Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros O meu início

O meu início

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 02/set/2013, 18:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Após várias semanas a ler informação aqui no forum e pela internet finalmente montei o meu primeiro reef.

Aquário: 108 x 54 x 50
Sump: 100 x 30 x 40
Escumador: Bubble Magus Curve 7
Retorno: Aqua Medic PH 2000
Circulação: 2 x Jebao WP 25
Aquecedor: Eheim 300W
Iluminação: 4 x 39W (2 azuis + 2 amareladas)
Osmose Inversa: TMC V2 Pure 50
Sal: TMC Pro Reef Salt

O objetivo é montar com corais moles e alguns LPS menos exigentes, poucos peixes, mais para os miúdos ( talvez uns ocellaris e uns goby ), invertebrados e estrelas do mar.
Para aquascape optei montar duas ilhas com 5kg de rocha viva, 10kg de rocha morta e 16kg de areia.
A água inicial foi cedida pela Fragário do Norte, a quem aproveito para agradecer ao Carlos Mota que me ajudou a decidir algum equipamento e pelos vários conselhos que me deu para poder iniciar esta minha primeira experiência.
As lâmpadas depois deste período do arranque serão substituídas por 4 da ATI e as cores ainda terei de decidir.
Agora, como diz o Carlos, é deixar o tempo passar e daqui a um mês fazer a primeira troca para depois começar com a introdução de corais e equipa de limpeza.

Mas como o que a malta gosta é de fotos, cá vai disto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fico a aguardar os vossos comentários ao layout e a qualquer outro assunto que achem pertinente.

Mensagem 02/set/2013, 19:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Bem vindo. Faz as coisas com calma dá tempo ao tempo. A iluminação que tens dá para quase todos os corais moles e alguns lps os peixes não precisam de mais do que essa luz e a equipa de limpeza o que gosta é de escurinho mesmo. :)
Agora se vais colocar corais sps aí vais ter que duplicar essa luz e muito mais cuidado com a água. Eu diria que existem dois tipos de aquários marinhos os com sps e os sem sps. Com sps é o quase o dobro de custo de manutenção e o dobro do trabalho e preocupação, mas é o verdadeiro Reef.
Quanto ao Carlos Mota estás bem entregue, sabe muito disto e como pessoa é 5 estrelas, como aliás toda a gente do fórum.

Cumprimentos

Mensagem 02/set/2013, 22:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Claudio,

O layout está porreiro e o Setup parece-me bem mas só alterava duas coisas: um termostato de 200W já seria suficiente, e a iluminação, uma calha com 6 x T5 teria melhor distribuição da luz e permitiria mais tarde avançar para SPS. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 02/set/2013, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Miguel e Artur obrigado pelos comentários.
O objetivo é mesmo só moles e alguns LPS. SPS está mesmo fora de questão porque não me atraem esteticamente e como faço mergulho já vejo muitos no seu ambiente natural. :D
Compreendo que SPS seja o último desafio, mas esse será um que não irei contemplar, mas também não digo "nunca" mas que não faz parte dos meus planos não faz não.
o termostato e a calha de iluminação já tinha das minhas montagens anteriores de água doce e ainda tenho mais uma calha de 3 x 39W por isso se for preciso mais luz também tenho. \m/
As minhas dúvidas iniciais que depois tirei foi mesmo a questão da iluminação. A intenção é talvez depois fazer um upgrade para leds para baixar os custos fixos de eletricidade, mas isso é no futuro. Para já é ir esperando e depois daqui a umas 5 semanas começar a "povoação".

Mensagem 02/set/2013, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

"Like"

Está porreiro Cláudio, as lâmpadas troca só quando tiveres corais. A utilização de rocha viva ajuda a acelerar o processo de estabilização do aquário. Quais os seres vivos que planeias introduzir primeiro?

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 02/set/2013, 23:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Ricardo.
As lâmpadas é claro que serão só nessa altura. Para o arranque é que as que estão servem. :)
Os primeiros seres vivos serão com certeza a equipa de limpeza, de acordo com a disponibilidade de stocks, que será composta por turbos, camarões, ermitas e estrelas do mar.
Corais também dependerá do stock e dos preços, e serão à volta de Actinodiscus, Alcyonium, Cladiella, Anthelia, Sarcophyton, Sinularia, Zoanthids e outros do mesmo género.

Mensagem 03/set/2013, 08:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Não te preocupes com as lâmpadas. Troca de lâmpadas quando elas já não estiverem a dar luz de jeito ou seja lá para o Carnaval ;).
Os corais crescem com essas lâmpadas.

Só uma dica em relação aos peixes. Começa pelos palhaços e peixes de cardume. Muito importante colocar os peixes cirurgiões no fim e todos ao mesmo tempo. Quando um peixe cirurgião está num aquário torna-se territorial e vê entrar outro tenta expulsa-lo e entra em guerra que às vezes resulta na morte de um dos cirurgiões ou um salto para fora do aquário.

De resto acho que se optares por não colocares sps vai te facilitar a vida no tempo a cuidar do aquário e na carteira.

Não coloques produtos na água só servem para gastar dinheiro e contaminares o sistema.
Podes colocar na sump carvão activado numa meia de senhora mas terás que trocar o carvão ao fim de poucas semanas. De resto dá só comida aos peixes, pouco de cada vez e mais que uma vez ao dia.

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 03/set/2013, 09:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Claudio Mendes Escreveu:
Obrigado Ricardo.
As lâmpadas é claro que serão só nessa altura. Para o arranque é que as que estão servem. :)
Os primeiros seres vivos serão com certeza a equipa de limpeza, de acordo com a disponibilidade de stocks, que será composta por turbos, camarões, ermitas e estrelas do mar.
Corais também dependerá do stock e dos preços, e serão à volta de Actinodiscus, Alcyonium, Cladiella, Anthelia, Sarcophyton, Sinularia, Zoanthids e outros do mesmo género.


O início do aquário é a altura em que o mesmo está mais "limpo" ou seja existe pouco alimento para a equipa de limpeza, se introduzires essa bicharada convém alimentá-la directamente, o que ajuda a aumentar a carga orgânica na água e consequentemente alimenta e promove a fixação do filtro biológico.

Excelente escolha de corais :) Mais para a frente podes colocar Xenia sp. pulsante também.

Voltando um pouquinho às lâmpadas queria só recordar que as lâmpadas que vêm com essas calhas são mesmo muito fraquinhas e não têm comparação em termos de fluxo luminoso e durabilidade com as da ATI. Ou seja com corais podes aguentar essas lâmpadas 6 meses, passando para ATI as lâmpadas já aguentam 1 ano.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 03/set/2013, 10:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...posso-te dizer que o layout esta muitoooooo bom , so tenho pena de nao ver ao uns sps a crescer , posso dizer que quando vi o layout sem ler mais nada imaginei ai umas acroporas brutais ai nessa rocha , mas como tu proprio dizes da tempo ao tempo que os sps acabam por aparecer ;) ;)...

Agora que ficava brutal ficava ...

Fico a aguardar novidades e vou seguindo o topico a espera da entrada do primeiro sps..

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/set/2013, 13:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas

Porreiro o aquário layout muito bom.

Que dizes das WP 25? Estas satisfeito? Barulho faz?

Enviado do meu Galaxy Nexus utilizando Tapatalk 4
Cump.
Anthony

Mensagem 03/set/2013, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97
Idade: 45
Localização: Agualva

boas, estou a espera do meu aqua de 120x50x55, e espero fazer um layout do genero do teu por isso para mim ta perfeito

face ao equipamento ainda nao tou no patamar de aconselhar mas uma vez que aí alguns experts já deram o avale correcto por isso penso que estas no bom caminho.

uma vez que tas umas semanas a minha frente vou seguir o teu topico..


ehehehe

continua no bom caminho

Abraço
Imagem

Mensagem 03/set/2013, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Paulo, sem querer desvalorizar os SPS, já vi imagens de reefs só moles e LPS e fica igualmente senão mais brutal do que os com SPS pois as diferentes formas e igualmente colores existentes fazem esquecer os SPS. Só espero conseguir isso com o meu.

Anthony as WP-25 estou muito satisfeito. Tenho as minhas no modo W1 (Wave) e só se ouve com tudo em silêncio um pequeno zumbido de ligar e desligar, porque se estiver num modo continuo quase que nem se ouve porque te habituas ao som constante. Como não conheço outras não sei aferir se são muito ou pouco silenciosas quando comparadas a outras mas posso-te dizer que estando fora da divisão onde está o aquário mesmo no silêncio não se ouve nada. Em termos de potência se estiverem no máximo levantam a areia toda então tenho a de traz a 50% e a da frente a 75%.

José, obrigado pelo elogio. O layout demorou várias horas até estar satisfeito e foi preciso partir muita rocha para conseguir aquele aspeto. A rocha que parece acastanhada eram duas peças únicas que tiveram de ser partidas nas várias peças mais pequenas para montar. Depois é ir experimentando sempre com uma ideia base que já deverás ter e depois adaptares ao que vais conseguindo ter, porque a não ser que tenhas uma sorte descomunal de encontrares a rocha com a forma que queres ou conseguires esculpir perfeitamente as peças maiores não tens outro remédio senão adaptares o que tens à ideia que já tinhas.
Editado pela última vez por Claudio Mendes em 12/set/2013, 18:00, num total de 1 vez.

Mensagem 12/set/2013, 11:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Só para fazer uma pequena atualização e dizer que nestes últimos dias começaram a aparecer as diatomáceas, que tanto quanto já percebi é normal nesta fase do ciclo devido à existência de sílica da areia. A solução também parece ser aguardar enquanto elas consomem essa mesma sílica.
Se eu estiver a dizer alguma asneira avisem-me. :)

Mensagem 12/set/2013, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Estás no bom caminho... devagar se vai ao longe... :D

Mensagem 12/set/2013, 18:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas
Layout muito porreiro, as algas fazem parte do ciclo, é mesmo assim...
Mas gostava também de ver sps ai mas com moles fica igualmente bonito.
Boa sorte e vai com calma.
Lê o máximo que conseguires, os fóruns têm muita informação.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 12/set/2013, 21:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Esse layout está muito porreiro, vai com calma que irá ficar um aquario porreiro :D :D

Mensagem 13/set/2013, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Mais um bom projeto também gosto do layout ficou porreiro..

Boa sorte e muita calma...

Mensagem 13/set/2013, 10:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Tem qualquer coisa de 'André Silvestre'...

Imagem

in http://www.bioaquaria.com/?p=819

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 13/set/2013, 11:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 213
Idade:
Localização: V.N.Gaia
Pedro Ferrer, claro que sim, li muito sobre as ideias de layout do André Silvestre. Todas as noções que ele defende me pareceram perfeitamente lógicas. É claro que o layout inicial depois fica muito diferente quando se vê com os corais já colocados, senão ver a imagem do layout já com corais do layout que colocas:

Imagem

Mensagem 13/set/2013, 11:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


adorei o layout,nunca pensei que fica-se tão bem o calhau que levaste :D




:
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron