Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Shallowzinho

Shallowzinho

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/set/2013, 13:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Viva,

Após uma pausa de 3 anos dos reef, regresso finalmente com um pequeno nano.
A montagem anterior só deu problemas, tudo pelas questões típicas: pressa, excesso de carga e mau planeamento (€€€). B-)

Então neste momento está à 7 semanas a ciclar com o seguinte material:

Aquário: 50x50x25 cm sem sump
Circulação: Tunze 6015
Aquecimento: 75W
Iluminação: Ledpacific PAR 38 36W com 5 Blue 460nm, 3 Cool White 10k, 1 600nm, 1 400nm UV spectrum,1 420nm UV spectrum, 1 495nm Cyan leds
Skimmer: para já ainda não tenho mas pretendo colocar algo como Deltec MCE 600 por exemplo
Rocha viva: 3kg
Areia: inicialmente tinha cerca de 1cm mas como o aquário é tão baixo, e vão ver nas fotos, era incontrolável. Neste momento não tem areia

Não tenho muito jeito para os layout e ainda por mais com estas dimensões de aquário...
Fotos tiradas com telemóvel, daí a qualidade:

Imagem

Imagem

Imagem

Finalmente tive que arranjar uma protecção para situações como esta =))

Imagem

Quanto a parâmetros neste momento tenho:
PH 8,2
KH 8
Amónia 0
Nitritos 0
Nitratos 1

Penso que está pronto para começar a receber os habitantes B-)
Como é tão pequeno, só pretendo colocar 2 Ocelaris e de corais LPS.

Já agora, acham que a lâmpada está muito alta?

Abr.
Hugo

Mensagem 09/set/2013, 15:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Eu acho é que é capaz de estar muito baixa!
Parece que as laterais não estão muito iluminadas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/set/2013, 16:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Eu acho é que é capaz de estar muito baixa!
Parece que as laterais não estão muito iluminadas.

Abraços,
Rui


OK,

Logo vou experimentar subir a lâmpada a ver como se comporta.
Para dizer a verdade, pensei que fosse iluminar mais, não sei se terá a ver pelas próprias características da lâmpada.

Abr.
Hugo

Mensagem 09/set/2013, 18:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Hugo,

Muito fixe o shallow reef. B-)

Hugo Duarte Escreveu:
Já agora, acham que a lâmpada está muito alta?


Isso depende do ângulo das lentes dos leds... ângulos curtos, tipo 30 a 45º, dá para elevar a calha; e ângulos maiores, tipo 60 a 90 º, dá para colocar mais próximo da superfície da água. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/set/2013, 19:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


acho que está muito porreiro,mas na minha ideia terás de meter ai o dobro da iluminação :D





.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 09/set/2013, 20:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Carlos Mota Escreveu:
boas


acho que está muito porreiro,mas na minha ideia terás de meter ai o dobro da iluminação :D





.


Isto!

Mensagem 09/set/2013, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Concordo com o Mota e o Melhor seria teres optado por uma lâmpada com branco (10.000k a 14.000k), azuis 450 a 465nm e purple 420nm. Ainda estás a tempo de fazer isso na próxima :)


Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 09/set/2013, 21:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Pelas minhas contas o aquário terá cerca de 50 litros de água úteis. E a lâmpada led de 36W equivalerá assim por alto a uma T5 de 72W, então acho que será mais do que suficiente. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 09/set/2013, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Boas
Está muito porreiro.
Quanto a iluminação depende do
que queres colocar la dentro :- :-
2 ocellaris e lps acho que serve.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 10/set/2013, 15:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Como diz o Ricardo serve... a nao ser que queiras uns sps por ai no meio. ;)
Essas acho que vem com lentes de 60... nesse caso acgo que esta bom de altura. Mas com duas ficaria melhor e podias "brincar" um pouco com diferentes lampadas.

Mensagem 10/set/2013, 19:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Eu continuo a achar que se investires mais 60€ (o preço de um ou dois peixes) em outra lampada igual, ficas com uma iluminação muito melhor.
Ás vezes gastamos dinheiro em corais e peixes, testes, mais isto e mais aquilo e esquecemos o essencial- Luz e escumador.

Abraço
Miguel Pinho

Mensagem 11/set/2013, 09:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Boas,

Quando olho para o aquário vejo que parte está realmente bem iluminado, o resto tenho que ligar a lanterna B-)
Mas para já e como quero ir povoando este aquário com calma, esta lâmpada vai ter que aguentar. Pode ser que no natal apareça outra, com outras características que permita melhorar.

Esta lâmpada tem lentes de 90º e tem leds azuis, poucos brancos, um verde, ciano e mais algumas coisas. A próxima talvez ande mais pela mistura de brancos com azuis.

Para já tenho outras preocupações com este aquário:

- quando tirei a areia, a água que saiu já estava castanha. fiquei impressionado com a quantidade de porcaria que saiu, não tendo nada ainda no aquário. Para apanhar os resíduos em suspensão montei um filtro eheim hang-on para ir limpando. Esta semana vou tirar as esponjas e só colocar siporax. Valerá a pena?

- não ter sump (externa ou incorporada AIO) faz com que tenha sempre uma película à superfície. A única solução que encontrei é o skimmer de superfice da Eheim ligando-o de vez em quando ou então um skimmer hang-on que faça recolha à superfície (por exemplo os velhinhos Red Sea Prizm). Alguma sugestão?

- a reposição de água automática tem que entrar urgentemente. Manual acho que não é muito bom para a estabilidade, ainda por mais porque quero começar a introduzir kalk.


De resto, estou impressionado por conseguir manter o aquário sempre nos 26º, mesmo nos dias mais quentes. Menos uma preocupação :-

Quanto a corais, aqui vai o que pretendo lá colocar (se conseguir e se tiver condições para...):
- Euphylia
- Acanthastreas
- Trachyphillia
- Zoanthus
e acho que não tenho espaço para mais nada =))

E tridacnas, dará?

SPS quem sabe mais tarde....consiga colocar as minhas preferidas milleporas (dúvido [-x )

Abr.

Mensagem 12/mai/2014, 22:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Viva,

Este tópico tem estado adormecido, nunca mais actualizei nada. B-)

Entretanto coloquei um casal de Ocellaris (que tem vindo a ter posturas), uma entacmea e uma catalaphyllia.
De resto, por ter pouca luz e por não conseguir resolver parte dos problemas da "gordura" à superfície, deixei a coisa meio adormecida.


Está na altura de remodelar o pequeno aquário e decidi furar o mesmo para passar a ter uma sump. As principais razões devem-se à limpeza da superfície e por ter um maior leque de opções em termos de escumador.

Já estou a comprar a bomba de reposição e quero ver se troco a tunze 6015.

Agora a dúvida está na iluminação: aquela lâmpada é insuficiente mas não sei o que colocar. Mais PAR38 como por exemplo esta:

PAR 38

Ou uma opção tipo canhão? Existem da Reefled mas só 12.000K ou então só Royal Blue. Presumo que teria que colocar os 2...
Canhão 30W Royal Blue

Alguma dica para esta parte?

Abr.
Hugo

Mensagem 12/mai/2014, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
E as fotos

Pintos Reefs

Mensagem 12/mai/2014, 23:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Está desmontado. Tenho tudo a funcionar temporariamente noutro aquário.

Furei esta semana e estou para montar as tubagens no fds.

Mensagem 12/mai/2014, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Força. Tenta fazer reportagem na nova construção

Pintos Reefs

Mensagem 17/mai/2014, 10:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Viva,

Furei o aquario esta semana na parte de trás e agora dei conta que o passa muros não passa por pouco... 1mm talvez.
E agora? Como e que consigo alargar aquilo?

Abr


Voltar para Aquários dos Membros



cron