Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boa noite

Não anda em maré de sorte, mas antes isso que outras coisas.
Sei que ainda não decidiu o que fazer, mas acreditando que vai continuar, tem de tirar bem o silicone velho, raspar bem e depois passar acetona para tirar qualquer gordura.

Mesmo mandando fazer em lojas acho que estamos todos sujeitos ao mesmo, quer por algum erro cometido na sua construção quer pela idade do aquário.

Entre o aquário e o móvel tinha alguma coisa? O meu primeiro aquário rebentou no fundo/sei que desta vez não foi o seu caso) por não ter colocado nada, por sorte foi durante o ciclo e não se perdeu nada. Pergunto isto pois numa das fotos parece-me ver que não tem qualquer coisa entre ambos. Mesmo para nivelar o aquário é uma mais valia, por vezes o fundo acaba por ceder por não se colocar nada a nivelar.
Ao meter uma superfície macia por baixo do aquário vai fazer com que se dispersem vibrações das bombas e até mesmo dos carros/camiões/autocarros a passar na rua, que por vezes podem não nos ser perceptíveis mas elas existem e se morar em zonas muito movimentadas pior ainda.
Caso tenha alguma coisa por baixo do aquário não ligue a este texto todo.

Sei que custa mas não desanime e peça ajuda a alguém para fazer a montagem, o meu que é bem mais pequeno já deu um trabalhão a colar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá bom dia
obrigado pelo apoio.
de facto ainda estou muito indeciso mas isto passa daqui a uns dias já sei o que fazer.
entretanto vou desmontando os vidros que estão a dar muito trabalho pois o anterior dono tinha cantoneira de aluminio em todo o aquário colada com silicone, por isso o trabalho é a dobrar.
o fundo está assente em cortiça como todos os aquários que tenho, não se vê porque está escondido com fita autocolante a imitar madeira.
um abraço

afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boa tarde

Ah ok está explicado. Embora a cortiça seja usada por muitos acho um material com alguma rigidez e eu prefiro usar aquela tela que se usa para meter debaixo do flutuante ou mesmo do soalho. Varias camadas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Antonio Afonso Escreveu:
os sintomas foram iguais ao anterior, isto é, começou a pingar água pela parte traseira do aquário e só dei por isso quando disparou o disjuntor diferencial pois a água estava a pingar em cima de um transformador (que acabou por queimar).
assim tive tempo de retirar os corais para a banheira e os peixes para a garagem, por sorte tinha um aquário de 1,20cm com água e tudo foi só meter os peixes.


Boas António,

Dentro dos azares até que podia ter sido mesmo bem pior, com saída total da água e perda total dos vivos, então dentro do azar ainda bem que houve essa sorte de salvar tudo. O transformador que queimou é mais fácil de substituir. ;)

Tenho pouca experiência com as espessuras dos vidros e dimensões dos aquários mas acho que 12mm continuaria a ser um pouco arriscado para um aquário dessa litragem. Eu apostaria mesmo em vidro de 15mm. Mais de 15mm também tem desvantagens pois é mais difícil arranjar limpadores magnéticos e até as bombas, por exemplo Vortechs, podem já não ser aplicáveis tão facilmente...

O pessoal aí da zona de Lisboa fala muito numa Vidromoldura. Eu preferia encomendar o aquário numa loja.

Ricardo Ferreira Escreveu:
Mesmo mandando fazer em lojas acho que estamos todos sujeitos ao mesmo, quer por algum erro cometido na sua construção quer pela idade do aquário.


Na loja onde o meu foi feito acho que o dono tem um seguro qualquer para os aquários dos clientes. Então mesmo em caso de algum azar sempre poderá ajudar a minimizar os prejuízos materiais. E quando falo numa loja é numa especializada em aquários de água salgada, que montem dezenas/centenas de aquários por ano e portanto já terão mais experiência na coisa.

A idade do aquário já concordo ser muito relevante. Aqui há tempos falaram-me que a durabilidade espectável de um aquário rondaria os 10 anos. Provavelmente por essa altura ou pouco depois a força do silicone estará degradada. Alguém confirma?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
pensando que um aquario grande ronda os 300/400€ acho que compensa bem mudar de aquario de 10 em 10 anos,visto o valor que temos num aquario com 10 anos,e aproveita se e podemos sempre fazer uma limpeza a fundo para nunca haver o tal bomm,ja para nao falar nos malditos riscos que vao sempre aparecendo.
carlos calheiros


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Artur, sei eu sei que eles dão garantia, alias não podia ser de outra forma. O que eu quis dizer é que estamos sempre sujeitos a estes problemas independentemente de quem monte o aquário. Onde eu queria chegar era no desespero de ver as coisas encaminhadas e de um momento para o outro ter que se desmontar, isto quando ainda se consegue desmontar. Se eles rebentam pouco há a fazer a não ser que se tenha água por perto e seja numa altura que se esteja por casa.

Quanto ao silicone, sim ele com o tempo perde a sua resistência.

Cumprimentos
Ricardo


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Boas os vidros já estão tirados , agora falta a limpeza e depois logo se vê o que vou fazer!!
de facto confirma-se a fuga de água deu-se pelo silicone e na zona de trás nota-se por baixo do vidro do fundo as manchas de água na cortiça.
para tirar algumas dúvidas as cortiça debaixo do vidro tem várias camadas que prefazem a espessura de 15mm .

Imagem

Imagem
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas sr Afonso

Quando partiu o vidro do fundo, colou um por cima?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá Ricardo boa tarde
Em novembro quando do primeiro desastre eu inicialmente pensei ter o vidro partido mas tal não aconteceu, o vidro está intacto, eu coloquei por cima um vidro acrílico para evitar ter as rochas em contacto directo com o vidro do fundo e assim protege-lo.
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Antonio Afonso Escreveu:
Olá Ricardo boa tarde
Em novembro quando do primeiro desastre eu inicialmente pensei ter o vidro partido mas tal não aconteceu, o vidro está intacto, eu coloquei por cima um vidro acrílico para evitar ter as rochas em contacto directo com o vidro do fundo e assim protege-lo.



Ah ok, agora que falou lembro-me de na altura ter dito alguma coisa sobre isso.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
o silicone azul foi apenas para segurar o acrílico para não fugir quando comecei a encher com água
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá António,

O aquário estava bem bonito é uma pena ter sucedido este desastre. Tenho acompanhado com interesse a paixão que tem por aquários, sobretudo a criação de peixes tropicais de água salgada. Se de alguma forma puder ajudá-lo já sabe que pode contar comigo, nem que seja para fazer nova colagem e colocar reforços novos, o silicone ofereço eu :)

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Antonio Afonso Escreveu:
Boas
Parece que quando estou no bom caminho, o azar bate á porta e com força.
voltou tudo á estaca zero.
o meu aquário principal voltou a ceder , desta vez pelo vidro trazeiro, para não me repetir, basta reler o início deste tópico pois está tudo igual, água no pavimento, corais na banheira e peixes na garagem e a minha cabeça é roda.
ainda não consigo pensar direito, está difícil talvez daqui a uns dias possa pensar direito.
de qualquer modo, qualquer que seja a solução este aquário é para desmontar na totalidade.
é desolador ver isto como está neste momento, logo agora que estava finalmente no bom caminho, fosfatos a baixar, corais a prosperar e eu todo feliz.
bom não vale a pena "chorar" mais senão ainda acabo por escrever um livro.
Pensando friamente, isto parece prepositado pois desde que me reformei passo os dias a dizer que nada tenho para fazer, pois bem, toma lá afonso.
Bom amigos fica a promessa que qualquer que seja a decisão virei aqui dar conta das coisas
agradeço antecipadamente aos que normalmente aparecem com o espírito de ajudar, como aconteceu anteriormente.
obrigado por me aturarem, pois o forum também serve para estes desabafos.
um abraço
até breve
afonso

boas tive uma situação parecida. se colar no fundo uma faixa de vidro 5cm resolve a situação com custo baixo


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá boa noite
obrigado pela disponibilidade Ricardo Rodrigues e obrigado pela dica Hernâni
vou dando noticias mais para a frente
abraço
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Boas
dando conta da situação, então é assim:
após a desmontagem total dos vidros e retirado o silicone e os perfis em alumínio verifiquei que afinal os perfis não eram para embelezar o aquário mas sim para tapar misérias.
todos os vidros sem excepção estão mal cortados, mal lixados e algumas lascas laterais. o vidro da traseira e o de fundo estão cortados não a 90º estão inclinados, bom enfim está fora de questão voltar a montá-los em casa.
Hoje esteve em minha casa um membro que tem duas Lojas de vidros em Lisboa uma gerida pelo pai e outra por ele onde se dedica á montagem de aquários há já 10 anos, estivemos a conversar e ficou de me enviar dois orçamentos para um aquário novo.
um com 160x60x55cm vidro 10mm totalmente travado
e outro 160x60x60cm vidro de 12mm totalmente travado
bom vamos aguardar para ver o que vou decidir, ou vou em frente ou passo efectivamente á reforma.
darei notícias mais tarde
abraço a todos
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]


Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boa noite António,

A altura de 55 é igual ao nosso e a malta cá vê-se às aranhas para fazer manutenção.

Não te reformes do hobby ele faz falta à nossa mente.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas António,

O meu reef tem 60 cm de altura e considero um pesadelo quando quero mexer no layout (a atrapalhar mais a estrutura em ripas de madeira que construí (mal) para suportar a iluminação. Já o adquiri projectado e montado, em segunda-mão, e se tivesse possibilidade de voltar atrás no tempo acho que procurava uma altura de água real entre os 40 e os 45 cm (este último o comprimento da mão+antebraço). Assim só precisava de molhar metade do braço para mexer no layout. A altura do vidro total seria 1,5cm do vidro do fundo + 40 a 45cm altura água + 3,5cm margem superior, portanto acho que optaria mesmo por 45 ou 50cm de altura. Desvantagens: menos altura vertical para os peixes nadarem; vantagens: poupança na iluminação, manutenção no layout muito facilitada.

Outra hipótese, com uma redução na altura de 60cm para 45 ou 50cm, poderia-se aumentar a largura dos 60 para uns 70 ou 80, e provavelmente a iluminação do primeiro estaria na mesma perfeita para o segundo.

Ficam umas sugestões. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Boas

Só para meter veneno =)) aposta nos 50 e dá-lhe profundidade, quanto mais melhor.

Já agora atenção que a reforma está cada vez mais longe... na idade... cuidado com o Passos =)) =)) =)) =)) =))

Vamos lá em frente, depois dos acontecimentos trágicos a malta assenta e até se ri no fim

Um abraço
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Para mim 55 e 80 de profundidade, senao depois nao chegas ao fundo do aquario com a mao.
Ja agora forca nisso e nao desista deste lindo hobby.
Abraco

Enviado do meu ZP998 através de Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá boa noite
não recebi o aviso habitual da colocação de posts neste tópico, por isso só agora aqui vim postar mais alguma coisa.
estive a ler os últimos posts a seguir ao meu e gostei das vossas sugestões em relação á altura do aquário.
Acabei agora de decidir continuar o hobby e acabei por aceitar o orçamento que me foi dado para as medidas iguais ás que tinha anteriormente 160x60x60 agora em vidro de 12mm.
sei que ainda vou a tempo de fazer alterações, mas da forma que tenho o móvel de suporte ao aquário não me permite o alargamento em profundidade, com muita pena minha, e assim como já estou habituado a esta altura irei continuar, tentarei não fazer muitas alterações no layout depois de tudo a funcionar.
Bom vamos ver como vai correr a coisa.
desta vez custou-me mais a decidir pois foi uma grande desilusão mas, já passou haja saúde para continuar.
obrigado pelo vosso apoio
abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros