Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Family Aqua Fun

Family Aqua Fun

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/jan/2013, 01:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Olá Malta,

Vou iniciar um novo tópico para o meu aqua neste forum.

Tem cerca de um ano e meio.

Para quem não conhece fica aqui o Setup:

Aqua:
C120cm*A50cm*L60cm c/ vidros 10mm, travessas francesas e overflow "wall to wall"

Sump:

C80cm* C50cm*L40cm com refugio e vidros 8mm

Equipamento

- Aquecedor: 2* Enheim 300w
- Escumador: Bubble Magnus NAC7
- Bomba de Retorno: Syncra Silent 3 2700 Lts Hora (é regulavel)
- OI: 3 estagios 190 Ltrs/dia
- Ciruculação: Vortech MP40wES

Iluminação:
- 6* T5 54w DYI

Arrefecimento: DYI

Tanto o aquário como o móvel e a iluminação são uma copia praticamente fiel do aquário do Rui Manuel Gaspar que através da entusiasta descrição da sua construção me fez crer que também conseguia fazer uma assim. Nas coisas que não conseguia contei com a ajuda do Rui e de toda a comunidade do agora moribundo reeforum.

Obrigado Rui :ymapplause: e malta!

Seguem dois videos da construção.






Depois de um bom começo o aquário atravessou um período difícil que começou em Junho 2012 quando meti agua contaminada de uma TPA. Como nem me passava pela cabeça que era da agua perdi vários corais num instante. Nessa altura tinha também mudado as lâmpadas já com um ano e começado a adicionar Mg e Ca. Inicialmente pensei que os corais se estavam a ressentir da mudança da iluminação. Isso também contribui para que eu não desconfiasse da agua.

Depois vieram os cianos e cianos e mais cianos. Apaguei luzes, aumentei a circulação diminui a frequência de alimentação, fiz TPa´s e nada. Por fim resolvi por uma medicamento com eritromicina que acabou com o cianos e com todas as bactérias nitrificantes do aqua. Resultado mais nitritos e nitratos.

Entretanto em Agosto depois das férias resolvi, ou vai ou racha...

- TPA com agua do mar - Out;
- Mega Tpa de mais 1/3 da litragem com Red Sea Coral Pro Salt
- Tirei metade da areia para fora (Muita trampa saiu lá de dentro, nem imaginava);
- Egg grate (bela bodega) já tinha tirado no mês anterior;
- Limpeza a fundo de todas as bombas;
- Limpeza a fundo da sump;
- Limpeza a fundo do overflow;
- Equipa de limpeza reforçada;
- TPA´s certinhas todas as semanas com Red Sea Coral Pro Salt
- Macroalgas para competir com os cianos
- Adição de Hidroxido de cálcio ( em vez de clororeto de cálcio) que ajuda a precipitar os fosfatos ( que nunca detectei mas como tinha cianos deviam por principio estar presentes)
- Microbacter para repor as bactérias;
- Adiciono Vodka como fonte de carbono

Quando limpei o oveflow descobri o que aconteceu à minha Catalaphyllia que desapareceu de um dia para o outro. Estava alojada num canto escuro difícil de chegar e de ver. Não imaginam o cheiro quando a tirei. O meu filho de 6 anos fugiu. Eu a pensar que se tinha dissolvido. Que grande palerma que eu sou :-$

Com a sucessão de brincadeiras perdi 5 Lps, 2 sps e 3 peixes. Enfim...

Agora o sistema esta a recuperar e a maturar e os parâmetros estão a estabilizar. No entanto os nitratos teimam em ficar perto de 1 nos teste da Salifert mas penso que com o tempo vai lá. Vou tentar mexer o mínimo possível.

Mais recentemente, há cerca de um mês, por sugestão do Rui Manuel Gaspar comecei a aspirar o fundo. A minha areia que sempre foi escura e passou a ficar branquinha. \:D/

Entretanto meti dois corais novos vindos via-ctt do Fragário do Norte:

Alveopora Marionensis
Duncanopsammia Axifuga

Carlos! Bons Frags! :ymparty:

O próximo projecto vai ser uma nova iluminação. Vou substitui as minhas T5 por 5 calhas 10 leds. Para não variar projecto copiado do Rui Manuel Gaspar que mais uma vez tem de me aturar. :-
Mas vai ser bem mais simples.
O material vem todo da Aqualed Light.

Sem esquecer o Pedro Ferrer que arranjou-me umas calhas porreiras para os led´s :ymapplause:

Já tenho o material todo mas tenho andado super ocupado a reinventar a minha empresa todos os dias para não ir atrás da economia e não tenho tido grande disponibilidade.

Hoje como a minha mulher me deu uma rebocada por causa da conta da Luz achei que eram boa altura de meter mãos à obra sob pena de encontrar todos os peixe a boiarem.

Assim vem ai um novo DYI com muita ajuda à mistura.

A próxima aquisição depois da luzes estarem a funcionar vai ser uma bomba doseadora e acabam os investimentos este ano.

Ainda tenho uma pontas de cianos ocasionalmente e não sei pq. Quando isso acontece a rocha vai de castigo para a sump. Enfim...

Abraços
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 17/jan/2013, 08:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Sérgio ... é um prazer.

Só temos é que garantir que não repetes os meus erros.

Quanto à iluminação ver se começamos a soldar isso para a semana que vem. Vou estar fora de segunda a quarta mas depois disso numa tarde deve conseguir-se acabar a coisa.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jan/2013, 10:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Boas, este é um aquário que tenho vindo a acompanhar e sempre com espetativa. Espero que a partir de agora corra melhor.

A areia, nas duas montagens que fiz estava sempre bastante suja e por isso na proxima vou ponderar não pôr nada ou apenas uma camada mínima. Acumula-se aí muita porcaria e penso que assim evita-se essa acumulação. Outra solução é estar sempre a aspirar (SECA!!!!!) o que a mantém como dizes, com um melhor aspeto.

A malta anda muito tempo nos aquários e cada dia que passa aprende-se uma nova....(ou então sou eu que fui mesmo parvo em nunca me lembrar disso :ymblushing: ) Epá para limpar a coluna seca/overflow no teu caso, explicaram-me que uma boa forma era retirar o tubo da parte de cima do passa muros (aquele por onde desce a água) e deixar escoar a água toda. Numa coluna seca normal aquilo aspira a porcaria toda da coluna e é bem pensado... Na tua como é muito larga não sei se terá o mesmo efeito mas é experimentares (no caso de não o fazeres já ^^ ) O rapaz que me explicou fazia isso em cada TPA e o lixo ia logo todo para o filter bag e estava feito...

Andei eu de 15 em 15 dias a limpar aquilo por aspiração ~x(

Mensagem 17/jan/2013, 11:24

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Simplesmente fantástico Sérgio!
Muito bem estruturado e co muita dedicação. Tem tudo para da certo!^

Onde compráste essa madeira aplainada e direitinha?

Mensagem 17/jan/2013, 12:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
João Seguro Escreveu:
Boas, este é um aquário que tenho vindo a acompanhar e sempre com espetativa. Espero que a partir de agora corra melhor.

A areia, nas duas montagens que fiz estava sempre bastante suja e por isso na proxima vou ponderar não pôr nada ou apenas uma camada mínima. Acumula-se aí muita porcaria e penso que assim evita-se essa acumulação. Outra solução é estar sempre a aspirar (SECA!!!!!) o que a mantém como dizes, com um melhor aspeto.

A malta anda muito tempo nos aquários e cada dia que passa aprende-se uma nova....(ou então sou eu que fui mesmo parvo em nunca me lembrar disso :ymblushing: ) Epá para limpar a coluna seca/overflow no teu caso, explicaram-me que uma boa forma era retirar o tubo da parte de cima do passa muros (aquele por onde desce a água) e deixar escoar a água toda. Numa coluna seca normal aquilo aspira a porcaria toda da coluna e é bem pensado... Na tua como é muito larga não sei se terá o mesmo efeito mas é experimentares (no caso de não o fazeres já ^^ ) O rapaz que me explicou fazia isso em cada TPA e o lixo ia logo todo para o filter bag e estava feito...

Andei eu de 15 em 15 dias a limpar aquilo por aspiração ~x(


Boas,

Por isso o durso não está colado. Para limpar a coluna seca basta tirar o tubo do durso e vai tudo atrás !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jan/2013, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Aqui esta um bom projecto para se acompanhar.
Parabéns Sergio e boa continuação.

Se puderes diz-me só uma coisita, o escumador bubble nac7 da conta do teu aquário?
É que as medidas do meu aquário sao iguais as tuas e ando a ver um escumador desses..

Cumpr

Mensagem 17/jan/2013, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Sérgio ... é um prazer.

Só temos é que garantir que não repetes os meus erros.

Quanto à iluminação ver se começamos a soldar isso para a semana que vem. Vou estar fora de segunda a quarta mas depois disso numa tarde deve conseguir-se acabar a coisa.

Abraços,
Rui


Obrigado :-c


João Seguro Escreveu:

... e o lixo ia logo todo para o filter bag e estava feito...



Viva João. "Long time no speak"

Uma das descargas que tenho para dentro da filter sock só tem um passa-muros. Este n é rente ao vidro. E tem para ai 1.5 cm de altura portanto há sempre sujidade residual. Alem disso nos cantos do overflow vai-se acumulando gradualmente uma nhacas nojentas. Era aliás onde estava a minha Catalaphyllia morta. (epa só de me lembrar do cheiro). Portanto tem-se sempre de meter a mão.

Carlos Resende Escreveu:

Se puderes diz-me só uma coisita, o escumador bubble nac7 da conta do teu aquário?
É que as medidas do meu aquário sao iguais as tuas e ando a ver um escumador desses..

Cumpr


Ola Carlos. obrigado

O nac7 é 5****. É claro que n tenho grande termo de comparação mas tem dado na boa e é silencioso.


É verdade esqueci-me de mencionar que os meus Perculas finalmente se entenderam com o meu Sarcophyton e agora andam lá passear. Mas n dormem lá. Fazem daquilo uma zona "Chill-Out". Vão lá só para parar de bater as bartabatanas.

Entretanto o meu Kauderni macho deve expelido os ovos no mesmo dia da postura pq no dia seguinte já andava de boca fechada. Ainda dei-lhe comida para ver se ele a rejeitava mas comeu logo tudo por isso n estava la nenhum ovo de certeza. Mas sobre isso desenvolverei novamente no outro tópico que abri.

Abraços
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 17/jan/2013, 14:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Pois é Sérgio é verdade ^^ Vou ver se ando mais aqui pelo fórum agora :P

Rui é verdade mas e descobrir isso? Épa nunca me ia lembrar disso, nem nunca tinha lido relatos de algo semelhante mas que ajuda ajuda.


No teu caso então estás lixado :P mãozinha na nhanha :ymsick:

Mensagem 17/jan/2013, 17:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Sérgio,
Essa coluna seca dá-me cá umas invejas... :):):)
Gosto das colunas secas na traseira do aquário, do lado de fora e bem grandes para a água sair à vontade.
Estás a utilizar o sistema Bean Animal? Alguma adaptação ou nada disso? A descarga da água faz muito barulho?

Espero que tenhas mais sorte desta vez. Já tinha ouvido outros relatos de água contaminada mas continua a custar-me acreditar.
Onde é que recolhias a água já agora?

Abraço,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 17/jan/2013, 17:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Esta a usar a minha adpatacao do bean-animal.

Chamo-lhe bean animal simplificado e é super silencioso e sem bolhas na sump ...

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jan/2013, 18:13

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Onde compráste essa madeira aplainada e direitinha?

Se não for segredo e não quiseres dizer aqui no tópico, podes enviar-me por PM! ;)

É que ando à procura de um local que faça/tenha madeira assim e não tenho encontrado nada de jeito... :(

Mensagem 17/jan/2013, 20:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Sérgio,
Essa coluna seca dá-me cá umas invejas... :):):)
Gosto das colunas secas na traseira do aquário, do lado de fora e bem grandes para a água sair à vontade.
Estás a utilizar o sistema Bean Animal? Alguma adaptação ou nada disso? A descarga da água faz muito barulho?

Espero que tenhas mais sorte desta vez. Já tinha ouvido outros relatos de água contaminada mas continua a custar-me acreditar.
Onde é que recolhias a água já agora?

Abraço,


Viva André

É como o Rui diz. É um Bean simplificado. É das melhores coisas que tenho no aqua. A grande dif do meu para o do Rui é que o meu vai até abaixo, pq o Rui disse-me que tinha falta de arrasto da agua para o overflow. Depois o meu é praticamente "wall to wall" e ainda por uma questão de gosto pessoal mandei por uma placa de acrillico preto para não se ver a tubagem. É super silencioso. *****

Normalmente ia recolher agua mesmo à esquerda do Farol do Cabo Raso:

Farol do Cabo raso

Onde apanhei a agua contaminada foi aqui:

Agua Maléfica

A agua recolhida tinha a Amonia completamente fora da escala. So descobri pq fui lá mostrar ao Bruno Arrojado que acabou por tb trazer agua contaminada. Aliás foi ele q me alertou para fazer o teste pq como ele estava nessa altura a começar fazia os testes todos. Deve ter havido uma descarga de viveiro...so pode.

No Cabo Raso é tranquilo.

Tenho aqui um video disso:

Recolha de agua no cabo raso

E se gostares é um sitio excelente para tirar fotos de paisagens marítimas ao por do sol

Hugo Figueiredo Escreveu:
Onde compráste essa madeira aplainada e direitinha?

Se não for segredo e não quiseres dizer aqui no tópico, podes enviar-me por PM! ;)

É que ando à procura de um local que faça/tenha madeira assim e não tenho encontrado nada de jeito... :(


Hugo,

Claro que não é segredo. Foi aqui:

Lino e Filhos

São muito proffisionais e se precisares de alguma dica eles são acessiveis.

Em retrospectiva exagerei na largura dos barrotes. Metade da largura tinha sido suficiente.

Se quiseres mando-te o orçamento. Acho que ainda tenho.

Abraços
Editado pela última vez por Sergio Magro Jacinto em 25/jan/2013, 22:55, num total de 1 vez.
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 17/jan/2013, 23:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Sempre fui buscar água a esse lado dos viveiros sem problema o.O

Agora vou começar a fazer os testes também (coisa que nunca fiz). Apenas via a densidade para compensar se fosse preciso

Mensagem 18/jan/2013, 00:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Ora vivas,

Projecto a seguir, isso agora é fotos, fotos e fotos =) Toca a postar vá vá ;)

Mensagem 18/jan/2013, 01:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Sérgio, por acaso até quero esse orçamento. enviamo pf!
Obrigado!

Mensagem 18/jan/2013, 10:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Manda ai o teu email por mp. Vou procurar entretanto.

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 18/jan/2013, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva André

É como o Rui diz. É um Bean simplificado. É das melhores coisas que tenho no aqua. A grande dif do meu para o do Rui é que o meu vai até abaixo, pq o Rui disse-me que tinha falta de arrasto da agua para o overflow. Depois o meu é praticamente "wall to wall" e ainda por uma questão de gosto pessoal mandei por uma placa de acrillico preto para não se ver a tubagem. É super silencioso. *****

Normalmente ia recolher agua mesmo à esquerda do Farol do Cabo Raso:

Farol do Cabo raso

Onde apanhei a agua contaminada foi aqui:

Site de recolha maléfica

A agua recolhida tinha a Amonia completamente fora da escala. So descobri pq fui lá mostrar ao Bruno Arrojado que acabou por tb trazer agua contaminada. Aliás foi ele q me alertou para fazer o teste pq como ele estava nessa altura a começar fazia os testes todos. Deve ter havido uma descarga de viveiro...so pode.

No Cabo Raso é tranquilo.

Abraços

Tenho mesmo que conseguir fazer esse "Bean Animal" no meu (Acho que vos vou pedir ajuda). Sou maluco com os barulhos e esse é um dos que me irrita.
Tenho também o problema da bomba de reposição que faz uma ressonância estranha que não se houve ao pé do aquário mas ouve-se do outro lado da casa. Enfim... deve ir pelas paredes ou pelas condutas do ar cond.

Os locais que enviaste os links parecem-me sempre o mesmo. do lado esquerdo do farol, onde tenho apanhado sempre a minha também.
Tenho uma bomba igual à tua (aliás duas, uma IL200 e uma IL300 porque perdi uma lá no cabo raso, comprei uma mais potente e passado um mês encontrei-a lá no meio das rochas =)) ), mas aquilo demora muito tempo a trazer a água para cima. Agora tenho levados os bidons para dentro da casita que lá está até lá a baixo e é muito mais rápido. são precisas é duas pessoas para trazer para cima os 65 litros :)
Até acho que a IL200 era mais rápida que a IL300, talvez pela largura da Mangueira. Deve ser muito peso de água para chegar até cá acima.

Obrigado pelas dicas e boa continuação :)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 18/jan/2013, 19:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
André Jorge Silva Escreveu:
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Viva André

É como o Rui diz. É um Bean simplificado. É das melhores coisas que tenho no aqua. A grande dif do meu para o do Rui é que o meu vai até abaixo, pq o Rui disse-me que tinha falta de arrasto da agua para o overflow. Depois o meu é praticamente "wall to wall" e ainda por uma questão de gosto pessoal mandei por uma placa de acrillico preto para não se ver a tubagem. É super silencioso. *****

Normalmente ia recolher agua mesmo à esquerda do Farol do Cabo Raso:

Farol do Cabo raso

Onde apanhei a agua contaminada foi aqui:

Site de recolha maléfica

A agua recolhida tinha a Amonia completamente fora da escala. So descobri pq fui lá mostrar ao Bruno Arrojado que acabou por tb trazer agua contaminada. Aliás foi ele q me alertou para fazer o teste pq como ele estava nessa altura a começar fazia os testes todos. Deve ter havido uma descarga de viveiro...so pode.

No Cabo Raso é tranquilo.

Abraços

Tenho mesmo que conseguir fazer esse "Bean Animal" no meu (Acho que vos vou pedir ajuda). Sou maluco com os barulhos e esse é um dos que me irrita.
Tenho também o problema da bomba de reposição que faz uma ressonância estranha que não se houve ao pé do aquário mas ouve-se do outro lado da casa. Enfim... deve ir pelas paredes ou pelas condutas do ar cond.

Os locais que enviaste os links parecem-me sempre o mesmo. do lado esquerdo do farol, onde tenho apanhado sempre a minha também.
Tenho uma bomba igual à tua (aliás duas, uma IL200 e uma IL300 porque perdi uma lá no cabo raso, comprei uma mais potente e passado um mês encontrei-a lá no meio das rochas =)) ), mas aquilo demora muito tempo a trazer a água para cima. Agora tenho levados os bidons para dentro da casita que lá está até lá a baixo e é muito mais rápido. são precisas é duas pessoas para trazer para cima os 65 litros :)
Até acho que a IL200 era mais rápida que a IL300, talvez pela largura da Mangueira. Deve ser muito peso de água para chegar até cá acima.

Obrigado pelas dicas e boa continuação :)



Boas,

Não sei de onde és mas dás cá um salto a casa e "NÃO" ouves o meu aquário :D

Entretanto ver se arranjo um pouco para fazer uns esquemas e uns filmes para pôr aqui no recife na secção de DIY!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jan/2013, 18:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:


Boas,

Não sei de onde és mas dás cá um salto a casa e "NÃO" ouves o meu aquário :D

Entretanto ver se arranjo um pouco para fazer uns esquemas e uns filmes para pôr aqui no recife na secção de DIY!

Abraços,
Rui

Olá Rui,
Desculpa só responder agora.
Acho que vou mesmo aceitar o convite e arranjar um tempinho para ir até tua casa ver o teu sistema e este excelente Bean Animal Adaptado. :)
Moro na linha e trabalho em lisboa por isso não é complicado.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jan/2013, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Bom malta,

Its starts!


O material:
Imagem

Todas as 5 calhas já furadas:
Imagem

Pormenor do led como suporte e lente:
Imagem

Para já é isto

Abraços
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron