Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Gomes Reef 400L

Gomes Reef 400L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/dez/2012, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas

Antes de mais dar os parabéns ao novo Forum Recife.pt que de facto veio trazer uma lufada de ar fresco em termos de foruns específicos do nosso Hobby, sem desprimor para os outros, onde também vou participando quando posso! Mas aqui parece haver mais pessoas com vontade de discutir todos os assuntos e todos os aquarios, para além de haver sempre mais novidades comerciais, muito importantes no nosso hobby...que sem inovação não existiria!!

Finalmente arranjei um tempinho para vir aqui abrir um topico com o meu e do meu irmão (Vasco Gomes) actual e 1º Reef que já vai com cerca de 3 anos!! Deixo algumas fotos da evolução bem como alguns percalços que fazem parte do processo de aprendizagem...

Setup :

Aquário - 130x60x55(alt) com coluna seca interior e sem travamentos
Sump - 70x40x50 com mangues e Chamaetomorpha
Escumador – Deltec 2560 externo (APF 600 inicialmente)
Bomba retorno – Red Dragon 3 Speedy 75W (alimenta tb escumador) (OR3500 inicialmente)
Calha 8x54W - Ramirezi Solstar (ATI Blu plus/Aquablue/Fiji)
Circulação - vortech mp40 + 1 Tunze Nanostream 6015
Doseadoras – GHL
Balling Light – sais Mota Lda
Osmose , Aquatronica OXYPURE XL 75GPD com bomba (Aquili NPS inicialmente)

Aqui ficam umas Fotos da montagem em 31 de Dezembro de 2009
Imagem

4 meses depois
Imagem

9 meses depois
Imagem

1 ano e meio
Imagem

2 anos
Imagem

2 anos e meio
Imagem

2 anos e meio...Operação ao Coração...Areia nova 1cm...
Imagem

Quase 3 anos...
Imagem

Algumas evoluções engraçadas...

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Erros cometidos...”Regrets”...LOL:

1 - GULA...sim, ter colocado muitos peixes com o auge em 3 tangs e 2 pyramid, para além dos mais pequenos...que ao inicio tudo bem, mas com o passar do tempo, aumenta o stress e acabam sempre por haver saltos em SECO para fora do aquario e alguns ataques de ictio!!

2- Ter sempre medidores de valores de 2 marcas!!! Porque? Porque há sempre variações entre marcas e nunca sabemos qual é o mais acertado, mas sobretudo porque nos podemos deparar com um teste estragado ou não funcional, sem sabermos!! Foi o que nos aconteceu...Durante meses os nossos nitratos supostamente estariam a 1-2ppm...mas quando trocamos por reagentes novos descobrimos que afinal os nitratos estavam a 30 ppm... Passei a ter medidores de 2 marcas que vou alternando ou meço os valores como controlo do sal que faço, da Red Sea, que sei os valores que é suposto ter de todos os parâmetros!

3- Não usar UV 24/24h ... apesar de ser util para a manutenção dos peixes saudáveis e livres de doenças, parece ser prejudicial ao corais, SPS e LPS, pelo facto de matar muitas bacterias que supostamente serão alimentos deles! Penso que a nossa experiência também nos demonstrou isto ao longo destes anos! Achoq eu convém na mesma ter UV para evitar surtos de doenças que se podem tornar fatais para todos os peixes, mas o ideal é ligar 24h quando entram peixes novos durante 1 semana e depois reduzir para apenas algumas horas por dia! No nosso caso temos tido sucesso assim...

4- Balling Light...tentar sempre manter os valores de Ca 400, Mg1250, Kh 8 !! Valores de Ca muitos elevados na ordem dos 500 geralmente provocam morte de alguns corais!! Na nossa experiência é sempre preferivel ter valores mais baixos do que valores muito altos de KH e Ca... Tivemos um episodio de descontrolo de Ca e KH que atingiram valores de 500 e tal e de 10 ou 11 que provocaram a morte de alguns SPS...Isto conteceu a seguir a um episodio de AEFW que nos atacou as acroporas e assim diminuiu os consumos bruscamente...

5- TPAS, TPAS, TPAS....quantas mais melhor! Mas sempre com os parametros iguais aos que temos ou queremos manter no aquario, caso contrario desiquilibra-se a adicções de balling! Dai que a escolha de um sal que tenha os valores ideias de agua de um Reef seja imperativo!! Nós usamos neste momento o sal Red Sea normal! No passado, com a introduçao do novo sal da Red Sea Coral Pro que apresenta valores muito elevados de KH (12) e de Ca (480), a 1,025 provoco nos um desequilibrio de valores no aquario que levou a perda de varios corais!!! Entre 10-20% por semana é o que faço agora com bons resultados.

6 – Aspirar areão e sump pelo menos 1 vez por mês... De facto o não aspirar do areão, seja ele de 1 ou 3/4cm, leva ao acumular de muitos detritos que não chegam a à sump e dessa maneira não são retirados nem pelo escumador, nem pelo filter-bag! Assim é essencial aspira-lo com pelo menos 1 vez por mes, em todas as areas que se conseguir. O aspirador da Hagen é de facto muito facil de usar e eficaz e pode-se mesmo ver a quantidade de sujidade que se acumula no areão quando se está a aspirar...

7 – Alimentar LPS/SPS com comida natural e não suplementos...A utilização de suplementos na alimentação de corais deve ser evitadas pois muitos deles apesar de alimentarem bem têm o reverso da medalha que é aumentarem muito os niveis de nutrientes na água, como fosfatos e nitratos a níveis intoleráveis! Assim de acordo com a nossa experiência a alimentação dos LPS basta ser feita apenas 1 vez por semana, no periodo da noite do aquario, com um mix de comida congelada (cyclops, rotiferos, red plankton, artemia), em que previamente se tenha retirado o excesso de liquido que contem fosfatos dispensaveis! Os SPS acabam por se alimentar também dos restos desta sopa bem como dos detritos dos peixes e dos restos de comida dos peixes! A alimentação dos SPS pode quando muito ser completada com a adição de phytplanton vivo , mas com cuidado para não sobrecarregar o aquario de nutrientes!

8- Eficiente exportação de nutrientes (nitratos/fosfatos) – Muito importante a longo prazo...ao inicio as tpas e um bom escumador vão resolvendo o assunto, mas com o passar dos meses e acumulação de detritos, mesmo com limpezas, começa a não ser suficiente e daí ser uma desafio muito grande manter um aquário durante vários anos!! Na nossa experiência optamos por colocar macroalga Chamaetomorpha e mangues na sump para ajudar nesta remoçao de nutrientes mas mesmos assim com o passar do tempo vimos que não era suficiente, apesar de ajudar muito e ser uma grande almofada! Assim a utilização de bacterias e doseamento de carbono, quer sob a forma de vodka, vinagre, biopellets ou soluções comerciais parece ser uma das melhores opções para este fim... Qual das melhores...é dificil dizer! Nós usámos e estamos a usar neste momento uma solução comercial (Ultralife da Ocenalife...diria que será vodka/vinagre) que se tem revelado bastante eficaz na diminuição de nitratos e fosfatos com a adição de cerca de 8-11 gotas diarias!! Mas cuidado que o exagero nesta doseagem de carbono pode retirar demasiados nutrientes deixandos os corais “à fome”... corais pálidos, LPS mirrados e a morrer e anémonas stressadas...assim MUITA ATENÇÃO no doseamento....DEVAGAR e sempre a vigiar os valores de nitratos e fosfatos.

9- Nunca usar as quantidades anunciada pela marca de qq produto que se coloca no aquario...Exemplo: GFO .... seja pelo facto de diminuir os niveis de fosfatos bruscamente ou de libertar ferro, a entrada de GFO provoca RTN em calendriuns/pocciloporas... – No nosso caso o uso de GFO, mesmo em quantidades muito pequenas parece provocar sempre esse efeito inicial... (perdi algumas calendrium, histrix e poccilopora à conta disso)...após retirar o GFO e algumas TPAS o rtn fica restringido às colonias que começaram!!

Isto são APENAS algumas conclusões que aprendemos com o NOSSO AQUARIO... e mesmo assim nunca sabemos ou certo se foi disto ou daquilo que um SPS morreu ou u LPS não cresceu....etc etc...são muitas Variáveis...mas estejam há vontade para comentar/contrariar :ymapplause: !!

Objectivos/Desafios proximos (%) :

A- Baixar os valores de nutrientes que tenho neste momento! Nitratos ~5ppm (TMC e JBL), Fosfatos 0,30 (Hanna, Salifert)...quer com carbon dosing, quer com outro metodo de exportação de nutrientes!

B- Introduzir a alimentação de phytophankton e rotiferos vivos para que os corais apresentem um desenvolvimento e cores mais acentuadas a longo prazo

C- Não ter baixas de qualquer coral ... LOL

Mais informações sobre o percurso do aquario nos ultimos 3 anos podem encontrar, no nosso Blog http://www.ReefCentral.pt , ou estejam a vontade para perguntar!!

Ab
João Gomes
Imagem

Mensagem 15/dez/2012, 18:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Olá irmãos Gomes!

Sem dúvida um grande aquário... os crescimentos são incríveis...

O aquário ao vivo deve ser um estrondo, com essas cores.

Mensagem 17/dez/2012, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Olá Pedro,

Obrigado! Como se vê nas fotos já teve altos e baixos...mas tentamos sempre conseguir cada vez melhor... com corais mais saudáveis e com melhores cores... :)

Vamos agora fazer uma mudança de rumo e tentar que o aquário equilibre com valores de nitratos e fosfatos mais baixos, mas que possibilite uma boa alimentação dos corais e peixes! :-

Cumps
Joao
Imagem

Mensagem 17/dez/2012, 17:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 34
Boa tarde,

Na ultima foto que se vê é um sun coral? Como se está ele a dar, qual a rotina de manutenção, alimento, se cresceu e quanto tempo já está por aí? E o frasco de vidro cheio de coralina atrás tem alguma coisa a ver com ele? Desculpe tantas perguntas, mas tenho também um e gostava de ouvir outras opiniões...

E muitos parabéns pelo aquário!

Mensagem 18/dez/2012, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas Sérgio,

O sun-coral já está comigo há cerca de 2 anos! :) É um coral muito giro... *-:) E sim cresceu, mas isso é muito dinâmico, basicamente depende de quantas vezes o alimentas, pois é um coral que não retira qualquer energia da luz, é um coral não fotossinético! Assim tens de o alimentar de vez em quando!

Nós temo-no alimentado 1 vez por semana com a ajuda de uma vareta, com artemia, cylops ou cyclopeeze! Mas inicialmente ate o tirava do aquario e colocava num balde (com agua do aquario) e metia 2 ou 3 cubos de artemia e cyclopeeze e uma pequena bomba...durante 30-45min...para ele encher a barriga e não poluir o aquario... :))

Mas nos ultimos tempos temos só alimentado 1 vez por semana...sempre no periodo da noite...para os peixes não chatiarem...

Podes ver aqui mais informações e como alimento o sun-coral no meu blog ReefCentral.Pt Blog

Obrigado pelo comentário!
Mais duvidas avisa!

Ab
João
Imagem

Mensagem 19/mar/2013, 15:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Já me vergastei 3 vezes por só agora ter visto este tópico! X(

Nem sei como tem tão poucas participações mesmo tendo em conta que muitas vezes a malta participa mais é na construção e setup do que propriamente depois de tudo montado, mas ainda assim...

Ainda por cima este aquário tem diversas coisas interessantes e que passo a explanar:

1 - Onde arranjaram a anemona carpete mas sobretudo:
1.1 - Reparei que ela mudou de local, foram vocês ou foi ela própria?
1.2 - Da vossa experiência qual seria o melhor método de fazer com que uma carpete fique onde queremos? Emparedá-la com rocha, por exemplo?
1.3 - Se bem percebo nas fotos já fizeram mudas dela, certo?

2 - Quais os consumos atuais de balling?

3 - Qual o método para fazer a comida para os corais e como os alimentam? Pipeta para cima? :D

4 - Como resolveram o problema dos AEFW?

5 - São de onde? Este aquário merece claramente uma visita...


...e por agora é só :)

Mensagem 19/mar/2013, 16:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Fosfatos a 0.3 e mantêns a côr nos corais??? Hummmm :-? :-? :-?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/mar/2013, 16:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Fosfatos a 0.3 e mantêns a côr nos corais??? Hummmm :-? :-? :-?

Abraços,
Rui


Penso que ele quis dizer 0,03!! :D

Mensagem 19/mar/2013, 16:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joao Tomas Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Fosfatos a 0.3 e mantêns a côr nos corais??? Hummmm :-? :-? :-?

Abraços,
Rui


Penso que ele quis dizer 0,03!! :D



Ou isso ou então as fotos podem não estar actualizadas. Mas um aquário tão estabilizado com chaeto, Mangues, bactérias e vodka parece mais, como tu João, que ele se enganou no valor!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/mar/2013, 16:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas Hugo,

Como não participo activamente no forum...é natural que isso aconteça...menos comentários!
E claro...há ai Reefs fantasticos no Forum...nem se podem de chamar de aquarios!! E esses sim merecem mais atenção e comentarios...é normal!

O meu está razoável...É o 1º aquario de Reef...com todos os erros de aprendizagem que cometi ao longo destes 3 anos... :-ss

Mas ando sempre por cá, sempre que posso, para aprender... :)

Quanto às perguntas:
1- A Haddoni já tem quase 3 anos também...comprei-a no Templo Aquatico...soube da sua existência por pessoas de Lisboa...liguei para lá...melguei e depois enviaram ma para Coimbra!! É essencial ser uma anemona saudavel...o que é dificil de arranjar...maioria morre na transição de recolha distribuidor ou loja-cliente!

1.2 (3) - LOL...ela própria é que decide...mas...temo-la forçado a manter-se ali...teve alturas que não se mexeu durante meses...outras que se mexe cada 15 dias...depende das flutuações de parâmetros...
Manter no mesmo sitio...é dificil...pois ela pode levar tudo à frente...desloca rocha viva e tudo!! Ah pois... aconteceu algumas vezes...ai intervinhamos...tiravamo-la e voltavamos a colocar no sitio anterior e ela lá ficava mais umas semanas/meses...conforme ela achasse...lol...literalmente!! :)) Depois de aclimatadas ao aquario o facto de as deslocares e mudares de sitio, elas não stressam muito! É a nossa experiência! *-:)

2- Consumos de Balling...não sei de cor...anda a volta disto se não me engano...(depois confirmo no caderno de bordo):
Ca - 60ml /dia
Kh - 200 ml/dia
Mg -100 ml/dia

3- LPS...pipeta por cima...com mistura de comida congelada! 1 vez por semana e Live phytoplankton diario...alguns militros!

4- Depois da tragédia...3-5meses de ausência de Acroporas...Estamos a introduzir agora novamente...com muito cuidado...na compra e limpeza (banho) dos sps comprados e claro apostar em ter todos os parametros bem controlados como os nitratos e fosfatos, para além dos MG, Ca e KH, que foi o que falhou no passado...e assim ter os SPS pujantes para que possam eles lutar contra os AEFW... Não há milagres que se conheçam para já...que eu conheça pelo menos!! :-\

5- O aquário esta em Coimbra! Quando quiseres passar...é só combinar!

Ab
João
Imagem

Mensagem 19/mar/2013, 16:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Obrigado João!
Se não andas muito por aqui devias andar mais, porque o aquário está realmente fantástico!

Em relação à anemona ando a ler bastante sobre a Haddoni, mas quanto mais leio, mais confuso fico =))

Mensagem 19/mar/2013, 16:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas João e Rui,

É mesmo isso...0,3 (Hanna Checker)!

Neste momento estão a 0,2 pois estou a introduzir muito lentamente biopellets e com pouca quantidade...para não dar asneira num reef misto...de SPS e LPS!! O objectivo é 0,1...pois temo que 0,03 não seja do agrado de anemonas e LPS...e se já tenho cores muito boas e quero manter um reef misto...esse será o objectivo mais equilibrado! (%)

A questão das cores e a relação com os niveis de fosfatos e nitratos é de facto complicada... ~x( ...existem muitos topicos e demonstrações disso na ReefCentral- forum americano...em que grande aquarios conseguem ter corais e cores fantasticas e niveis altos de nitratos e fosfatos... Sem exageros é claro! A estabilidade parece ser a chave... quer no KH, CA...quer nos nutrientes! Mas... :ymsick: Who Knows...LOL

Obrigado pelos comentarios!

Ab
João
Imagem

Mensagem 19/mar/2013, 17:02

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A estabilidade parece ser a chave... quer no KH, CA...quer nos nutrientes!

Também sou muito por esta linha... :)

Mensagem 19/mar/2013, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Joao Gomes Escreveu:
Boas João e Rui,

É mesmo isso...0,3 (Hanna Checker)!

Neste momento estão a 0,2 pois estou a introduzir muito lentamente biopellets e com pouca quantidade...para não dar asneira num reef misto...de SPS e LPS!! O objectivo é 0,1...pois temo que 0,03 não seja do agrado de anemonas e LPS...e se já tenho cores muito boas e quero manter um reef misto...esse será o objectivo mais equilibrado! (%)

A questão das cores e a relação com os niveis de fosfatos e nitratos é de facto complicada... ~x( ...existem muitos topicos e demonstrações disso na ReefCentral- forum americano...em que grande aquarios conseguem ter corais e cores fantasticas e niveis altos de nitratos e fosfatos... Sem exageros é claro! A estabilidade parece ser a chave... quer no KH, CA...quer nos nutrientes! Mas... :ymsick: Who Knows...LOL

Obrigado pelos comentarios!

Ab
João


A serio? 0,3 de PO4?? Bem quando penso que já sei qualquer coisa...vejo que nao percebo nada!! :D

Mensagem 19/mar/2013, 17:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Boas João

Parabéns pelo o aquário. Queria saber qual o nome do coral que está em cima do lado direito (foto nº 10) onde os palhaços estão a fazer a simbiose???
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 19/mar/2013, 18:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas João Tomas,

Pois...não é fácil perceber...ate eu próprio não sei como tinha os valores de PO4 no passado! Uma vez que o medidor de HAnna checher só existe há pouco tempo...e antes quer queiramos quer não...Salifert ou outros...parecia sempre 0...(era o o que eu usava!!)...é muito difícil perceber quanto se tem...só quando os valores já são de facto mt elevados...tipo mais de 0,5...que ai sim já são preocupantes...na minha opinião... :-s

Luis,

Obrigado pelo comentário...têm sido 3 anos de muita aprendizagem...com trial and error...com ajuda de algumas pessoas como Carlos Mota, Carlos Basaloco entre outras pessoas...e muita leitura em foruns nacionais e internacionais...o que todos nós fazemos!! ~o)
Sobre o coral onde os palhaços estão...é uma Anemona :D ...uma Quadricolor verde fluorescente! Já com 1 ano e tal... Comprei pequenina e bubbled mas que depois ficou com os tentáculos compridos...mais um misterio que ninguem sabe explicar! Tenho outra igual mas vermelha viva também...mas mantém os tentaculos bubbled... :-!

Ab
João
Imagem

Mensagem 02/jun/2013, 18:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 52
Localização: Granja do Ulmeiro
Este aquário ao vivo está simplesmente espectacular!!!

Um ar muito natural, peixes magníficos, e uns corais ... sim posso dizer CORAIS, peças enormes e simplesmente magníficos.

João/Vasco isto já merece uma actualização com uma FTS :D

Mensagem 02/jun/2013, 23:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Mais um!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 03/jun/2013, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Idade:

Boas,

Antes de mais Obrigado Nuno pelos elogios! Acho que está bastante bem...sempre a tentar melhorar mas para aquário de 3 anos e meio (1º de agua salgada) acho que de facto não está mal! Fico contente por de facto ainda ter bastantes corais (frags) e peixes que comprei à 3 anos...e que agora estão enormes e já fazem parte da familia... :))

Quanto às fotos...não tenho jeito nem maquina para isso, mas vou ver se cá trago um amigo meu para fazer uma reportagem em condições... :-* Mas...entretanto deixo vos com uma geral (manhosa) mas que dá para ver como estão as coisas!

Imagem

Destaque para a entrada de mais uma Goniopora verde à uns meses, a juntar à vermelha; de uma tridacna maxima azul clarinho/esverdiada; 2 gorgonias fotossintéticas à uns meses, bem como alguns frags de sps!

Desde que postei da ultima vez...coloquei reactor de biopellets e aquario respondeu mt bem a isso...consegui baixar os nitratos que andavam altos sem saber (medidor estragado) e os LPS e SPS estão a crescer muito bem e muita côr! Só não consegui baixar os fosfatos dos 0,3...isto porque é provavel que tenha muito fosfato depositado na rocha ao longo destes anos em que não conseguia controlar tao bem os nutrientes como agora (melhores medidores, como o Hanna) e então...este está sempre a ser libertado das rochas...
Mas tenho feito bastantes TPAS..cerca de 20% semanal...isso ajuda muito a controlar nutrientes e à saude dos corais...na minha opinião!
A resolução do problema dos fosfatos é que não esta fácil...queria baixa-los para 0,1...mas não está facil... No entanto como continuo a er crecimentos e cores nos corais SPS e LPS...é um problema relativo...O mais importante é a estabilidade de temperatura e de valores de CA, KH e Mg, sem exageros nos nutrientes, é claro...

Ab
João/Vasco
Imagem

Mensagem 03/jun/2013, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Joao Gomes Escreveu:
Desde que postei da ultima vez...coloquei reactor de biopellets e aquario respondeu mt bem a isso...consegui baixar os nitratos que andavam altos sem saber (medidor estragado) e os LPS e SPS estão a crescer muito bem e muita côr! Só não consegui baixar os fosfatos dos 0,3...isto porque é provavel que tenha muito fosfato depositado na rocha ao longo destes anos em que não conseguia controlar tao bem os nutrientes como agora (melhores medidores, como o Hanna) e então...este está sempre a ser libertado das rochas...
Mas tenho feito bastantes TPAS..cerca de 20% semanal...isso ajuda muito a controlar nutrientes e à saude dos corais...na minha opinião!
A resolução do problema dos fosfatos é que não esta fácil...queria baixa-los para 0,1...mas não está facil... No entanto como continuo a er crecimentos e cores nos corais SPS e LPS...é um problema relativo...O mais importante é a estabilidade de temperatura e de valores de CA, KH e Mg, sem exageros nos nutrientes, é claro...


Boas João,

O meu reef passou por problemas semelhantes. Também tinha os nitratos elevados e agora com biopellets já baixaram para uns 10ppm. Os fosfatos também tiveram um pico num provável crash do sistema, mas com mídia anti-fosfatos consegui chegar aos 0.16ppm a certa altura, se bem que entretanto subiram e na mais recente medição rondam os 0.28ppm. É bom saber que nesse caso com os fosfatos a 0.30ppm os corais LPS e SPS estão a crescer e com cores. B-)

Umas dúvidas... costumas dar alimento congelado? diariamente? Em relação ao Potássio, costumas fazer testes?

Um abraço e parabéns pela foto geral, corais com muito bom aspecto. :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron