Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Luís Madeira's Reef

Luís Madeira's Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/dez/2012, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 47
Localização: Cacém

A história da montagem do meu reef remonta ao ano de 2005.

Apesar do tempo decorrido, nunca chegou a ser um verdadeiro reef, por na altura me encontrar com um fluxo de trabalho anormal, e que se manteve até ao ano passado.

Durante este tempo todo tive apenas 2 black ocelaris, que ainda hoje lá estão, e não tinha corais, só rocha.

A manutenção resumiu-se a repor água evaporada, limpar vidros e pouco mais.

Estou à quase um ano a recuperar o aquário, apesar de não ter grandes algas, a rocha tem uma coloração verde, mas sem tufos, que à medida que o tempo vai avançando, vai sendo substituída por alga coralina.

Resumindo já tenho uns anos disto mas sinto que não evoluí nada tecnicamente.

SETUP

Aquário 150x75x45
Sump 130x40x50

Overflow (o aquário não está furado), funciona desde o dia zero sem problemas
2 Bombas de circulação 4500ltr/h cada (não me lembro a marca)
2 Bombas de circulação 6000ltr/h cada da Tunze
1 Bomba de elevação 4000 ltr/h
1 escumador NAC 7
1 escumador Sera 600 S
1 escumador V2Skim 1200
Iluminação LED (estou à espera do Seneye para medir o PAR, de forma a perceber se fica ou vai embora, fiz com 30 metros de fitas smd5050 e 5 metros de rgb para afinar o espectro, tenho a iluminação colocado à 4 meses, e para já os corais estão bem e a crescer)

Em termos de parâmetros neste momento tenho:

Amónia: 0
Nitritos: 0
Nitratos: 3
Fosfatos: 0.08
KH: 12
CA: 460
Mg: 1360
Densidade: 1023,5

Corais:

2x Green Palythoa
2x Number of Corals
2x Pachyclavularia Violacea
1x Lobophytum sp.
1x Montipora Digitata
1x Pulsing Xenia (a pulsar ;-)
2x Seriatopora Hystrix
2x Toadstool Leather Coral

Peixes:

2x Black Ocelaris
1x blue tang
1x Zebrasoma Desjardinii

Fotos


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Neste momento, o objectivo é transferir as algas para a sump, introduzi um algea scrubber, e estou a notar melhorias significativas.

Abraço

Luís Madeira

Mensagem 18/dez/2012, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Para um aquário que não tinha TPaá e onde só se repunha agua evaporada até está bastante bem . Não axo que tenha algas assim desmesuradamente até axo que as existtentes são bastante normais e dado o percurso do reef até são poucas ;)

Agora e ir com calma introduzindo uns corais ;)

Mensagem 18/dez/2012, 05:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Está muito porreiro!!! 5 (*)

Mensagem 18/dez/2012, 08:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Luís,

Porreiro. Falamos no jantar.
Eu retirava essa alga e areão da sump e substituia por Chaetomorpha.
Cuidado com os esporos dessa alga.

O KH ... Acho que tens o teste marado. Com esse valor de Cálcio e Magnésio esse valor é muito elevado.

A iluminaçao LED é que estou curioso. Quanto é que te custou e quais são as características?

Abraços,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/dez/2012, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Luís, gosto do aquário, tem condições para ficar de TOP

Pessoalmente acho que tens muita rocha, e não percebo a razão de teres 3 escumadores bons :|

Vejo também na foto da sump que todos os escumadores que tens estão a tirar bastante agua, não deves ter os escumadores bem afinados
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 18/dez/2012, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 47
Localização: Cacém

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas Luís,

Porreiro. Falamos no jantar.
Eu retirava essa alga e areão da sump e substituia por Chaetomorpha.
Cuidado com os esporos dessa alga.

O KH ... Acho que tens o teste marado. Com esse valor de Cálcio e Magnésio esse valor é muito elevado.

A iluminaçao LED é que estou curioso. Quanto é que te custou e quais são as características?


Já tirei a alga, a areia vou tirar, só lá está à um mês, tinha colocado para alojar bactérias para reduzir os fosfatos, e reduzi de 0.36 para 0.08.

Estou numa batalha de cianos no areão, que vou aspirando todos os dias, mas estava com a necessidade de cortar nutrientes da água. A zona tem circulação, no entanto ele continua lá.

Vou experimentar medir o KH com outro teste.

Quanto aos leds, fiz uma abordagem simples, e comprei vários rolos de 5 metros com três variações de cor, tenho:

8 Metros de Fita SMD5050 72wt 6000k (http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=61305)
5 metros de Fita SMD 3528 48wt 6000k (http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=57577)
8 metros de Fita SMD 3528 48wt AZUL (http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=57576)
5 metros de Fita RGB SMD 5050 36 wt (http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=60190) para afinar a cor, no momento tenho a produzir azul

Não ficou barata, foi daqueles DYI que fui fazendo faseadamente, e no final, com o mesmo valor ou aproximado teria comprado algo comercial. Gosto do tom conseguido, falta como disse medir o PAR, estou à espera do meu seneye reef para amanhã, depois coloco as leituras.

abraço

Mensagem 18/dez/2012, 11:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 47
Localização: Cacém

Nuno Miguel Silva Escreveu:
Boas Luís, gosto do aquário, tem condições para ficar de TOP

Pessoalmente acho que tens muita rocha, e não percebo a razão de teres 3 escumadores bons :|

Vejo também na foto da sump que todos os escumadores que tens estão a tirar bastante agua, não deves ter os escumadores bem afinados


Sim estavam a fazer uma escumação mais líquida, para retirar nutrientes da água, sei que não tira só nutrientes, também tira coisas boas, mas estou a travar uma batalha com cianos.

A ideia é ficar só com o NAC7, só durante este mês é que coloquei os 3 escumadores em simultaneo.

Sim tenho muita rocha, porque quando montei o aquário tinham-me dito que era a quantidade certa, depois devido à minha falta de capacidade de ter tempo para manter o aquário, acabou por ficar, e por um lado quem sabe se não foi a rocha que safou os vivos :D

A ideia é deixar de ver a rocha, e cobrir de corais, mas não queria fazer tudo à pressa, estou a recuperar o aquário à quase um ano, e aumentar os vivos pouco a pouco.

Outra das características do meu layout, é que a rocha faz uma montanha de dois lados, ou seja não está encostada ao vidro, está a meio, criando assim um espaço de circulação, que os vivos mais envergonhados por vezes usam, não lhes causando tanto stress.

abraço

Mensagem 18/dez/2012, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Fiquei esclarecido

Agora é ver essas fotos da evolução Luís ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/dez/2012, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 47
Localização: Cacém

Acabei de montar o Seneye Reef, e obtive o seguintes valores:

PAR
Imagem

LUX
Imagem

KELVIN
Imagem

Como não sei interpretar cabalmente, gostaria de pedir a quem perceba, que opinassem os espectros.


Obrigado


Voltar para Aquários dos Membros



cron