Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros 6 Salgados

6 Salgados

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/jun/2013, 12:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Boas a todos

Chamo me Tiago Tavares e sou novo por aqui e espero poder aprender com os membros mais experientes e poder dar algo a conhecer das minhas experiencias futuras na aquariofilia salgada.

Bem depois de longos anos com ciclideos africanos ( de momento tenho 2 aquarios de 550 litros e 3 de 600 litros cheios de fauna proveniente do malawi ) devo dizer que sou um aficionado por peixes.

Chegou a minha hora para a aquariofilia marinha e decidi montar 6 aquarios de 150 litros independentes.

Como fiz os setups ? e que até agora estão a correr bem...

Arranjei estantes em ferro que se montam estilo lego e com a espessura do ferro bem grossa para aguentar o peso...
Depois fiz os 6 aquarios com as seguintes medidas 1m de comprimento x 0,5m de largura e 0,3m de altura ( dois tem 38cm de altura e 4 têm 30 cm de altura ) perfazendo entre 150 litros brutos a 180 litros brutos.

As medidas foram estas porque arranjei os vidros de 1cm sem me custarem dinheiro e depois foi usar cavalete ( posicionar os vidros ) e silicone. Nas bordas entre os vidros do lado de fora ficou algum silicone em excesso , mas nem o retirei....

Comprei areão de coral e criei uma altura de 2cm no fundo de cada aquário.

Utilizei o sal da Tropic Marin Variedade Normal.

Utilizei 4 JBL 1500 litros/H que ja tinha dos ciclideos africanos e que não estavam a uso e instalei os nos aquários de 150 litros...para os aquarios de 180 litros adquiri dois aquaclear 110 que fazem 2650 litros hora e que são de cascata e não ocupam espaço no chão ( no chão à volta já não ha espaço ! ).

Pus em cada aquario um detector de amonia colorimetrico e que duram 1 ano sensivelmente podendo observar o que se passa com a exterminadora implacavel de fauna marinha...

De seguida arranjei 6 fragmentos de rocha viva e pus em cada aquário e depois coloquei pedras calcarias furadas...mas não pus muitas para o espaço disponivel para os peixes nadarem não cair muito...

A iluminação e visto não querer ter corais nem anemonas foi a luz normal que entra no quarto e pus umas calhas leds de 6watts para ver bem a rapaziada....

Instalei 6 filtros de cascata de 300 litros hora para poder colocar resinas e comprei 6 unidades de chemi pure e pus em cada filtro de cascata para absorção de fosfatos e amónia...

Adquiri 2 espumadores que estão destinados a 150 litros de volume de aquário e ainda me faltam comprar mais 4 ou seja ha 4 aquarios sem espumador....

Pus tudo a funcionar e esperei 15 dias depois de verificar que a amonia estava abaixo de 2 partes por milhão introduzi as espécies e todas de uma vez em cada aquario e sem tenções de por mais nada no futuro...

Aquario 1 - 180 litros - 1 premnas biaculeatus +1 labroides dimidiatus + 1 acanthurus leucosternon + 1 abudefduf hemycianeus

Aquario 2 - 180 litros - 1 premnas biaculeatus +1 labroides dimidiatus + 1 acanthurus flavescens + 1 abudefduf hemycianeus

Aquario 3 - 150 litros - 2 amphiprion ocellaris + 1 paracanthus hepatus + 1 chromis viridis

Aquario 4 - 150 litros - 2 amphiprion ocellaris + 1 paracanthus hepatus + 1 chromis viridis

Aquario 5 - 150 litros - 2 amphiprion ocellaris + 1 paracanthus hepatus + 1 + 1 chrysiptera paracema

Aquario 6 - 150 litros - 2 amphiprion ocellaris + 1 paracanthus hepatus + 1 + 1 chrysiptera paracema

De momento a rapaziada está bem e come bem e dou 3 vezes por dias flocos da ocean nutrition vegetariana e carnivoros em quantidades pequeninas 1/4 de colher de chá....

As minha primeiras questão são:

Quais as vantagens de se ir buscar água do mar para tps mensais, relativamente a água salgada feita com sal sintético?
Esta água marinha da nossa costa é de confiança? e quais os melhores locais?
Corre se risco de introduzir fauna invertebrada ao usar a água do mar da costa nacional?

Abraço e em breve vou fotografar o que esta feito...
Tiago Tavares

Mensagem 05/jun/2013, 12:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
so uma questao ? porque tanto aquario e todos eles com os mesmo peixes praticamente ?

Mensagem 05/jun/2013, 13:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Fotos ... a malta quer é fotos disso.

Quanto à água natural sim espera aparecerem invertebrados com ela. Desde que comecei a usar tenho lesmas, asterinas (ou tipo) e montes de bicheza ... Mas nada que afecte a saúde dos peixes.

Guincho (farol), Sesimbra (pontão), Ericeira ... aqui na zona do centro é só escolher.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jun/2013, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Bruno Escaleira Escreveu:
so uma questao ? porque tanto aquario e todos eles com os mesmo peixes praticamente ?


Boas

Também coloco a mesma questão..
No meu ver, ficava com dois ou três aquários desses que tens e montava um maior com certa de 500 litros, o maior como aquario principal, os outros para Sump, refugio ou aquário de quarentena e outro ate para começar com corais ou algo do gênero..

Mas coloca fotos e força no projeto..
Cump
Rui Silva

Mensagem 05/jun/2013, 19:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola Malta

De facto os palhaços e donzelas foram starters dos sistemas , quanto aos cirurgiões carreguei um pouco nos paracanthus hepatus hehehhe , mas são giros pois o azul é muito intenso e são pequenotes ainda 3-4cm...

Curiosamente dos 4 paracanthus hepatus tenho um que se encostou a um canto e parece me murcho , os outros tres deslocam se bem e comem bem.

Esperemos que o 4 não vá de rojo... as donzelas e amphiprions são uns tanques no dia da introdução começaram a devorar tudo o que apanhavam pela frente...

Esqueci me de dizer que tenho 6 resistencias de 150 watts postas e não tenho UV nem OZONO acham que será de importancia vital? ( os peixes não se coçam e não se vê nada de anomalo ( manchas ou pontos brancos , etc...).
Rui de facto era espetacular fazer um de 500 litros , mas ha umas coisas que me assustam:

1) preço do escumador proteico para esse volume , apesar de ter adquirido um espumador grande por 50 euros da marca red sea prizim ( o rapaz disse me que era o 1200 ) mas não faço a minima ideia para que volume de água é apropriado.

2) se a malta se safar por 6 meses posso pensar realojar os cirurgiões para um aqua com essa volumetria apesar que então terei que desmontar um de 500L ou de 600L de ciclideos africanos. Quanto a corais sou sincero não estudei nada sobre esse assunto e só sei que ha moles e duros , mas os requisitos para os ter não estou ainda dentro deles , com o tempo talves seja essa a evolução a natural.

Pergunta final sem querer chatear a malta deverei por bombas circuladoras e que debitos para os peixes que tenho e volume de aguas que tenho.
Abraço
TT

Abraço
TT

Mensagem 06/jun/2013, 12:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
sim deves por bombas de circulaçao...

acho k com o k ja gastaste nisso tudo tinha feito um aquario de 500 litros...

Mensagem 19/jun/2013, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Bem malta
Actualizando um pouco do tópico

Os cirurgiões estão todos a comer e adaptados ( 1 por aquario ):

Zebrassoma Flavescens
Acanthurus Leucosternon
4 Paracanthurus Hepatus

A unica chatice foram 2 palhaços ocellaris que resolveram vir ver as vistas cá fora ( saltaram do aquario ) e ficaram um pouco dissecados.

ou seja dos 8 palhaços ocellaris ficaram apenas 6 ( 2 por aquario ) , no aquario que ficou sem palhaços entrou um premnas biaculeatus e um peixe que sinceramente não sei o que é mas parece um daqueles incubadores bocais amarelo com pintas pretas e vermelhas e tem uns espinhos nas barbatanas dorsais.

Os labroides e donzelas sobrevivem bem...

Inseri bombas de circulação nos 6 aquas...
Falta por 2 os escumadores proteicos a funcionar tenho 2 TMC V2 skim 120 Nano Skimmer e ja encomendei mais 4
Abraço
TT
Editado pela última vez por Tiago Tavares em 13/jul/2013, 18:50, num total de 1 vez.

Mensagem 19/jun/2013, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas e fotos ???

e porque não fazer uma sump para todos os aquas e meter um escumador BOM que aguente isso tudo ???

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/jun/2013, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Ola Paulo
Isso era uma excelente ideia...porque até tenho esse escumador 1 prizim 1200 o problema é que os aquas estão posicionados como te vou mostrar ( desculpem o esquema rasca...):

A1 A2 A3
------- ------- --------
|150L||150L||150L | - Bateria2
------- ------- --------
------------------------- - Estante de ferro
A4 A5 A6
------- ------- --------
|180L||150L||180L| - Bateria 1
------- ------- --------
-------------------------- - Chão

Fica me a sobrar um aquario de 1m x50cm x40cm que prefaz 200 litros onde podiamos por o escumador a serio , mas a questão é como faço a ligação entre os 6 aquarios e o 7 ??? de modo a que não transborde tudo , pois os aquas não estão furados sequer...A ideia que tenho é que a sump deveria estar a um nivel inferior as duas baterias ora a bateria 1 esta no chão...a única hipotese seria fazer 3 sumps dos aquarios que estão no chão que serveriam os aquarios de cima...mas então teria que me desfazer de alguns peixes porque os 3 premnas biaculeatus não irão tolerar os ocelaris e depois fico com o problema dos 6 cirurgioes...
A unica hipotese seria juntar os 6 ocellaris todos com os 3 paracanthurus hepatus pequenotes no aquario de 200 litros mas apesar dos peixes serem pequenos a longo prazo não sera idilico....nos outros tres aquas podiam ficar 1 flavescens , 1 leucosternon e 1 paracanthurus hepatus + 1 premnas biaculeatus por aquario....
Quanto as donzelas ai ate tremo porque apesar de pequenas sao frescas....se bem que me entendem 2 crysiptera parsema + 2 chromus viridis + 2 abudefduf hemycianeus apesar que como estão isoladas uma por aquario tentava juntar especies diferentes aos pares em aquarios diferentes e assim entravam de novo juntas num aqua novo e talves desse...

Agora de facto não me tenho dado mal com os jbl 1500 a funcionar externos e com os filtros em cascata que albergam as resinas chemi pur e os parametros da água nem andam mal ( amonia < que 2ppm e nitratos 5-10ppm ).

Mensagem 20/jun/2013, 17:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Olá Tiago,

Depreendo que vais comprar escumadores hang-on... Que diz-se serem menos eficientes que os outros, alem de que provavelmente um escumador para esses aquarios todos ficaria mais em conta do que 6(e mais 6 bombas a consumir electricidade) :)

Sinceramente acho que a ideia do Paulo faz todo o Sentido, ficavas com 1 de hang on, para a eventualidade de teres que fechar algum tanque, por motivos de doença ou quarentenas, e ou furavas os tanques ou fazias overflows DIY(muito fácil, até com tubos de canalização), depois com uma bomba conseguias alimentar isso tudo... terias que fazer as ligações com 6 saidas da bomba, e cada saida devia ter uma torneira por forma a poderes regular o fluxo de entrada nos aquarios.
Possivel é, dá algum trabalho, mas obviamente depende do que queiras.
Por outro lado, poderias usar apenas 1 ou 2 termoestatos em vez de 6, ou seja na prática terias outras possibilidades.

As lojas tem esquemas parecidos com o teu e também tem sumps e escumadores unicos.

Abraço.

Mensagem 13/jul/2013, 11:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Oi Nuno
Espero que esteja por ai tudo fino....
Por aqui as unicas novidades foram , chegaram os 4 escumadores para 120l da TMC que já os pus a funcionar e já estao a tirar agua amarelada com farripas que penso ser um caldo proteico jeitoso.Estes 6 aquas estão a correr bem com a fauna anteriormente descrita e definitivamente fechada ( não entra mais nada na população ).
Quanto ao Prizim 1200 descobri que tinha a turbina partida e por isso a agua não andava nem para fora nem para dentro ( dai o preço de 50 euros , visto o bichano custar 400 e tal euros novo ).Então tinha uma turbina de um JBL a mais com um veio de ceramica um pouco mais longa e por isso não cabia no orificio.O que fiz foi com um martelo e com cuidado parti o veio de ceramica a medida e adapteia-a à bomba do prizim que passou a funcionar as mil maravilhas e com veio de ceramica pois o original era de ferro e estava ferrugento.
Pus este escumador a funcionar com o aquario maior de 200 litros que estava vazio e pus um JBL1500 litros a funcionar com ceramicas , esponja e bioballs e ainda instalei um aquaclear de 500 litros horas de cascata para por as resinas chemi-pur.O aquario ainda esta vazio...
Tenho uma vontade imensa de ter uma microleptes altivelis e um pterois volitans.
A minha ideia futura sera por o prizim num dos aquarios de 600 litros que tenho e fazer este de água salgada e arranjar um escumador novo para o de 200 litros que faça 200 litros de capacidade.
Abraço
TT

Mensagem 13/jul/2013, 18:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Idade:
Localização: Sintra
Bem Malta

Tirei umas fotos da fish room , e como não sou pro em fotos acho que não ficou grande espingarda mas vai dar para perceber qualquer coisa do que tá feito...
Os setups foram construidos com filtros excedentarios que tinha , os aquarios feitos a mão por mim , as estantes tambem , adaptações a filtros com peças eheim jbl e aquaclear, enfim tentei transformar uma sucataria em algo funcional e claro sem marcas marinhas muito caras como duplas , red seas , etc... ( excepto o prizm partido mas que se recuperou a turbina e a turbina agora tem veio jbl ceramica ( um luxo ) hehehe )

Aquario de 200 litros sem fauna com prizim 1200 aquaclear cascata de 500 litros hora + JBL 1500L/H externo.

Imagem
Imagem
Neste o prizim (ve se o pescoço de cavalo invertido feito com tubagem que skima a superficie ) esta do lado esquerdo , o aquaclear do lado direito cpm resinas , e o JBL em baixo.

Aquarios de 150 litros - com espumadores TMC 120 v2 - JBLs1500 L/H ou Aquaclears 2650 L/H com skim da superfice tambem e PowerHeads Aquaclear 300 com Difusor.

Imagem
Imagem
Imagem

Finalizo com umas fotos dos gangsters la de casa:

Imagem
Imagem

Para concluir - tentei usar fauna resistente - palhaços,donzelas,etc...arrisquei nos cirurgiões e acho que o falvescens é resistente , o leucosternon mais sensivel e os hepatus ainda não percebi bem...
Troquei um paracanthus hepatus por um acanthurus pyrofeus amarelinho.
Acho que o ponto fraco do sistema é a sump que não existe...
Vamos ver se não terei que montar alguma....
Abraços
TT


Abraço
TT


Voltar para Aquários dos Membros



cron