Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros novo projeto predadores

novo projeto predadores

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/fev/2014, 13:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Sacavém
Boas pessoal,

Tenho estado afastado dos foruns de aquariofilia mas agora preciso da vossa ajuda para um novo projeto que estou a montar, para a minha casa nova.
Será um projeto tendo em conta um objetivo inicial: o de ter peixes predadores e mais especificamente tubarões.
Não sou um novato, tenho alguma experiência com aquários de agua salgada, embora este projeto seja um verdadeiro desafio.
Como disse, o projeto tem como objetivo a manutenção de pelo menos uma espécie de tubarão, em conjunto com outros predadores, não apenas na sua fase juvenil mas também na sua fase adulta.
Tendo em conta o objetivo, tenho de obviamente adaptar as medidas e equipamento para essas espécies.
Já pedi 3 orçamentos a empresas do ramo, sendo que estou à espera de respostas (nada de definitivo e aberto a sugestões).

Relativamente aos equipamentos e material:

- Aquário: 250x100x60 com coluna seca com três furos(a adquirir)
- Sump: 100*50*50 com duas divisões (a adquirir)
- Aquário de troca de água: 50*50*50 (a adquirir)
- Recipiente de reposição automática (ligado a um sistema de osmose) (50-100 litros?)
- Escumador: vertex alpha cone 300 ou Bubble king SUPERMARINES 300 2xPump ou... (a adquirir)
- Chiller: 2xhailea 500A (já tenho um, ou então vender este e adquirir um maior tipo Arcadia AT650)
- Circulação: 2x mp40 (já tenho 2)
- Iluminação: ? Talvez Leds, pelo baixo consumo (a prioridade é FISH ONLY e a lista mais em baixo, mas tentar ter por ex. uns actinodiscus, discossomas,zoantus...?)
- reatores: ? Tenho 2 pequenos reatores de resinas de fosfatos e de carvão, e um reator de Kalk da Custom Reef
- bombas doseadoras: ? tenho as bubble magus, será que valerá a pena?
- sal: MUITO!
- rocha: o mínimo indispensável (a estudar o meio biológico de filtração, aberto a sugestões - siporax?)
- areia: fina e o mínimo indispensável (1-2 cms)

Lista de vivos:
- black banded shark, coral catshark, bamboo shark, hemy (será que dava para ter dois diferentes?) - a ver com os fornecedores/lojas e estudar a sua compatibilidade e hábitos
- zebra moray ou outra moreia (mais pequena?)
- raia (pintas azuis? a estudar)
- trigger (odunus niger)
- tangs (uma data deles, talvez um cardume)
- butterflys?
- angelfish?
- puffer

Relativamente à lista de vivos, queria nas manutenções, enfiar a minha mão lá, por isso foi retirado da lista peixes como o lionfish e eventualmente também terei de ver a espécie de moreia e de raia.

A ideia será fazer um projeto muito bem pensado, sem pressas, o objetivo seria interligar o sistema de reposição automática a um sistema de osmose, programar as reposições automáticas, controle da qualidade de saída da agua de osmose, etc algo parecido com isto mas sem refúgio e quarentena e tentar simplificar ao máximo.


http://imageshack.com/a/img856/6572/34vo.png


Nesta fase, não sei se o aquário ficará embutido ou não na parede, em que local da sala irá ficar, mas a ideia, é ficar perto de um ponto de agua e quando fizer as trocas de agua, ir diretamente para o esgoto (?) e aproveitar a agua desperdiçada da osmose para o jardim, etc.
Ou seja, irei articular com os engenheiros e arquitetos e ver de que melhor maneira poderei aproveitar os espaços, estudar as opções, materiais, etc.
Tenho algum material de um projeto que foi desativado (um aquario70*50*50 + estrutura+ material que coloquei em cima), o que não irei aproveitar servirá talvez para um pequeno reef com corais (embora à partida será para vender, a mulher deixa apenas ter um ^#(^ - num apartamento de 80 m2, já cheguei a ter 3 - agora só tenho um de ciclídeos) :)

Fico aberto a qualquer sugestão.

Obrigado wink.png

Duarte

Mensagem 17/fev/2014, 13:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Uuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Um projecto a acompanhar de certeza ... não sei é se para um aquário desse tamanho as MP40 não serão curtas.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/fev/2014, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Atenção visto que vai ser um aquário com objectivo de ter tubaroes faz o aquario oval ou sem cantos pois os tubaroes podem bater. Em relacao as bombas também acho que seja curto. E convém ter um mega escumador senao vais ter alguns problemas

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 17/fev/2014, 14:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Sacavém
Olá,

Obrigado pelas vossas prontas respostas.

Como disse, a prioridade são os tubarões. Já estive a ler um pouco e a estudar os hábitos das espécies que queria, e como são tubarões que não necessitam de estar sempre a nadar, não necessitam de muita circulação. Porém, depois são os outros sofrem! A lista poderá sofrer muitas alterações, porém como defini já que a prioridade são os tubarões, a partir daí ver-se-ão as restantes espécies. O que acham? Posso sempre adicionar uma MP 40 à lista (extensa) :ymsmug:
Relativamente ao aquário, eu gostava muito de ter um aquário redondo, porém creio que será complicado por causa da disposição do mesmo na sala. O objetivo seria ter um pequeno espaço de apoio (2-4 m2) para fazer as manutenções todas, isolado - paredes em pladur hidrófugo com uma porta de acesso- , de modo a esconder equipamentos, iluminação, extração de ar(ou apenas ventilação?), pontos de agua/esgotos, com ligação exterior para o chiller. Ainda para mais, o aquário oval não seria muito mais caro Paulo? Em vidro ou acrílico? Existem empresas que fazem aquários em acrílico de renome em Portugal?
Relativamente ao escumador, um Bubble King 300 Supermarine interno não seria suficiente? A Sump não tem de ter daquele tamanho, creio ter um sistema com bastante litros já. Não sei porém que tipo de filtragem irei ter (aí preciso da vossa ajuda), aquário/refúgio, mangues, macroalgas, ou siporax ou outros...Para manter os parâmetros químicos, reator de kalk/cálcio ou bombas doseadoras com balling? Não tendo corais não iria ser necessário certo?
Obrigado :-bd

Abraços

Mensagem 17/fev/2014, 15:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Ha uma empresa que faz aquarios em acrilico em sesimbra. O escumador é bom eu tenho um mas com duas bombas de 2000

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Mensagem 17/fev/2014, 16:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Apenas para acrescentar que, já que aquele desenho que aí colocáste é meu, não ponhas a osmose diretamente ligada ao aquário como eu coloquei (já alterei).

A 1ª água que sai da osmose cada vez que ela vai funcionar tem um TDS enorme e apesar de não teres corais, irá estar a "poluir" a água. enche sempre um bidon grande o suficiente para essa 1ª água se diluir no resto e nõa fazer diferença.

Quando aos peixes, eu sinceramente colocaria os tubarões fora de hipótese com esse aquário. Esse aquário daria para 1 em adulto e mesmo assim, são dificílimos de manter e alimentar e enquanto outros peixes dificeis de alimentar são difíceis porque não temos disponível o alimento que mais gostam (seja, comida viva, seja esponjas, seja o que for) os tubarões é mais por se recusarem mesmo a comer, sem ser comida viva (que no caso deles são pequenas lulas e crustáceos que não podemos fornecer vivo). Pensa bem nos tubarões, a sério...

De resto eu usaria uma quantidade tremenda de materias filtrantes. Seja cerâmica, seja bioballs, seja o que for, para reduxir os nitratos que num FO são sempre um problema! Uma boa limpeza do sistema é fundamental num FO e por isso bare bottom é o ideal, mas com tubarões e raias, tens mesmo de ter areia... :-\ por isso mais uma vez, repensa os tubarões. Mesmo que não saias de anjos, borboletas e tangs, fazes um aquário BRUTAL!!! :ymapplause:

Mensagem 17/fev/2014, 18:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Tenho a mesma opinião do Hugo, dá uma espreitadela neste artigo, fala tambem dos bamboo sharks, doutras especies de tubarões e tambem de moreias:

http://www.reefs.com/forum/reefs-magazi ... e-box.html

Tambem tem um quadro no final com o custo mensal para alimentar este tipo de animais que requerem obrigatoriamente comida viva.

Eu não conheço ninguem que tenha mantido tubarões a longo prazo (não estou a falar num ano) em aquarios em casa. Devem existir mas eu não conheço.

Alem dos peixes que o Hugo referiu, tens outras opções para aquarios Fish Only, por exemplo (existe muita coisa):

Triguer Fish
http://www.liveaquaria.com/product/aqua ... fm?c=15+44

Garoupas ( só uma por aquario)
http://www.liveaquaria.com/product/aqua ... fm?c=15+32

Um outro reparo, a sump parece-me muito apertada para essas dimensões de aquário, não pela litragem total do sistema, mas pela agua que vai descer do aquario para a sump quando desligas a bomba de retorno.

Mensagem 18/fev/2014, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Sacavém
Bom dia,

Paulo Pinto Escreveu:
Ha uma empresa que faz aquarios em acrilico em sesimbra. O escumador é bom eu tenho um mas com duas bombas de 2000

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk


Paulo, vou ver isso. Se tiveres o contacto, se puderes, manda por MP. E é verdade, há muito tempo que te prometi uma visita aí a casa (lembras-te da calha ati?) ;)

Batmano Escreveu:
Olá,

Obrigado pelas vossas prontas respostas.

Como disse, a prioridade são os tubarões. Já estive a ler um pouco e a estudar os hábitos das espécies que queria, e como são tubarões que não necessitam de estar sempre a nadar, não necessitam de muita circulação. Porém, depois são os outros sofrem! A lista poderá sofrer muitas alterações, porém como defini já que a prioridade são os tubarões, a partir daí ver-se-ão as restantes espécies. O que acham? Posso sempre adicionar uma MP 40 à lista (extensa) :ymsmug:
Relativamente ao aquário, eu gostava muito de ter um aquário redondo, porém creio que será complicado por causa da disposição do mesmo na sala. O objetivo seria ter um pequeno espaço de apoio (2-4 m2) para fazer as manutenções todas, isolado - paredes em pladur hidrófugo com uma porta de acesso- , de modo a esconder equipamentos, iluminação, extração de ar(ou apenas ventilação?), pontos de agua/esgotos, com ligação exterior para o chiller. Ainda para mais, o aquário oval não seria muito mais caro Paulo? Em vidro ou acrílico? Existem empresas que fazem aquários em acrílico de renome em Portugal?
Relativamente ao escumador, um Bubble King 300 Supermarine interno não seria suficiente? A Sump não tem de ter daquele tamanho, creio ter um sistema com bastante litros já. Não sei porém que tipo de filtragem irei ter (aí preciso da vossa ajuda), aquário/refúgio, mangues, macroalgas, ou siporax ou outros...Para manter os parâmetros químicos, reator de kalk/cálcio ou bombas doseadoras com balling? Não tendo corais não iria ser necessário certo?
Obrigado :-bd

Abraços
Hugo Figueiredo Escreveu:
Apenas para acrescentar que, já que aquele desenho que aí colocáste é meu, não ponhas a osmose diretamente ligada ao aquário como eu coloquei (já alterei).

A 1ª água que sai da osmose cada vez que ela vai funcionar tem um TDS enorme e apesar de não teres corais, irá estar a "poluir" a água. enche sempre um bidon grande o suficiente para essa 1ª água se diluir no resto e nõa fazer diferença.

Quando aos peixes, eu sinceramente colocaria os tubarões fora de hipótese com esse aquário. Esse aquário daria para 1 em adulto e mesmo assim, são dificílimos de manter e alimentar e enquanto outros peixes dificeis de alimentar são difíceis porque não temos disponível o alimento que mais gostam (seja, comida viva, seja esponjas, seja o que for) os tubarões é mais por se recusarem mesmo a comer, sem ser comida viva (que no caso deles são pequenas lulas e crustáceos que não podemos fornecer vivo). Pensa bem nos tubarões, a sério...

De resto eu usaria uma quantidade tremenda de materias filtrantes. Seja cerâmica, seja bioballs, seja o que for, para reduxir os nitratos que num FO são sempre um problema! Uma boa limpeza do sistema é fundamental num FO e por isso bare bottom é o ideal, mas com tubarões e raias, tens mesmo de ter areia... :-\ por isso mais uma vez, repensa os tubarões. Mesmo que não saias de anjos, borboletas e tangs, fazes um aquário BRUTAL!!! :ymapplause:


Gil Miguel Escreveu:
Tenho a mesma opinião do Hugo, dá uma espreitadela neste artigo, fala tambem dos bamboo sharks, doutras especies de tubarões e tambem de moreias:

http://www.reefs.com/forum/reefs-magazi ... e-box.html

Tambem tem um quadro no final com o custo mensal para alimentar este tipo de animais que requerem obrigatoriamente comida viva.

Eu não conheço ninguem que tenha mantido tubarões a longo prazo (não estou a falar num ano) em aquarios em casa. Devem existir mas eu não conheço.

Alem dos peixes que o Hugo referiu, tens outras opções para aquarios Fish Only, por exemplo (existe muita coisa):

Triguer Fish
http://www.liveaquaria.com/product/aqua ... fm?c=15+44

Garoupas ( só uma por aquario)
http://www.liveaquaria.com/product/aqua ... fm?c=15+32

Um outro reparo, a sump parece-me muito apertada para essas dimensões de aquário, não pela litragem total do sistema, mas pela agua que vai descer do aquario para a sump quando desligas a bomba de retorno.


Gil e Hugo, obrigado pelas vossas considerações.
Hugo, desculpa pela não referência aos direitos de autor :p
Sim, a ideia é ir para um depósito grande (tipo 100 litros?), para se ir misturando para a reposição automática. O objetivo será para as TPA´s recolher agua do mar com bomba (no antigo sistema, ia à praia e trazia bidons cheios, o que se tornou algo cansativo), ainda para mais com um sistema com esta litragem.
Fiquei algo apreensivo agora com a questão de ter ou não tubarões, porém, creio de ter de estudar melhor as espécies no mercado e aquelas que poderão dar melhores garantias. O objetivo não seria com certeza manter o tubarão apenas por um ano...Gosto muito de predadores tipo tubarões, moreias, raias, etc.
Hemiscyllium ocellatum esta espécie alguém daqui conhece alguém que teve? Supostamente, é das espécies mais adequadas para aquários em casa. O bamboo, pelo que vi, cresce muito e não seria adequado. Não quero um aquário monoespécie, o objetivo será ter algumas espécies, pelo que a maior parte das garoupas e triggers estarão fora da lista.
Adoro os trigguer, mas acho que são super agressivos, com exceção do odunis niger, por isso esse vai para a lista.
Relativamente à filtragem, talvez opte por RV em boa quantidade, e cerâmicas ou siporax, e se fizesse refúgio, pusesse lá uma macroalga. Talvez um reator com carvão e ou reator de cálcio ou Kalk, para manter o KH e os restantes parâmetros. Não vale a pena balling pois não? Tenho um UV, talvez o coloque no aquário de quarentena (que ainda não sei se vou colocar ou não). Quero simplificar ao máximo!
Relativamente ao tamanho da sump, é verdade, terei de ver depois essa questão Gil.

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda :ymapplause:

Cumps

Mensagem 18/fev/2014, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
Batmano Escreveu:
Bom dia,

Paulo Pinto Escreveu:
Ha uma empresa que faz aquarios em acrilico em sesimbra. O escumador é bom eu tenho um mas com duas bombas de 2000

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk


Paulo, vou ver isso. Se tiveres o contacto, se puderes, manda por MP. E é verdade, há muito tempo que te prometi uma visita aí a casa (lembras-te da calha ati?) ;)

[quote="Batmano"]

sinceramente nao me lembro mas qd quiseres visitar é so dizer, aproveitas e ves o escumador que queres comprar igual ;) a empresa é a dagol
http://www.dagol.pt/

Mensagem 18/fev/2014, 13:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Eu diria que quarentena para peixes é obrigatória ainda para mais num aquário desse tipo.

Para "fish only" porque não optar por um filtro seco / humido e biobolas? Eu não iria para siporax.

Baling não precisas e se mantiveres as trocas de água nem sei se precisarás de Kalk.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/fev/2014, 16:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Nem sei como podes colcoar a hipóteses de não ter um aquário de quarentena num sistema como esse. :-o
Fazer quarentena é sempre obrigatório na minha opinião! Se se tem um aquário ou não (no teu caso acho que sim) é outra coisa, agora fazer quarentena, sempre!!! ;)

Mensagem 18/fev/2014, 17:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas... batmano! (era mais simpático colocar o teu nome),

Na minha opinião o melhor filtro para fish only são os filtros de areia... bate aos milhões secos-humidos, siporax, bioballs etc.
Acho que até devias fazer umas visitas aos bastidores do aquario Vasco da Gama e Oceanário e recolher boas informações sobre sistemas para fish only e peixes de grandes dimensões.

Em relação a peixes eu evitaria os tubarões, são estremamente sensiveis a amonia e muito "especiais" na alimentação!
Em tempos tinha um excelente contacto de um biologo marinho brasileiro que era especialista em tubarões e sabia de cor e salteado os minimos olimpicos para se manter um tubarão. Se quiseres mesmo seguir por tubarões, deixa ver se lhe consigo apanhar o "rasto" e passo-te o contacto.
Boa sorte para o projecto! :D

Mensagem 18/fev/2014, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Sacavém
Paulo Pinto Escreveu:

sinceramente nao me lembro mas qd quiseres visitar é so dizer, aproveitas e ves o escumador que queres comprar igual ;) a empresa é a dagol
http://www.dagol.pt/


Obrigado Paulo!

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas :D ,

Eu diria que quarentena para peixes é obrigatória ainda para mais num aquário desse tipo.

Para "fish only" porque não optar por um filtro seco / humido e biobolas? Eu não iria para siporax.

Baling não precisas e se mantiveres as trocas de água nem sei se precisarás de Kalk.

Abraços,
Rui


Bom, não sei ainda se vou aproveitar os aquários cá de casa para fazer um pequeno reef com corais, sendo assim, as bombas e o reator de kalk, irei aproveitar ou vender para outro sistema.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Nem sei como podes colcoar a hipóteses de não ter um aquário de quarentena num sistema como esse. :-o
Fazer quarentena é sempre obrigatório na minha opinião! Se se tem um aquário ou não (no teu caso acho que sim) é outra coisa, agora fazer quarentena, sempre!!! ;)


Ok, também já estava mais ou menos prevista, porém tenho de ver onde iria ficar e onde colocá-la. Poderia ser ao lado da sump? Ligada ao sistema principal? Ou um sistema autónomo?

Marco Madeira Escreveu:
Boas... batmano! (era mais simpático colocar o teu nome),

Na minha opinião o melhor filtro para fish only são os filtros de areia... bate aos milhões secos-humidos, siporax, bioballs etc.
Acho que até devias fazer umas visitas aos bastidores do aquario Vasco da Gama e Oceanário e recolher boas informações sobre sistemas para fish only e peixes de grandes dimensões.

Em relação a peixes eu evitaria os tubarões, são estremamente sensiveis a amonia e muito "especiais" na alimentação!
Em tempos tinha um excelente contacto de um biologo marinho brasileiro que era especialista em tubarões e sabia de cor e salteado os minimos olimpicos para se manter um tubarão. Se quiseres mesmo seguir por tubarões, deixa ver se lhe consigo apanhar o "rasto" e passo-te o contacto.
Boa sorte para o projecto! :D


O meu nome já foi atualizado :D
Quanto à filtração, vou analisar as vossas propostas. Quero manter, como disse, as coisas o mais simples possível.
Já fui várias vezes ao aquário vasco da gama, e adorava conhecer os bastidores, acho que dá para fazer visitas guiadas, alguem sabe?
Supostamente, a regra nos tubarões acho que são 3x o comprimento para os tubarões que não nadam e pelo menos 1x a largura, tenho isso apontado em algum lado.
Se tiveres esse contacto agradecia!
Também tenho alguns contactos, onde também irei retirar algumas dúvidas.

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda! :ymapplause:

Abraço

Mensagem 19/fev/2014, 12:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Quarentena tem que ser obrigatóriamente sistema autónomo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/fev/2014, 19:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Sacavém
Olá,

Ok, irei fazer um sistema independente, talvez se montasse um pequeno reef, pudesse servir de aquário de quarentena para os novos peixes, logo vejo mais à frente. Ou então criar um aquário totalmente independente, aproveitando o UV que tenho aí, fraca iluminação e filtragem própria.
Neste momento, o que quero claramente definir, seria as medidas do aquário, assim como a espécie de tubarão, para começar a articular com o arquiteto onde irá ficar.

Estou em vistas de adquirir um Bubble king interno 300 com a red dragon 2000 em 2ª mão, talvez seja uma boa oportunidade, acham que chega? Mesmo que por ventura mude de ideias relativamente às espécies a serem introduzidas, e mesmo se a sump ficar um pouco maior, o sistema creio que terá no máximo 1500 litros (tendo em conta areia, rocha equipamentos, aquário e sump).

Vou mantendo as atualizações, se alguém quiser comentar ou dar sugestões, são mais que bem-vindas ;)

Obrigado e abraços

Mensagem 23/fev/2014, 12:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Sacavém
Boas pessoal,

Dúvidas concretas:

- Estou a pensar no aquário de quarentena ser alimentado pelo aquário principal, mas em circuito fechado (a agua das TPA´s a serem feitas, para o esgoto), com iluminação QB, pouca circulação e filtro interno (?); o que acham? Quarentena com Cupramine e Prazipro, em conjugação com hiposalinidade, parece ser o tratamento mais corrente...encontro estes medicamentos em farmácias? Alguem contra destes medicamentos a aplicar no tubarão/raias/moreias?

- Com aquelas medidas, um Bubble king 300 interno chega certo? E 3 MP40?

- Relativamente à espécie de tubarão, se colocasse alguma, seria os Epaulettes, mais resistentes a mudanças e alterações químicas, comem de tudo, e andam, sendo das espécies que menos crescem. O que acham?

- Relativamente à iluminação...o que acham disto?
http://www.ebay.com/itm/291052024002?_t ... EBIDX%3AIT
Sendo um FOWLR, não haveria grandes exigências de luz certo? Uns 6?

- Estou a pesquisar controladores para o aquário, que analisassem Tª, PH, amónia, dimmers, TPA´s, bombas, etc, aconselham alguma? Para a saída de agua da osmose, seria um controlador independente de TDS ou daria para usar este?

- Estive a pesquisar reatores de DSB, acham que este daria? Eu sei que não existe nenhuma receita para qualquer sistema, mas estou um pouco céptico relativamente ao uso de DSB... Quero simplificar ao máximo, o que acham?

Mesmo se não avançar com o tubarão, dificilmente haverá grandes alterações ao aquário neste momento, pelo menos relativamente às medidas, e já eliminei a possibilidade de ter corais. A preferência mantém-se nos tubarões/raias ou moreias, porém se tiver de eliminar um ou outro, paciência...

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumps


Voltar para Aquários dos Membros