Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Clareza, um pequeno nano recife

Clareza, um pequeno nano recife

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/jan/2013, 11:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade: 36
Localização: Mafra, Portugal

Bom dia comunidade Recife.pt!

Este é o meu primeiro post neste forum que me tem impressionado pela positiva, pelo que aproveito para me apresentar. Tenho mantido aquários de água doce, particularmente plantados de pequena dimensão desde 2006, sendo razoavelmente activo no Aquariofilia.net onde muitos de nós começamos a aprender o hobby. Tem termos de água salgada, apenas mantive durante 6 meses uma pequenissima experiência com 8 litros brutos, muito inspirada pelos pico recifes que via no Nano-Reef.com. O objectivo era começar nesse volume e quando possível montar um nano com volume mais aceitável, mas acabei por não ter tempo nem disponibilidade para manter os aquários que tinha na época e desisti do salgado, passando os vivos a um conhecido. Fica uma foto do que chegou a ser essa experiência:

Imagem


Actualmente mudei de casa e com isso desmontei todos os aquários, sendo que agora irei finalmente concretizar o objectivo de montar um nano de recife mais estável, embora mantendo um tamanho pequeno. Partindo de algum material que tenho disponível esta é a configuração inicial que estou a pensar para o sistema:

Aquário: 45*25*25 cm (Cube Garden GAD em vidro extra claro) ~28 litros
Filtragem: Filtro cascata com filtragem biológica e química - por adquirir
Iluminação: Calha PLL 27W (Azul e Branca) ?eventualmente suplementada com leds?
Circulação: Vortech MP10w ES
Rocha Viva: A adquirir
Substrato: Areia de coral moído
Reposição de água evaporada: DIY em construção
Suplementação: Método de Bailling

O objectivo deste sistema é a manutenção maioritariamente de corais moles e invertebrados. Um ou dois micro-peixes também poderiam entrar, mas só depois da boa estabilização do aquário.

Irei iniciar o sistema à maneira americana, usando um filtro de cascata adaptado para conter filtração química (Purigen e outras resinas / carvão activado) e biológica (macro-algas). Já foi esta a configuração que usei no pico reef e os valores de nitratos e fosfatos estiveram sempre controlados, pelo que acredito que nos primeiros 6 a 12 meses irá correr tudo bem com esta configuração. No entanto, tenho algum receio que a médio prazo não seja o suficiente para assegurar a manutenção da melhor qualidade de água, pelo que uma pequena sump não está fora dos planos a médio prazo.

Acho que vou querer começar maioritariamente com a rocha morta que já tenho, mas adicionando alguma viva de MUITO boa qualidade. Sei as desvantagens de começar assim, mas também vejo algumas vantagens como o mais fácil controlo de intrusos contidos na rocha viva e a maior facilidade em realizar um bom aquascaping a seco. Por outro lado, gostaria de montar um hardscape leve e natural, sem estar a encher o aquário de rocha à toa. Qual será a quantidade mínima de rocha para este sistema?

A minha outra dúvida é a iluminação. Já tenho esta calha à medida do aquário, mas apenas debita 27W de iluminação PLL. No plantado que tinha, era suficiente, embora por vezes sentisse falta de alguma luz extra para plantas mais exigentes. Será que vai chegar para o tipo de corais que pretendo (zoanthus, palythoas, actinodiscus, ricordeas e GSP)?

Deverei começar a montagem durante a próxima semana!

Agradeço opiniões construtivas...

Cumprimentos,
Diogo Matias


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade: 36
Localização: Mafra, Portugal

O setup foi montado no dia 31/01, partindo de fontes de inspiração como estas:

Imagem

Deixo também um pequeno step-by-step para quem gosta destas apresentações:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Darei mais novidades dentro de algumas semanas quando forem adicionados vivos.

Cumprimentos,

Diogo Matias


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Muito bom Diogo!!!

Só vou dizer isto neste tópico porque só por esse livro dá para perceber que gostas e és dedicado ao aquascaping:
Parece-me que o layout está um pouco pesado e não tem nehum ponto de escape! As rochas praticamente do mesmo tamanho ajudam a este facto!
Com as mesmas 3 estruturas, eu tentaria colocar a mais pequena, com 2/3 no mesmo plano da pedra da direita!
Desta forma via-se mais fundo e ajudava também na noção de profundidade!

Repito, para que não restem dúvidas, que apenas doi esta opinião por me parecer estar na presença de uma pessoa com noções de aquascaping, porque este layout assim como está, está melhor que a grande maioria com dimensões idênticas! ;)

Vai-nos mantendo informados e com fotos, videos, pictures, movs, imagens, e afins :D


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabéns pelo projecto!

No entanto tenho de concordar com o Hugo pois as rochas estão muito iguais na altura e a sequência também pode ser melhorada, digo eu...

Já agora qual é o livro dos aquascapes que aparece na foto 610?

Abraço e Boa Sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade: 36
Localização: Mafra, Portugal

Hugo Figueiredo Escreveu:
Muito bom Diogo!!!

Só vou dizer isto neste tópico porque só por esse livro dá para perceber que gostas e és dedicado ao aquascaping:
Parece-me que o layout está um pouco pesado e não tem nehum ponto de escape! As rochas praticamente do mesmo tamanho ajudam a este facto!
Com as mesmas 3 estruturas, eu tentaria colocar a mais pequena, com 2/3 no mesmo plano da pedra da direita!
Desta forma via-se mais fundo e ajudava também na noção de profundidade!

Repito, para que não restem dúvidas, que apenas doi esta opinião por me parecer estar na presença de uma pessoa com noções de aquascaping, porque este layout assim como está, está melhor que a grande maioria com dimensões idênticas! ;)

Vai-nos mantendo informados e com fotos, videos, pictures, movs, imagens, e afins :D


Obrigado!

De facto fiquei apenas moderadamente satisfeito com a disposição das rochas. Vou tentar encaixar melhor a pequena pedra da direita como sugerido, mas reparem que o aquário apenas tem 25 cm de profundidade :-? dificulta um pouco mais as coisas, mas também aumenta o desafio! :D

Também já ponderei trocar as duas pedras maiores... e também já ponderei andar à martelada a uma delas... mas como não tenho tido grande tempo, decidi deixar assim por agora.

Pedro N Torres Escreveu:
Parabéns pelo projecto!

No entanto tenho de concordar com o Hugo pois as rochas estão muito iguais na altura e a sequência também pode ser melhorada, digo eu...

Já agora qual é o livro dos aquascapes que aparece na foto 610?

Abraço e Boa Sorte!


Obrigado, o livro é um Aquajournal original da ADA com o titulo "All about Iwagumi". Uma excelente fonte de inspiração. Chegou a estar disponível gratuitamente online em pdf e em inglês e salvo erro tenho isso algures guardado no meu disco.

Abraços!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Hehe bem me parecia que essas imagens nao me eram estranhas! ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Agradeço a quem tiver isto em PDF que me disponibilize!!!
:ympray:

Dropbox???

:ympray:



Em relação ao teu layout dá-lhe com o martelo!
é mais facil do que pensas e se correr muito mal podes voltar a colar!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro N Torres Escreveu:
Agradeço a quem tiver isto em PDF que me disponibilize!!!
:ympray:

Dropbox???

:ympray:



Em relação ao teu layout dá-lhe com o martelo!
é mais facil do que pensas e se correr muito mal podes voltar a colar!

Abraço


Tb Quero ... O:-)
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Eu tinha algumas num disco rígido que perdi nas mudanças ~x(

Entretanto tenho-me contentado com ir olhando o site de vez em quando...
http://www.adana.co.jp/en/aj/index.php


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Obrigado, o livro é um Aquajournal original da ADA com o titulo "All about Iwagumi". Uma excelente fonte de inspiração. Chegou a estar disponível gratuitamente online em pdf e em inglês e salvo erro tenho isso algures guardado no meu disco.

Abraços![/quote]


Boas!

Sempre tens o PDF?

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Voltar para Aquários dos Membros



cron