Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 25/mai/2016, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pois, talvez para o que está no aquário e com limites, mas para o que chega...
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 26/mai/2016, 10:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Helder Ferreira Escreveu:
Gosto de acompanhar o teu tópico pois há sempre coisas novas para "discutir" e com isto aprender um pouco mais. Faço minhas as dúvidas do Ruben. Os resultados do teu Aquario saltam à vista e não há dúvidas que está tudo bem, mas o facto de teres uma salinidade tão elevada, não pode pode levar a que os peixes gastem mais energia na regulação osmotica e ionica estando mais susceptíveis a doenças/ alterações da actividade enzimática digestiva/ alterações de crescimento?


Boas Helder... entendo o que dizes mas porque pensas que estão a regular alguma coisa? Os mares de onde veem não tem os valores que mantenho? Não será antes o contrário? Não estarão eles a fazer a regulação quando apanham densidades de 1020 e ás vezes mesnos em algumas lojas e depois 1025 ou 1026 como norma nos aquas?

Aliás... compreendo perfeitamente que as lojas o façam por algumas razões bem válidas. Mas porque será que não podemos nós em nossos casas providenciar o mesmo na densidade assim como fazemos com a temperatura, KH, CA e os demais?, ou seja, tentar replicar os mesmos valores a que estão habituados? Dá uma olhada em alguns valores médios dos mares dos trópicos e verifica a densidade. A maior parte andam acima dos 36 37 ppm chegando alguns aos 40ppm como o Mar Vermelho. ;)

No entanto... não afirmo nada em relação a isto. É apenas um parametro entre os demais e que o tenho mantido assim já desde o aqua passado. Como não vi nada de mais vou continuar assim...

César Silvério Escreveu:
Sim, mas como o Hélder diz, pode fazer diferença, pois os peixes estão sujeitos a algum stress acrescido.
Além disso torna ainda mais dificil a aclimatização e adaptação de peixes novos, que vêm das lojas na maioria dos casos a 1020/1021.
Abraço


Boas grande César... concordo com o que afirmas em relação á aclimatação, tem de se ter mais cuidado pois as diferenças são maiores. Em relação ao stress acrescido discordo, pelo aquilo que disse atrás. Penso que aproximar a salinidade ao que estão habituados no mar origina menos stress do que estarem sempre em hiposalinidade relativa.
Aliás, está comprovado que a hiposalinidade prolongada e em valores demasiadamente baixos (abaixo dos 1017 salvo erro) causa problemas renais ao peixes originando a médio longo prazo a sua morte precoce.

Mensagem 26/mai/2016, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Marco Madeira Escreveu:
Helder Ferreira Escreveu:
Gosto de acompanhar o teu tópico pois há sempre coisas novas para "discutir" e com isto aprender um pouco mais. Faço minhas as dúvidas do Ruben. Os resultados do teu Aquario saltam à vista e não há dúvidas que está tudo bem, mas o facto de teres uma salinidade tão elevada, não pode pode levar a que os peixes gastem mais energia na regulação osmotica e ionica estando mais susceptíveis a doenças/ alterações da actividade enzimática digestiva/ alterações de crescimento?


Boas Helder... entendo o que dizes mas porque pensas que estão a regular alguma coisa? Os mares de onde veem não tem os valores que mantenho? Não será antes o contrário? Não estarão eles a fazer a regulação quando apanham densidades de 1020 e ás vezes mesnos em algumas lojas e depois 1025 ou 1026 como norma nos aquas?

Aliás... compreendo perfeitamente que as lojas o façam por algumas razões bem válidas. Mas porque será que não podemos nós em nossos casas providenciar o mesmo na densidade assim como fazemos com a temperatura, KH, CA e os demais?, ou seja, tentar replicar os mesmos valores a que estão habituados? Dá uma olhada em alguns valores médios dos mares dos trópicos e verifica a densidade. A maior parte andam acima dos 36 37 ppm chegando alguns aos 40ppm como o Mar Vermelho. ;)

No entanto... não afirmo nada em relação a isto. É apenas um parametro entre os demais e que o tenho mantido assim já desde o aqua passado. Como não vi nada de mais vou continuar assim...

César Silvério Escreveu:
Sim, mas como o Hélder diz, pode fazer diferença, pois os peixes estão sujeitos a algum stress acrescido.
Além disso torna ainda mais dificil a aclimatização e adaptação de peixes novos, que vêm das lojas na maioria dos casos a 1020/1021.
Abraço


Boas grande César... concordo com o que afirmas em relação á aclimatação, tem de se ter mais cuidado pois as diferenças são maiores. Em relação ao stress acrescido discordo, pelo aquilo que disse atrás. Penso que aproximar a salinidade ao que estão habituados no mar origina menos stress do que estarem sempre em hiposalinidade relativa.
Aliás, está comprovado que a hiposalinidade prolongada e em valores demasiadamente baixos (abaixo dos 1017 salvo erro) causa problemas renais ao peixes originando a médio longo prazo a sua morte precoce.



Olá mestre Marco,

Percebo o que queres dizer, mas discordo do que dizes quanto à densidade média dos mares; segundo li e apesar de haver sítios onde a densidade é mais elevada, a média da salinidade dos mares de onde se encontram os corais e a maioria dos peixes que compramos para os nossos aquários, é de 1025/1026 e portanto não estão sujeitos a stress quando os colocamos em aquários com valores próximos destes.

Para além disso, as condições de hiposalinidade temporária, não tendem a causar stress adicional nos peixes, antes pelo contrário, já que uma parte significativa da energia gasta pelos peixes para se adaptarem a uma nova condição de água é provocada pela necessidade de regulação osmótica devido à presença de sal em maior quantidade na água, do que dentro das células dos peixes.
Portanto uma hiposalinidade temporária facilita a aclimatação e uma hipersalinidade dificulta-a e portanto, na minha opinião, não será aconselhável termos os aquários com valores de salinidade mais elevados do que a média dos oceanos de onde provêm os nossos convidados.

Naturalmente que uma hiposalinidae continuada também provoca problemas tal como disseste, pois os peixes têm menos necessidade de regulação osmótica, bebem menos água, os rins funcionam menos e podem ter, como disseste problemas renais a longo prazo.

Na minha opinião devemos sempre que possível ter como alvo, valores próximos da média dos mares, quer se trate da salinidade, quer dos outros parâmetros.

Como alguém disse anteriormente, os animais e as pessoas adaptam-se a condições diferentes das normais, mas isso tem seguramente custos a longo prazo.

Marco, já alguma vez te morreu algum peixe, ou algum coral, sem que encontrasses explicação para isso?

Quem sabe se não foi por stress prolongado...

Abraço e até domingo
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 27/mai/2016, 08:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
grande César...
concordo contigo em tudo excepto na densidade média dos oceanos. Repara que á excepção á Austraulia (apanha muito com as monções aisaticas) todos os outros mares tropicais tem densidades superiores a 1027 (%36 ppm), chegando a alguns casos a 1029 e 1030, e não são situações pontuais mas sim médias anuais.
Repara no Atalntico junto ás Caraibas e Norte do Brasil, baçia entre o mar Vermelho e a India, Sirilanka, Mar vermelho e algumas zonas da polinésia Francesa.
Não sei te dar valores de referencia agora pois já li sobre isso á uns anos mas na altura reparei que a média era alta em todos os sitios por onde exitem corais. Na minha opinião isso faz sentido devido á maior concentração de sais na água aumentando o grau de salinidade e por consequencia a densidade relativa vs temperatura.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salinidade#/media/File:Wiki_plot_04.png

Para concluir... não quero de alguma maneira afirmar ou fazer parecer que em termos de densidade isto é o melhor para os nossos aquários e seus habitantes e que estavamos todos errados em manter 1025/1026.
É apenas uma experiencia que venho a fazer desde o meu aqua versão 4 e tem corrido bem. Como não tenho tido problemas e dá menos chatice nos acertos optei por deixar assim.

César... em relação a perdas. É raro perder peixes... os ultimos dois foram 2 anthias que deram o salto do kamikaze :(
Em relação a corais nada de mais... no inicio como sabes tive alguns problemas mas as causas eram outras.

Mensagem 27/mai/2016, 08:57

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Andava á procura de referencias e encontrei este video da Nasa... penso que explica bem o porquê de alguns sitios terem maior/menor grau de salinidade. Bom video!


Mensagem 27/mai/2016, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Pois, e como podes ver na zona do Indico, a cor parece dizer "low salinity".

Eu não sei onde vi isto se no livro 3 do Spung, ou no Aquaruium Corals do Borneman, mas depois procuro.

... e também não vale a penas zangar-mo-nos por causa disto. :)) B-)

Até domingo
Vamos apanhar chuva @-) @-)
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/jul/2016, 13:56

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide

Mensagem 07/jul/2016, 15:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
BRUTAL Marco :)
Quando quiseres fazer um Frag-Swap (se eu tiver alguma coisa que te interesse) avisa :D

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/jul/2016, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Elvas
Está porreiro sim senhor! Essa Euphyllia é uma yaeyamaensis? O verde parece-me um pouco mais para paradivisa... Qual é Marco? Chegaste a colocar as fotos com a GoPro?

Mensagem 08/jul/2016, 08:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas André...
Sim, agora vou estar 3 semanas fora mas quando voltar combinamos uma visita e umas trocas ;) .

Sérgio,
é uma paradivisa. Está enorme e preciso de a cortar. Se quiseres umas cabeças apita!
Nop, não cheguei a tirar nada com a gopro.

Mensagem 08/jul/2016, 09:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Marco,
esse aquario está sempre em grande.
Boas cores e excelentes crescimentos.

Abc

Mensagem 08/ago/2016, 10:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Olá caro Marco Madeira,

Antes demais muitos parabéns pelo fantastico aquario que aqui tem. Comecei por ler este tópico a uns dias atras e fiquei fascinado com a coloração dos SPS e crescimento especialmente pelas pragas que já passou. Para um novato como eu isto é uma fonte de inspiração enorme.
Só me faz mais querer montar o aquario e claro, manter simples como a regra KISS que também é apologista. Queria saber da sua opinião se num aquario sem sump é possivel manter alguns SPS ? Sei que é melhor ter claro mas por motivos de força maior não posso ter. Irei ter hang on skimmer, Bubble magus nac qq 1. Contudo queria saber se posso mesmo assim vingar nos SPS. Irei começar com LPS mas ao ver estas fotos atiça logo o bichinho. Um abraço,
Nelson

Mensagem 08/ago/2016, 14:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Nelson. Sim é possível... o meu segundo aquário foi assim. Ter sump é sempre melhor mas podes ter um aquário bem giro mesmo sem sump.
Fica a foto do meu sem sump:

https://drive.google.com/file/d/1FkAOEE ... p=drivesdk


Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Mensagem 09/ago/2016, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 39
Idade: 34
Localização: Vila Nova de Gaia, Santa Marinha
Olá Marco,

Muito obrigado pela resposta! Bela foto !! Fiquei de olhos em "bico" . Mais um bom motivo para eu avançar com isto, mas confesso, tenho receio de fazer asneira apesar de andar a estudar isto a um bom tempo. Mas penso que o pessoal daqui me vai dar uma ajudinha. Irei criar um tópico futuramente mal tenha o aqua devidamente equipado. Muito obrigado mais uma vez pela motivação e palavras e claro...irei acompanhar o seu tank. :)
Nelson

Mensagem 06/Oct/2016, 12:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Update...., já não colocava aqui umas fotos á uns tempos.
Depois das férias ouve para aqui uns problemas (dois branqueamentos) que tive de resolver e aproveitei para cortar e podar uns corais, mudar outros de sitio etc.

Fica então as fotos...

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Umas fotos de cima...

Imagem


Imagem


Só com Azuis...
Imagem

Geral Normal...
Imagem

Mensagem 06/Oct/2016, 13:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Marco,

Não se vem a maior parte das fotos.

Milka POWA !!!!! na realidade é mais Locktite POWA !!!

Muito fixe essa reorganização.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/Oct/2016, 14:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Quais não se veem Rui?
Ou já estão boas?

Mensagem 06/Oct/2016, 14:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Quais não se veem Rui?
Ou já estão boas?

Boas,
As 11 primeiras e a antepenúltima.
Basicamente eu só vejo 3 :)
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/Oct/2016, 16:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Estranho...,
mas é capaz de já estar bem agora.

Mensagem 06/Oct/2016, 17:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Estranho...,
mas é capaz de já estar bem agora.

Agora ofusca demais =))
Se calhar era melhor teres deixado como estava. :ymapplause:
Vais por muita gente a chorar por aqui :((

Grande Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron