Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Primeiro reef 400l

Primeiro reef 400l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/jun/2013, 09:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Olá a todos,

Já por aqui ando há uns bons meses a tentar aprender o suficiente para me iniciar num "salgado". Estou decidido a começar o projecto e gostava de ir partilhando a experiência.
Venho de um aquário de água doce 200l que tive uns 7 anos, mas isto agora é mundo bem diferente.

Alguns dados do que vai ser e ter:
- aquário 150x50x55, cerca de 400l, em vidro de 12mm, com coluna seca e durso
- estrutura em ferro e móvel
- sump com 100 a 120cm, com 3 divisões e reservatório de reposição
Tudo indica que vou comprar isto na VidroMoldura porque gosto do trabalho que por lá vi.

Equipamento:
- iluminação Maxspect R420R/razor, 2x 120w ou 2x160w. A encomendar assim que me decidir finalmente.
- bomba de retorno eheim 1060, 2200l/h. Para já é o que tenho, mais tarde devo mudar para uma bomba DC
- escumador AquaMedic Turboflotor 1000l com bomba 2500l/h
- bomba de circulação Jebao WP40 (encomendada)
- sistema automático de reposição de agua.
- sistema RO Aquamedic 190l dia com shutoff automático e TDS meter inline (encomendado)
- aquecimento 2x 120W Jagger

Inertes:
- rocha em quantidade a decidir. Como não tenho pressa não devo começar com qq rocha viva
- 20kg areia de aragonite "viva"
- sal Red Sea Pro

Vou querer ter peixes e corais em quantidade e diversidade para manter o aquário visualmente interessante - a parte fácil - mas também para o manter estável sem cuidados intensivos diários. Isto sou eu a pensar agora mas vamos ver como corre ;)

Essencialmente falta-me decidir pela iluminação o que não é fácil porque não parece haver grande experiência nem comercialização das calhas Razor por cá. Estou-me a basear no feedback lá fora destas calhas, que é bastante bom, mas parece que vou ter que arriscar mesmo e avançar. Alguém tem experiência concreta com estas calhas ?

Nas próximas semanas devo ter o material em falta a começar pelo próprio aquário. Prometo fotos para essa altura. ;)

Nuno
Editado pela última vez por Nuno Borges em 10/jun/2013, 11:08, num total de 1 vez.

Mensagem 10/jun/2013, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Nuno,

Antes de mais, bem vindo ao Recife.pt.

Tens ai um projecto bastante interessante, mas a meu ver e se tiveres hipoteses... aumenta a profundidade do aquário para 60 ou 65 cm, isto porque vais ficar com mais espaço para fazeres um layout melhor e maior =)

Na minha opinião não precisas de uma SUMP com essas dimensões, penso que 80x40x40 é o suficiente... até porque quando tiveres o móvel feito, garanto-te que não a consegues colocar dentro do mesmo por causa do travamento central da estrutura (experiência propria).

Iluminação: Quanto à iluminação penso que é melhor procurares aqui a melhor solução, ate porque existem N soluções de Led neste momento... mas pesquisa e depois tomas a tua decisão.

Bomba de retorno: muda para uma DC, isso é curto =)

Escumador: A mim parece-me bem.

Sistema Automatico de reposição: Tunze :D

Osmose: parece-me bem também.

Em relação ao resto, parece-me bem =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 10/jun/2013, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
Boas nuno, tens ai medidas para fazer uma coisa interessante, mas como o armando disse anteriormente eu se fosse a ti fazia o aqua um pouco com mais altura que assim da-te possibilidade de trabalhares melhor o layout. Em relaçao a maxspect eu ia para as 160 w, eu tenho 160 w 16000kv e estou bastante satisfeito com ele e mesmo em termos de crescimento de corais e tudo nota-se um pouco.

Cumprimentos

Rui Vieira
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/jun/2013, 11:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
obrigado Armando e Rui

Eu sei que os 50cm de profundidade é curto aqui. Os 400l e 50cm já são um bocado um compromisso.
O projecto começou com a reutilização do meu antigo 200l que entretanto vendi e já vou em 400l com 150cm de largo... Mais um pouco e a outra habitante da casa, rifa-me... :D
A sump, tens toda a razão. Tenho que pensar noutras medidas ou em separar sump da reposição. É que nem de lado conseguirei retirar a sump depois do móvel encostado porque tenho paredes laterais em quase toda a profundidade.
Reposição Tunze: qual é a grande vantagem deste sistema vs um chinês de 2 ou 3 sensores ?


Rui: depois mando-te uma MP para saber de onde vieram as tuas Razor.
Estava a pensar em 2x 120W. São 240W de luz LED. É o recomendado pela Maxspect para 150cm.
Mas na realidade 2x 160W ficam quase pelo mesmo preço. Porque é que pensas que 2x 120W não chegam ?

Achas que as Razor atingem bem o fundo se aumentar em 5cm extra a altura (60cm total) ? Tenho alguma preferência por um layout simples que leva a que os corais não tenham grande suporte para estarem mais à superficie. Mas a luz tem que lá chegar.
Chegaste a considerar a Razor 10000K ?

Nuno

Mensagem 04/ago/2013, 05:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Olá novamente,

Já tenho quase tudo o que é preciso para arrancar o aquário.
Recebi o aquário há algumas semanas e com ele o móvel estrutura, sump e reservatório. Tenho vindo a equipa-lo com material que já tinha por cá mais algumas coisas que têm chegado.
Ainda me falta algum material mas nada de essencial (ATO, suporte de filtro meia, ...).

Só arranco o aquário daqui a umas semanas, depois das minhas férias. Ainda nem testei algumas coisas essenciais como níveis de água, retorno, etc e não quero más surpresas nas férias.
Tenho estado a rodar a bomba WP40 porque o ruído é muito e a esperança é que baixe ao fim de uns dias. Para já, ao fim de 4 dias, não noto grande redução... Há feedback sobre esta bomba ?

Vou fazer outro post com fotos que tenho estado a tirar das fases de montagem.
Para já ando-me a entreter com o aquascaping e a rocha morta, a parte menos técnica e claramente não o meu forte.

Nuno

Mensagem 04/ago/2013, 08:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas,

Eu tambem comprei uma wp40 e esta em funcionamento a 2 dias, tambem faz um ligeiro ruido principalmente no modo w1 que é o das
ondas, mas tambem estou a espera que passe, embora o me encomode muito porque tou a pençar adquerir outra. O que nao funciona a 100% é o sensor nocturno porque se estiver completamente escuro ele da informaçao que é de dia, tem que estar sempre uma ligeira claridade. Embora este pequeno defeito estou satisfeito com a bomba.

cumpr
carlos resende

Mensagem 04/ago/2013, 20:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Aqui vão algumas fotos:

Aquário ainda vazio, acabado de chegar
Imagem

Vista de cima
Imagem

Coluna seca, retorno e durso
Imagem

"Casa das máquinas" vazia. A mangueira verde vai ao esgoto, a branca é a de água limpa e retorno do filtro RO
Imagem

"Casa das máquinas" já com algum equipamento, reservatório e sump
Imagem

Detalhe da tomada de água, novo modelo da Legrand :ymsmug:
Deu trabalho mas acho que ficou como queria.
Imagem

E mais uma do mesmo. Do outro lado da parede estão os móveis da cozinha e as mangueiras vão à tomada de água e esgoto.
Imagem

Tenho que agradecer ao Rui Melo pelos conselhos na escolha final do aquário e pormenores, assim como a construção irrepreensível do mesmo. O móvel estrutura também ficou como eu queria e ficou bastante bem acabado.

Tenho agora a seguinte dúvida:
- o móvel estrutura tem 4 pés de borracha e está assente no chão flutuante. É chão de madeira maciça logo não penso que a madeira ceda facilmente. O móvel ficou bem assente e estável (levou um pequeno feltro num dos pés para não abanar nada ainda antes de ter o aqua em cima). Mas vão ser 500Kg em cima dos 4 pés. Tenho que pensar em algum cuidado adicional ?
Ou é água para cima e pronto...

Nuno

Mensagem 04/ago/2013, 23:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Nuno Borges Escreveu:
Ou é água para cima e pronto...


Isto!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/ago/2013, 19:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Bem vindo, parece porreiro esse aquario, vamos ver :D :D


Agora siga com água :)) :))




Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 06/ago/2013, 20:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Já tenho isto preparado para encher de água :ymhug:

Na sump:
Imagem

e no aqua:
Imagem

Que tal o aquascaping ? sei que não está propriamente original mas para um iniciante (esforçado) acho que não está mau de todo. Sejam frontais e digam o que pensam.... :-?

Tive a rodar a WP40 na sump e pareceu-me que melhorou ligeiramente o barulho mas ainda está a um nível inaceitável.
Essencialmente faltam-me as calhas Maxspect Razor em termos de equipamento para ficar completo.
Devo encher de água para a semana para começar a ciclar. Não tenho rocha viva nem estou a pensar comprar.
Se comprar mais rocha será mais rocha morta.

Nuno

Mensagem 06/ago/2013, 22:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas =)

A meu ver, parece-me bem.... mas uma rocha mais pequena ai no meio dessas duas um bocadinho chegada para a frente, acho que ficava um mimo =)

Os expert's que se pronunciem :P

Mensagem 06/ago/2013, 22:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Toda a gente sabe que eu de layouts não sou nenhum expert (aliás de nada não é só de layouts) mas gosto do layout assim. Simples e clean.

Quanto ao ATO se ainda não compraste avalia o Triple Senor da fish street store. Barato e muito bom!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/ago/2013, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
obrigado pelo feedback!

Armando: sobrou-me exactamente uma rocha. Vou experimentar pôr no meio como sugeres e ver como fica !

Rui: tenho esse triple sensor da FS "emperrado" na alfandega para inspecção/cobrança... mais umas semanas e fica do meu lado.

acham que é preciso mais rocha para a filtragem funcionar devidamente ? tenho visto referências que indicam que precisaria de 45Kg de rocha.... Nem 20Kg tenho !

Nuno

Mensagem 06/ago/2013, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Deixa la a ideia de colocares 40 e picos Kg de rocha...

Keep it simple ;)

Mensagem 07/ago/2013, 00:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Borges Escreveu:
obrigado pelo feedback!

Armando: sobrou-me exactamente uma rocha. Vou experimentar pôr no meio como sugeres e ver como fica !

Rui: tenho esse triple sensor da FS "emperrado" na alfandega para inspecção/cobrança... mais umas semanas e fica do meu lado.

acham que é preciso mais rocha para a filtragem funcionar devidamente ? tenho visto referências que indicam que precisaria de 45Kg de rocha.... Nem 20Kg tenho !

Nuno


Nope ... tá bom. Podes é complementar com 3 ou 4 litros de siporax. Eu tenho 20 kg de rocha (não chega acho que são 19) e 6 litros de siporax num aquário de 450l

Sim, eu também tenho um a caminho ... ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Re:

Mensagem 07/ago/2013, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Nuno Borges Escreveu:
Olá novamente,

Já tenho quase tudo o que é preciso para arrancar o aquário.
Recebi o aquário há algumas semanas e com ele o móvel estrutura, sump e reservatório. Tenho vindo a equipa-lo com material que já tinha por cá mais algumas coisas que têm chegado.
Ainda me falta algum material mas nada de essencial (ATO, suporte de filtro meia, ...).

Só arranco o aquário daqui a umas semanas, depois das minhas férias. Ainda nem testei algumas coisas essenciais como níveis de água, retorno, etc e não quero más surpresas nas férias.
Tenho estado a rodar a bomba WP40 porque o ruído é muito e a esperança é que baixe ao fim de uns dias. Para já, ao fim de 4 dias, não noto grande redução... Há feedback sobre esta bomba ?

Vou fazer outro post com fotos que tenho estado a tirar das fases de montagem.
Para já ando-me a entreter com o aquascaping e a rocha morta, a parte menos técnica e claramente não o meu forte.

Nuno

Boas,
Se leres o tópico da bomba aqui no forum vais ver que algum pessoal se queixa do barulho da bomba e outro pessoal nem a ouve, é o meu caso. a minha é totalmente silenciosa.
Por isso acho que deve ser mesmo incoerências no fabrico chinês (normal). Não sei se vais conseguir alterar isso... :-\

Quanto ao aquário ficou excelente. Mal olhei para ele vi logo que tinha as mãos do Rui Melo nisso :)

Em relação a rocha a questão é a seguinte: Precisas de ter material poroso para fazer a filtragem biológica/colónia de bactérias. Antigamente a melhor forma de fazer isso era colocando o máximo de rocha viva possível. Actualmente como a maioria dos aquariofilistas quer layouts clean e com pouca rocha existem alternativas como as referidas pelo Armando e pelo Rui que é o Siporax, ou os zeolitos.
Também cada vez mais se vê pessoas a usar rocha morta :-\ porquê? Não faço ideia, talvez pelo preço ou pela forma especifica das pedras.
Tu ao usares rocha morta e Siporax vai-te demorar muito mais tempo a completar o ciclo. Mas tudo se faz. Existem diversas formas de acelerar o ciclo. Por exemplo a KZ tem no método Zeovit um ciclo de 15 dias. Mas mesmo estes aconselham a utilização de uma certa % de rocha viva de grande qualidade.
Se usares água natural terás também mais vantagens e acelera-te o processo.
Abraço e força nisso.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/ago/2013, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Olá André,

tenho outra WP40 a caminho e se for um "limão" como esta começa a ser azar a mais e vou reclamar com a loja de certeza.
Já tinha lido lá por fora que o controlo de qualidade não garante grande coisa... X(

Vou ver a questão do siporax mais à frente. Ou é de instalar logo de inicio ainda sem carga biologica significativa ?

Podes clarificar o assunto da "agua natural" ? estás a falar de água não filtrada ?
Pensei em encher só com água do sistema de osmose devido às algas e outros problemas.

Nuno

Mensagem 07/ago/2013, 20:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Borges Escreveu:
Olá André,

tenho outra WP40 a caminho e se for um "limão" como esta começa a ser azar a mais e vou reclamar com a loja de certeza.
Já tinha lido lá por fora que o controlo de qualidade não garante grande coisa... X(

Vou ver a questão do siporax mais à frente. Ou é de instalar logo de inicio ainda sem carga biologica significativa ?

Podes clarificar o assunto da "agua natural" ? estás a falar de água não filtrada ?
Pensei em encher só com água do sistema de osmose devido às algas e outros problemas.

Nuno


Siporax podes pôr logo. Até convém. Se não depois tens um reciclo como se estivesses a meter mais rocha.

Água natural = água do mar ...

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2013, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade:
Boas,

Nuno também sou da opinião do Armando, uma rocha mais a frente ficava muito fixe.
A rocha do lado direito, fazia um pequeno buraco em baixo e ficava com 2 pontões :D mas é somente a minha opinião e conta o que conta :)
Siporax também punha de inicio e tentava arranjar ( talvez para o meio) uma rocha viva mesmo pequena para ajudar a colonizar a morta.
De resto boa sorte com o teu aquário, vou seguir atentamente sem dúvida :)
Abraço,
Ricardo Paula

Mensagem 02/set/2013, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Viva,

Após o período de férias, pude finalmente encher o aquário e começar a ciclar.
Algumas novidades em termos da instalação:
- tem o sistema automático de reposição de água a funcionar
- chegaram as calhas Maxspect Razor 160W 16000K. Ainda não me dediquei a fazer grandes experiências porque nesta fase a iluminação é basicamente irrelevante. De qq modo, gosto bastante da estética e qualidade das mesmas. Parece-me que tenho iluminação mais do que suficiente para quaisquer necessidades futuras.
- tenho a bomba WP40 em funcionamento, em modo low. Em modo high remexe-me na areia do lado oposto... Tenho outra a caminho e parece-me que não lhe vou dar qq uso. Se calhar era melhor trocar por uma WP25.:roll:

Problemas para já, poucos e tudo quase resolvido:
- algum ruído na entrada da descarga na coluna seca e na saída na sump. Tive que alargar o furo no topo do durso para manter o nível de água na coluna seca estável e acho que a bomba Eheim 2200l/h não enche a tubagem de 40mm o suficiente e leva a que respire muito ar.
Espero que a bomba DC com maior capacidade resolva usyo :roll:

Introduzi 4 Kg de rocha viva para iniciar mais rapidamente o ciclo. É a rocha ao centro do aquário.
As primeiras medidas ao fim de 4 dias, claramente em início de ciclo:
- densidade 1.023
- temperatura 26C
- pH 8.2
- KH 9 dH
- amónia 0.5 ppm
- nitritos 0.2 ppm
- nitratos 10 ppm

Algumas fotos das calhas:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui estão ligadas a 10%.

Segue-se a continuação do ciclo para poder introduzir alguns vivos e a substituição da bomba Eheim por uma DC 6000l/h.

Nuno

Sent from my GT-N8000 using Tapatalk HD


Voltar para Aquários dos Membros



cron