Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef In Heaven

Reef In Heaven

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 20/jul/2013, 14:47

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá o método com peróxido de hidrogénio e para aquários maturados em ULNS.

Para aquários no ciclo é fazer TPA e não mexer mais ....

Tem que ser criteriosos com o que lêem. Sim?

Abraços e paciência.
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 21/jul/2013, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epá o método com peróxido de hidrogénio e para aquários maturados em ULNS.

Para aquários no ciclo é fazer TPA e não mexer mais ....

Tem que ser criteriosos com o que lêem. Sim?

Abraços e paciência.
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2


Boas Rui,

Obrigado pelo esclarecimento, não tinha "filtrado" esse pormenor no método.

Acabadinho de fazer mais uma TPA de 10%, vou seguir os vossos conselhos e deixar evoluir o aquário... com muita paciência ;)

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 29/jul/2013, 13:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Boas,

... e com uma pequena dose de paciência e mais uma TPA, as algas castanhas quase desapareceram por completo dando lugar a umas verdes muito fininhas (deverão ser filamentosas) que apareceram em alguns pontos mais altos das rochas.

No passado fim de semana entraram os primeiros vivos no aquário para ajudar na limpeza:

5 turbos
1 Calcinus Elegans
1 Lysmata Debelius

Coloquei também o primeiro coral no sistema:

Euphyllia Glabrescens:
Imagem

E agora relato uma situação que muitos deverão gozar comigo, mas no momento parece que bloqueamos e pára o raciocínio...
O meu Lysmata, ao fim de 24 horas decidiu trocar a casca, mas eu, anjinho, não fazia ideia que esta troca englobava o corpo completo (casca, patas, antenas...) e descobri esta troca precisamente no momento que estava com uma pequena tunze a "assoprar" por cima das rochas antes de fazer a TPA. Tinha tido o cuidado de ver onde o Lysmata estava, e confirmei que continuava no seu "buraquinho" de sempre e a dado momento reparo no corpo dele a flutuar pelo aquario... pensei, matei o coitado :(( Desliguei logo a bomba e disse para a mulher, já matei o camarão! Ela tirou o que supostamente tinha sobrado, que era tudo mas faltava o corpo... pensámos que estaria todo retalhado algures... fomos procurar para não deixar apodrecer e de repente ela diz que tinha descoberto o resto do camarão. Com a pinça ao tentar pegar nele o sacana sai disparado da rocha como que a dizer "calma, estou aqui..." :)) Olhei para a minha mulher e começámos a rir =)) Sacana, fez-nos a praxe...

Desculpem este aparte mas a quem como eu, tenrinho nestas andanças, acontecer algo do género, já não são surpreendidos como nós fomos.

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 29/jul/2013, 14:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
António Durães Escreveu:
Boas,

... e com uma pequena dose de paciência e mais uma TPA, as algas castanhas quase desapareceram por completo dando lugar a umas verdes muito fininhas (deverão ser filamentosas) que apareceram em alguns pontos mais altos das rochas.

No passado fim de semana entraram os primeiros vivos no aquário para ajudar na limpeza:

5 turbos
1 Calcinus Elegans
1 Lysmata Debelius

Coloquei também o primeiro coral no sistema:

Euphyllia Glabrescens:
Imagem

E agora relato uma situação que muitos deverão gozar comigo, mas no momento parece que bloqueamos e pára o raciocínio...
O meu Lysmata, ao fim de 24 horas decidiu trocar a casca, mas eu, anjinho, não fazia ideia que esta troca englobava o corpo completo (casca, patas, antenas...) e descobri esta troca precisamente no momento que estava com uma pequena tunze a "assoprar" por cima das rochas antes de fazer a TPA. Tinha tido o cuidado de ver onde o Lysmata estava, e confirmei que continuava no seu "buraquinho" de sempre e a dado momento reparo no corpo dele a flutuar pelo aquario... pensei, matei o coitado :(( Desliguei logo a bomba e disse para a mulher, já matei o camarão! Ela tirou o que supostamente tinha sobrado, que era tudo mas faltava o corpo... pensámos que estaria todo retalhado algures... fomos procurar para não deixar apodrecer e de repente ela diz que tinha descoberto o resto do camarão. Com a pinça ao tentar pegar nele o sacana sai disparado da rocha como que a dizer "calma, estou aqui..." :)) Olhei para a minha mulher e começámos a rir =)) Sacana, fez-nos a praxe...

Desculpem este aparte mas a quem como eu, tenrinho nestas andanças, acontecer algo do género, já não são surpreendidos como nós fomos.

Cumprimentos.
António Durães


Eheheh, aconteceu-me o mesmo com os eremitas, pensei de andarem todos a morrer!!! Felizmente estam so a mudar de vestimenta :D

Mensagem 15/ago/2013, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Bom dia,

Passadas 2 semanas o ponto de situação é o seguinte:

Entrou o segundo coral, uma fávia:

Imagem

Tenho feito TPA's de 10% todas as semanas com água salinada (osmose + TMC Pro Reef).
As algas castanhas desapareceram completamente (vocês tinham razão...) ;)
Apareceram novas algas, desta vez verdes, isto parece um arco iris...

Imagem

Imagem

Imagem

Nota: fotos tiradas hoje de manhã apenas com iluminação natural da sala.

Tudo parecia estar bem até há cerca de 3/4 dias ao chegar a casa por volta das 19:00 noto que a água fica um pouco turva na zona mais baixa junto ao areão, esta "camada" mais turva, digamos que ocupa os primeiros 20cm do aquário.
Ao final do dia melhora bastante e no dia a seguir de manhã também aparenta aspecto límpido.
Medi os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:

PH: 7.9
Amónia: 0ppm
Nitritos: 0ppm
Nitratos: 1ppm
Fosfatos: 0.00ppm
CA: 420
KH: 7
MG: 1510

O que depreendi disto foi que apesar de o PH não estar dentro dos parâmetros ideais, também não sofre grandes oscilações, pois varia entre 7.9 e 8.0. O KH está um pouco baixinho, mas ainda assim nada de critico. O MG é que está um pouco alto, não sei bem porquê, pois não faço qualquer adição, apenas TPA's... então associei este problema a um possível "boom" de bactérias, mas até aqui tenho cumprido com as instruções da Prodibio: 1 ampola de BioDigest por semana intercalada com uma ampola de Bioptim, ou seja, 1 BioDigest, 1 Bioptim, 1 BioDigest, 1 Bioptim...

Passados mais 2 dias, confirmei que o KH estava a baixar... passando para os 6 :-??
Ontem o KH medido foi de 5.6... :-o

Medi hoje de manhã os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:

PH: 8.0
Amónia: 0ppm
Nitritos: 0ppm
Nitratos: 0.75ppm
Fosfatos: 0.00ppm
CA: 410
KH: 5.6
MG: 1510

O que noto na água é partículas muito pequenas, parecem até sedimentos da areia quando esta é aspirada, mas não creio que sejam, pois não toco na areia há uma semana.

Resta referir que a única coisa que adicionei ao aquário, há cerca de 2 semanas, foi um produto da Brightwell, o Zooplanktos, para alimentar os corais, como a minha água estava sem nutrientes, os LPS começaram a perder alguma cor... adicionei 5ml na primeira vez e passados 5 dias outros 5 ml. A água do aquário nesta altura estava super transparente...
O Link do produto: http://brightwellaquatics.com/products/ ... ktoslt.php

Agradecia a vossa ajuda no sentido do que aconselham que faça.

Será melhor adicionar lentamente Bicarbonato de Sódio de forma a subir o KH em 1ponto por dia até aos 8?
Será melhor fazer uma TPA grande para equilibrar os parâmetros? Tenho já prontos 75l de água salinada.

O que me aconselham?

Peço desculpa pela extensão do texto mas foi para terem uma ideia da situação?

PS. os vivos continuam os mesmos... não entrou nenhum peixe ainda!

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 15/ago/2013, 14:39

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Antonio.
Corrige o KH... com uma troca de agua ou alguma forma de balling.
Pára o probidio... nesta altura nao o necessitas, o aquario esta a seguir o seu ciclo normal, a aparencia das rochas o mostra e está muito bem. Esta a ciclar bem.

Deixa lá os produtos para os corais... por enquanto nao necessitas, esses que tens vingam bem sem adicionares mais nada. Tudo o que acrescentas agora durante o ciclo so irá prejudicar ou fazer demorar o ciclo. Continua com as TPAs e tem calma, acrescenta corais, acaba o ciclo e depois acrescenta peixes com calma e com semanas de interrupçao para o sistema ajustar devagar...

Mensagem 15/ago/2013, 15:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Boas Antonio.
Corrige o KH... com uma troca de agua ou alguma forma de balling.
Pára o probidio... nesta altura nao o necessitas, o aquario esta a seguir o seu ciclo normal, a aparencia das rochas o mostra e está muito bem. Esta a ciclar bem.

Deixa lá os produtos para os corais... por enquanto nao necessitas, esses que tens vingam bem sem adicionares mais nada. Tudo o que acrescentas agora durante o ciclo so irá prejudicar ou fazer demorar o ciclo. Continua com as TPAs e tem calma, acrescenta corais, acaba o ciclo e depois acrescenta peixes com calma e com semanas de interrupçao para o sistema ajustar devagar...


Olá Marco,

Muito obrigado pela tua ajuda.

Vou parar então as ampolas da Prodibio.

Tendo o aquario 250l reais (200 no aquario + 50 na sump) que quantidade de água achas que troque?
Já agora essa troca de água deverá ser tirando directamente do aquario ou da sump? Pergunto isto porque penso que se ocorreu precipitação do KH, só noto partículas suspensas no aquário e assim tirava a água de lá, ou é indiferente?

Ainda não "fiz" os sais do Balling, pensava fazê-lo mais para a frente quando houvessem consumos, mas rapidamente poderei iniciar. Não poderá depois haver excesso de "trace elements" ao dosear o KH, poderá ser uma pergunta parva mas não tenho certezas neste aspecto? Ou faço uma pequena quantidade de KH sem colocar os "trace"?
Em relação ao CA e MG não mexo em nada, certo?

A opção Bicarbonato de Sódio fica então descartada. Comprei ontem 100g numa farmácia.

Aproveito para deixar os parâmetros da água feita durante esta noite para uma possível TPA. Fiz 3 "batch" de 25l cada:

PH: 8.2
CA: 420
KH: 7.6
MG: 1440

1 Abraço e obrigado.
António Durães

Mensagem 15/ago/2013, 16:14

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
António Durães Escreveu:

Olá Marco,

Muito obrigado pela tua ajuda.

Vou parar então as ampolas da Prodibio.

Tendo o aquario 250l reais (200 no aquario + 50 na sump) que quantidade de água achas que troque?
Já agora essa troca de água deverá ser tirando directamente do aquario ou da sump? Pergunto isto porque penso que se ocorreu precipitação do KH, só noto partículas suspensas no aquário e assim tirava a água de lá, ou é indiferente?

Ainda não "fiz" os sais do Balling, pensava fazê-lo mais para a frente quando houvessem consumos, mas rapidamente poderei iniciar. Não poderá depois haver excesso de "trace elements" ao dosear o KH, poderá ser uma pergunta parva mas não tenho certezas neste aspecto? Ou faço uma pequena quantidade de KH sem colocar os "trace"?
Em relação ao CA e MG não mexo em nada, certo?

A opção Bicarbonato de Sódio fica então descartada. Comprei ontem 100g numa farmácia.

Aproveito para deixar os parâmetros da água feita durante esta noite para uma possível TPA. Fiz 3 "batch" de 25l cada:

PH: 8.2
CA: 420
KH: 7.6
MG: 1440

1 Abraço e obrigado.
António Durães


Boas,

trocas de 20% semanais e chega.

Quando ao Balling, para corrigires valores adiciona liquido sem traces .... depois na manutenção normal já o podes fazer.

O que fiz foi ter dois garrafões um com elementos traco e outro sem. se precisar de corrigir alguma coisa uso o sem elementos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/ago/2013, 16:30

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Acho que o Rui queria dizer 20 litros semanais... o que corresponde a cerca de 10% por semana.

Antonio... Bicabornato de sodio é um dos sais presentes nas solucoes balling. Se misturares bicabornato de sodio com agua acabas por ter a solucao para dosear no aquario e assim regulares o KH. Por isso das duas uma...
ou fazes trocas de agua, o que deve ser suficiente para corrigires o teu problema, ou fazes uma solucao de bicabornato e adicionas ao aqua todos os dias verificando as alteracoes ao KH.

Devido ao aquario ser recente, com poucos corais e tudo aparentar estar bem, eu continuava com as TPAs normalmente e verificava o que acontece ao KH. Apenas se for necessario, é que começava a dosear bicabornato ou semelhante.

Mensagem 15/ago/2013, 16:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Acho que o Rui queria dizer 20 litros semanais... o que corresponde a cerca de 10% por semana.


Isto ...
Sorry!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/ago/2013, 17:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Mais uma vez obrigado Marco e também Rui,

Fico-vos grato pela vossa ajuda. Eu como não tenho nenhuma experiência nisto, já pensava que tinha aqui um problema grave pela frente, é que o KH desceu muito rápido em menos de uma semana e eu que nem pus as mãos lá dentro durante esse período :)

Vou então fazer uma TPA daqui nada de 10% (costumo fazer 25l) pois tenho 250l reais a contar com a sump.

Já estava a preparar-me para ter que fazer uma TPA maior, por isso já tinha 75l prontos a usar. Já agora, os restantes 50l que vão sobrar têm que ficar com algum tipo de movimentação/circulação ou arejamento? Pergunto isto pois costumo fazer a água à medida das necessidades não tendo a preocupação de conservar a restante.

Vamos ver como evolui então com as TPA's.

Se mais tarde for necessário o doseamento de KH, tenho 2 questões para vocês, mas por agora ficamos por aqui para não baralhar... ;)

Muito obrigado.
António Durães

Mensagem 31/ago/2013, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Boas,

Penso que o aquário esteja a evoluir dentro da normalidade e na passada semana entraram os primeiros peixes: 2 Amphiprion Ocellaris pequenos.

Entraram também no sistema uma Heliofungia Actiniformis e uma Tridacna.

Os Ocellaris assim que entraram começaram logo a "incomodar" a Heliofungia e em menos de 48 horas já a tinham adoptado como sua "casa" :ymparty:
O facto deles andaram sempre lá não irá perturbar a médio/longo prazo a Heliofungia? Não tinha conhecimento de ser uma opção para simbiose com os palhaços!

Mas nem tudo são boas notícias, não é que sejam más, mas um dos Ocellaris apanhou Lymphocystis que lhe afectou uma das barbatanas mas como se trata de um vírus, não existe cura ou tratamento... segundo li, passa por manter uma boa higiene, qualidade da água, boa alimentação e esperar que passe! E assim está a ser, parece que a "perturbação" na barbatana está a diminuir... Entretanto foi ligada a UV para ajudar na recuperação.
Não sei até que ponto, o facto de ter usado água da torneira na quarentena + stress do peixe terá despoletado o vírus! Desde que foi colocado no aquário tem vindo a melhorar aos poucos e come bastante bem. Espero que recupere totalmente...

Por agora é tudo e ficam algumas fotos.

Heliofungia Actiniformis:

Imagem

Tridacna:

Imagem

Amphiprion Ocellaris:

Imagem

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 31/ago/2013, 11:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá António,

A escolha de uma heliofungia para um aquário recente, ou até velho, é uma escolha arriscada; as heliofungias são lindas, mas são muito sensiveis e o prognóstico de longa vida em aquários, não é muito comum.

As heliofungias para além de sensíveis precisam de ser frequentemente alimentadas e ainda por cima estando a ser permanentemente incomodadas por palhaços...

Desejo-te a melhor sorte com ela, mas penso que pelo menos para a manteres, vais ter que arranjar outra casa para os ocellaris; uma anémona se calhar também não é boa escolha, porque os palhaços já estão acomodados na heliofungia e sendo são pequenos a adaptação a anémonas normalmente demora algum tempo (o tempo de irem ganhando imunidade).

Tenta um Sarcophiton de pólipos longos, que talvez resulte, ou tira os ocellaris que só te vão dar chatices...

Abraço e boa sorte
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 01/set/2013, 09:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Olá César,

Muito obrigado pela tua opinião e alertas.

Como devem calcular, não tenho um grande conhecimento das diferentes espécies de vivos que podemos colocar num reef, então tento ler um pouco sobre um peixe e/ou coral para depois decidir se o coloco ou não.

Neste caso da Heliofungia, li alguma coisas e segundo o site LiveAquaria fiquei com a ideia que não seria um coral a evitar, até mencionam ser um coral bom para principiantes, alertam é para deixar-lo afastado de outros pois é muito agressivo e os seus longos tentáculos podem duplicar de tamanho...
http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=481

Agora fiquei preocupado com as tuas palavras, pois gosto muito do coral e sempre pensei ser uma boa alternativa a uma anémona, que desde logo decidi não introduzir devido a todas as complicações que possa causar...
Quando dizes para tirar Ocellaris, é mesmo tirar do aquario ou tentar fazer com que se afastem do coral?

Quando alimento a Heliofungia com pequenos pedaços de camarão/berbigão tenho que "enxotar" os palhaços de lá mas depois acabam por voltar...

Mais uma vez obrigado pelo teu comentário.

António Durães

Mensagem 01/set/2013, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá António,

Pois não sei onde leste àcerca da resistencia dos heliofungias, mas na prática penso que não é assim.

Quanto aos ocellaris, sei que são muito apreciados por crianças e muitas vezes indicados para principiantes, mas na prática normalmente tornam-se problemáticos a longo prazo, pois ficam territoriais com outros peixes e tendem a incomodar corais.

Quando digo para tirares os ocellaris, penso que essa é a melhor solução, mas o principal é conseguires tirá-los da heliofungia que, mesmo sem a ajuda deles é provável que não dure muito.

Tenta arranjar um substituto para a heliofungia (exemplo- sarcophiton de pólipos longos), e/ou se não resultar, tenta impedir o acesso dos palhaços à heliofungia isolando-a, por exemplo com um cesto de plástico com aberturas para a água poder circular e a luz passar.
Se optares por esta solução, ela não pode ser de longa duração (no máximo dois ou três dias), pois a heliofungia não vai aguentar estar coberta por muito tempo.

Outra solução será, se tiveres iluminação na sump pôr lá a heliofungia, alimentá-la e mantê-la lá durante o tempo necessário para os ocellaris arranjarem outro poiso.

Mas o mais simples e eficaz é tirares os palhaços e da próxima vez antes de comprares alguma coisa, leres mais sobre a compatibilidade e duração dos animais em aquário, para evitares sobretudo enquanto não tiveres mais experiência, animais difíceis.

Abraço e espero ter ajudado
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/set/2013, 09:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Bom dia César,

Ontem ao final do dia pesquisei um pouco mais sobre as Heliofungias e de facto li muitos relatos em foruns portugueses de se tratar de um coral com um "prazo de vida" muito reduzido num aquário, em média dura cerca de 6 meses e é muito sensível, bastando uma pequena lesão no seu tecido para desencadear uma infecção e morrer... :-s

No site http://www.liveaquaria.com/ não dá a entender todas estas complicações para as Heliofungias bem como para os Ocellaris, pois sempre pensei tratarem-se de peixes relativamente resistentes e fáceis de manter... ora bolas... já não estou a perceber nada disto :))

De qualquer das formas já tenho um frag de um Sarcophyton, vamos lá ver se os palhaços vão para lá, vou tentar afasta-los da Heliofungia.

Mais uma vez obrigado pelos alertas.

Abraço.
António Durães

Mensagem 22/set/2013, 10:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Bom dia,

Já passaram 3 meses após o início desta aventura e penso que as coisas estão a evoluir dentro da normalidade.

Os parâmetros da água são os seguintes:

PH: 8.0
Amónia: 0ppm
Nitritos: 0ppm
Nitratos: 1.5 ppm
Fosfatos: 0.04 ppm
CA: 410
KH: 7.1
MG: 1380

Entretanto entraram mais 2 companheiros para os Ocellaris, 1 Hepatus que quando comprado era mais pequeno que uma moeda de 50 cêntimos e um Flavescens também ainda pequeno. Engraçado que os dois andam sempre juntinhos e dão-se lindamente, o Hepatus parece uma cria do Flavescens e emita/copia tudo o que este faz...

O Hepatus:

Imagem

O Flavescens:

Imagem

Para compor mais um pouco, entrou um frag de Zoanthus:

Imagem

Uma foto geral:

Imagem

E por agora é tudo.

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 23/set/2013, 09:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Está a evoluir muito bem António!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 23/set/2013, 10:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá o Marco Madeira já te tinha avisado na primeira página deste tópico.

230l, três meses e já com dois cirugiões? Ainda por cima daqueles que ficam enormes?

Desejo-te a melhor sorte mas aconselho-te a ir com mais calma e a escolher melhor as espécies.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/set/2013, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas António ...

Está no bom caminho , tudo feito com calma , cuidado só com o que o Rui mencionou , Cuidado com os peixes que colocas , porque eles crescem e precisam do espaço deles ....
de resto vai continuando a colocar fotos ....

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros