Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu aquario

o meu aquario

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jul/2013, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Sofia Sampaio Escreveu:
o que acham que deva fazer?


Penso que deves aumentar a circulaçao com mais uma bomba, tipo de 5000l/H...aquela la de tras é de quanto?

Mensagem 24/jul/2013, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 50
Localização: Ericeira
Não sei como acho que já disse o aquario foi montado por alguém que me ENGANOU em tudo a única coisa que tenho do inicio e essa bomba que acho que é tunzel mas vou confirmar e o vidro. o resto tenho trocado aos poucos.
obrigada

Mensagem 24/jul/2013, 17:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Sofia Sampaio Escreveu:
Não sei como acho que já disse o aquario foi montado por alguém que me ENGANOU em tudo a única coisa que tenho do inicio e essa bomba que acho que é tunzel mas vou confirmar e o vidro. o resto tenho trocado aos poucos.
obrigada


Tenta arranjar uma bomba tipo sunsun de 5000l/h em 2ª mao que sai baratinho.

Mensagem 24/jul/2013, 18:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Mais umas perguntas ....

Iluminação? que tipo (HQI, T5, Leds) e à quanto tempo tens as lâmpadas?

Escumação? que escumador estás a usar?

SUMP? tens? usas filterbag? está limpa?

Rocha? Viva? Morta? Nova? Segunda Mão? que idade tem?

TPA fazes com que água? Natural? osmose mais sal?

É que olhando para as fotos não me parece que tenhas só cianos. E claramente que a circulação é insuficiente.

Eu apanho água na ericeira se quiseres passar por lá e levar bidons apanhas tb!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jul/2013, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas, a bomba da frente nao é de 3000 mas sim de 5000litros da sunsun.
Eu tenho uma igual, mas aconselha-va a colocar outra bomba de 5000litros no outro lado.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 24/jul/2013, 23:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 50
Localização: Ericeira
Ola
A bomba da esquerda é jvp 102 de 5000l a outra é tunze 7240-27
A rocha e viva e já tem 2 anos as Spa faço com água do mar tenho Samp e o escumador é nac 9 também uso filterbag
As lâmpadas São nnovas tenho Sam2 azuis 2 rosa 2brancas numa calha ati de120cm e mais 2 algas de led 2 brancos e mais1 azul aqualed light.
RUI quando vieres apanhar água a ericeira diz que vou contigo se não tem emportas
Muito obrigada

Mensagem 25/jul/2013, 14:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Sofia,

Tens luz branca a mais no teu aquário. Se eu fosse a ti trocava uma t5 branca por uma azul e desligava as duas aqualed brancas.
Mas ouve os outros amigos daqui do forum.

Cumprimentos
Miguel Pinho
Editado pela última vez por Miguel Pinho em 25/jul/2013, 16:30, num total de 1 vez.

Mensagem 25/jul/2013, 15:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sofia Sampaio Escreveu:
Ola
A bomba da esquerda é jvp 102 de 5000l a outra é tunze 7240-27
A rocha e viva e já tem 2 anos as Spa faço com água do mar tenho Samp e o escumador é nac 9 também uso filterbag
As lâmpadas São nnovas tenho Sam2 azuis 2 rosa 2brancas numa calha ati de120cm e mais 2 algas de led 2 brancos e mais1 azul aqualed light.
RUI quando vieres apanhar água a ericeira diz que vou contigo se não tem emportas
Muito obrigada


Boas,

Não me importo nada. Ainda ontem lá estive com o João Tomás a apanharmos 375l.

Para a próxima (que há de ser na próxima semana) aviso com antecedência. Talvez até dê é para depois vermos o teu sistema e opinarmos in-loco!

Mete outra bomba de 5000l se puderes compra uma WP25 que é controlável.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jul/2013, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 50
Localização: Ericeira
ok rui obrigada,
tenho ainda 75lts vou trocar no sábado para a semana é optimo, e claro se não se importarem podemos a minha casa, vou comprar a bomba, e troco por qual? ou deixo as 3 a funcionar.

Mensagem 25/jul/2013, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Claro que vamos ver o aquario! Eu sou de mafra por isso se precisares de ajuda e so dizer. Ė para isso que existe esta comunidade para ajudar e aprendermos uns com os outros ;)

Mensagem 25/jul/2013, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 50
Localização: Ericeira
Obrigada João era óptimo se puderem vir assim tenho a certeza que me vão ajudar muito, o que rachas da bamba deixo as 3 a funcionar ou troco por qual? :-bd

Mensagem 26/jul/2013, 01:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sofia Sampaio Escreveu:
Obrigada João era óptimo se puderem vir assim tenho a certeza que me vão ajudar muito, o que rachas da bamba deixo as 3 a funcionar ou troco por qual? :-bd


Deixa as três!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jul/2013, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Sofia,

Na minha mensagem anterior disse que era melhor trocares uma lâmpada branca por uma azul, mas queria dizer uma rosa por uma azul.

Sendo assim ficavas na calha T5 com 2 brancas, uma rosa e três azuis. Os leds brancos desligava-os, pois da iluminação que tens provavelmente são os que mais contribuem para o crescimento das algas (se forem obviamente leds da aqualed).
Os leds azuis deixava-os estar ligados e a funcionar como moonlight.

Isto não invalida a troca da bomba de recircilação. A jebao é uma óptima escolha porque como faz o efeito de onda mexe-te o fundo do aquário sem levantar a areia.

Reduz o tempo de iluminação para 6 horas e dá só uma vez comida NAO CONGELADA por dia e pouca.
Se fizeres isso ao fim de duas ou três semanas ficas sem algas.

