Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/Oct/2016, 18:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Marco,

O que é que fizeste a isso?

Isso está espectacular e as fotos são de mestre.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/Oct/2016, 14:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Marco

Para não ser diferente está fantástico.

Parabéns e abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 28/dez/2016, 12:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Pequeno update após dois meses...,
alguns problemas com branqueamentos que ainda não descobri o porquê, mas decidi reagir normalmente, ou seja, continuar com a mesma manutenção dada ao longo dos tempos e aumentar durante 2 ou 3 semanas para TPAs de 20%. Parece que a coisa parou e o aquário está a recuperar de novo.

Ficam algumas fotos tiradas apenas com leds azuis com a minha máquina S7! ;) .
Espero que gostem:

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

Mensagem 28/dez/2016, 12:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Marco,

O S7 é "fraquinho", porque não consegue registar com qualidade suficiente fotos do teu aquario ;)
Como já te tinha dito, isso é muito melhor ao vivo :ymapplause:
Os corais até "vergam" com o power da iluminação :)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 28/dez/2016, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Marco Madeira Escreveu:
Olá Nelson. Sim é possível... o meu segundo aquário foi assim. Ter sump é sempre melhor mas podes ter um aquário bem giro mesmo sem sump.
Fica a foto do meu sem sump:

https://drive.google.com/file/d/1FkAOEE ... p=drivesdk


Sent from my SM-G935F using Tapatalk


Confesso recordar-me deste aquario como se fosse ontem. E por ainda ter o midiflotor guardado na arrecadação ainda não perdi a esperança de o enfiar numa sump para mini aquario quaquer que heide fazer.......

Dá-me um certo prazer ver o teu aquario bem recheado.....

Parabens!

Mensagem 29/dez/2016, 09:21

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado Helder! ;)

Grande Luis... tens de voltar um destes dias! Quando quiseres voltar apita e vens aqui buscar um pouco para recheio!
Grande abraço! ;) :D

Mensagem 29/dez/2016, 13:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Marco!

Obrigado!

Acredita que estou a magicar......!

E desde o meu 100L que me fez desligar o botao para os aquarios, que meti na cabeça em fazer um cubo.

Agora ando a reler sobre métodos e práticas. Também sobre tecnologia no geral porque acho que me vou meter com algo deste género..... :) :)

Mensagem 30/dez/2016, 04:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Como costume Brutal amigo ....

Muito natural e muito BOm ... Adoro ...

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/jan/2017, 13:16

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Marco,

Como é habitual está muito bom. O que é realmente um espanto, é que quase todas as peças vieram de frags, estão a ficar enormes e agora começam a dar um aspecto muito natural ao aquário.

Como sabes também tive alguns problemas com branqueamentos na base nos últimos meses. Recentemente cortei todas bases, 0.5-1cm acima do tecido morto e parece que parou. Outra coisa que fiz foi descer o valor do Cálcio, nos últimos meses o cálcio andou sempre em valores próximos dos 440-450ppm, enquanto que o valor do Kh esteve sempre abaixo dos 8, mais concretamente entre 7.0-7.6. Achas que pode ter sido este desequilíbrio? Ou terá sido uma infecção que se resolve cortando?

Um abraço,
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 03/jan/2017, 10:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo,
Eu estou mais inclinado para uma infeção viral/bacteriana. Testei tudo o que podia e os valores estiveram sempre normais dentro dos limites que costumo manter, ou seja, kh entre 7 e 7.7, CA entre 400 e 430, Mg 1200 e 1300, nitrato nunca acima de 5 e Po nunca acima de 0.08.
Como sabes, fiz o mesmo que tu. Cortei pela base voltei a colar, e aumentei as TPAs para 20% semanal. Adicionei carvão, pois não costumo usar e até baixei um pouco a % e horas de iluminação.

Digo viral porque a impressão que tive foi que quando cortava os corais com problemas, passado uns dias aparecia em outro, ou outros corais, parecia que o problema passava de uns para os outros :( . Para alem disso os outros corais que estavam bem continuavam com bons crescimentos (excelentes até) e com boas cores. Por causa disso não me parece que fosse um problema de parametros quimicos ou de excesso/falta de nutrientes.

De momento faz 2 ou 3 semanas que não aparece nada e tudo continua a crescer e com boas cores. Vou fazer fé que o problema tenha passado. Daqui para a frente vou ter ainda o maior controlo sobre tudo o que entra no aquário, o que pode não resolver eventuais problemas semelhantes mas nem que seja por consciencia vou ficar mais tranquilo, sabendo que fiz otudo o que devia e podia para não entrar nada estranho no sistema.

Nós com as nossas trocas de frags para cima e para baixo facilitamos muito... e penso que pode ser por ai, pois aconteceu em alguns aquários que nós conhecemos e mais ou menos na mesma altura. Pode ser por ai...

Quanto ao aquário.... já me parece menos natural do que já esteve, provavelmente porque começa a ficar muito cheio e a perder a defnição de layout que tinha imaginado quando o comecei. Vou ter de tomar coragem e começar a cortar e retirar algumas peças, para que se componha um pouco mais e fique mais ao meu agrado.
abraço!

Mensagem 04/jan/2017, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Marco,

Peço desculpa o off topic, mas julgo que estão a tocar num ponto que merece mais discussão. Normalmente quando há algum branqueamento associa-se sempre a parâmetros químicos, a alguma oscilação de alguns desses parâmetros. É certo que a oscilaçao provoca STN/RTN, mas será esta a razão para todos os branqueamentos!?? Há imensos relatos de branqueamento em que não é detectado qualquer desequilíbrio e nem se consegue identificar a causa. Há também alguma confusão entre branqueamento e necrose/ morte tecidular.

Os parâmetros são a causa mais comum, mas quantos de nós não trazem um coral de uma loja ou de outro aquario e rapidamente colocamos dentro do nosso aquario com parâmetros diferentes e coral praticamente nem se sente!??

É curioso essa partilha que fizeram de branqueamentos quase em simultâneo em aquários diferentes, mas que têm pontos em comum. Pode ajudar a compreender um pouco melhor este fenómeno.

Abc
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 04/jan/2017, 12:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Helder,
sim... nem sempre é derivado a destabilização de parametros quimicos ou a excesso/falta de nutrientes. Atenção não misturar paramatros quimicos com nutrientes, é um erro comum e não são a mesma coisa. Excesso ou falta de nutrientes está associado á carga organica presente na água e não a excesso/falta de nitrato/fosfato ou outro parametro quimico qualquer.

Diria que a primeira coisa que se associa imediatamente aos branqueamentos (mas pode não ser a causa) são a instabilidade/variação rápida dos parametros quimicos... depois de seguida deve ser dada atenção á precensa ou não da "bicheza" tipo red bugs ou flat worms. De seguida dar uma olhada á falta/excesso de carga organica por tempo excessivo no aqua... de seguida á várias hipoteses como predação por parte de peixes, carangueijos, guerra quimica entre corais etc, existem mesmo muitos factores.

Quando tudo isto é testado e observado e não chegas a nenhuma conclusão então é possivel que seja algo ao nivel viral/bacteriano. Existem algumas epedimias já registradas... os chamados casos White Band Decease. Existem vários casos já com numenclaturas tipo do tipo 1 ou 2 mas existe poucos relatos sólidos de como resolver/controlar o virus e a sua propagação. É muito chato e é uma chatice quando não sabes como resolver este tipo de casos...

De há uns meses para cá tem acontecido em 4 ou 5 aquários que conheço e como o disse em cima alguns de nós suspeitamos que se deve ás trocas de sps que fazemos entre nós o que é muito bem possivel... Por outro lado por exemplo o Ricardo colocou a hipotese de calcio muito alto durante muito tempo que estressa os corais. Dai eu ter colocado os meus parametros porque o meu não foi disso. Vamos lá a ver se é desta que o meu parou com essa brincadeira.

Mas sim Helder... este é um assunto que dá pano para mangas, principalmente quando checas os primeiros motivos obvios e tudo está porreiro.

Mensagem 29/jan/2017, 00:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Update do aqua desta vez com um pequeno video.
Para registo, troquei a lâmpada Hqi de 14k da giessman para uma de 21k ao fim de 1 ano e 2 meses. Vamos a ver a reação dos corais...

www.youtube.com Video from : www.youtube.com

Mensagem 29/jan/2017, 13:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Update do aqua desta vez com um pequeno video.
Para registo, troquei a lâmpada Hqi de 14k da giessman para uma de 21k ao fim de 1 ano e 2 meses. Vamos a ver a reação dos corais...

https://youtu.be/H914PhPsFS4



Madeira,

isso ta muito bom...., aproveita e mede o PAR disso com essa nova lâmpada .

o espectro 21K na minha opinião é o mais bonito .

Abraço
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 31/jan/2017, 13:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Sim... vou medir a lâmpada antiga para ver o que mudou depois de um ano e dois meses e tambem a diferença entre a velha e esta nova.

Thanks! ;)

Mensagem 31/jan/2017, 16:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Boas caro Marco,

Excelente aquario !!!! Bela seleção de corais!!! Adoro as tridacnas !! Tudo perfect ! Uma inspiração!
Ao fundo junto é uma echinata ice fire ?

Um abraço
Nelson

Mensagem 31/jan/2017, 16:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
heheheh

Ganda cola que essa milka aguentou-se fixe ... tá é com um crescimento estranho!

Agora que isso está a precisar de uma poda valente lá isso está!

E a desalwii está mesmo enorme!

Muito bom Marco. Realmente uma inspiração!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/jan/2017, 17:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nelson Tiago Escreveu:
Boas caro Marco,

Excelente aquario !!!! Bela seleção de corais!!! Adoro as tridacnas !! Tudo perfect ! Uma inspiração!
Ao fundo junto é uma echinata ice fire ?

Um abraço
Nelson


Obrigado pela critica Nelson...
Bem, Ice fire não tenho. Se for ao fundo á direita perto da azul (A. tortuosa) é uma Pacman, provavelmente uma A. fenneri. Se for mesmo a de pontas azuis e ramos brancos é a A. tortuosa (3ª foto lá em cima) ;) .


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Ganda cola que essa milka aguentou-se fixe ... tá é com um crescimento estranho!
Agora que isso está a precisar de uma poda valente lá isso está!
E a desalwii está mesmo enorme!
Muito bom Marco. Realmente uma inspiração!


Thanks Rui,
Cresceu imenso e realmente aquela cola não é para brincadeiras... o posicionamento foi dificil mas agaroou e não largou mais. Tem crescido muito e nota-se diariamente... e não estou a exagerar. Vai ter de ir á faca, essa e outros corais, pois estão desporpocionais.
A desalwi está uma senhora plate... vamos ver como reage aos 21K em termos de cor. ;) :D

Mensagem 05/fev/2018, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 99
Idade: 42
Localização: Setúbal
Boas,

Um ano depois do último update, como está este aquário?

Cumps.

Mensagem 07/fev/2018, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Marco,

Muito bom como sempre, qualquer dia coloco aqui umas HQIs.

Abraço
Miguel

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron