Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/fev/2013, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
boas realmente ta melhor,

em relacao a circulacao, tenho no meu que é as mesmas medidas uma tunze nanostream 6015 ke faz 1800L/H. muito boa, encaixe com iman e nao ocupa mt espaço.

arranja essa luz e vais ver ke faz toda a diferença.

Cumpz
Paulo Ferreira

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Mensagem 24/fev/2013, 02:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Muita gordura à superfície ... bomba a apontar para lá o mais depressa possível.

Entretanto nuns posts atrás tinhas dito que já tinhas posto reflectores. O que é que se passou?

Desapareceram?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/fev/2013, 01:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Nuno, Paulo e Rui!

Eu já tenho refletores! O problema é que aos sábados é quando eu faço tpa e tiro fotos, mas eu tiro sempre antes de fazer a tpa! E antes de fezer a tpa eu limpo os refletores! Eles ficam com sal passado uma semana! Agora saindo desta conversa eu fui a forum japones e vim um nano reef de mais ou menos 60l e esse nano tinha anthias, isso é possivel? Ou o japones estava marado? =))
Mauro Pires

Mensagem 02/mar/2013, 16:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Migos,

Depois de uma semana desaparecido cá vêm as novidades!

Bem as algas estão controladas! tpas foram como obvio a grande corretora deste problema! Não vejo é coralina! Só umbocado nas rochas... Mas, nada de especial! Mas o aquario está a melhorar a passos lentos! Tambêm fiz os testes á agua do aquario! Já não fazia á 11 dias, e então coisas boas!

Ph: 8,4
Kh:8
Ca:400ppm
Mg:1200mg
No3: 5ppm
No2:0ppm(não me surpreende)´
Nh3Nh4:0ppm(nem sei por que fiz o teste)

Agora os problemas :D, bem eu tenho uma bomba da boyu que é muito grande e tem de fluxo 1100lh, o problema é que a "circulação" não vai para todo o aquario,e, eu queria um conselho para substituir a bomba que tenho.

2º Problema(mais grave): A minha maquina fotografica caiu dentro de agua! Mas nao do aquario! E com obvio fez puff! Portanto vao ter de esperar uns dias para eu arranjar outra!

3º e ultimo problema: Como tenho tido um otimo desempenho escolar, os meus pais decidiram recompensar-me com uma prenda! Mas era surpresa e entao foi o que, um peixe! Mas fiquei horrorizado quando vi que foi um chelmon rostratus! Eu fiquei branco! Já que sei que são um problema ao nivel de alimentação! A loja onde eles compraram nao aceitam devoluções(fish planet) e nao sei se o peixe no meu aquario se vai aguentar! Eles compraram ontem! E pareceu-me bem! Hoje dei artemia e desliguei as bombas, e ele comeu! Já não é mau sinal! Mas felismente dentro de meses já vou mudar de aquario! Estou a pensar num upgrade de 60l(atual) para um de 300l. O que acham?

Desculpem o testamento!
Mauro Pires

Mensagem 05/mar/2013, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola amigos,

Tenho uma duvida, eu estou a pensar em tirar a lã filtrante do filtro externo bem como o siporax, e estou a pensar colocar nos lugares dos mesmos chemi-pure e Resinas anti-fosfatos respetivamente, será que o chemi pure e as resinas anti fosfatos vao criar uma fabrica de nitratos?
Mauro Pires

Mensagem 05/mar/2013, 01:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Mauro,

E queres fazer isso para quê exactamente?
Tens um nano de 40l ... tem calma faz TPA e larga tudo o resto. já te disseram isso antes e não vou voltar ao mesmo.

Sabes o que é que tens a fazer. TPA de 10% semanalmente e mais nada! mas tu insistes em filtros de mochila e outras coisas ...

Pedes aos teus pais que te levem à praia para um passeio, apanhas água da boa ... e TPA. Só unica e exclusivamente TPA.

Não precisas de substituir a bomba. essa está mais que boa! Se não estás contente com a circulação muda-a de sítio!

O peixe escusado será dizer que devias ter ido imediatamente à loja para o devolver. Além de que tens que avisar os teus pais que quando comprarem alguma coisa que digam ao lojista que tens um aquário de 40l e 14 anos !!! Se o lojista for honesto e perceber minimamente da coisa nunca deixará levar um peixe desses.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/mar/2013, 01:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Mauro Pires Escreveu:
Ola amigos,

Tenho uma duvida, eu estou a pensar em tirar a lã filtrante do filtro externo bem como o siporax, e estou a pensar colocar nos lugares dos mesmos chemi-pure e Resinas anti-fosfatos respetivamente, será que o chemi pure e as resinas anti fosfatos vao criar uma fabrica de nitratos?

Boas Mauro
Qual é o valor de fosfatos que tens? :-\
Cumpts

Mensagem 06/mar/2013, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Rui e vitor,

Hamm.... Rui eu sei que tpa`s chegam perfeitamente, alias eu sigo sempre essa politica! Foi assim que reduzi as algas e os nitratos! Os fosfatos é que continuam chatos de baixar e nao sei o que fazer mais para baixar! Enquanto ao filtro sim eu desisti! Agora ja nao sei é o que fazer mais para baixar os fosfatos que voltaram outra vez á fasquia dos 0,5ppm. Enquanto á bomba, eu acho que é preciso mudar sim, esta bomba e grande ocupa espaço e nao e eficiente! Mais uma coisa, a idade nao limita a inteligencia! Felismente sou dotado de extrema maturidade! Coisa que me orgulha a mim! Eu tenho larga experienia em agua doce e quando passei para agua salgada ja sabia o que esperar! Este nano foi para isto mesmo, aprender com os meus erros!
Mauro Pires

Mensagem 10/mar/2013, 00:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá amigos,

Consegui entragar o chelmon á loja! Foi dificil mas consegui! Nunca mais vou deixar os meus pais comprarem nada de peixes sem a minha autorizaçao! Mas enfim.... Bem novidades, a minha prioridade desde que começei nestes trilhos da agua salgada sempre foi a estabilidade, para isso sempre fiz tpas todas as semanas, mas nao sei se as faço da maneira correta e secalhar é isto que poderá estar na origem do meu problema: Eu tenho um "balde" de 15l onde faço tpas de 5l, para as fazer ponho agua destilada propria para aquarios(tem lá o rotulo), o aquecedor(termóstato), e uma bomba de 1100lh, e depois adiciono o sal, mas eu espero duas horas para dissolver, sera que faço bem? Ou devo esperar 1 dia? Outra duvida, posso adicionar bacterias da sera(bioreefclaer) para ajudar a estabilizar o aquario? Ou isso vai fazer subir a amonia? E estou a pensar em reforçar a equipa de limpeza com nassarius e trochus? posso?
Mauro Pires

Mensagem 10/mar/2013, 18:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Idade: 59
Localização: Massamá
Olá Mauro,

Porque não compras uma osmose ? acaba por ficar mais barato do que andares sempre a comprar água destilada.
Também podes comprar/pedir água de osmose em algumas lojas e essa tens a garantia que é boa (pelo menos acreditamos nisso).

A água destilada compras onde? nunca vi nenhuma água destilada para aquários.....

Deves fazer a mistura da água com o sal conforme está nas instruções do fabricante.

Também poderias utilizar água natural que seria benéfico para o teu sistema, apenas terás de acertar os valores para que no aquário se mantenham estáveis. Não te esqueças que o mais importante é manter os valores estáveis.

Eu normalmente "faço" água de osmose e depois adiciono a quantidade de sal para os litros e salinidade que desejo, depois vou verificando a salinidade com um refractómetro. Por norma deixo misturar de um dia para o outro embora reconheça que não é preciso.

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 12/mar/2013, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá migos,

Depois de 10 dias sem fazer testes a água fui faze-los e obti bons resultados:

Ph: 8,3
Kh:9º
Ca:420ppm(ate agora o nivel mais alto, nivel mais baixo foi- 380ppm)
Mg: 1220ppm
No2:0mg
No3:5ppm
Nh3Nh4:0ppm
Po4: 0,25ppm(surpreendime!)

As rochas vivas estão a ganhar um tom roxo, obvio que é coralina, mas tenho de tirar fotos para ter a certeza! Eu estou bastante contente com os resultados que tenho obtido! Admito que as trocas de agua foram o factor X do meu aquario, o que resolveu maioritariamente os desequilibrios do meu aquario. Em suma estou feliz! :-B. Agora vou vos chatiar com as minhas duvidas! Eu recentemente(ontem), comprei 3 nassarios e 3 cerithes como tambêm 3 chromis viridis, que adoraram o aquario e sao simpaticas com o ocellaris! Eu acho que ja atingi o limite de peixes, e vocês o que achao? Posso por mais 2 ou chega? Se puder por mais dois ia por 2 nematelotris magnifica. Bem vou ser objetivo, posso colocar mais dois peixes ou chega(se puder, ponho dentro de 2 meses).
Mauro Pires

Mensagem 13/mar/2013, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Se percebi bem, tens 4 peixes em 50l. Não acho que seja muito boa ideia acrescentar dois peixes. Talvez mais um e mesmo assim...


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 14/mar/2013, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Armando,

Sim tenho 4 peixes e acho que não vou adicionar mais nada em relaçao aos mesmos. Agora que o aquario esta a atingir a estabilidade pretendida, vou começar a colocar corais.
Mauro Pires

Mensagem 16/mar/2013, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Amigos,

Tenho reparado que no meu aquário nos ultimos dias, tem aparecido, alga coralina de cor purpura nas rochas, o que quer dizer que o aquário está a começar a ficar estável. Só não vejo é a aparecer no vidro... Mas aos poucos deve aparecer...
Mauro Pires

Mensagem 25/mar/2013, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Amigos,

Já vão 8 dias que não atualizo isto.... desculpem a demora..... é que neste momento encontro-me numa cama de hospital.... neste caso fui atropelado.... mas o aquário encontra-se em boas mãos! Pelas fotos enviadas por e-mail indicam a coralina já rodeia toda a rocha viva e tambêm já "emigrou" para o vidro! É o sinal que o aquário estabilizou! Enquanto aos problemas estruturais do aquario foram ultrapassados, com tpas e rigor do dono(eu). Quando sair do hospital(amanhã), eu vou ter de substituir as lampadas do aquario, já que as mesmas já têm mais de 7 meses e a luz emitida pela lâmpada está mais amarelada. O que achao de eu substiruir a actinica por uma purple e deixar a lampada branca(10.000 k)? Não sei sinceramente.... podem me ajudar?
Mauro Pires

Mensagem 25/mar/2013, 00:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá Amigos,

Já vão 8 dias que não atualizo isto.... desculpem a demora..... é que neste momento encontro-me numa cama de hospital.... neste caso fui atropelado.... mas o aquário encontra-se em boas mãos! Pelas fotos enviadas por e-mail indicam a coralina já rodeia toda a rocha viva e tambêm já "emigrou" para o vidro! É o sinal que o aquário estabilizou! Enquanto aos problemas estruturais do aquario foram ultrapassados, com tpas e rigor do dono(eu). Quando sair do hospital(amanhã), eu vou ter de substituir as lampadas do aquario, já que as mesmas já têm mais de 7 meses e a luz emitida pela lâmpada está mais amarelada. O que achao de eu substiruir a actinica por uma purple e deixar a lampada branca(10.000 k)? Não sei sinceramente.... podem me ajudar?



Mauro,

Antes de mais as melhoras.

Depois muda as lâmpadas uma de cada vez e com pelo menos uma semana de intervalo para os corais não se sentirem,

Se tiverem mesmo que mudar todas então levanta a calha e vai baixando gradualmente durante uma ou duas semanas.

Se só tens duas não substituas nenhuma por purple. Isso faz-se em calhas de 6 e 8 lâmpadas. As outras são mais importantes.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/abr/2013, 02:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola amigos,

Tenho boas noticias! A 1ª é que o aquário tem 8 meses! E finalmente atingiu a estabilidade pretendida, não tenho algas! E as rochas estão a cobrir-se com um manto de coralina! Só os vidros é que não tem.... Será se eu encostar uma rocha com coralina ao vidro, a coralina emigra-rá para o vidro? O ocellaris e as donzelas estão super bem! O zoanthus está a crescer moderadamente. Amanha vou a aquaplante comprar uns corais...

P.S: posso colocar no aquário uma Euphylia? E daqui a 4 meses um coral duro?

Parametros da agua do aquario:

Ph:8,3
Kh:9
Ca:400ppm
Mg:1200mg
No3:5ppm
No2:0ppm
Mauro Pires

Mensagem 07/abr/2013, 02:56

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Ola amigos,

Tenho boas noticias! A 1ª é que o aquário tem 8 meses! E finalmente atingiu a estabilidade pretendida, não tenho algas! E as rochas estão a cobrir-se com um manto de coralina! Só os vidros é que não tem.... Será se eu encostar uma rocha com coralina ao vidro, a coralina emigra-rá para o vidro? O ocellaris e as donzelas estão super bem! O zoanthus está a crescer moderadamente. Amanha vou a aquaplante comprar uns corais...

P.S: posso colocar no aquário uma Euphylia? E daqui a 4 meses um coral duro?

Parametros da agua do aquario:

Ph:8,3
Kh:9
Ca:400ppm
Mg:1200mg
No3:5ppm
No2:0ppm


Boas,
Sim, podes meter a euphilia ...
Não adianta encostares ao vidro. Dá tempo que ela aparece lá!

Fotos, mete mas é umas fotos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/abr/2013, 10:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Sim uma euphylia podes colocar agora um duro , essd no3 devia baixar, e po4 como está ??
Quanto aos valores , devias subir o mg para 1280/1300 e o CA para 420/440 ... e ir reduzindo o kh lentamemte ate 7,5/8 ...

Just my 2 cents ...

Abração ...

Ps. Nao te esqueças ds postar fotos ..:grin::grin:

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/abr/2013, 11:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá Paulo,

Ele teve muita dificuldade para estabilizar e já estás a tentar corrigir? :-\

Mauro,

Só TPA certinha de 20% semanal. Para já mais nada que esses valores vão ao sítio ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros