Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Stück des Ozeans

Stück des Ozeans

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/jan/2013, 10:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
SETUP:
Aquario: 50x25x25 - 31L
Sump lateral: 50x10x25 - 12.5L
Termóstato: Sera 75w
Bomba: 700l/h
Termometro com densimetro de vidro
iluminação: LED (ainda em teste)
Rocha viva 6kg?
Areia coral 2Kg?
TPA com agua do mar
Reposiçao de agua(ainda a ver)


Imagem

Imagem

Imagem


Quanto a rocha, 5kg penso que é o suficiente...ou acham muito?

Obrigado!

Mensagem 30/jan/2013, 11:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Na minha opinião 5 kg é muito , mas ja vai do gosto de cada um , mas com 5 kg de rocha es capaz de ficar ai com uma grande muralha de pedra ... Isso com uma pedra ou duas pequenas fazes um,layout porreiro...

Just my 2 cents


Abraço


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 30/jan/2013, 11:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Na minha opinião 5 kg é muito , mas ja vai do gosto de cada um , mas com 5 kg de rocha es capaz de ficar ai com uma grande muralha de pedra ... Isso com uma pedra ou duas pequenas fazes um,layout porreiro...

Just my 2 cents


Abraço


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Obrigado pela opiniao paulo,
Quanto é que achas que deveria por de rocha entao? Das-me um exemplo de algum aquario que esteja como dizes ter essa auantidade de rocha? Nao estou a falar de um aqua do mesmo tamanho, falo num aquario de um tamanho qualquer mas com a mesma proporcionalidade de rocha.
De areia achas 1kg ou 2kg?

Abraço! :)

Mensagem 30/jan/2013, 12:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Eu colocaria uns 2 ou 3 kg... e depois colocas um saco de siporax nessa mini sump e é sempre a andar! :D

Mensagem 30/jan/2013, 13:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Eu colocaria uns 2 ou 3 kg... e depois colocas um saco de siporax nessa mini sump e é sempre a andar! :D



Marco,
Eu tenho muita ceramica para por na sump. Mesmo muita por isso ceramica nao é problema :D
A rocha que me preocupo é para fazer a decoraçao. Como é para mandar vir para ca para os açores posso optar até 5kg-8€ ou até 10kg-13€, para mandar vir por ctt.
Estava a pensar comprar 5kg de rocha e 2kg de areia. Sendo assim mandava vir 3kg de rocha e 1.5kg de areia, dá um total de 4.5kg(gosto de deixar 0.5kg para a embalagem.
Que acham?
:-bd

Mensagem 30/jan/2013, 13:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ainda agora estive por ai... mais concretamente em S.Miguel, bela ilha!
Sim, acho que está bom assim... :D

Mensagem 30/jan/2013, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Ainda agora estive por ai... mais concretamente em S.Miguel, bela ilha!
Sim, acho que está bom assim... :D


Eu sou da terceira =P é muito giro sim senhor! ;)
Quanto ao aquario, o que eu ando a fazer é a comparar com a proporçao de outros aquarios, por exemplo:
Este aquario:

https://lh3.googleusercontent.com/-TLQl ... G_1411.JPG

Tem 432L e tem as medidas como as minhas ou seja, meu(50x25x25- 2:1:1), ele(120x60x60- 2:1:1)
Eu gosto até da posicao das rochas e nao acho cheio.
Se eu for fazer contas:
Ele tem 66kg em 432L
Entao para 30L, regra de três simples :D dá 4,6kg
Quem diz 4,6 diz 5kg.

Pelas contas penso que vou por os 3kg e depois vou querer por mais 2kg.
Nao sei se o que estou a dizer faz sentido mas pronto lol

Mensagem 30/jan/2013, 15:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Diogo,
Desde já obrigado por escolheres o meu aquário como exemplo. :)
Já tem umas fotos mais actuais no tópico. Mais clean!

Deixa-me só dizer-te uma coisa que te vai ajudar muito. Dos 66kg de rocha que comprei, talvez 1/3 ou mais estejam na sump.
No lauyot para aí 40 kg...
O teu aqua é pequeno e como já te disseram não o deves encher muito de rocha. Talvez precises mesmo apenas de uma ilha central e pouco mais. Mas depois tudo depende da forma da rocha, plates, etc...
Diria que 3kg é mais que suficiente para o Layout.
Abraço e boa sorte para o arranque.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jan/2013, 16:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Diogo,
Desde já obrigado por escolheres o meu aquário como exemplo. :)
Já tem umas fotos mais actuais no tópico. Mais clean!

Deixa-me só dizer-te uma coisa que te vai ajudar muito. Dos 66kg de rocha que comprei, talvez 1/3 ou mais estejam na sump.
No lauyot para aí 40 kg...
O teu aqua é pequeno e como já te disseram não o deves encher muito de rocha. Talvez precises mesmo apenas de uma ilha central e pouco mais. Mas depois tudo depende da forma da rocha, plates, etc...
Diria que 3kg é mais que suficiente para o Layout.
Abraço e boa sorte para o arranque.


Andre,
Obrigado pela ajuda ;)
Sim, gosto muito do seu aquario esta fantastico. Se sao 40kg entao pelas contas ja nem dá 3kg. Pronto, então talvez compraria 3kg.
Muito obrigado pela ajuda.

Mensagem 30/jan/2013, 18:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
Boas diogo,

É bom ver mais 1 pessoa a entrar no mundo dos reefs nos açores =)
desejo toda a sorte para o teu projeto.

Em relação a rocha vai depender mt do formato da mesma eu tenho duas roxas mortas ke nao xegam a 2 kilos e sao dois "pedregulhos" que quase me enxe o aquario.

Cumpz,

Paulo Ferreira

Mensagem 30/jan/2013, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Paulo Ferreira Escreveu:
Boas diogo,

É bom ver mais 1 pessoa a entrar no mundo dos reefs nos açores =)
desejo toda a sorte para o teu projeto.

Em relação a rocha vai depender mt do formato da mesma eu tenho duas roxas mortas ke nao xegam a 2 kilos e sao dois "pedregulhos" que quase me enxe o aquario.

Cumpz,

Paulo Ferreira


Obrigado Paulo!
Eu por agora vou comprar so 3kg. Depois entao se faltar alguma coisa compro até secalhar uma rocha viva de muito boa qualidade assim 0.5kg para espalhar 'aquelas coisas todas que uma rocha viva de boa qualidade e recente tem' lol.
Ou entao comprar uma rocha com bastantes corais nela apegados =)
Devagarinho.... :-bd
As rochas que vou comprar sao rochas vivas premium penso eu mas o senhor diz que ja as tem desde 1998 lol sao velhinhas, mas penso que não existe diferenças entre pedras velhas e novas. Sao rochas, e interessa que tenham coralina. Corrijam-me caso esteja errado.

Mensagem 30/jan/2013, 19:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Diogo,

As rochas velhas têm o risco de ter nitratos e fosfatos acumulados e a coralina é bonita, mas tapa os poros e diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; rocha fresca é sempre melhor para começar um aquário.
E areia usada, então é que nem pensar!
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/jan/2013, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
César Silvério Escreveu:
Diogo,

As rochas velhas têm o risco de ter nitratos e fosfatos acumulados e a coralina é bonita, mas tapa os poros e diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; rocha fresca é sempre melhor para começar um aquário.
E areia usada, então é que nem pensar!
Abraço


Agora é que me 'lixaste' lol ja tinha o negocio ja feito. Então achas melhor comprar por exemplo 1kg de rocha viva e 2kg de rocha morta? Ou entao tambem poderia ser 3kg de rocha viva maturada mas com pouco tempo tipo 3 anos sei la?

Quanto a areia eu ja vi muita gente dizer que iria comprar areia de coral viva....nao é areia de coral usada?

Mensagem 30/jan/2013, 21:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Diogo Reis Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Diogo,

As rochas velhas têm o risco de ter nitratos e fosfatos acumulados e a coralina é bonita, mas tapa os poros e diminui a capacidade da rocha viva desempenhar o seu papel; rocha fresca é sempre melhor para começar um aquário.
E areia usada, então é que nem pensar!
Abraço


Agora é que me 'lixaste' lol ja tinha o negocio ja feito. Então achas melhor comprar por exemplo 1kg de rocha viva e 2kg de rocha morta? Ou entao tambem poderia ser 3kg de rocha viva maturada mas com pouco tempo tipo 3 anos sei la?

Quanto a areia eu ja vi muita gente dizer que iria comprar areia de coral viva....nao é areia de coral usada?


Diogo,

Aquilo que te transmito é a minha opinião e a minha experiência.
Nunca comecei nenhum aquário com rocha morta, mas por aquilo que tenho lido e ouvido, não há grandes problemas em o fazer; aquilo que acontece se optares por isso, é que o processo de ciclagem/maturação do aquário será mais lento.

Quando falo em rocha fresca, refiro-me a rocha acabadinha de sair do mar e sem ter passado em nenhum aquário; penso que dificilmente conseguirás arranjar rocha nestas condições comprando apenas três ou quatro quilos.

Da primeira vez que montei um aquário, fiz como tu pensaste fazer e comprei rocha velha carregadinha de vida, mas verifiquei mais tarde que também estava cheia de lixo; apesar de uma luta feroz contra fosfatos e nitratos nunca consegui baixar esses níveis de forma aceitável; dois anos depois deitei tudo fora e comprei duas caixas (2X22Kgs) e nestas circunstâncias consegui comprar rocha vinda directamente do mar/viveiro e ainda dentro das caixas.
Tenta comprar rocha o menos maturada possível, ou então inicia com morta; se insistires em comprar essa rocha velha, pede à pessoa que a vai vender para medir os fosfatos e os nitratos da água onde a rocha está e se eles não estiverem muito perto do zero, esqueçe-te disso!

Quanto à areia, no meio da aquariofilia chama-se areia viva a duas coisas diferentes; areia usada/velha em aquários e o que referi em cima para a rocha, vale para a areia multiplicado por dez (a areia acumula ainda mais fácilmente que a rocha, todo o tipo de lixo) e areia viva, nova (sem nunca ter estado em aquário), comprada embalada, de marca, com humidade, cara e contendo bactérias para acelerar o ciclo
Talvez a melhor forma para a areia seja comprar morta (nova), lavá-la muito bem, de preferência em água de osmose, mas a da torneira também pode servir e deixá-la de molho em água do mar/salinada, vinte e quatro horas antes de a pôr no aquário, para que não te faça precipitar parcialmente o magnésio da água do aquário e arranjares uma chávena de areia viva velha de um aquário, para acelerar o processo de colonização.

Espero ter ajudado.

Abraço e agora vou ver o Benfica
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 31/jan/2013, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
Olá conterrâneo!
De facto é bom haver cada vez mais pessoas interessadas em Aquariofilia marinha nos Açores.
Boa sorte para o aquário.
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 31/jan/2013, 01:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
Ok, percebi. Tenho 3 perguntinhas. Desculpe as perguntas mas queria perceber bem.

-Mas supostamente nao se pode lavar a areia viva ja utilizada? Por dentro de um recipiente com agua salgada e mexer bem com ela e fazer isso com mais algumas mudas de agua...nao ficava limpinha assim?
-uma areia utilizada 3 anos +\- tambem é assim tao toxica? E perguntando novamente, nao se pode lavar bem?

Eu rocha acabada de vir novinha eu nao queria porque é muito caro...queria coisa para 5€ o kg +\- lol.
-A rocha morta que ja foi viva e utilizada num aquario nao interessa se é velha ou nova pois nao? Nunca tem problema com fosfatos e nitratos ne?

Mensagem 31/jan/2013, 19:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Diogo Reis Escreveu:
Ok, percebi. Tenho 3 perguntinhas. Desculpe as perguntas mas queria perceber bem.

-Mas supostamente nao se pode lavar a areia viva ja utilizada? Por dentro de um recipiente com agua salgada e mexer bem com ela e fazer isso com mais algumas mudas de agua...nao ficava limpinha assim?
-uma areia utilizada 3 anos +\- tambem é assim tao toxica? E perguntando novamente, nao se pode lavar bem?

Eu rocha acabada de vir novinha eu nao queria porque é muito caro...queria coisa para 5€ o kg +\- lol.
-A rocha morta que ja foi viva e utilizada num aquario nao interessa se é velha ou nova pois nao? Nunca tem problema com fosfatos e nitratos ne?



Diogo,

A areia não larga nitratos e fosfatos e eventualmente outros contaminantes se a lavares; na minha opinião deves usar areia nova e fazer como te indiquei no post anterior.

Se três quilos de rocha nova é um investimentoo incomportável para ti na fase de instalação do aquário é pena, porque seria a forma de começares bem; podes sempre usar rocha morta em alternativa, mas ao contrário do que tu dizes, a rocha morta, pode e muitas vezes tem grandes quantidades de nitratos e sobretudo de fosfatos e portanto deves deixá-la de molho vários dias em água de osmose, ou água do mar e ir mudando a água até medires zero fosfatos e nitratos nessa água.

Diogo, sei que isto parece uma complicação, mas provavelmente poupar-te-á muitos dissabores no futuro, embora como o teu aquário é pequeno, possas fazer de qualquer maneira e depois deitar tudo fora e começar de novo, como acontece com muito boa gente.

Espero ter ajudado
Abraço

Mensagem 31/jan/2013, 19:55

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Tudo dito pelo César!
Poupas agora para depois gastar o dobro...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 01/fev/2013, 13:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade:
César Silvério Escreveu:
Diogo Reis Escreveu:
Ok, percebi. Tenho 3 perguntinhas. Desculpe as perguntas mas queria perceber bem.

-Mas supostamente nao se pode lavar a areia viva ja utilizada? Por dentro de um recipiente com agua salgada e mexer bem com ela e fazer isso com mais algumas mudas de agua...nao ficava limpinha assim?
-uma areia utilizada 3 anos +\- tambem é assim tao toxica? E perguntando novamente, nao se pode lavar bem?

Eu rocha acabada de vir novinha eu nao queria porque é muito caro...queria coisa para 5€ o kg +\- lol.
-A rocha morta que ja foi viva e utilizada num aquario nao interessa se é velha ou nova pois nao? Nunca tem problema com fosfatos e nitratos ne?



Diogo,

A areia não larga nitratos e fosfatos e eventualmente outros contaminantes se a lavares; na minha opinião deves usar areia nova e fazer como te indiquei no post anterior.

Se três quilos de rocha nova é um investimentoo incomportável para ti na fase de instalação do aquário é pena, porque seria a forma de começares bem; podes sempre usar rocha morta em alternativa, mas ao contrário do que tu dizes, a rocha morta, pode e muitas vezes tem grandes quantidades de nitratos e sobretudo de fosfatos e portanto deves deixá-la de molho vários dias em água de osmose, ou água do mar e ir mudando a água até medires zero fosfatos e nitratos nessa água.

Diogo, sei que isto parece uma complicação, mas provavelmente poupar-te-á muitos dissabores no futuro, embora como o teu aquário é pequeno, possas fazer de qualquer maneira e depois deitar tudo fora e começar de novo, como acontece com muito boa gente.

Espero ter ajudado
Abraço


Ok percebi =) vou fazer dessa forma então.
estou a ver que vai demorar mais um pouco a instalação visto que tenho que ter um sistema de osmose e não estava a contar com isso.
Ontem por acaso estava a combinar uma forma de enviar para ca que a meu ver seria por barco e levaria uma semana ppara chegar mas o senhor disse-me que tinha que ser por EMS18. isso para cá EMS18 até 5kg são uns 26€! lol mais caro do que o material que vou comprar. não pode levar mesmo uma semana a chegar? a coralina irá morrer?

Quanto ao sistema de osmose...eu tenho um aquario de agua doce de 200L e estava a pensar comprar um recipiente grande de uns 300L para não estar todas as semanas a encher de agua porque pelo meu metodo tenho que mudar de agua todas as semanas 50%(100L). Também ja tinha pensado em comprar aqueles copos de filtragem e assim quando fosse para por agua no aquario era so ligar nesses copos uma mangueira e passar directamente. Os copos eram 2 e um tinha filtro 5 micron e o outro carvao activado, mas vi que sairia um pouco caro os filtros. Mas vamos imaginar que compro isso, era só comprar a parte da membrana(se for a falar num sistema de 3 estágios que talvez seja o suficiente) e faria uma ligação que quando fosse para uma tpa do aqua de agua doce faria ligação apenas para o 2 copos, quando fosse para agua de reposiçao do aqua de agua salgada, ligava o copo da membrana.
Agora a questão é a seguinte...com base nas vossas experiencias quanto tempo dura os filtros? sei que a membrana dura muito mais tempo(vi na net), mas os outro vi que era até uns 4000L ou 6000L. mas digam lá a vossa experiencia se fazem o favor.

um abraço!!


Voltar para Aquários dos Membros



cron