Mais radical coloca um UV e RIP algas. Eu prefiro ter algas a colocar UV por causa dos meus sps.

Cumprimentos

Mensagem 26/jul/2013, 10:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 50
Localização: Ericeira
Ola Miguel, não tenho algas verdes e quando coloquei os leds e desliguei a calha ati desapareceram na totalidade o que tenho e tipo um tapete vermelho sobre alguma rocha e areia.
Obrigada

Mensagem 26/jul/2013, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Penso que a iluminação é secundario. Podes reduzir a iluminação para que apareçam tantas algas, mas o problema está no sistema, nao o estas a irradicar, so a disfarçar porque se passado um mes se voltares a aumentar a iluminação elas vão aaparecer novamente!! Temos é de cortar naquilo que as origina...e o principal é...fosfatos!!!

Mensagem 26/jul/2013, 13:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Os leds brancos desligava-os, pois da iluminação que tens provavelmente são os que mais contribuem para o crescimento das algas (se forem obviamente leds da aqualed).
Os leds azuis deixava-os estar ligados e a funcionar como moonlight.

Reduz o tempo de iluminação para 6 horas e dá só uma vez comida NAO CONGELADA por dia e pouca.
Se fizeres isso ao fim de duas ou três semanas ficas sem algas.

Mais radical coloca um UV e RIP algas. Eu prefiro ter algas a colocar UV por causa dos meus sps.


Miguel,

desculpa, podes elaborar?
Se não forem leds da aqualed não crescem algas? Não percebi.

Como nota adicional eu tenho LEDS iguais aos usados nas calhas da aqualed e não tenho algas por isso.

No que toca à redução do periodo de iluminação eu tenho uma opinião diferente. Eu sei que são chatas mas precisamos de algas e elas ajudam a exportar os nitratos e fosfatos.

Comida congelada sim desde que lavada antes de dar aos peixes. Tens é que ter atenção a que não pode ser muita comida e que o teu sistema é capaz de a processar toda seja pelos restos, seja pelo produto da digestão.

Quanto à UV .... se colocares então fazê-lo com muito cuidado.

Lembra-te que nada de bom na aquariofilia acontece rápido e a UV tende a fazer coisas muito depressa ....

Tenho cá para mim que o teu problema (já que tens um bom escumador) é conseguires levar os nutrientes lá antes que se decomponham e entrem no ciclo de amónia. E isso é revelador de falta de circulação.

Deixa a de 5000, adiciona a que queres em lados opostos do aquário. A tunze tenta metê-la por trás da RV para levantar os detritos que se acumulam.

A outra bomba que tens vais aproveitá-la para as TPA. Quando fizeres uma TPA vais "varrer" a rocha com essa bomba para levantar sedimentos que serão depois levados para a sump e escumados.

Ajudava também quando fazes isto colocares um filterbag.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jul/2013, 17:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Rui,

Não leves a mal, mas eu acho que a reduzir o luz era mais simples começar pelos Leds brancos porque são mais fortes. Não quer dizer que mais tarde não os deva ligar. Eu até prefiro leds troquei as T5 por Leds e não devo regressar às T5.

Se repar bem, eu ao dizer Leds da aqualed estou a dizer que são leds fortes porque usas leds Cree e bem.

Aliás deixo aqui um elogio à Aqualed porque está a apostar na iluminação de futuro para aquários. E mais é uma empresa portuguesa. Não tenho dúvida que daqui a 2 anos poucos serão aqueles que vão continuar com as T5.

Quando a ideia é um carro andar devagar, desliga-se o turbo ;)

Cumprimentos

Mensagem 26/jul/2013, 17:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Miguel Pinho Escreveu:
Rui,

Não leves a mal, mas eu acho que a reduzir o luz era mais simples começar pelos Leds brancos porque são mais fortes. Não quer dizer que mais tarde não os deva ligar. Eu até prefiro leds troquei as T5 por Leds e não devo regressar às T5.

Se repar bem, eu ao dizer Leds da aqualed estou a dizer que são leds fortes porque usas leds Cree e bem.

Aliás deixo aqui um elogio à Aqualed porque está a apostar na iluminação de futuro para aquários. E mais é uma empresa portuguesa. Não tenho dúvida que daqui a 2 anos poucos serão aqueles que vão continuar com as T5.

Quando a ideia é um carro andar devagar, desliga-se o turbo ;)

Cumprimentos


Epá ... então devemos mesmo estar a falar de outra coisa pois as calhas do Baltasar são feitas com prolight e não com cree.

Quanto aos brancos serem fortes .... os azuis são mais. Tem muito mais PAR. Aliás quanto menor o comprimento de onda, maior a radiação PAR e menos luz visivel.

Se desligares o turbo a um carro (e eu já tive um carro em que o turbo aquecia e desligava) o carro pura e simplesmente anda tipo caracol .... Não é mais devagar .... é mesmo quase parado. :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jul/2013, 18:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
LOL,

Essa história do turbo ainda vai dar direito a um tópico aqui no forum. :)

Eu sei que a nível de PAR as azuis dão mais, mas para as algas acho (mas não sou perito) com as brancas crescem mais.

Quanto aos Leds das Aqualed o Baltazar na altura disse-me que eram Cree, mas pode ter mudado.

Abraço
Miguel

Mensagem 29/jul/2013, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 50
Localização: Ericeira
Imagem 2071Imagem 2072
Ola
Parece melhor o que acham?
RUI sempre vens apanhar água está semana?
Obg Sofia

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros