Boas
,
Então vamos lá outra vez.
Lembram-se das fotos do dinos uns posts mais acima?
Lembram-se de dizer que estava a dosear DinoX para ver se acabava com os dinos???
Pois bem aqui fica a história!
O Pedro Gomes falou-me numa garrafinha milagrosa para aumentar de forma natural os fosfatos e nitratos no aquário. Na prática é uma simples garrafa de plástico aberta por baixo e coberta com rede onde se coloca comida congelada (a rede é para não deixar escapar) e vai-se pingando água do aquário por cima.
Com isto a comida vai apodrecendo e como estamos a pingar água dentro da garrafa e a garrafa está mergulhada na SUMP e dado que esses restos de comida como estão protegidos pela rede não acabam no escumador a realidade é que se consegue elevar fosfatos e nitratos de forma equilibrada. Comecei com 3 cubos de comida congelada a cada 3/4 dias
Então comecei o DinoX e meti ao mesmo tempo a garrafinha pois continuava com nitrato e fosfato a zero mesmo aumentando a população de peixes e como disse antes a coisa estava a resultar pois estava a ver os dinos lentamente a desaparecer.
Quando acabou a primeira garrafa de DinoX atrasei-me um pouco a mandar vir e estive 2 dias sem fazer tratamento, mas aproveitei para limpar a SUMP e o sistema pois os dinos são tóxicos.
Veio a segunda garrafa e retomei o tratamento para os Dinos doseando de 2 em 2 dias 50ml de DinoX
Ao fim da segunda dose os dinoflagelados que até estavam a desaparecer voltam em força ... mas em muita força mesmo!
Fiquei passado da cabeça. Como é que uma falha de uma dose de DinoX podia fazer-me voltar ao princípio. Ainda pior do que estava?
Abri a fish room e de repente fez-se LUZ !!!! olhei para o chão e a milagrosa garrafinha estava fora da SUMP. Quando fiz a manutenção esqueci-me de a voltar a pôr.
Então tomei a decisão radical que me resolveu o problema. Parei com o DinoX, voltei a meter a garrafa mas em vez de pinga pinga meti mesmo a correr em fio e coloquei 10 cubos de artémia congelada dentro da garrafa!
Posso dizer-vos que em três dias os dinos desapareceram completamente para não mais voltar. Os fosfatos subiram aos 1.8 (sim, 1.8 e não 0.18. Não me enganei não) os corais ficaram uma lástima de castanhos e os dinos desapareceram.
Desde aí ... fiz a última TPA de 200l no dia 4 de Janeiro deste ano, reforcei o refúgio (iluminação e algas) e deixei o sistema rolar por ele.
Tenho feito testes de Triton para saber que elementos traço vão faltando e vou adicionando à medida das necessidades: Iodo, Stroncio, Boro, Potássio, Nickel, Vanádio, Manganês e Molbidénio.
Passados 4 meses fiz uma TPA de 90/100 litros só para limpar a SUMP e pronto.
Os testes do Triton vem muito bons excepto no fosfato que neste momento mantenho nos 0,11 a 0,14
Assim o meu aquário mantêm-se com Reactor de Cálcio e refúgio com chaeto (não cresce muito) e caulerpa (cresce desmesuradamente)
Estou também a alimentar corais com Aquaforest ABEV que tinha aí. 10 gotas de cada a cada 2/3/4 dias. Quando me lembro.
Chega de testamento ... fotos para verem como está a coisa!
Abraços,
Rui