Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef In Heaven

Reef In Heaven

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/jun/2013, 19:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Esta é a minha primeira experiência na aquariofilia, e se por um lado a paixão de ter um reef era enorme, por outro o receio e o completo desconhecimento deste hobby iam-me impedindo de iniciar. Tudo começou há cerca de 1 ano quando finalmente decidi arriscar e comecei a preparar esta aventura, mas necessitava de ler, ler muito, para não cometer muitos erros e/ou estar minimamente preparado para as adversidades. Para isso conto com todos vós, que de uma forma geral me têm ajudado imenso na preparação deste meu primeiro reef.

Não podia deixar de agradecer a todos os que de alguma forma me ajudaram neste projecto, e sem nenhuma ordem ou critério, quero deixar um obrigado ao Sérgio Carmo, Carlos Mota, Pedro Gomes, Ana Lopes, Paulo Bravo, Ricardo Pinto, Pedro Torres, André Silvestre, Luís Rodrigues, Luís Fortunato, Hugo Coelho, Rui Melo, Daniel Rent, Carlos Basaloco, César Silvério, Machado de Sousa e Ricardo Pimenta.

As medidas escolhidas para o aquário foram aquelas que mais se adequavam ao espaço onde seria inserido e para quem nunca teve um, acho que já vai dar para brincar um pouco.

O material tem sido comprado aos poucos, está a ser muito dispendioso no início mas num eventual upgrade poderei aproveitar praticamente tudo.

Setup:

Aquário: 65X65X55 (vidro 10mm extra-claro)
Sump: 58X58X40 (4 divisões para escumador/retorno/reposição/balling)
Móvel: 65X65X100
Overflow: XAQUA X-IN/OUT
Escumador: Bubble King Double Cone 180
Retorno: Mini Red Dragon 2500
Iluminação: Ecotech Radion XR30-W
Circulação: Vortech MP40w
Reposição: Tunze Osmolator Universal 3155
Controlo Nível: Tunze Water Level Alarm 7607/2
Controlo Temperatura: STC-1000
Termostatos: 2 X Eheim Jager 150w
Bomba Doseadora: GHL Profilux Stand Alone Dosing Pump
UV: Aqua Medic Helix Max 9W
Balling: Fauna Marin Balling Light
Rocha: 8Kg Rocha Morta
Areão: 9Kg Natures Ocean Bio-Activ Live Aragonite Samoa Pink Live Sand
Osmose: Vertex Puratek Deluxe 100
Agua: Osmose + Sal Tropical Marin Pro-Reef

Agora chega de conversa e passemos às fotos:

Foto geral do aquário:

Imagem

Passadas 48 horas do enchimento lá consegui ver o que tinha dentro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A sump:

Imagem

Estou neste momento a adicionar bactérias da Prodibio para colonizar a rocha morta e estou a pensar colocar um pouco de comida congelada para gerar amónia e desta forma ir alimentando as mesmas.

Resta aguardar que o ciclo termine para começar a inserir os primeiros vivos.

Obrigado e gostava de poder contar com todos vós pois tudo isto é uma novidade para mim.

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 15/jun/2013, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá António,

Está muito bem, bom equipamento o que escolheste :) A sump está impecável.

Críticas só mesmo ao overflow, prefiro coluna seca/molhada ou mesmo furo na lateral por ser mais fiável.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 15/jun/2013, 20:20

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabéns António!
Valeu a pena a espera!
Tens aí um setup fantástico que com toda a certeza te vai dar muitas alegrias.
Vejo que tens Muitas eBoas influencias do André Silvestre nomeadamente no layout que conseguiste!
:ymapplause:
Agora é só levar as coisas com muita calma.
Já tens ideia dos vivos que pretendes?

Abraço e boa sorte!

PS: não consigo ver algumas fotos.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 15/jun/2013, 20:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Já vejo!
Já agora queres mostrar como conseguiste o layout?
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 15/jun/2013, 20:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas António,

Tudo pensado ao pormenor. Excelente equipamento. B-)
Quanto à ciclagem da rocha, o ideal seria colocar um pedaço de rocha viva para se propagar à rocha morta. ;)

Ricardo, na verdade aquele "Overflow" não é o overflow tradicional, acho que é aplicado num furo no aqua, aliás dois furos, um para escoar e outro para retorno. ;)

Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 15/jun/2013, 20:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Ok Artur, nesse caso parece-me excelente, uma solução estética que ocupa pouco espaço.

Força nisso :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 15/jun/2013, 21:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Obrigado pelos vossos comentários de boas vindas :)

Ricardo, de facto este "overflow" é como o Artur diz... passa por fazer 2 furos no vidro traseiro, um para a queda e outro para o retorno. É o mesmo sistema que o Pedro N Torres tem no seu aquário. ;)

Pedro, de facto inspirei-me em alguns projectos que vi na net do André Silvestre mas quem me escolheu as rochas foi mesmo o Hugo Coelho.

Parti algumas rochas para ficarem um pouco mais pequenas, as 3 rochas do conjunto mais alto estão "apenas" apoiadas. Tive que colar alguns bocados com epoxy pois a martelada foi com demasiada força :))

Em relação aos vivos, nos peixes penso ter 1 ou 2 Ocellaris, 1 Gramma Loretto, 1 Zebrasoma Flavescens, 1 Paracanthurus Hepatus e uma Nemateleotris Magnifica. Inicialmente pretendia "apenas" ter os 2 tangs e 1 casal de palhaços mas depois de ver reefs em que foi necessário "carregar" nos peixes para aumentar a carga orgânica, reefs com Bubble King's facilmente zeram os sistemas... não sei! Nos corais pretendia, caso consiga, ter um reef misto. Inicialmente uns moles e LPS e depois caso consiga, uns SPS.

Abraço e obrigado.
António Durães

Mensagem 16/jun/2013, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade: 34
Localização: Castanheira do Ribatejo
Olá António!

Concordo com o Pedro, realmente valeu a pena a espera.
Os equipamentos são todos muito bons e o aquário, sump e móvel também me parecem muito bem.
Sempre fizeste os depósitos para o baling incluídos na sump? Isso depois vai ser uma complicação para a limpeza.
O layout está muito bom na minha opinião, muito bem conseguido. Estas de parabéns. :ymapplause:
Em relação aos peixes acho que 2 tangs para um aquario dessas dimensões é muito. O meu é um bocado maior e aconselharam-me a por só um tang pelo tamanha que eles atingem,mas aguarda por opiniões do pessoal mais experiente.
Estas a usar agua salinada ou agua natural?
Reparei que estas a usar UV, há varias opiniões diferentes acerca da sua utilização, eu pessoalmente não sou a favor, pois penso que mata o bom e o mau, e penso que no inicio do ciclo não a deverias ligar para que não mates bactérias que são tão necessárias nesta fase(neste e em todo as as fases), mas mais uma vez espera por opiniões de alguém mais experiente que eu.

Mais uma vez parabéns pelo projecto e que corra tudo bem.
Beijo

Mensagem 16/jun/2013, 21:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

sem duvida nota-se que estas a ser muito bem aconselhado, tanto na montagem do aquário como no equipamento :ymapplause:
cada vez mais vão aparecendo montagens conscientes onde o pessoal gasta mais dinheiro de inicio,mas a longo do tempo esse dinheiro é totalmente recuperado, seja na sua fiabilidade seja na sua no facto de se gastar apenas dinheiro de uma vez sem andar sempre em upgrades :)
o único reparo do qual não gosto, embora isso irá sempre ser discutível é a uv

vou acompanhando para ver evolução do que tem por obrigação de vir a ser um excelente aquário :p




.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 16/jun/2013, 23:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Agradece ao Hugo pois está mesmo top!
Quanto aos tangs vai com muita calma!
Mesmo com o equipamento que tens tens de dar tempo ao tempo e ver como evoluem as coisas.
Escolhe bem os peixes pequenos pois existem excelentes escolhas e depois mais tarde decides sobre o ou os grandes.

Em relação aos corais pensa muito bem no que queres porque rapidamente ficas com o aquário cheio.
Tens um layout excelente para dividires os corais por zonas.
Como referencia vê o do A. Silvestre pois tem os corais magnificamente divididos.

http://166.78.194.236/forums/showthread ... &t=2213712

Repara como estão perfeitamente limitados os sps dos lps em profundidade em função da luz.
E ele tem 2 tangs mas diz que vão passar para um sistema maior...



Abraço embora sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 16/jun/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Ana Lopes Escreveu:
Olá António!

Concordo com o Pedro, realmente valeu a pena a espera.
Os equipamentos são todos muito bons e o aquário, sump e móvel também me parecem muito bem.
Sempre fizeste os depósitos para o baling incluídos na sump? Isso depois vai ser uma complicação para a limpeza.
O layout está muito bom na minha opinião, muito bem conseguido. Estas de parabéns. :ymapplause:
Em relação aos peixes acho que 2 tangs para um aquario dessas dimensões é muito. O meu é um bocado maior e aconselharam-me a por só um tang pelo tamanha que eles atingem,mas aguarda por opiniões do pessoal mais experiente.
Estas a usar agua salinada ou agua natural?
Reparei que estas a usar UV, há varias opiniões diferentes acerca da sua utilização, eu pessoalmente não sou a favor, pois penso que mata o bom e o mau, e penso que no inicio do ciclo não a deverias ligar para que não mates bactérias que são tão necessárias nesta fase(neste e em todo as as fases), mas mais uma vez espera por opiniões de alguém mais experiente que eu.

Mais uma vez parabéns pelo projecto e que corra tudo bem.
Beijo


Olá Ana,
Muito obrigado pelo teu comentário e ajuda.

Os equipamentos foram comprados aos poucos e com o intuito de um possível futuro upgrade. O aquário, sump e móvel foram confiados ao Rui Melo, e quando conciliamos experiência na arte do vidro com alguém que também tem aquário, o resultado só pode ser bom ;) Eu sei que os depósitos do balling serão de difícil limpeza mas o espaço disponível não dava para muitas alternativas, por isso pedi que ficassem tapados para evitar acumulação de impurezas.

Eu testei alguns possíveis layouts ainda sem ter o aquário, mandei cortar uma pequena placa de contraplacado com as medidas do aquário para ir testando... e gostei deste. Aqui o Hugo Coelho deu uma grande ajuda com a sua experiencia em layouts.

Eu tenho consciência que os tangs irão crescer mas vou compra-los pequenos e vão entrar ao mesmo tempo e no início para que cada um defina o seu espaço. Se começar a ter problemas tento arranjar-lhes nova casa :p

Estou a usar agua salinada. Isto não quer dizer que não possa vir a fazer uma ou outra tpa com agua natural, logo vejo se isto começa a ficar muito estéril.

Tenho a UV mas não está ligada, tal como a bomba doseadora do balling. Instalei a uv para uma eventual necessidade pontual, mas principalmente para usar quando fizer quarentena ao peixes antes de estes entrarem no aqua. Este equipamento foi desaconselhado por todos a que pedi opinião pois mata o bom e o mau. Ficou colocado na sump para ser ligado uma horas aquando a entrada dos peixes, depois é off :)

Beijinho e depois combinamos para vires cá a casa. Isto para mim é tudo uma novidade e muito diferente do ler na net e depois passar á pratica. Para instalar os equipamentos e encher o aquário foi um filme.

António Durães

Mensagem 16/jun/2013, 23:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Carlos Mota Escreveu:
boas

sem duvida nota-se que estas a ser muito bem aconselhado, tanto na montagem do aquário como no equipamento :ymapplause:
cada vez mais vão aparecendo montagens conscientes onde o pessoal gasta mais dinheiro de inicio,mas a longo do tempo esse dinheiro é totalmente recuperado, seja na sua fiabilidade seja na sua no facto de se gastar apenas dinheiro de uma vez sem andar sempre em upgrades :)
o único reparo do qual não gosto, embora isso irá sempre ser discutível é a uv

vou acompanhando para ver evolução do que tem por obrigação de vir a ser um excelente aquário :p
.


Boas Carlos,

Muito obrigado pelo teu comentário e pelas tuas dicas em relação a algum material.
Concordo em tudo o que dizes menos na ultima frase :) pois apesar de ter bom equipamento como dizem, a minha falta de experiencia e conhecimento podem deitar tudo a perder. Acho que tenho os ingredientes todos para uma boa receita mas falta o curso de cozinheiro :))

1 abraço e obrigado.
António Durães

Mensagem 16/jun/2013, 23:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Pedro N Torres Escreveu:
Agradece ao Hugo pois está mesmo top!
Quanto aos tangs vai com muita calma!
Mesmo com o equipamento que tens tens de dar tempo ao tempo e ver como evoluem as coisas.
Escolhe bem os peixes pequenos pois existem excelentes escolhas e depois mais tarde decides sobre o ou os grandes.

Em relação aos corais pensa muito bem no que queres porque rapidamente ficas com o aquário cheio.
Tens um layout excelente para dividires os corais por zonas.
Como referencia vê o do A. Silvestre pois tem os corais magnificamente divididos.

http://166.78.194.236/forums/showthread ... &t=2213712

Repara como estão perfeitamente limitados os sps dos lps em profundidade em função da luz.
E ele tem 2 tangs mas diz que vão passar para um sistema maior...



Abraço embora sorte!


Boas Pedro,

Obrigado pelas tuas palavras.
Já agradeci ao Hugo pela ideia do layout.

Eu já esperava levar na cabeço por causa dos tangs, achas mesmo que é arriscado colocar os 2?
Para minimizar eventuais problemas com eles, estava a pensar em introduzi-los logo no inicio para que cada um definisse o seu território. Estás a referir-te á carga orgânica gerada pelos 2 logo no inico?

O aquário do André é um sonho, até parece fácil mas só para quem tem a experiencia e dedicação dele. De qualquer forma tenho estado atento à sua evolução e vai servir de inspiração.
O meu layout foi pensado para eventualmente levar SPS na parte mais alta da ilha da direita, não sei é se conseguirei manter algum, logo vejo :)

1 abraço.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 08:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Bom dia,

Quero dar-te os parabens pelo teu Reef, tanto a nivel de layout e equipamentos, a sump realmente salta a vista.. .toda arrumadinha (Keep it Simple).

Continua ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 17/jun/2013, 08:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá António...
excelente equipamento... também tiveste excelentes professores não é de estranhar!!
No inicio vai com calma... deixa lá os peixes, vais colocando com calma. O meu concelho é que começes pelos corais e depois a pouco e pouco vais colocando peixes com calma, assim tens uma relação de equilibrio nutrientes vs maturação do aqua.

A questão dos tangs é uma chatice porque o aquario é cubo... ou seja, pouco espaço disponivel para peixes que gostam de nadar. Se fossem 250 litros em 1,20m era mais facil, assim fica complicado pois o espaço não abunda para braçadas. Eu não colocaria mais de 1 peixe grande ai. Para alem do mais tens muito boas escolhas de peixes menores dimensões e poucas necessidades de "natação".

Boa sorte para o projecto, tem tudo para dar um belo aquário! ;)

Mensagem 17/jun/2013, 09:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Estou 100% de acordo com o Marco!
Estou certo que se fizeres as coisas desta forma poderás perfeitamente ter os corais que pretendes.
Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 17/jun/2013, 09:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Armando Fernandes Escreveu:
Bom dia,

Quero dar-te os parabens pelo teu Reef, tanto a nivel de layout e equipamentos, a sump realmente salta a vista.. .toda arrumadinha (Keep it Simple).

Continua ;)

1 Abraço,
Armando


Olá Armando,

Obrigado pelo incentivo, vou mesmo tentar seguir o Keep it Simple.

1 abraço.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 09:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Olá António...
excelente equipamento... também tiveste excelentes professores não é de estranhar!!
No inicio vai com calma... deixa lá os peixes, vais colocando com calma. O meu concelho é que começes pelos corais e depois a pouco e pouco vais colocando peixes com calma, assim tens uma relação de equilibrio nutrientes vs maturação do aqua.

A questão dos tangs é uma chatice porque o aquario é cubo... ou seja, pouco espaço disponivel para peixes que gostam de nadar. Se fossem 250 litros em 1,20m era mais facil, assim fica complicado pois o espaço não abunda para braçadas. Eu não colocaria mais de 1 peixe grande ai. Para alem do mais tens muito boas escolhas de peixes menores dimensões e poucas necessidades de "natação".

Boa sorte para o projecto, tem tudo para dar um belo aquário! ;)


Olá Marco,

Por muito que me custe, tenho que concordar contigo, refiro-me claro aos tangs! Embora tenha alguma litragem sei que gostam de dar à barbatana e isso não lhes consigo dar. Como já vi pela net por exemplo aquas com cerca de 1 metro de comprimento e 50cm de largura com 3 ou 4 tangs, pensei que no meu conseguisse fazer felizes estes 2...

Irei concerteza com calma, aliás os poucos que me conhecem já devem estranhar a minha escessiva paciência e calma, para teres uma ideia, tenho equipamento que está quase a fazer 1 ano de compra que só agora foi usado, rocha que esteve a "lavar" mais de 2 meses, o aquario está em casa há mais de 1 mês e apenas há 4 dias é que levou água :) e se o ciclo levar uns meses devido à rocha morta, assim seja!

A ideia da introdução primeiro de corais já estava em mente, já li algures por aí que é uma boa forma de iniciar um sistema balanciando os nutrientes e a maturação do aqua.

Ps. tenho lido bastante o teu projecto e claramente foi e é uma das minhas referências.

1 Abraço e obrigado.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 10:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Pedro N Torres Escreveu:
Estou 100% de acordo com o Marco!
Estou certo que se fizeres as coisas desta forma poderás perfeitamente ter os corais que pretendes.
Abraço


Pedro, tenho que admitir e concordar com ambos!

Vou ter problemas lá em casa... :)) a minha mulher gosta da "dory", eu acho que aqua sem um yellow tang não é a mesma coisa, por isso decidimos que ireiam ser estes dois...
Ainda me levam a optar pela minha primeira escolha que passa pelo meu peixe preferido, o Naso Elegans!

Abraço.
António Durães

Mensagem 17/jun/2013, 12:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Ai António... de mal a pior! Naso ai nesse aqua é crime!! 8-} Naso é peixe para chegar aos 40 cm.
Podes sempre colocar o hepatus e o YT mas quando crescerem tens de os mudar de casa. Essa parte depois é que custa e ninguem o quer fazer!

A questão de teres visto 3 ou 4 tangs em 1,20 de aqua é uma luta muito antiga... o pessoal ainda não percebeu que são peixes que ficam grandes e precisam de espaço. Isso no prinicpio é bonito e dá-se tudo bem mas depois com tempo e tamanho não resulta. Ainda que seja possivel fazer isso, no fim dá sempre problemas. Ou os peixes adoecem, ou estão contantemente á pancada ou então não se desenvolvem como deve de ser e nunca passam a peixes realmente adultos e grandes.

Ainda há pouco tempo respondi num tópico algo parecido... qualquer tang precisa de 250 a 300 litros apenas para ele!!, mas ninguem cumpre com isso, ás vezes nem metade dessa litragem. O pessoal não dá os minimos olimpicos e é uma pena porque quem sofre são os peixes e em ultimo vamos sofrer nos porque qualquer dia até para teres um YT ou um hepatus vais pagar um balurdio. O maior peixe cirurgião que já vi em aqua foi um Acanthurus baianos com cerca de 40/45 cm. Estava num aqua de 2,5 metros... com um picasso, conspicilium, uma moreia, umas 5 donzelas gigantes e não tinha mais nenhum cirurgião com ele. Nunca vi nada igual... mas tinha condições, espaço, pouco stress sem qualquer tipo de concorrencia de familiares ou primos.

Descula o off-topic mas espero que percebas o que quero dizer com isto. Mas a culpa também é dos logistas... mas isso são outros quinhentos!!

Quanto ao meu aqua, ficas convidado para o vires ver quando quiseres e assim trocamos umas idéias quanto a cubos! ;)

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron