Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Mecreef II

Mecreef II

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/mai/2013, 22:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Boas a todos,

Como prometido da ultima vez venho desta forma apresentar a nova versão do meu aquario agora com um visual mais proximo do que pretendia, apesar de só estar a funcionar á 1 semana, mantive antes alguns corais e os peixes num aquario reduzido enquanto o aquario era remodelado pelo Luis Pisco.
Contei tambem com a ajuda do Carlos Mota que me tem ajudado imenso no desenvolvimento deste projeto.
Desde o inicio tentei optar pelo minimo em termos de consumo eletrico e tentar simplificar o equipamento.
Em termos de equipamento tenho um escumador que antes era hang-on made in Fragario em que tendo uma sump lateral aproveito a elevação da agua para retornar agua ao aquario. Esta sump tem 1 filterbag depois o compartimento do escumador e no compartimento de elevação de agua tem o aquecedor e Siporax.
Em relação á circulação tenho uma bomba WP-40, que para já parece suficiente.
Iluminação 4 lampadas E27 ( 1 branca, 2 azuis e 1 com rosa roxo, azul e branco) que pretendo aumentar para 6

Como era antes:
Imagem


E agora:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Mais tarde postarei mais fotos e o que ele contem em termos de peixes e corais.

Abraço

Mensagem 04/jun/2013, 21:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Viva a todos,
Aqui vão mais umas fotos atualizadas:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Abraço

Mensagem 04/jun/2013, 22:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Enquanto não pões os dois focos adicionais não queres chegar as duas lampâdas da esquerda um pouco mais para a esquerda?

Outra coisa, não vais pôr areão?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jun/2013, 18:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Viva,
As lampadas ainda estão posicionadas para o aquário que tinha anteriormente (tinha 1,60m de comprido).
Estou ainda em experiencias com a iluminação em leds.
Quanto ao areão não pretendo colocar, visto que penso que em termos de limpeza é muito mais facil.

Abraço

Mensagem 30/jun/2013, 21:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Boa noite,
Prestes a iniciar uma nova etapa, visto que ate agora so adicionava Kalk, vou iniciar o metodo Balling da Fauna Marin.
Para já os testes dão os seguintes resultados:
DATA DENSIMETRO PH KH Ca Mg
29-06-2013 1,0245 8 5 400 1410

Abraço
PP

Mensagem 30/jun/2013, 21:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Pinho Escreveu:
Boa noite,
Prestes a iniciar uma nova etapa, visto que ate agora so adicionava Kalk, vou iniciar o metodo Balling da Fauna Marin.
Para já os testes dão os seguintes resultados:
DATA DENSIMETRO PH KH Ca Mg
29-06-2013 1,0245 8 5 400 1410

Abraço
PP


Começa devagar ...

Primeiro o KH, depois o Magnésio e só no fim o CA.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jun/2013, 22:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Viva, sim pelo que tenho lido a ordem sera essa

Mensagem 01/jul/2013, 08:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


e não te esqueças :D testes e mais testes :) o bom principio do balling




,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 01/jul/2013, 13:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Pois Carlos trouxe a lição estudada da tua loja.

Abraço
PP

Mensagem 06/set/2013, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Caros,

Aqui fica um videozito com atualização da luminação:

https://www.dropbox.com/s/yud2oko90mgyo ... 144907.mp4

Abraço

Mensagem 06/set/2013, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Que calhas são essas que tens? Que fizeste às Par 38?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 06/set/2013, 16:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Idade:
Muito porreiro pedro! Isso ta no bom caminho
Abraco

Mensagem 06/set/2013, 18:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Boas,
As PAR38 tenho-as guardadas, esta calha foi feita por um amigo que está a iniciar nos salgados, para já estou a gostar muito delas, só precisavam de ter um pouco mais de azuis para realçar as fluorescencias, penso eu de que.
Mas ainda está em fase de ensaio, consomem cerca de 45-50W, que para mim era fundamental desde o inicio ter iluminação com pouco consumo.
Abraço

Mensagem 06/set/2013, 18:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Pinho Escreveu:
Boas,
As PAR38 tenho-as guardadas, esta calha foi feita por um amigo que está a iniciar nos salgados, para já estou a gostar muito delas, só precisavam de ter um pouco mais de azuis para realçar as fluorescencias, penso eu de que.
Mas ainda está em fase de ensaio, consomem cerca de 45-50W, que para mim era fundamental desde o inicio ter iluminação com pouco consumo.
Abraço



Só 50w !!!! tennho que ver isso ao vivo :). Isso parece-me muita luz para 50w (É preciso ter lata para se fazer de convidado :) ) :)) :))

Que dimensões tem o aquário?

Mensagem 06/set/2013, 21:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Podemos combinar a visita, também fiquei fascinado com a relação luz/potencia e acho que os corais também estão a gostar, para não falar no custo da calha...

Mensagem 16/Oct/2013, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Vila Nova de Gaia
Olá.

Venho aqui deixar o meu comentário ao trabalho do meu amigo Pedro. Está sem dúvida muito bom.

Aproveito para esclarecer sobre a “dita” calha. Foi construída em alumínio e aço inox, não tem ventilação ativa por isso o ruido é zero.

Usa leds Bridgelux da primeira geração nas cores Cool White, Blue, Royal Blue, Violeta, Green e Far Red. Não me lembro da proporção mas deve ser do tipo 3:2:1:1:1:1 em cada bloco.

Consome, segundo as minhas medições, cerca de 60W. 3 módulos de 19,5W cada (30V a 650mA). Não estou a considerar as perdas nos drivers mas serão certamente residuais.

Quantos ao défice de azuis também concordo com o Pedro, um dia destes operamos a calha e acrescentamos mais uns RB.

Cumprimentos,

Zé.

Mensagem 15/nov/2013, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Caros,
Junto mais umas fotos tiradas de telemóvel acho que agora com uma qualidade aceitável.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 03/dez/2013, 16:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Idade: 47
Localização: VN Gaia
Viva novamente,

Vou tentar fazer descrição do que tem o conjunto:

Aquário - 1,20x0,60x0,45 (CxAxL)
Sump lateral - 0,22x0,60x0,45 (CxAxL) - com 3 compartimentos - o 1º recebe a agua do aquario (aberto por baixo), o 2º está instalado o escumador que debita a agua para o 3º compartimento o qual retorna a agua para o aquario. Idealizei esta solução para evitar a colocação de uma bomba de retorno.
Iluminação calha Leds DIY com cerca de 90 W - 10 horas com 60W e 4 horas com 90W
Circulação 1 bomba WP-40 + 1 Koralia 5000

Corais : Montiporas, Seriatoporas, zoanthus, acantastreas, xenias, favias, euphylias, Duncanopsammia axifuga, etc
Peixes : 1 hepatus, 1 flavescens, 1 Ctenochaetus strigosus, casal de kaudermis, 5 Chromis viridis, 2 ocellaris laranjas e 2 pretos e brancos, 1 Salarias Ramosus e 1 labroides.
Camarões : 1 Lysmata debelius, 1 Lysmata seticauda e 1 Stenopus Hispidus

Testes Ca e Kh - Hanna checker
Testes Mg - Salifert

Balling da Fauna Marin
Mudas de agua natural semanais (15-20%)

Mensagem 03/dez/2013, 17:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Parabéns Pedro,

Continuo sem perceber como é que 90w em Leds dá a luz que tens no vídeo que partilhaste no forum. Para um aquário como o teu em T5 teriam que gastar no mínimo 6x54=324w contra os 90w que gastas estás a colocar muita gente a arrancar os cabelos ~x( %-( [-( ou desconfiadas :-?? :-j . Eu estou curioso ;) :-\


Voltar para Aquários dos Membros



cron