Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Meu pedaço de mar...

Meu pedaço de mar...

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 27/jan/2013, 23:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Boa noite a todos...

Sou uma iniciante na água salgada. Mantive uma gotícula de oceano num Red Sea 130 durante pouco mais de um ano e agora... bem... agora, decidi passar para algo um bocadinho maior... :D

O projecto vai arrancar devagarinho... mas, para já deixo-vos com as medidas do novo projecto:

Aqua


1,5 (C) x 0,8 (L) x 0,5 (A)

Sump


0,44 (C) x 0,75 (L) x 0,4 (A)

Equipamentos

Escumador - Deltec SC 1455

Bomba de circulação - MP 40

Bóia de retorno - ainda em análise

Aquilo que vou querer manter são moles, e lps e um ou outro sps.

Aguardo comentários e/ou sugestões...

Mensagem 28/jan/2013, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Cristina Lucas Escreveu:
Boa noite a todos...

Sou uma iniciante na água salgada. Mantive uma gotícula de oceano num Red Sea 130 durante pouco mais de um ano e agora... bem... agora, decidi passar para algo um bocadinho maior... :D

O projecto vai arrancar devagarinho... mas, para já deixo-vos com as medidas do novo projecto:

Aqua


1,5 (C) x 0,8 (L) x 0,5 (A)

Sump


0,44 (C) x 0,75 (L) x 0,4 (A)

Equipamentos

Escumador - Deltec SC 1455

Bomba de circulação - MP 40

Bóia de retorno - ainda em análise

Aquilo que vou querer manter são moles, e lps e um ou outro sps.

Aguardo comentários e/ou sugestões...


Ola Cristina,

Essas dimensões são excelentes para um aquário de recife, vais puder trabalhar o layout à vontade. A circulação estás a pensar colocar só uma bomba? para esse aquario é pouca circulação só uma vortech.

Boa sorte ;)

Mensagem 28/jan/2013, 09:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá,

Epah, estas medidas... nham nham!!!! Eu também as queria fazer, mas o espaço já era um bocadinho curto para tal... apenas consegui os 70 cm que já é muita bom =)

Concordo com o João,

Acho que deves ponderar colocar mais uma MP40, até mesmo para os SPS's, pois é recomendavel uma melhor circulação de água para os mesmos.

Em relação ao escumador, não é insuficiente para a litragem do aquário?

Cumprimentos,
Armando

Mensagem 28/jan/2013, 20:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Armando e João, obrigada pelos comentários.

Vamos então por partes... Sim, inicialmente estou a pensar colocar apenas uma MP40 a ideia que tenho para o layout não será "carregá-lo" muito logo, a circulação não será muito dificil. Outra coisa que irá promover a circulação, como tenho a coluna seca ao centro, é o facto que na saída do retorno quero colocar uma peça (que agora não me lembro do nome... :-\ ) para a água ir para os lados. Mas, de qualquer forma se verificar que é insuficiente acrescentarei outra bomba para promover a circulação.

Em relação ao escumador, as informações da marca indicam que este escumador está indicado até aquários de 1000 lts povoados de forma média e até 800 lts se estiverem carregados, como a minha preferência em termos de corais recai nos moles e lps acho que será o suficiente. ;)

Mensagem 28/jan/2013, 20:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Cristina, sê benvinda.

Só um comentário rápido: escumador quanto maior, melhor; quando começamos temos sempre poucas ambições, mas o pior vem depois.
Aconselho escumador para o dobro da litragem, ou mais...
Pode ser um investimento um bocadinho maior no ínicio, mas só compras uma vez.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/jan/2013, 21:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Obrigada César pela dica...

Mas, quando te referes ao dobro da litragem estás a falar da capacidade do escumador ou ao dobro da litragem do aqua vs as especificações do escumador???

É que se fôr a relação escumador/litragem do aquário essa relação que falas está quase conseguida... ;)

Mensagem 28/jan/2013, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Cristina,

O que eu digo é que os fabricantes sobredimensionam as potencialidades dos escumadores; quando dizem que dão para 800 litros com muita carga orgânica, desconfia e se tens 800 litros compra um que os fabricantes indiquem como indicado para 1500 litros.

Além disso vais ver que os SPSs se vão tornar irresistíveis, por isso toma também atenção à iluminação, assim também só compras uma vez.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/jan/2013, 21:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Respeito imenso a malta que gosta dos sps mas, realmente não lhes acho piada vs o trabalho que implicam... (ai é desta que a malta do fórum me cai toda em cima... lol )

Gosto verdadeiramente de moles e lps e acredito que um aquário só com este tipo de corais é capaz de ser um aquário espetacular... ;)

Em relação à iluminação ando a equacionar as calhas da Aqualed light ;) complementadas com t5... ;)

Mensagem 28/jan/2013, 21:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Cristina,

Então se for apenas para LPS e moles, sim, uma MP40 é perfeitamente aceitavel para isso.

Em relação ao escumador, concordo com o César... convém ser sempre para o dobro da litragem... eu por exemplo vou usar um Deltec 2060 que é recomendado para 1400Lts carregado e 1700Lts normal...

Quanto a iluminação, penso que não precisas de complementar com T5 as calhas da AquaLed Light, basta olhares para o portofolio e percebes o que eu estou a dizer, para além de que apenas vais usar LPS e moles ;)

Força nisso.
Armando

Mensagem 28/jan/2013, 21:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Armando,

Achas mesmo que não é necessário as t5??? :D

lol

Sempre se poupavam mais uns cobres... ;)

Em relação ao escumador... bem... O aqua terá 600 lts mais sump 132 lts (brutos) o que acabará por ser, corrijam-me se estiver enganada, cerca de 600 lts líquidos.... já tou a dar uma "folga" de 400 lts... Para moles e lps não será que chega??? (até porque segundo o que me disseram, esta marca não "mente" muito em relação ao que efectivamente consegue fazer... ;) )

Mensagem 28/jan/2013, 21:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Cristina,

Basta olhares um pouco para o portefólio da AquaLed Light, mas podes dar uma palavra ao Baltasar que ele ajuda-te melhor nisso no que propriamente eu :D

Em relação ao Deltec, uns dos maiores problemas dos Deltec é a sua desregulação... eu vi isso no meu... sempre que ficava sem agua de osmose para reposição... tinha de o "calibrar" mas pronto... não deixa de ser um optimo escumador ;)

Mensagem 28/jan/2013, 21:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Por isso mesmo é que uma outra aquisição que irei fazer é um ATO!!!!

E sim, já tive oportunidade de falar com o Baltasar ^:)^ grande fonte de informação e super acessivel... ;)

A ideia é ter um depósito de reposição com cerca de 80/90 lts ligado ao ATO e (esta parte ainda em avaliação) fazer a alimentação do depósito de reposição de forma automática.

Fica aqui o link do ATO, caso ainda não conheças:

http://www.aqualed-light.com/?sec=home&id=1810

Mensagem 28/jan/2013, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Conheço sim =)

Mas não irei optar, como estou a programar um Arduino para o aquário, irei comprar apenas as boias e as bombas da tunze para repor, o resto será controlado pelo software que vai gerir o aquário.

Os meus reservatórios irão ficar no WC, isto porque como fiz obras cá em casa, coloquei as tubagens necessárias para o efeito.
Podes acompanhar o projecto chamado Natural Reef ;)

Mensagem 28/jan/2013, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Cristina Lucas Escreveu:
Respeito imenso a malta que gosta dos sps mas, realmente não lhes acho piada vs o trabalho que implicam... (ai é desta que a malta do fórum me cai toda em cima... lol )

Gosto verdadeiramente de moles e lps e acredito que um aquário só com este tipo de corais é capaz de ser um aquário espetacular... ;)

Em relação à iluminação ando a equacionar as calhas da Aqualed light ;) complementadas com t5... ;)



Eu também era assim, mas depois passou-me, como passa a todos os que conseguem fazer um aquário razoável de moles e LPSs; chega uma altura que o desafio dos SPSs é irresistível:
Depois vais ver como tenho razão|
Boa sorte para o projecto.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 28/jan/2013, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

Cristina peço desculpa, mas não acredito que não vá gostar de SPS qd vir um bom aquario carregado deles! :D

Tou com o César, é uma questão de tempo... :D
Imagem

Mensagem 28/jan/2013, 22:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Idem :D

Mensagem 28/jan/2013, 22:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
LOL

... eu sabia que a minha aformação ia gerar discussão... :D

Aceitam-se apostas!!! lol

Eu não digo que não coloque um ou outro mas, a sério... para já... moles e lps... ;)

Pode parecer heresia mas, para mim as cores dos moles são fabulosas e adoro o movimento que alguns dos lps coferem ao aqua... os sps são engraçaditos... lol

Ai.... agora é que a fiz bonita... lol

Mensagem 28/jan/2013, 22:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Discussões? Não...

Acho que são mais debates e opiniões de cada um de nós.

;)

Mensagem 28/jan/2013, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Idade:
Sim...

Discussões das boas!!! ;)

E a verdade é que toda a gente me diz o mesmo... lol

Mensagem 28/jan/2013, 22:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Cristina,

Se toda a gente diz o mesmo, é porque se calhar já passo pela experiencia que está a ter ;)

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros