Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/dez/2012, 02:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Eu iniciei-me nesta aventura que é os salgados à 3 meses, quer dizer... já tenho o bicho á 2 anos mas só deu para começar e dia 31 de agosto(dia em que montei o aquario), como estava a dizer o bicho já vem desde 2010 o ano em que me aprofundei nos estudos da aquariofilia marinha. Eu já mantinha discus, peixes "jumbo", enfim... várias especies de agua doce desde à 5 anos. Eu começei com um aquário de 60l para começar, daqui a um ano vou passar para um maior :) .

Setup:

Aquário: 60x30altx30larg
Circulação: 1 boyu 1100l/h (apesar de ser só uma as correntes que a mesma faz "apanham todo o aquario" nao criando pontos morto)
Escumador: Tmc Skim 120
Termóstato:Jagger 50w
Iluminação: Régua t5 2x24(1 sunshine 10.000k e outra extra-reef 25.000k)
Areia usada:Tmc sand 4kg e tmc sand(areia viva) 4kg

Fauna:
1 donzela negroris(é só para teste!)´
1 lysmata amboinensis(já têm a sua propria estaçao de limpeza :p )
2 eremitas de patas azuis
1 nassario

Nota*: estou a pensar em reforçar a equipa de limpeza. Enquanto a corais ainda não tenho! Mas estou a pensar em por uns Zoanthus.

Manutenção:

TPAS semanais de 15l ou seja mais ou menos 30% do volume do aquario.
Comida dada: Flocos da ocean nutricion, granulado da sera, artemia e camarao congelado.

Valores quimicos da agua:

Ph:8,2
NO2:0mg
NO3:10mg
NH3NH4:0mg
CA:400ppm
Mg:1300ppm
Densidade:1,022/1,023
PO4:0,25-0,5 mg(tenho algumas algas castanhas e verdes)
Temp: 23,9ºc-24,8ºc

Fotos...amanha :ymblushing:
Mauro Pires

Mensagem 02/dez/2012, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Vou por as fotos do meu aquario, neste caso colocarei de forma crescente as fotos da evoluçao do meu aquario:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Mauro Pires

Mensagem 03/dez/2012, 10:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Mauro, como te disse no outro forum, compra os reflectores para as lâmpadas, estas a perder muita iluminação por isso...
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 03/dez/2012, 17:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Está no bom caminho :) o aquário tem mais ou menos o mesmo comprimento que o meu. È ligeiramente mais pequeno.


Vamos ver como vai ser a evolução começa como corais simples. Eu comecei pelos zoanthus neste momento tenho láuma praga infelizmente.

Mensagem 03/dez/2012, 22:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Mauro Pires Escreveu:
NO3:10mg


Boas Mauro,

Os nitratos nos 10ppm são um bom indicador e sinal que os picos de amónia e de nitritos já se deram ou estão nas suas fases finais. Avanças com as trocas de água semanais e acho que já está pronto para adicionar os peixes aos poucos. ;)

Mauro Pires Escreveu:
Densidade:1,022/1,023
PO4:0,25-0,5 mg(tenho algumas algas castanhas e verdes)
Temp: 23,9ºc-24,8ºc


A densidade, para manutenção de corais idealmente talvez nos 1025 (mínimo 1023 e máximo 1027) ;)
Os fosfatos estão um bocado altos e possivelmente os corais não conseguirão crescer... idealmente um valor igual ou menor que 0.10ppm ;)
A temperatura nuns 25ºC seria melhor, acho
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 01:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Sim Nuno é verdade... eu tenho mesmo de comprar refletores, mas reparem que nas primeiras fotos parace que à menos luz devido ao flash da maquina.

Olá Artur, os nitratos encontram-se assim desde à 1 mês, os fosfatos eu estou a tentar baixar com trocas de agua mas ora baixa e ora aumenta! Mas enfim as algas nao vao levar a melhor!

Ola hugo, eu vou começar com actinodiscus.

Nova atualização: Morte de lysmata amboinensis, causa desconhecida, os valores da agua estvam excelentes! Estava-se a alimetar bem e derrepente chego a casa e vejo ele tudo encolhido na bomba. Na quinta feira vou reforçar a equipa de limpeza e tambem vou trocar a minha donzela negroris.
Mauro Pires

Mensagem 04/dez/2012, 10:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Mauro, o camarão morreu mesmo ou apenas libertou a casca? Não sou o mais indicado para falar sobre isto pois nunca tive camarões... :p
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 04/dez/2012, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Nuno,

O camarão morreu mesmo, eu vi ele encolhido ope da bomba parecia que queria mudar de casca mas nao conseguiu..... quer dizer não sei eu tenho de apurar melhor as causas, mas a qualidade da agua e a alimentaçao nao sao
Mauro Pires

Mensagem 07/dez/2012, 02:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola a todos,

Atualização: Sábado vou dar a donzela à fish planet em coina( vou ver se aceitam) para comprar um ocellaris. Ou alem do ocellaris que outros peixes me recomendam-
Mauro Pires

Mensagem 07/dez/2012, 09:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Recomendo-te um peixe alguivoro para as primeiras introduções tambem. Todos crecem um pouco para as medidas do aqua, mas a meu ver tem de se ter sempre pelo menos 1.

Talvez opta-se pelo 1que fica-se mais pequeno em adulto um Ctenochaetus tominiensis. Mas sinceramente mesmo o mais pequeno ficará grande. Logo escolhe um pequeno que mais te agrade e quando crescer terás de pensar num novo lar.

Mas agora apostava tambem nuns invertebrados uns turbos eles gostam dessas algas castanhas :D Uns 5 devem ser suficientes mas logo vez consoante o trabalho de limpeza que estão a executar :)

Mensagem 08/dez/2012, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boa noite,

Venho com novidades frescas! Hoje eu fui à fish planet (em coina) levar a minha donzela negroris, chegei disse à senhora se a queria e ela disse-me que não tinha aquario para ela.... mas depois pos na ilha de corais. Eu então depois de ter entregue comprei um novo peixe! Comprei o amphiprion frenatus, estava para meu espanto 14€, na verdade na fish planet os peixes sao baratos. Tambêm aproveitei e reforçei a equipa de limpeza comprei 3 trochus bem grandes, e mais 1 eremita de pataz azuis de tamanho considerável. Achao que escolhi bem o peixe?
Mauro Pires

Mensagem 09/dez/2012, 02:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Gosto do peixe :D mas já vi um bem grandinho mas até lá demora ;)

Mensagem 09/dez/2012, 13:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade:
Boas Mauro.

No que parece o teu camarao sofreu de um mal bastante comum, morrem imensos invertebrados quando introduzidos em aquas recentes e pouco maturados. A mudanca do exoesqueleto exige que nao haja stress e que para alem da qualidade da agua basica, niveis de iodo e elementos traco apropriados para os camaroes e afins conseguirem vingar. Embora haja opinioes diferentes, eu so introduzo equipas de limpeza em aqua bem ciclado e com muito bio material para eles se alimentarem. Como exemplo foi a passagem de 2 paguristes cadenati bem bonitos e a crescer de um nano reef para o meu aqua principal e ao fim de alguns dias morreram e ja eram bem adaptados e com muita vida no meu outro aqua . Os turbos e alguns trochus sao tambem sensivens ao contrario do que se pensa. Nassarios da nossa costa tenho imensos e esses vingam muito bem excepcionalmente. Eu sou tambem cliente da fish planet de benfica e amigo de alguns deles, se a loja for gerida ai como em benfica estas muito bem entregue. Abraco

Mensagem 10/dez/2012, 01:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Obrigado Daniel e Hugo pelos comentários,

A morte do camarão deixo-me triste, mas o que é que se a de fazer... Enquanto ao peixe vou por fotos amanha do aquário e do peixe. Ele está assustado, ainda não come mas o comportamento deve ser normal.
Mauro Pires

Mensagem 10/dez/2012, 09:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
No primeiro dia a maioria recusa comida. Pessoalmente nem costumo dar quando chegam. Alimento os que lá estão antes e só no dia a seguir tento dar comida. È raro o que come logo no dia, Tenho alguns em que aconteceu outros nem por isso.

Mensagem 10/dez/2012, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Hugo,

Hoje liguei a luz do aquario e vi o frenatus enconstado a rocha com um ar.... como é que eu ei de dizer nao de respiraçao ofegante mas pareceu-me que quando tentava nadar tinha um ar desiquilibrado. Oodium e outro tipo de doenças de pele nao me parece ser. Pode ser parasitas internos.
Mauro Pires

Mensagem 11/dez/2012, 09:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Como fazes a aclimatização dos peixes ? qual é a salinidade que tens neste momento ?

Mensagem 11/dez/2012, 22:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Hugo,

Eu costumo por os peixes no balde e usar o metodo pinga-pinga, aclimatizo os peixes em 1h. A salinidade no meu aquário ronda os 1,023-1,024 nunca mais que isso. Tenho uma novidade, o peixe está bastante melhor, já nada ativo pelo aquário e come.
Mauro Pires

Mensagem 12/dez/2012, 00:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Isso é que e preciso ;)

Mensagem 16/dez/2012, 02:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola a todos,

venho aqui adicionar umas fotos novas:Imagem .

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Mauro Pires

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros