Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Pico Reef 24L

Pico Reef 24L

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/mar/2013, 01:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Primeiro post neste novo forum!

Aqui fica o setup do meu novo pico. Já não é o primeiro reef pequenino que mantenho. No entanto desta vez exprimentei começar o mesmo com rocha morta e areia viva, e ainda um pedaço pequeno de rocha viva, para fazer o layout que queria mesmo.

Ideal:

A ideia deste aquário é manter todo o tipo de corais mas dar mais atenção aos zoanthus, algumas ricordias consoante disponibilidade €.. e por fim quando estiver mais estável e com a manutenção bem definida manter alguns sps que estou a guardar a rocha da esquerda para eles.


Aqui fica o setup:



Aquário: 60x20x22 (com sump lateral para filtragem, macro-alga e esconder material)

Iluminação: Actualmente pll 18 W, white/blue, Estou a pensar por uma calha Odyssea 2x24 T5 mas ligar de momento só uma, uma ATI Coral Plus.

Circulação/ Retorno: 300 L/H

Reposição: Automática

Areia Viva: Nature´s Ocean 4 kg

Rocha morta: 1,5 kg

Sal: Tropic Marine





Vivos:

Até agora só um ocellaris e um eremita.



Aqui ficam umas primeiras fotografias:

Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 18/mar/2013, 03:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Bonito ... Essa pedra do lado esquero é muito fixe.

Agora isso parece-me é areia a mais ...

Não vais ter escumador? Qual a rotina de manutenção que vais adoptar?

E já agora parece-me demasiado recente esse aquário para já ter um peixe. Quando é que o montaste?

Abraços e boa sorte,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/mar/2013, 09:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia,

Concordo com o Rui, isso é areia a mais... tira mais de metade disso e deixa apenas 1cm de areia... senão isso vai acabar por acumular muita porcaria e depois tá o caldo entornado.

Sei que o entusiasmo é grande, mas espera pelo menos 3 meses para colocares peixes...

Cumprimentos,
Armando

Mensagem 18/mar/2013, 10:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Êh pah lá estão vocês com a estoria da areia...
Isto é uma dsb e é um método tão bom ou tão mau como outro qualquer.

Desde que se saiba manter é alias quanto a mim o melhor método!

Julgo que neste caso concreto é mais sensato perguntar: sabes o que é uma dsb? Sabes como a manter? Etc...

Gosto do layout! Parece um aquário de 2m... ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 18/mar/2013, 10:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Miguel... isso está porreiro, gosto do layout e das pedras que escolheste.

Para mim a areia está boa... e digo isso porque se for sugar size não vai passar quase nada para as zonas inferiores e mesmo que passe ainda está em zona boa porque os primeiros 4 a 5cm são zonas excelentes de nitrificação.

Como não tens muita rocha nem escumador essa areia vai-te funcionar tipo filtro de areia. Tens é de manter a areia saudavel em termos de micro e macro população de bicheza. Coloca umas 2 cerrithes, 1 stombus, 2 ermitas e um lysmata e pronto, tens isso sempre saudavel e limpo.

Quantos a peixes, que tal esperares um bocado... entretanto enches isso de corais e daqui a uns tempos logo acrescentas os peixes. Assim, dás tempo paa criar micro vida no aqua e maturares o sistema. Quando os próximos peixes (poucos) entrarem vais ver que entram muito melhor, nun sistema já equilibrado e não terás perdas...

Boa sorte! ;)

Mensagem 18/mar/2013, 10:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Hugo... nem chega a ser DSB. Começa a considerar-se uma DSB a partir dos 8/10 cm... e existem teorias que apontam para os 20cm.

Mensagem 18/mar/2013, 10:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Hugo,

Apenas dei a minha opinião, nada mais.

abraço,
Armando

Mensagem 18/mar/2013, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Bom dia!

Obrigado pelas opiniões.

A ideia foi ao principio usar a embalagem toda da areia viva dado que era isso que trazia todas as bactérias que fariam começar e desenvolver o ciclo, não acrescentei mais nenhum tipo de bactérias. Como foi referido, pelo facto de se tratar de sugar size a matéria organica não passa para baixo com a facilidade que passa em areias mais grossas, é sempre bom ir experimentando materiais e técnicas novas principalmente quando não se tem dinheiro para montare manter sistemas maiores como eu gostaria.

Mas como o tempo e em trocas de água parte desta a areia ira saindo lentamente e ficará o tal efeito visual que também gosto muito de apenas 1 ou menos centímetros de areia, mas apenas quando a rocha estiver bem colonizada e o aquário estiver bem estabilizado..

Neste momento estão a começar a aparecer aquelas algas amareladas (manchas) na rocha penso que normais do ciclo.

Quanto ao peixe tens razão, no meu outro pico primeiro carreguei de corais e só depois pensei nos peixes, que nem cheguei a por. Fui um pouco imaturo, tanto que vou ver se vendo o coitado do palhaço e me agarro aos primeiros corais.

Neste momento ando a procura de uma calha de 60 cm T5 com uma ou duas lâmpadas. Estou a pensar usar uma ATI Coral Plus como lâmpada única, o que acham? Já tive montiporas e outros sps's a crescer minimamente bem com a PL mas além de ter poucos Watt não há Pl's de marcar excelentes como a ATI. Tive a ver vários reviews da lâmpada e todas dizem que é excelente como lâmpada única e devo ficar com melhor espectro do que com esta Pl de certeza..

Mais críticas e conselhos serão sempre bem vindos.

Mensagem 18/mar/2013, 13:03

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Miguel... já pensaste em leds? 2 Par28 ficariam ai bem... tipo o nano do Bruno Santos.

Mensagem 18/mar/2013, 13:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Hugo... nem chega a ser DSB. Começa a considerar-se uma DSB a partir dos 8/10 cm... e existem teorias que apontam para os 20cm.


Boas,

Não havia por aí uns relatos que diziam que ou se montava mesmo DSB (a partir dos 8/10cm) ou então menos de 3cm senão poderiam haver problemas? ou é mais um daqueles mitos urbanos?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/mar/2013, 13:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Quanto á areia não sei se é mito ou não, não tenho conhecimentos a esse nível.

É o meu terceiro salgado, os outros tiveram algum sucesso e nunca tive muitas baixas nem desastres, limito-me a fazer tudo com calma (excepto este palhaço!!) e corre sempre bem.

Os Leds gostava muito mas ainda são caras essas lâmpadas, só mesmo se arranjasse usadas mas duvido que haja muitas ai para venda.

Mensagem 18/mar/2013, 13:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Êh pah lá estão vocês com a estoria da areia...
Isto é uma dsb e é um método tão bom ou tão mau como outro qualquer.

Desde que se saiba manter é alias quanto a mim o melhor método!

Julgo que neste caso concreto é mais sensato perguntar: sabes o que é uma dsb? Sabes como a manter? Etc...

Gosto do layout! Parece um aquário de 2m... ;)


Sent from my iPhone using Tapatalk


Epá ... não estão nada. Aliás até estou a pensar voltar a meter areia no meu ... :D
Não para já ...

Eu só disse que achava areia a mais. Não que estava a mais!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/mar/2013, 13:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pronto, mas já consegui o que queria com o meu comentário: Quem entrar para tirar informação e não perceba, pelo menos desperta a curiosidade de ler mais sobre o tema!!! ;)

Mensagem 18/mar/2013, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Hugo,

És uma melga :D

Mensagem 18/mar/2013, 14:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Miguel... não são assim tão caras. Dá uma olhada que talves te sorpreendas... o valor tem vindo a baixar desde que comprei a mnha primeira Par38.

http://www.marinereefled.co.uk/index.asp

O teu poderia ficar tipo isto...
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... b29HTDhoE#!

Mensagem 18/mar/2013, 15:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Muito obrigado!

Esse tem bom aspecto mas está demasiado azulado não?

Realmente estes preço não são o que eu estava a espera! Mandaste vir deste site sem problemas? Se não for pedir muito sabes-me dizer o preço dos portes (mais ou menos).

Mensagem 18/mar/2013, 17:10

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Demasiado azul ???
Não viste o video todo... ve lá a partir dos 2.55... que é quando acende a segunda Par.

Não tenho lampadas desta marca... mas já ouve pessoal aqui do forum que mandou vir e diz que é 5 estrelas. As minhas são ecoxotic e Led Pacific com lentes de 40 graus por causa dos 70cm de altura do meu aqua.

Não acredito que pagues muito de portes mas faz uma simulação no site... deve lá dizer em quanto fica mais ou menos.

Mensagem 18/mar/2013, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade: 33
Localização: Carcavelos, Cascais
Eu vi tudo. Mas mesmo assim talvez um pouco azulado . Achas que com a ATI coral plus não ficava bem servido?

Já vendi o palhaço para me focar nos corais.

Quanto a aqualedlight alguém tem uma idéia dos crescimento? Tinha um orçamento simpático do baltazar para umas calhas para este nano.

Mensagem 18/mar/2013, 18:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Em relação a AquaLight Light tens aquários aqui no forum com essas calhas, e não são poucos, podes ver o exemplo do aquário do Rui Gaspar de Titulo "Em recuperação" =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 18/mar/2013, 22:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Olá Miguel,

Também podes ver as calhas neste site: http://ledpacific.com/
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef


Voltar para Aquários dos Membros



cron