Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros MOLAR Reef

MOLAR Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/abr/2014, 08:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
João Mouzinho Escreveu:
Infelizmente para quem passa do nano para um aquário maior , achei sempre que podia colocar muitos mais peixes.. mas na verdade foi isso que fez provocar o desastre que aconteceu.. Acho que para quem não tem muitos conhecimentos, esse equilíbrio é muito dificil de alcançar porque não sabemos os limites.. Obrigado pelos conselhos..
abraço a todos


Olá João...
Reefdiscus?? Ui... isso já foi á muito tempo! Fico feliz que te tenha influenciado para este mundo...

Em relação aos peixes vai com calma... com aquários maiores pode-se sempre colocar mais peixes e colocar peixes maiores mas com tempo e paciencia. Antes de adicionares seja o que for estuda a especie que queres colocar, os seus habitos, compatibilidade com os restantes peixes, alimentação e espaço que necessecita em adulto. Mais impotante que isso é verificares se o teu aquário está pronto para o receber! Por exemplo... há peixes que simplesmente não deveriam entrar em aquários com menos de 1 ano ou ás vezes até 2 porque necessitam de aquarios estáveis e equilibrados.
Se por acaso tiveres alguma morte, seja de coral invertebrado ou peixe, deixa o sistema recuperar organica e biologicamente. Muitos aquariofilistas não dão tempo para que os sistemas recuperem... precepitão-se e querem logo retificar a perda e no dia a seguir vão logo acrescentar algo ao aquário sem que o sistema recupere. Isso geralmente trás mais problemas logo a seguir..., qualquer aquário a seguir a uma perda tem de passar um periodo de recuperação para que o sistema biologico crie estabilidade e recupere do aumento natural de carga organica.

Antes de acrescentar alguma coisa, verifica esses factores todos e pede ajuda e concelhos a pessoas mais experientes seja aqui ou seja em outro sitio qualquer. Boa sorte!

Mensagem 05/abr/2014, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 40
Localização: Porto
Muito obrigado pela resposta Marco Madeira..

Gostava de fazer uma pergunta.. Sei que não há formulas nem receitas de bolo na aquariofilia.. Mas será possível para um aquariofilista inexperiente saber por exemplo, para o seu aquário qual o número de peixes que pode colocar..

Por exemplo.. Se decidir colocar um cardume de anthias ou de chromis qual o número de peixes a colocar consoante o número de litros , etc... Isso está relacionada com o número de peixes grandes já existentes no aquário ou com o tempo do aquário?

Sei que a pergunta vai completamente contra o que disseste , mas gostava de saber linhas para uma possível orientação.

Obrigado

Mensagem 06/abr/2014, 16:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Penso que não há grandes linhas para seguir... se ouver não sei. Acho que se deve usar o bom senso e povoar o aquário já a pensar no peixe em tamanho adulto e as suas necessidades. Por exemplo... não acho mal um aqua de 500 litros com 20 palhaços ou 20 anthias ou ainda 20 cromis. Um aqua de 500 litros com 5 ou 6 cirurgiões já não é prudocente... isto porque os peixes do primeiro crescem pouco e tem territórios pequenos ainda que agressivos tipo o palhaço. Já os cirurgiões á uns que chegam aos 20cm em adulto e tem territórios enormes e precisam de nadar. Por isso e que começam a stressar a a marar uns com os outros quando começam a crescer.
Depende de especie para especie... isto já para não falar dos equipamentos que o aqua tem e se podem aguentar poucos ou muitos peixes etc.
O tamanho do aqua importa e o tempo do aquario importa... para algumas especies, para outras não é tão importante. Para um mandarim por exemplo importa tamanho do aquaŕio e tempo de montagem principalmente se ele não come comida dada por nós.

Sent from my Transformer Prime TF201 using Tapatalk

Mensagem 06/abr/2014, 23:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade: 40
Localização: Porto
O meu aquário tem 300 litros.. Peixes grande tem 3 : zebrasoma xanthurus, zebrasoma flavesces e zebrasoma veliferum..
Já fiz asneiras para o tamanho do aquário ( o resto são só peixes pequenos) ???

Um abraço

Mensagem 06/abr/2014, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas João

Peixes grandes já ultrapassa a conta, o desjardini já está ai a mais, fica enorme.
O maximo que podes adicionar ai são peixes pequenos, chromis, bangais, anthias ( n punha mais que 3 ou 4), gobios etc.


Para já o melhor mesmo é dares um tempo e não meter nada..

Mensagem 07/abr/2014, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
João Mouzinho Escreveu:
O meu aquário tem 300 litros.. Peixes grande tem 3 : zebrasoma xanthurus, zebrasoma flavesces e zebrasoma veliferum..
Já fiz asneiras para o tamanho do aquário ( o resto são só peixes pequenos) ???

Um abraço

Boas
Asneiras não digo, pois sempre podes resolver a situação.Não sei a idade que tem o teu Veliferum, mas como não é muito diferente do Desjardini e partindo do principio que veio em tamanho S, se ele agora já tiver um ano e meio, podes tirar o aquário pois o espaço já é pequeno.
cumpts

Anterior

Voltar para Aquários dos Membros