Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Jonap III Reef

Jonap III Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 20/mar/2013, 16:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Boa tarde a todos,

Para que possam comentar e ajudar a melhorar o meu sistema, junto envio o novo projecto que estou a desenvolver:

• Aquário feito pela GAD, com vidro de 12 mm em Extra-Claro - 120x50x50 com coluna seca do lado direito (1 tubo de descarga + 1 tubo de reposição)
• Móvel feito pela GAD com Sump 60x30x35 altura com 2 divisórias (utilizo 1 saco de carvão activado (pretendo mudar de mês a mês) e 1 saco/dose de Siporax).
• Bidon de reposição de água de osmose com 25 litros e nivelador automático da TMC com 2 boias.
• Iluminação de Leds Proligth da Aqualed Light – 4 Réguas de 120 cm com 10 Leds de 3W cada (2 Brancas de 10.000K e 2 Royal Blue) orientadas por um controlador automático (intensidade dos leds, sunrise, sunset, moonlight, nuvens, etc).
• Escumador ATI PowerCone 250 IS
• 2 Bombas de Circulação (1 Vortech Mp40W + 1 Tunze Turbelle Nanostream 6015)
• Bomba de Retorno New Jet 3000 L/h
• 2 Termostatos Jagger 300 W cada
• Cerca de 25 Kg de Rocha Viva e Maturada
• Areão 18 KG Nature Ocean
• Calha com 6 Ventoinhas de arrefecimento da JEBO

O aquário está "activo" há 1 mês e meio, no entanto 80% da rocha viva, 50% da água e praticamente todos os vivos (corais, peixes, camarões, estrelas do mar e eremitas), transitaram do aquário anterior que esteve em funcionamento durante 5 meses!

As TPAS são feitas de 15 em em 15 dias (30 litros - cerca de 10%) com água de osmose + Sal da Red Sea Coral Reef.

Todas as sugestões, opiniões e questões serão muito bem vindas e necessitarei obviamente da vossa ajuda e experiência.

Junto envio algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 27/mar/2013, 10:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Bom dia,

Tenho um Chelmon Rostratus desde início deste aquário (1 mês e meio) e não consigo vê-lo a comer nada!!! Já tentei Artémia, Artémia com alho, Misys, 1 pouco de Mexilhão congelado e nada. Alguém me sabe ajudar?

Obrigado
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 27/mar/2013, 12:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Idade: 64
Localização: Lisboa
João Pinheiro Escreveu:
Bom dia,

Tenho um Chelmon Rostratus desde início deste aquário (1 mês e meio) e não consigo vê-lo a comer nada!!! Já tentei Artémia, Artémia com alho, Misys, 1 pouco de Mexilhão congelado e nada. Alguém me sabe ajudar?

Obrigado

Boas Joao
O que é que ele comia na loja?
Se o peixe procura comida na rocha podes tentar fazer um comedoro aonde só ele possa chegar,cascas de nassarios ou turbos vazias em que enches de comida.
O meu Flavissimus vai buscar comida a uma seringa de alimentação
A foto esta de lado mas dá para perceber.
Imagem 1540
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 27/mar/2013, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Pedro Tavares Escreveu:
João Pinheiro Escreveu:
Bom dia,

Tenho um Chelmon Rostratus desde início deste aquário (1 mês e meio) e não consigo vê-lo a comer nada!!! Já tentei Artémia, Artémia com alho, Misys, 1 pouco de Mexilhão congelado e nada. Alguém me sabe ajudar?

Obrigado

Boas Joao
O que é que ele comia na loja?
Se o peixe procura comida na rocha podes tentar fazer um comedoro aonde só ele possa chegar,cascas de nassarios ou turbos vazias em que enches de comida.
O meu Flavissimus vai buscar comida a uma seringa de alimentação
A foto esta de lado mas dá para perceber.
Imagem 1540


Obrigado pelo feedback!

Tentei colocar comida numa concha de um eremita escondido numa Rocha, mas desde logo foi assaltada pelos camarões...:)

Penso que poderá estar a atacar as aptásias, pois não vejo nenhuma!! O chelmus foi adquirido via online, logo não sei o que estava a comer... Bem sei que é um peixe complicado de manter, Mas de facto é estranho tanto tempo sem comer!!
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 28/mar/2013, 00:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas
Eu tive um que primeiro comeu as aiptasias todas, que eram muuuuuuuitas.
Já anda a pensar que ele não comia. Depois comecei a vê-lo picar na artemia.
A partir começou a comer bem artemia. Já vinha comer a mão e tudo.
Tirei-o morto preso entre duas rochas, possivelmente porque ficou preso. Deve
ter tentado picar algo e ficou lá, quando o tirei tive que fazer alguma força para sair.
Não te preocupes que eles rondam a rocha toda por aiptasias.O meu era assim.
Vinha comer artemia mas nunca mais vi aiptasias.
Se ele se mantiver com boa cor e ativo é porque anda a comer as aiptasias, sem stress.
Mas não deixes de dar congelados.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 29/mar/2013, 17:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Ricardo Oliveira Escreveu:
Boas
Eu tive um que primeiro comeu as aiptasias todas, que eram muuuuuuuitas.
Já anda a pensar que ele não comia. Depois comecei a vê-lo picar na artemia.
A partir começou a comer bem artemia. Já vinha comer a mão e tudo.
Tirei-o morto preso entre duas rochas, possivelmente porque ficou preso. Deve
ter tentado picar algo e ficou lá, quando o tirei tive que fazer alguma força para sair.
Não te preocupes que eles rondam a rocha toda por aiptasias.O meu era assim.
Vinha comer artemia mas nunca mais vi aiptasias.
Se ele se mantiver com boa cor e ativo é porque anda a comer as aiptasias, sem stress.
Mas não deixes de dar congelados.


Viva Ricardo! Obrigado pela tua resposta e de facto, o peixe tem boa cor e parece estar com saúde... Deve andar a comer de noite!;)

Continuarei a dar comida congelada!

Abraço
Abraço,
João Pinheiro


Voltar para Aquários dos Membros