabilidade é uma coisa importante e tu, tendo um aquário pequeno vais sempre ter dificuldades em manter essa estabilidade, mesmo sem fazeres grandes alterações e então se andares continuamente a mudar o método de gestão do aquário, será ainda mais difícil consegui-lo.

Só um alerta agora que vais introduzir resinas num filtro externo; a água tende a abrir canais por onde passar mais fácilmente, fazendo com que as resinas se não forem agitadas com frequência tendam a perder eficácia, porque a água deixa de circular uniformemente por toda a massa de resinas, passando a circular pelo sítio por onde for mais fácil passar.

O ideal era pôres as resinas num saco na sump, mas como não tens sump, aconselho-te a com frequência (se calhar semanalmente), abrir o filtro, limpar as esponjas/lã de vidro, para que não acumulem fosfatos e nitratos e agitar as resinas para desfazer eventuais canais/caminhos.

Abraço e vai devagar
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 20/fev/2013, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Nuno,

O aquário não está verde essa fase ja passou como eu ando a dizer em postes anteriores eu faço tpa`s semanais e escovo os vidros e foi assim que desapareceram as algas! Eu nao me estou a fiar so nos parametros mas sim pelo que eu vejo!
Mauro Pires

Mensagem 20/fev/2013, 13:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Mauro,

Já tens algumas espécies de corais em vista ou gostavas de sugestões?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 20/fev/2013, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Artur!

Eu não tenho em vista especies, estou em duvida, por isso eu gostava que algem me ajudasse as especies que eu poderia por !
Mauro Pires

Mensagem 20/fev/2013, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas Mauro..

Estou a ver que esse aquario esta a estabelizar, mas vai com calma..
Coloca umas fotos para vermos como esta..

Olha em relação a corais com ainda esta tudo muito fresquinho começa pelos moles ou outros de facil manutenção..
Não queiras colocar vivos /corais que sejam precisos alguns cuidados..

Vai a lojas ou ve pelos foruns se o pessoal tem corais simples que possas colocar..

;)
Cump
Rui Silva

Mensagem 21/fev/2013, 00:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Rui,

Sim de facto o aquário está a estabilizar! E enquanto as fotografia eu só posso por amanha! Estou a pensar sim em adequirir corais faceis de manter e mais la para a frente quando estiver mesmo "bom" eu começo a colocar duros!
Mauro Pires

Mensagem 21/fev/2013, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Mauro Pires Escreveu:
Eu não tenho em vista especies, estou em duvida, por isso eu gostava que algem me ajudasse as especies que eu poderia por !


Boas Mauro,

Há muitos corais moles bons para iniciar, desde Sarcophytum, Actinodiscos, Ricordeas, Zoanthus, Sinularias, Xénias. Se a confiança de que o sistema já estabilizou e já minimamente maturado, há LPS's também bastante resistentes, tipo Caulastreas, Euphyllias, ... ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/fev/2013, 01:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Artur,

Eu já tenho um zoanthus mas estava a pensar em comprar mais! Eu queria era adicionar dentro de 1 mes uma euphylia e uma blastomussa merleti!
Mauro Pires

Mensagem 21/fev/2013, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas Mauro..

Fazes bem esperar mais um pouco para colocares os corais..
Mais vale teres a certeza que esta minimamente estabelizado do que depois morrer tudo..
Em relação aos corais, os que o artur falou ( senão estou em erro), sao muitos bons para iniciares e como estou a fazer..

Vai com calma.. eheh
;)
Cump
Rui Silva

Mensagem 23/fev/2013, 02:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Atualização: Ontem fiz uma tpa de 15% da agua do aquario, 10% acima do que é habitual para consolidadar o ritmo de ajustamento do aquario. A rapidez com que o aquario têm se ajustado é colossal! As algas ontem foram-se! raspei tudo! mas por precaução vou raspar todas as semanas! Para ficarem controladas! Enquanto a areia, para mim é mesmo um elemento acessorio no meu aquario! A materia organânica já nem para no chao! Devido ao melhor pocisionamento da bomba que coloquei no meio do aquario e arrastei mais para baixo e so vi a corrente a passar por baixo das rochas e a levantar materia organica que era um horror :-o . Em suma o aquario tem tido um ajustamento incrivel! Mas cheio de riscos!

Amanha coloquarei fotos do aquario, está prometido :)
Mauro Pires

Mensagem 23/fev/2013, 16:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa

Mensagem 23/fev/2013, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Mauro já vi que ainda não arranjas-te os reflectores...es malandro :)

Por outro lado muito melhor o que vejo agora, esta a ficar porreiro isso, nao mexas mais no layout

Não consegues arranjar outras bombas de circulação? Umas SunSun por exemplo ficavam muito melhor, essa bomba é muito grande e esta logo ao meio do aquario
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 23/fev/2013, 22:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola Nuno,

Sim o aquario finalmente entrou nos eixos, graças a mim , a vocês e as tpas! Enquanto a bomba, sim é verdade aquela bomba e grande e só faz 1100lh! Mais vale comprar um nanostream ou uma sunsun! tenho de estudar qual vou usar!

Obrigado pela tua ajuda!
Mauro Pires

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron