Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Solar dos Frades Reef v.2

Solar dos Frades Reef v.2

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 01/ago/2014, 20:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 39
Localização: São Paulo, Brasil
Olá!

Rui, olhando para esta vista lateral do sump, percebe-se que a água vai ficar sempre na altura da divisória menor que está ao lado do skimmer.

Imagem


Talvez seja melhor diminuir um pouco a altura do sump. Assim diminui o preço e o espaço ocupado.

Ou acha que a água que retornará quando as bombas desligarem vai ocupar esse volume todo?

Abraço.
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com

Mensagem 05/ago/2014, 14:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D

Fernando Garcia Escreveu:
Olá!

Rui, olhando para esta vista lateral do sump, percebe-se que a água vai ficar sempre na altura da divisória menor que está ao lado do skimmer.

Imagem


Talvez seja melhor diminuir um pouco a altura do sump. Assim diminui o preço e o espaço ocupado.

Ou acha que a água que retornará quando as bombas desligarem vai ocupar esse volume todo?

Abraço.



Fernando, bem observado.

Realmente posso baixar um pouco mas a SUMP vai mudar de estrutura pois vou fazer as zonas de retorno como caixas amovíveis para fácil limpeza.

Entretanto começou a limpeza da zona para inicio das obras.

Imagem

Ainda falta retirar a SUMP e as estruturas ...

Imagem

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/ago/2014, 21:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D ,

Continuando o meu monólogo ...

Hoje dei o arranque na obra.

A componente da estrutura faz-se muito bem. Vamos ver como é forrar depois.

Imagem

Imagem

E pronto ... ver se amanhã há mais ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/ago/2014, 22:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 92
Idade:
Localização: Trofa
Boa sorte e vai postando a evolução :D

Mensagem 06/ago/2014, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Querer é poder!!! :ymapplause:
Se eu fosse tua mulher ficava extremamente orgulhosa.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/ago/2014, 09:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Está bom, Rui! :ymapplause:

Eu só reforço em dobro os vãos, mas para o teu caso não deve ser problemático. :-bd

Mensagem 07/ago/2014, 09:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Gosto disso :)

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 07/ago/2014, 10:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
esta a ficar fixe. não era preciso tanto reforço basta um varao de 60 em 60 cm. quando colocares o pladur mete parafusos de 15 em 15 cm . ajuda a reforçar e a ficar mais preso com o tempo não deixa rachar... e não te esqueças de colocar a rede entre as juntas ajuda também a não criar rachas....

Mensagem 07/ago/2014, 10:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas :D

João Azevedo Escreveu:
Boa sorte e vai postando a evolução :D


Sim, o objectivo é mesmo esse ... vou precisar de sorte é para barrar no fim ... :p

Pedro Ferrer Escreveu:
Querer é poder!!! :ymapplause:
Se eu fosse tua mulher ficava extremamente orgulhosa.

Abraço
Pedro Ferrer


Ela está orgulhosa ... só que acho que me estou a meter em trabalhos pois o primeiro comentário foi ... não sei porque raio andamos a gastar dinheiro em móveis e acho que podiamos fechar mais uma zona da casa ... :D

Hugo Figueiredo Escreveu:
Está bom, Rui! :ymapplause:

Eu só reforço em dobro os vãos, mas para o teu caso não deve ser problemático. :-bd


Não percebi Hugo ... reforço dos vãos? que vãos? podes fazer um risco no desenho?

É que aquilo está mesmo muito sólido e ainda não levou as placas de pladur.

Anthony Neto Escreveu:
Gosto disso :)

:-bd


Thanks!

Bruno Escaleira Escreveu:
esta a ficar fixe. não era preciso tanto reforço basta um varao de 60 em 60 cm. quando colocares o pladur mete parafusos de 15 em 15 cm . ajuda a reforçar e a ficar mais preso com o tempo não deixa rachar... e não te esqueças de colocar a rede entre as juntas ajuda também a não criar rachas....


De modo a dar solidez à coisa estou a colocar os montantes de 40 em 40 cm. Não é por gastar mais 10€ em montantes que não faço a coisa.

Depois das placas metidas vou meter massa, fita microperfurada e massa de novo.

A vantagem de ser um completo "noob" a montar pladur é que fazes tudo "by the book" :D


Entretanto tenho que mudar os tubos de descarga de água da casa para os subir ... e não pára a porcaria da chuva para que o possa fazer.

Outra questão: acham que vale a pena meter lã de vidro no meio? ou é só mesmo mariquice?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2014, 10:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
De vidro nunca! De rocha sim! Lá de rocha :)

Os vãos (portas e janelas) costumam ser reforçados a dobrar ou seja metes 2 perfis juntos a toda a volta! Já te mando umas fotos!

Mensagem 07/ago/2014, 10:50

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Imagem

Consegues perceber naquela janela do fundo?
Há volta do vãos, costumam colocar-se 2 perfis para reforço. Tipo fazer uma moldura a toda a volta do vão com 2 perfis. Dá para perceber?!... :|

Mensagem 07/ago/2014, 10:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
eu não colocaria.. das paredes que fiz em pladur nunca coloquei nada por dentro... a la so te vai funcionar como isolante térmico e acústico.

atenção quando colocares a massa a fita tem de ser logo colocada e estica-a bem.. se não depois quando colocares a outra camada começa a mexer e torcer e levantar, granda carga de trabalho depois...

Mensagem 07/ago/2014, 11:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Imagem

Consegues perceber naquela janela do fundo?
Há volta do vãos, costumam colocar-se 2 perfis para reforço. Tipo fazer uma moldura a toda a volta do vão com 2 perfis. Dá para perceber?!... :|


Sim, dá para perceber. Mas parece-me que isso é feito porque as janelas são pesadas e precisam de apoio forte. Para além de ser um ponto de entrada na casa.

Não me parece que vá precisar disso pois aquilo já está bem sólido.

Bruno Escaleira Escreveu:
eu não colocaria.. das paredes que fiz em pladur nunca coloquei nada por dentro... a la so te vai funcionar como isolante térmico e acústico.

atenção quando colocares a massa a fita tem de ser logo colocada e estica-a bem.. se não depois quando colocares a outra camada começa a mexer e torcer e levantar, granda carga de trabalho depois...


Obrigado pelo conselho ... a ideia que tenho é que a segunda camada só se dá 8h depois da primeira estar seca.

De qualquer maneira isolamento térmico e acústico é mesmo aquilo que preciso. A ver se não ligo os termostatos tanto tempo no inverno e se não oiço nada cá fora!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/ago/2014, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Rui

Atenção que excesso de isolamento não é benéfico... a 'casa' terá sempre que respirar... caso contrário terás excesso de humidade nesse compartimento

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/ago/2014, 11:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Seja como for estavas com medo mas isso está muito porreiro amigo , muito mesmo ...

vai mantendo o pessoal actualizado , e alguma ajuda que precises apita ...

Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/ago/2014, 12:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Certo, por isso eu disse que no teu caso não deve haver problema!

Se quiseres lã de rocha, é só lá passares e levas! qual a espessura interior da parede (ou do perfil que usás-te)?

Mensagem 07/ago/2014, 13:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Pedro Ferrer Escreveu:
Rui

Atenção que excesso de isolamento não é benéfico... a 'casa' terá sempre que respirar... caso contrário terás excesso de humidade nesse compartimento

Abraço
Pedro Ferrer


Epá vou ter ventilação forçada na parte de trás com um extractor de ar de 500m2 por hora ... não espero que a humidade seja um problema!

Paulo Oliveira Escreveu:
Seja como for estavas com medo mas isso está muito porreiro amigo , muito mesmo ...

vai mantendo o pessoal actualizado , e alguma ajuda que precises apita ...

Aquele abraço


Obrigado Paulo.

Hugo Figueiredo Escreveu:
Certo, por isso eu disse que no teu caso não deve haver problema!

Se quiseres lã de rocha, é só lá passares e levas! qual a espessura interior da parede (ou do perfil que usás-te)?


Obrigado, mas não me dá jeito nenhum passar na outra margem agora. Ainda por cima vou ficar sózinho com o Miguel e ele está com varicela.

Usei perfil de 48mm

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/ago/2014, 01:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Mais um dia acabado ...

Os trabalhos progridem devagar ...

Não sei como fizeram as contas mas faltam-me duas calhas que tenho que ir buscar ...

Imagem

Imagem

e no fim fiquei assim ... Irra que isto cansa e dá trabalho ...

Imagem

Amanhã há mais ... tenho que ir comprar duas calhas para acabar a estrutura do lado direito e mais parafusos auto-roscantes.

Queria ver se conseguia acabar isto amanhã para começar o tecto ... mas parece-me difícil.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/ago/2014, 08:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Tás um trabalhador amigo ...

estou a gostar de acompanhar , está a ficar bom ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/ago/2014, 09:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
lolol isso ainda não é nada , deixa que quando deres a massa , o lixar depois é que vai ser giro ... e a tua cor ao fim do dia também...

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron