Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reef In Heaven

Reef In Heaven

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/set/2013, 14:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Olá,

Obrigado pelas vossas dicas.

Os 2 cirurgiões serão os únicos peixes grandes do aquário, e foram comprados muito pequenos, o Hepatus principalmente, foi comprado muito "Tiny" que inicialmente até pensei que não se iria safar pois não comia quase nada...
Eu sei que irão crescer mas quando tiverem um tamanho que considere desajustado, troco-os por outros mais pequenos, pelo menos assim espero...

Como entraram ao mesmo tempo e talvez por o Hepatus ser tão pequenino até dormem juntos, isto poderá talvez causar problemas no futuro quando o Hepatus crescer e querer um espaço para ele, mas acho piada a proximidade de ambos... :)

Os 2 cirurgiões entraram com mais de 3 semanas de intervalo em relação aos Ocellaris, aliás, no último mês apenas entram os cirurgiões e frag de Zoanthus pequeno. Acham que estou a ser precipitado?

Como já mantinha os fosfatos a zero há muito tempo, tenho "carregado" na comida e na congelada não retiro a água da descongelação, assim lá consegui com que o Hanna marque 0,04 mas com a TPA volta a baixar novamente. Acham que deva passar a fazer as TPA quinzenalmente em vez de semanalmente como até aqui?

Obrigado pelos vossos comentários.
António Durães

Mensagem 23/Oct/2013, 11:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Boas,

Para actualizar um pouco, o aquário está dentro do que é espectável.

Passei a fazer as TPA's quinzenalmente de 10%, tenho conseguido ter alguns fosfatos e nitratos, 0,04 de fosfatos e 4ppm de nitratos.

Entraram apenas mais uns Zoanthus para compor uma rocha.

O belo do Crypto é que também entrou sem eu pedir mas "The Life Goes On"... O Hepatus ficou carregadinho de pontos brancos e o Flavescens também, embora em menor quantidade...
Para minha sorte, ou talvez não, os peixes comem como autenticas bestas, o Flavescens está com uma barrigona que até receio rebentar... Tenho dado comida carregada com alho e vitaminas, liguei a UV 24H e já noto os peixes muito mais "limpos".

Fiz quarentena aos peixes como mandam as regras mas mesmo assim o belo do Crypto entrou, por isso deduzo que terá entrado através de um coral.

E é assim que vai evoluindo esta minha aventura...

Cumprimentos.
António Durães

Mensagem 23/Oct/2013, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António Durães Escreveu:
Fiz quarentena aos peixes como mandam as regras mas mesmo assim o belo do Crypto entrou, por isso deduzo que terá entrado através de um coral.




Olá António,

Quando dizes que fizeste quarentena, o que é que isso significa? Quais os procedimentos que fizeste?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 23/Oct/2013, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Olá César,

Os primeiros peixes que comprei foram 2 Ocellaris, vinham de uma água a 1025 e aparentavam boa saúde.

Foram colocados numa caixa com cerca de 100L com água (torneira + Prime) salinada a 1016, juntei bomba de circulação fraquinha, bomba de ar e termostato + Ammonia Alert. Adquiri os 3 produtos de tratamento de doenças da Prodibio (Spots & Velvets, Worms & Parasites e Bacteri & Fungi).

Decidi não fazer o TTM pois acho demasiado stressante para os peixes, talvez em casos em que os peixes estejam muito atacados, o que não era o meu caso, pois era apenas uma prevenção.

Comecei por fazer o Spots & Velvets, depois o Worms & Parasites e por fim o Bacteri & Fungi. Resumindo, usei algumas substâncias para tratamento de doenças mas sempre sem recorrer ao cobre. Os peixes aparentaram estar sempre bem.

A salanidade foi aumentada muito devagarinho, aproveitei a evaporação para ajudar mas o que mais trabalho deu foi mesmo controlar a amónia, tive que fazer TPA's quase diárias e sempre com o cuidado da salanidade. Gastei bastantes ampolas da Prodibio (StopAmmo) para ajudar neste processo e tive cuidado com a alimentação. Sinfonei sempre o que sobrava.

Ao fim de cerca de 4 semanas os peixes continuavam bem (pelo menos para mim e para a minha falta de conhecimento) e foram introduzidos no aquário. Ironicamente ao fim de umas semanas um deles "apanhou" Lymphocytosis que supostamente teria sido combatido pelo Bacteri & Fungi. Passado um tempinho ficou limpinho...

Entretanto já tinha adquirido os 2 tangs... o procedimento foi semelhante e tudo correu dentro da normalidade.
Na entrada destes no aquário, tive o cuidado de os colocar à noite com as luzes apagadas.

Não sei se fiz bem ou mal, foi o que me pareceu melhor para alguém como eu, sem experiência.

Há dias o belo do Crypto apareceu, desconfio que por causa do Hepatus que entretanto já triplicou de tamanho e como dormia com o Flavescens a coisa agora não funciona... até então a cama dava para os 2, agora não... e houve chatisses :)) Vi muito jogo de rabos entre eles e isso deverá ter despoletado o parasita. Nunca deixaram de comer e até engordaram bastante, pois carreguei bem na comida. Hoje estão muito melhores...

Conclusão: o trabalho que tive na quarentena foi em vão...

Abraço.
António Durães

Mensagem 23/Oct/2013, 18:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
lolol antonio quanto mais te preocupas e mais coisas fazes pior.... mantem as coisas simples...

peixe chega , ambienta ha temperatura da agua , faz a aclimatizaçao e tufa para dentro do aquario... stressam menos...

Mensagem 23/Oct/2013, 20:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Bruno Escaleira Escreveu:
lolol antonio quanto mais te preocupas e mais coisas fazes pior.... mantem as coisas simples...

peixe chega , ambienta ha temperatura da agua , faz a aclimatizaçao e tufa para dentro do aquario... stressam menos...


Isto!!!

Quanto mais se inventa pior, os peixes se tem que apanhar doenças apanham.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 23/Oct/2013, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
continua com o uv ligado 24 sobre 24, qual o flow rate que tens do mesmo?

litros hora e a potencia? quanto mais baixo melhor...

tb tive crypto e foi a unica coisa que ajudou mesmo a serio, grade diferenca....

Mensagem 23/Oct/2013, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Bruno e Carlos,

No inicio desta minha aventura decidi fazer as coisinhas como deve ser, e é de bom senso fazer quarentena a todos os peixes mas mesmo depois de todas as pessoas que conheço não a fazer e até desencorajar a sua realização, acabei por fazer...

Como não fiz nem irei fazer quarentena a tudo o que entrar, as minhas quarentenas antes dos peixes entrarem no aquário acabaram.

E claro, concordo com vocês, menos stress aos peixes, eles agradecem e no caso de qualquer surto que surja é manter a calma...

Mensagem 23/Oct/2013, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Pedro Sousa Escreveu:
continua com o uv ligado 24 sobre 24, qual o flow rate que tens do mesmo?

litros hora e a potencia? quanto mais baixo melhor...

tb tive crypto e foi a unica coisa que ajudou mesmo a serio, grade diferenca....


Pedro,

Tenho uma UV de 9W da AquaMedic e com um fluxo de 150l/hora.
Tenho-a ligada 24h sobre 24h desde domingo.

Mensagem 24/Oct/2013, 01:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
António Durães Escreveu:
Pedro Sousa Escreveu:
continua com o uv ligado 24 sobre 24, qual o flow rate que tens do mesmo?

litros hora e a potencia? quanto mais baixo melhor...

tb tive crypto e foi a unica coisa que ajudou mesmo a serio, grade diferenca....


Pedro,

Tenho uma UV de 9W da AquaMedic e com um fluxo de 150l/hora.
Tenho-a ligada 24h sobre 24h desde domingo.


olha tive mesmo pra comprar essa da aquamedic, mas comprei a da eheim as novas, tb tenho 100 150 litros, também é de 9 watts, quantos litros tem o teu aquario ?

Mensagem 24/Oct/2013, 09:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Pedro,

Tenho cerca de 200L liquidos no aquário e 55L na sump.
Tenho uma Eheim Compact 600 no mínimo ligada à UV, no mínimo esta bomba faz os tais 150L/Hora.

Segundo o manual da UV, esta potência e esta litragem/hora enquadra-se na minha situação:

http://www.aqua-medic.com/wp-content/up ... Manual.pdf

Abraço.
António Durães

Mensagem 24/Oct/2013, 17:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António,

Na minha opinião fizeste tudo bem excepto uma coisa; se a ideia era tentar erradicar o Cryptocarion, devias ter deixado a salinidade abaixo dos 1.014 durante alguns dias (limite teórico para a resistência da maioria dos parasitas).

Não sei se terá sido isso que motivou a crise no hepatus, ou se como dizes o parasita entrou nalgum coral, mas de qualquer modo penso que o trabalho valeu a pena, pois pelo que percebo conseguiste iniciar o aquário sem qualquer baixa até agora...

...e podes perguntar aos que te aconselham a não "complicar", se alguma vez conseguiram uma proeza dessas.

Parabéns e um abraço
Editado pela última vez por César Silvério em 24/Oct/2013, 18:41, num total de 2 vezes.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/Oct/2013, 20:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
António Durães Escreveu:
Pedro,

Tenho cerca de 200L liquidos no aquário e 55L na sump.
Tenho uma Eheim Compact 600 no mínimo ligada à UV, no mínimo esta bomba faz os tais 150L/Hora.

Segundo o manual da UV, esta potência e esta litragem/hora enquadra-se na minha situação:

http://www.aqua-medic.com/wp-content/up ... Manual.pdf

Abraço.
António Durães


'e isso, acho que fizeste bem :)

Mensagem 24/Oct/2013, 23:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
César Silvério Escreveu:
António,

Na minha opinião fizeste tudo bem excepto uma coisa; se a ideia era tentar erradicar o Cryptocarion, devias ter deixado a salinidade abaixo dos 1.014 durante alguns dias (limite teórico para a resistência da maioria dos parasitas).

Não sei se terá sido isso que motivou a crise no hepatus, ou se como dizes o parasita entrou nalgum coral, mas de qualquer modo penso que o trabalho valeu a pena, pois pelo que percebo conseguiste iniciar o aquário sem qualquer baixa até agora...

...e podes perguntar aos que te aconselham a não "complicar", se alguma vez conseguiram uma proeza dessas.

Parabéns e um abraço



Olá César, obrigado pelas tuas palavras.

Durante a quarentena, os peixes nunca apresentaram qualquer espécie de doença, nada de pontos brancos, daí não ter baixado mais a salinidade. O que se calhar poderia ter feito era um breve banho em água de osmose antes da quarentena, mas tive receio pois não sei até onde os peixes aguentam, ou melhor, qual a reacção destes que indique que correm risco de vida.

Por muito que me custe, tenho que admitir que fazer quarentena a peixes sem fazer também a corais é um esforço inglório, estamos sujeitos à entrada de parasitas através da base/rocha dos corais.

Não fazia a ideia que não ter baixas no inicio de um aquário fosse difícil.

Abraço.
António Durães

Mensagem 25/Oct/2013, 13:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António,

O facto de os peixes não apresentarem sintomas não significa que não tenham parasitas; mesmo se tratares com medicamentos, só consegues atingir os parasitas que estão na água.

A forma de minimizar riscos (não de os eliminar completamente), é baixar a salinidade durante algum tempo para niveis que a maior parte das estirpes não aguentam (1.010/1.011), ou transferir várias vezes os peixes para água nova e isenta de parasitas (vê Tank Transfer Method).

Eu sei que fazer quarentena é trabalhoso e eu apesar desta conversa toda confesso que também às vezes (poucas) arrisco, mas no minimo dou, depois da aclimatização, o tal banho de água doce (8/10min), com água de um aquário de diskus (5 litros), que ainda mantenho e à qual adiciono uma colher de chá de bicarbonato de sódio para tentar pôr o ph parecido com o da água do aquário ; este banho também o uso antes de pôr os peixes em quarentena.

De qualquer modo tendo peixes como o hepatus (autentico iman para o cryptocarion) e não tendo perdido nenhum no arranque do aquário, podes considerar que valeu a pena o esforço efectuado, como poderás comprovar se, como te aconselham no futuro não complicares e começares a pôr peixes no aquário, sem qualquer procedimento de prevenção.

Abraço

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/dez/2013, 14:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Boas,

Para actualizar um pouco, nestas últimas 5 semanas as coisas têm corrido melhor do que eu esperava.
Após o surto do Crypto que houve, deixei durante um mês a UV sempre ligada, não sei se ajudou ou não mas o crypto não voltou a atacar os peixes. Estes, sempre comeram bem, aliás, o Hepatus engordou bastante e cresceu também muito.

No entanto os 2 tangs, desenvolveram HLLE, talvez por terem passado muito tempo sem comerem algas, só a simples colocação da mola para prender as algas era motivo de stress neles. Agora comem como bestas as algas, o Flavescens parece um pitbull.

Aproveitando a conversa da mola, esta, na passada semana foi parar mesmo em cima da Heliofungia, ora sabendo da fragilidade principalmente da membrana que envolve o prato, temo que o coral não resista a uma lesão derivada desta situação. Vamos lá ver...

A Heliofungia teve que ser mudada de local pois num belo dia decidiu "passear" pelo aquario e queimou um pouco o manto da Tridacna. Foi colocada numa zona com menos circulação e parece que "estacionou" por ali. A Tridacna está a recuperar muito bem.

Entretanto entraram uma Caulastrea Furcata, uma Euphyllia Ancora e uma Nemateleotris Decora, adquiridos a um membro.

Em relação aos nutrientes, para conseguir ter um pouco de fosfatos tenho que dar um cubo de comida congelada diariamente bem como um pouco de Cyclop-Eeze o que faz com que depois os nitratos fiquem na ordem dos 5 a 10ppm. O valor máximo que tive foi de 0,06 de fosfatos e 10 de nitratos. Se corto na comida os nitratos baixam para os 4ppm mas os fosfatos zeram logo. Certo é que até agora não tive grandes problemas com algas, mas temo as cyanos.

E assim vai o meu aquário com cerca de 5 meses. Ficam umas fotos gerais:

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços.
António Durães

Mensagem 02/dez/2013, 21:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
Parabens ta muito fixe :)

Mensagem 02/dez/2013, 22:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 31
Idade: 32
Localização: Leiria
Parabéns!! Está lindo!! :D


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/dez/2013, 00:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Idade:
Pedro e João,

Obrigado pelos vossos comentários. Acho que isto é sorte de principiante.

Mensagem 03/dez/2013, 01:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Muito fixe o layout B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros